• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 147

147º Dia – 27 de Maio

REINADO DE SALOMÃO

CENÁRIO HISTÓRICO: Salmos dos Filhos de Corá (Aproximadamente 957 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Salomão com 46 anos
  • 28º ano do Reinado de Salomão
  • Roboão com 29 anos (Filho de Salomão com a amonita Naama)
  • Abias com 5 anos (Filho de Roboão e neto de Salomão)

CIDADE DE JERUSALÉMSALMOSLouvor ao Todo-Poderoso

(Poesia de Etã, o Ezraíta)

Sl 89.1-4) 1Cantarei para sempre as tuas misericórdias, ó Senhor Yahweh ; os meus lábios proclamarão a todas as gerações a tua fidelidade. 2Pois eu disse: “A misericórdia está edificada para sempre; a tua fidelidade, o Senhor a confirmará nos céus” (NAA). 3O Senhor disse: “Fiz uma aliança com Davi, meu servo escolhido. A ele fiz este juramento: 4Estabelecerei seus descendentes como reis para sempre; eles se sentarão em seu trono de geração em geração (NVT).

(Sl 89.5-7) 5Ó Senhor Yahweh , os céus louvam as tuas maravilhas; multidões de anjos te exaltam por tua fidelidade. 6Pois quem nos céus se compara ao Senhor Yahweh ? Quem é semelhante ao Senhor Yahweh entre os seres celestiais? 7Os mais altos poderes angelicais reverenciam a Deus El ; ele é mais temível que todos que rodeiam seu trono (NVT).

(Sl 89.8-10) 8Ó Senhor Yahweh , Deus Elohym dos Exércitos, quem é semelhante a ti? É poderoso, Senhor Yahw , envolto em tua fidelidade (NVI). 9Domina a fúria do mar; quando as suas ondas se levantam, o Senhor as acalma (NAA). 10Esmagou o grande monstro marinho; com o teu braço poderoso, dispersou teus inimigos (NVT).

(Sl 89.11-13) 11Os céus são teus, e tua também é a terra; fundou o mundo e tudo o que nele existe (NVI). 12Criou o norte e o sul; o monte Tabor e o monte Hermom louvam o teu nome. 13Teu braço é poderoso! Tua mão é forte! Tua mão direita se levanta com força gloriosa (NVT).

(Sl 89.14-18) 14A retidão e a justiça são os alicerces do teu trono; o amor e a fidelidade vão à tua frente (NVI). 15Bem-aventurado o povo que conhece os gritos de alegria, que anda, ó Senhor Yahweh , na luz da tua presença (NAA). 16O dia todo eles se alegram em teu nome e exultam em tua justiça. 17O Senhor é a força gloriosa deles; é do teu agrado nos fortalecer. 18Sim, nossa proteção vem do Senhor Yahweh ; ele, o Santo Kadosh de Israel, nos deu nosso rei (NVT).

(Sl 89.19-29) 19Muito tempo atrás, numa visão, o Senhor falou a teus fiéis e disse: “Levantei um guerreiro; dentre o povo o escolhi para ser rei. 20Encontrei meu servo Davi e o ungi com meu santo óleo (NVT). 21A minha mão estará sempre com ele, o meu braço o fortalecerá. 22O inimigo jamais o surpreenderá, nem será ele humilhado pelo filho da perversidade (NAA). 23Esmagarei diante dele os seus adversários e destruirei os seus inimigos (NVI). 24Minha fidelidade e meu amor o acompanharão; em meu nome, ele crescerá em poder. 25Estenderei seu governo sobre o mar, seu domínio, sobre os rios. 26Ele me dirá: ‘O Senhor é meu Pai, meu Deus El e a Rocha de minha salvação’ (NVT). 27Também o nomearei meu primogênito, o mais exaltado dos reis da terra. 28Manterei o meu amor por ele para sempre, e a minha aliança com ele jamais se quebrará. 29Firmarei a sua linhagem para sempre, o seu trono durará enquanto existirem céus” (NVI).

(Sl 89.30-34) 30Se, porém, seus descendentes abandonarem minha Lei e não seguirem meus estatutos (NVT); 31se violarem os meus decretos e deixarem de obedecer aos meus mandamentos (NVI), 32então punirei com vara as suas transgressões e com açoites, a sua iniquidade (NAA). 33Mas não afastarei dele o meu amor; jamais desistirei da minha fidelidade (NVI). 34Não violarei a minha aliança, nem modificarei o que os meus lábios prometeram” (NAA).

(Sl 89.35-37) 35Fiz um juramento a Davi e, em minha santidade, não minto. 36Sua dinastia continuará para sempre, seu reino permanecerá como o sol. 37Será duradouro como a lua, minha fiel testemunha no céu(NVT).

A Derrota do Rei (O Messias)

(Sl 89.38-42) 38Agora, porém, o Senhor o rejeitou e o descartou; está irado com o teu ungido. 39Renunciou tua aliança com ele e jogou sua coroa no pó. 40Derrubou os muros que o protegiam e destruiu as fortalezas que o defendiam (NVT). 41Todos os que passam pelo caminho o saqueiam; ele se tornou objeto de deboche para os vizinhos. 42Exaltou a mão direita dos seus adversários e deu alegria a todos os seus inimigos (NAA).

(Sl 89.43-45) 43Deixou sem fio a sua espada e não o sustentou na batalha. 44Fez cessar o seu esplendor e deitou por terra o seu trono (NAA). 45Fez-lhe envelhecer antes do tempo e o envergonhou em público (NVT).

(Sl 89.46-48) 46Até quando, Senhor Yahweh , esta situação continuará? Acaso se esconderá para sempre? Até quando tua ira arderá como fogo? 47Lembra-se de como minha vida é curta, de como é vazia a existência humana! 48Ninguém vive para sempre, todos morrem; ninguém escapa das garras do Sheol (NVT).

(Sl 89.49-52) 49 Senhor Adonay , onde estão as tuas misericórdias de outrora, juradas a Davi por tua fidelidade? (NAA) 50Lembra-se, Senhor Adonay , das afrontas que o teu servo tem sofrido, das zombarias que no íntimo tenho que suportar de todos os povos, 51das zombarias dos teus inimigos, Senhor Yahweh , com que afrontam a cada passo o teu ungido. 52Bendito seja o Senhor Yahweh para sempre! Amém e amém! (NVI).

SALMOSLamentação de um Aflito

(Poesia de Hemã, o Ezraíta)

(Sl 88.1-5) 1Ó Senhor Yahweh , Deus Elohym da minha salvação, dia e noite clamo diante de ti (NAA). 2Que a minha oração chegue diante de ti; inclina os teus ouvidos ao meu clamor. 3Tenho sofrido tanto que a minha vida está à beira do Sheol! 4Sou contado entre os que descem à cova; sou como um homem que já não tem forças. 5Fui colocado junto aos mortos, sou como os cadáveres que jazem no túmulo, dos quais já não se lembra, pois foram tirados de tua mão (NVI).

(Sl 88.6-9) 6O Senhor me lançou na cova mais funda, nas profundezas mais escuras. 7Tua ira pesa sobre mim; uma após a outra, tuas ondas me encobrem. 8Afastou de mim os meus amigos e para eles me tornei repulsivo; estou preso numa armadilha, e não há como escapar. 9As lágrimas de aflição me cegaram os olhos; todos os dias, clamo por ti, Senhor Yahweh , e a ti levanto as mãos (NVT).

(Sl 88.10-12) 10Será que tuas maravilhas têm algum uso para os mortos? Acaso os mortos se levantam e te louvam? 11Podem os que estão no túmulo anunciar teu amor? Podem proclamar tua fidelidade no lugar de destruição? (NVT) 12Acaso nas trevas se manifestam as tuas maravilhas? E a tua justiça, na terra do esquecimento? (NAA)

(Sl 88.13-18) 13Mas eu, Senhor Yahweh , clamo a ti por socorro, e de madrugada dirijo a ti a minha oração. 14Por que rejeita, Senhor Yahweh , a minha alma e oculta de mim o teu rosto? (NAA) 15Desde a juventude estive doente e à beira da morte; teus terrores me deixaram indefeso e desesperado (NVT). 16Sobre mim se abateu a tua ira; os pavores que me causa me destruíram (NVI). 17O dia todo, agitam-se ao meu redor como uma inundação e me encobrem por completo. 18Tirou de mim meus companheiros e pessoas queridas; a escuridão é a minha amiga mais chegada (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: O Declínio do Coração de Salomão (Aproximadamente 954 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Salomão com 49 anos
  • 31º ano do Reinado de Salomão
  • Roboão com 32 anos (Filho de Salomão com a amonita Naama)
  • Abias com 8 anos (Filho de Roboão e neto de Salomão)

(1Rs 11.1-2) 1Salomão amou muitas mulheres estrangeiras. Além da filha do rei do Egito, ele se casou com mulheres hetéias e com mulheres dos países de Moabe, Amom, Edom e Sidom (NTLH). 2Elas eram das nações sobre as quais o Senhor Yahweh tinha dito aos israelitas: “Vocês não poderão tomar mulheres dentre essas nações, porque elas os farão desviar-se para seguir os seus deuses”. No entanto, Salomão apegou-se amorosamente a elas (NVI).

(1Rs 11.3-4) 3No total, casou-se com setecentas princesas e teve trezentas concubinas. E elas desviaram seu coração do Senhor (NVT). 4À medida que Salomão foi envelhecendo, suas mulheres o induziram a voltar-se para outros deuses, e o seu coração já não era totalmente dedicado ao Senhor Yahweh , o seu Deus Elohym , como fora o coração do seu pai Davi (NVI).

(1Rs 11.5-8) 5Salomão adorou Astarote, a deusa dos sidônios, e Moloque, o repulsivo deus dos amonitas. 6Com isso, Salomão fez o que era mau aos olhos do Senhor Yahweh ; recusou-se a seguir inteiramente o Senhor Yahweh , como seu pai, Davi, tinha feito (NVT). 7No monte que fica a leste de Jerusalém, Salomão construiu um altar para Camos, o repugnante deus de Moabe, e para Moloque, o repugnante deus dos amonitas. 8Também fez altares para os deuses de todas as suas outras mulheres estrangeiras, que queimavam incenso e ofereciam sacrifícios a eles (NVI).

A Ira de Deus contra Salomão

(1Rs 11.9-13) 9O Senhor Yahweh se irou com Salomão, porque o coração dele tinha se desviado do Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel, que lhe havia aparecido duas vezes (NVT). 10Embora ele tivesse proibido Salomão de seguir outros deuses, Salomão não obedeceu à ordem do Senhor Yahweh (NVI). 11Por isso, o Senhor Yahweh lhe disse: “Uma vez que você não cumpriu minha aliança e desobedeceu a meus decretos, certamente tirarei de você o reino e o entregarei a um de seus servos (NVT). 12No entanto, por amor a Davi, seu pai, não farei isso enquanto você estiver vivo, mas durante o reinado do seu filho (NAA). 13Mas, não tirarei dele o reino inteiro, eu lhe darei uma tribo por amor de Davi, meu servo, e por amor de Jerusalém, a cidade que escolhi” (NVI).

Deus levanta Inimigos contra Salomão

(1Rs 11.14) 14Então o Senhor Yahweh levantou contra Salomão um adversário, o edomita Hadade, da linhagem real de Edom (NVI).

(1Rs 11.23-25) 23 Deus Elohym levantou mais um adversário contra Salomão, a saber, Rezom, filho de Eliada, que havia fugido de seu senhor Hadadezer, rei de Zobá. 24Ele ajuntou homens e se fez chefe de um bando. Depois do morticínio feito por Davi, eles se foram para Damasco, onde habitaram e fizeram de Rezom o seu rei (NAA). 25Ele foi inimigo ferrenho de Israel durante o resto do reinado de Salomão e, assim como Hadade, causou muitos problemas. Rezom continuou a reinar na Síria e odiava Israel profundamente (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: O Nascimento de Joiada (Sumo Sacerdote nos reinados de Asa, Josafá, Jeorão, Acazias, Atalia e Joás) (Aproximadamente 950 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Salomão com 53 anos
  • 35º ano do Reinado de Salomão
  • Roboão com 36 anos (Filho de Salomão com a amonita Naama)
  • Abias com 12 anos (Filho de Roboão e neto de Salomão)
CENÁRIO HISTÓRICO: A Profecia sobre o Reino Dividido (Considera-se este ano o início do reinado de Jeroboão sobre Israel – Reino do Norte) (Aproximadamente 946 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Salomão com 57 anos
  • 39º ano do Reinado de Salomão
  • Roboão com 40 anos (Filho de Salomão com a amonita Naama)
  • Abias com 16 anos (Filho de Roboão e neto de Salomão)
  • Joiada com 4 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá)

(1Rs 11.26) 26Também Jeroboão, filho de Nebate, rebelou-se contra o rei. Ele era um dos oficiais de Salomão, um efraimita de Zeredá, e a sua mãe era uma viúva chamada Zerua (NVI).

(1Rs 11.27-28) 27Este é o fato pelo qual ele se revoltou: Salomão estava reconstruindo a Fortaleza Milo, e consertando os muros da cidade que seu pai tinha construído (BV). 28Jeroboão era um homem valente e capaz. Quando Salomão viu que ele era um jovem que fazia bem o seu trabalho, ele o encarregou de todos os trabalhadores forçados da casa de José (NAA).

(1Rs 11.29-36) 29Aconteceu que, nesse tempo, quando Jeroboão estava saindo de Jerusalém, o Profeta Aías, de Siló, o encontrou no caminho. O Profeta estava usando uma capa nova, e os dois estavam sozinhos no campo (NAA), 30e Aías segurou firmemente a capa que estava usando e a rasgou em doze pedaços. 31Então disse a Jeroboão: “Apanhe dez pedaços para você, pois assim diz o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel: ‘Saiba que vou tirar o reino das mãos de Salomão e dar a você dez tribos. 32Mas, por amor ao meu servo Davi e à cidade de Jerusalém, a qual escolhi dentre todas as tribos de Israel, ele terá uma tribo (NVI). 33Pois Salomão me abandonou e adorou Astarote, a deusa dos sidônios, Camos, o deus de Moabe, e Moloque, o deus dos amonitas. Não seguiu meus caminhos nem fez o que me agrada. Não obedeceu a meus decretos e estatutos, como fez seu pai, Davi. 34Contudo, não tirarei o reino inteiro de Salomão agora. Por causa do meu servo Davi, a quem escolhi e que obedeceu a meus mandamentos e decretos, manterei Salomão no governo enquanto ele viver (NVT). 35Mas da mão do filho de Salomão tomarei o reino, a saber, as dez tribos, e as darei a você. 36E ao filho dele darei uma tribo, para que Davi, meu servo, tenha sempre uma lâmpada diante de mim em Jerusalém, a cidade que escolhi para pôr ali o meu nome’(NAA).

(1Rs 11.37-39) 37“Quanto a você, eu o tomarei e você reinará sobre tudo o que desejar a sua alma; e você será rei sobre Israel. 38Se você ouvir tudo o que eu lhe ordenar, e andar nos meus caminhos, e fizer o que é reto aos meus olhos, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez Davi, meu servo, eu estarei com você, e lhe edificarei uma casa estável, como edifiquei para Davi, e darei Israel a você (NAA). 39Por causa do pecado de Salomão, castigarei os descendentes de Davi, mas não para sempre” (NVT).

(1Rs 11.40) 40Por causa disso, Salomão tentou matar Jeroboão, mas ele fugiu para o Egito. Jeroboão ficou com Sisaque, rei do Egito, e morou lá até a morte de Salomão (NTLH).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.