• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 160

160º Dia – 9 de Junho

O REINO DIVIDIDO: ISRAEL AO NORTE E JUDÁ AO SUL

CENÁRIO HISTÓRICO: Reformas Políticas realizados pelo rei Josafá (Reino do Sul) (Aproximadamente 869 a.C.) CURIOSIDADES:

CURIOSIDADES:

  • Joiada com 81 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá) (Reino do Sul)
  • Josafá com 53 anos (Filho de Asa) (Reino do Sul)
  • Jeorão com 28 anos (Filho de Josafá) (Reino do Sul)
  • 18º ano do reinado de Josafá (co-regente) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 16º ano do reinado de Josafá (oficial) sobre Judá (Reino do Sul)
  • Acazias com 11 anos (Filho de Jeorão e Atalia) (Reino do Sul)
  • 1º ano do reinado de Acazias (Filho de Acabe) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 1º ano do reinado de Jeorão (co-regente) (filho de Josafá) sobre Judá (Reino do Sul)

REINO DE JUDÁ: CIDADE DE JERUSALÉM

(2Cr 19.4-7) 4Josafá morava em Jerusalém, mas saía para visitar o povo por todo o território, desde Berseba até a região montanhosa de Efraim, a fim de animar todos a voltarem para o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de seus antepassados (NVT). 5Nomeou juízes no país, em todas as cidades fortificadas de Judá, de cidade em cidade (NAA). 6Disse aos juízes: “Vejam bem o que vão fazer, porque vocês não estão julgando em nome de homens, e sim em nome do Senhor Yahweh . E, ao julgarem, ele estará com vocês. 7E agora, que o temor do Senhor Yahweh esteja com vocês. Tenham cuidado com o que vão fazer, porque o Senhor Yahweh , nosso Deus Elohym , não admite injustiça nem parcialidade, e também não aceita suborno” (NAA).

Reformas Religiosas realizadas pelo rei Josafá

(2Cr 19.8-11) 8Em Jerusalém, Josafá nomeou alguns Levitas, Sacerdotes e chefes de famílias de Israel para julgarem os casos que envolvessem a Lei do Senhor Yahweh e questões civis (NVT). 9Deu-lhes a seguinte ordem: “Façam tudo isto no temor do Senhor Yahweh , com fidelidade e coração íntegro (NAA). 10Toda vez que chegar até vocês uma causa de seus compatriotas israelitas de outras cidades, seja de homicídio, seja de outra violação da Lei, dos mandamentos, dos decretos ou dos estatutos de Deus, advirtam-nos para que eles não pequem contra o Senhor Yahweh , a fim de que a ira dele não venha sobre vocês e sobre eles. Se agirem desse modo, estarão livres de culpa (NVT). 11Amarias, o Sumo Sacerdote, estará com vocês para decidir qualquer questão referente à Lei do Senhor Yahweh ; Zebadias, filho de Ismael, líder da tribo de Judá, estará com vocês para decidir qualquer questão civil; e os Levitas atuarão como oficiais diante de vocês. Cumpram seus deveres com coragem, e esteja o Senhor Yahweh com aqueles que agirem corretamente” (NVI).

Inimigos se levantam contra o Reino de Judá

(2Cr 20.1-4) 1Depois disso, os exércitos dos moabitas e dos amonitas e alguns meunitas declararam guerra a Josafá (NVT). 2Então vieram alguns que avisaram Josafá, dizendo: “Uma grande multidão está vindo contra Judá, do outro lado do mar Morto, da Síria. Eis que eles já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi (NAA). 3Alarmado, Josafá decidiu consultar o Senhor Yahweh e proclamou um jejum em todo o reino de Judá. 4Reuniu-se, pois, o povo, vindo de todas as cidades de Judá para buscar a ajuda do Senhor Yahweh (NVI).

A Oração do rei Josafá

(2Cr 20.5-13) 5Josafá se pôs em pé diante da comunidade de Judá e de Jerusalém, em frente ao pátio novo do Templo do Senhor Yahweh (NVT), 6e disse: “Ó Senhor Yahweh , Deus Elohym de nossos pais, não é o Senhor Deus Elohym nos céus? Não é o Senhor que domina sobre todos os reinos dos povos? Na tua mão está a força e o poder, e não há quem te possa resistir (NAA). 7Ó nosso Deus Elohym , acaso não expulsou os habitantes desta terra quando Israel, teu povo, chegou? Não deu esta terra para sempre aos descendentes de teu amigo Abraão? (NVT) 8Eles a têm habitado e nela construíram um Santuário em honra do teu nome, dizendo (NVI): 9Se algum mal nos sobrevier, espada, juízo, peste ou fome, nós nos apresentaremos diante deste Templo e diante de ti, pois o teu nome está neste Templo; e clamaremos a ti na nossa angústia, o Senhor nos ouvirá e livrará’ (NAA). 10Agora, vê o que fazem os exércitos de Amom, Moabe e do monte Seir. O Senhor não permitiu que nossos antepassados invadissem essas nações quando Israel saiu do Egito, por isso os israelitas se desviaram deles e não os destruíram. 11Vê como nos retribuem! Vieram nos expulsar de nossa terra, que o Senhor nos deu por herança (NVT). 12Ó nosso Deus Elohym , não irá o Senhor julgá-los? Pois não temos força para enfrentar esse exército imenso que está nos atacando. Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para ti”. 13Todos os homens de Judá, com suas mulheres e seus filhos, até os de colo, estavam ali de pé, diante do Senhor Yahweh (NVI).

SALMOS DE ASAFEJulgamento de Deus contra as Nações Inimigas

(Sl 83.1-4) 1Ó Deus Elohym , não fique em silêncio! Não se cale, nem fique parado, ó Deus El ! (NTLH) 2Os teus inimigos se alvoroçam, e os que te odeiam levantam a cabeça (NAA). 3Tramam astutamente contra o teu povo e conspiram contra os teus protegidos. 4Eles dizem: “Venham, vamos riscá-los da lista dos povos! E que ninguém mais se lembre do nome de Israel!” (NAA)

(Sl 83.5-12) 5Pois tramam de comum acordo e firmam aliança contra ti (NAA). 6As tendas de Edom e os ismaelitas, Moabe e os hagarenos, 7Gebal, Amom e Amaleque, a Filístia, com os habitantes de Tiro (NVI). 8A eles também se uniram os assírios e se aliaram aos descendentes de Ló (NVT). 9Faça com eles como fez com Midiã, como fez com Sísera e com Jabim no ribeiro de Quisom (NAA); 10os quais morreram em En-Dor e se tornaram esterco para a terra. 11Faça com os seus nobres o que fez com Orebe e Zeebe, e com todos os seus príncipes o que fez com Zeba e Zalmuna (NVI), 12pois disseram: “Vamos nos apossar das pastagens de Deus Elohym !” (NVT)

(Sl 83.13-18) 13Faça-os como folhas secas levadas no redemoinho, ó meu Deus Elohym , como palha ao vento. 14Assim como o fogo consome a floresta e as chamas incendeiam os montes (NVI), 15assim persegue-os com a tua tempestade e amedronta-os com o teu vendaval. 16Cobre o rosto deles de vergonha, para que busquem o teu nome, Senhor Yahweh (NAA). 17Sejam envergonhados e aterrorizados para sempre e morram em desonra. 18Então aprenderão que somente o Senhor é chamado Senhor Yahweh , somente o Senhor é o Altíssimo Elyon , supremo sobre toda a Terra (NVT).

Deus responde a Oração do rei Josafá

(2Cr 20.14-19) 14De repente, o Espírito de Deus Yahweh desceu sobre um Levita que estava ali no meio do povo. Chamava-se Jaaziel e era descendente de Asafe. Jaaziel era filho de Zacarias, neto de Benaías, bisneto de Jeiel e trineto de Matanias (NTLH). 15Ele disse: “Escutem-me, todos vocês, povo de Judá e de Jerusalém! Escute, rei Josafá! Assim diz o Senhor Yahweh : ‘Não tenham medo! Não fiquem desanimados por causa desse exército imenso, pois a batalha não é sua, mas de Deus Elohym (NVT). 16Amanhã, desçam contra eles. Eles virão pela subida de Ziz, e vocês os encontrarão no fim do vale, em frente do deserto de Jeruel. 17Vocês não precisarão lutar nessa batalha. Tomem suas posições; permaneçam firmes e vejam o livramento que o Senhor Yahweh lhes dará, ó Judá, ó Jerusalém. Não tenham medo nem se desanimem. Saiam para enfrentá-los amanhã, e o Senhor Yahweh estará com vocês” (NVI). 18Então Josafá se prostrou com o rosto em terra, e todo o Judá e os moradores de Jerusalém também se prostraram diante do Senhor Yahweh e o adoraram. 19Os Levitas dos filhos dos coatitas e dos coraítas se levantaram para louvar o Senhor Yahweh , Deus Elohym de Israel, em voz bem alta (NAA).

SALMOS DOS FILHOS DE CORÁDeus é nosso Refúgio e Fortaleza

(Sl 46.1-3) 1 Deus Elohym é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade (NVI). 2Portanto, não temeremos, ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; 3ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes estremeçam (NAA).

(Sl 46.4-6) 4Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus Elohym , o Santuário das moradas do Altíssimo Elyon (NAA). 5 Deus Elohym habita nessa cidade, e ela não será destruída; desde o amanhecer, Deus Elohym a protegerá. 6As nações estão em confusão, e seus reinos desmoronam. A voz de Deus troveja, e a terra se dissolve (NVT).

(Sl 46.7-11) 7O Senhor Yahweh dos Exércitos está entre nós; o Deus Elohym de Jacó é nossa fortaleza (NVT). 8Venham! Vejam as obras do Senhor Yahweh , seus feitos estarrecedores na Terra (NVI). 9Ele faz cessar as guerras até os confins do mundo, quebra o arco e despedaça a lança; queima os carros no fogo (NAA). 10“Aquietem-se e saibam que eu sou Deus Elohym ! Serei honrado entre todas as nações; serei honrado no mundo inteiro”. 11O Senhor Yahweh dos Exércitos está entre nós; o Deus Elohym de Jacó é nossa fortaleza (NVT).

REINO DE JUDÁ: DESERTO DE TECOALouvor no Campo de Batalha

(2Cr 20.20-23) 20Na manhã seguinte, levantaram-se cedo e foram para o deserto de Tecoa. Ao saírem, Josafá se pôs em pé e disse: “Escutem, povo de Judá e moradores de Jerusalém! Creiam no Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , e vocês estarão seguros; creiam nos Profetas do Senhor e vocês serão bem-sucedidos”. 21Depois de se aconselhar com o povo, Josafá designou os que deveriam cantar ao Senhor Yahweh . Vestidos de ornamentos sagrados e marchando à frente do exército, deveriam louvar a Deus, dizendo: “Deem graças ao Senhor Yahweh , porque a sua misericórdia dura para sempre”. 22No momento em que eles começaram a cantar e a dar louvores, o Senhor Yahweh pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os do monte Seir que vieram contra Judá, e foram derrotados (NAA). 23Os exércitos de Moabe e Amom se voltaram contra seus aliados do monte Seir e mataram todos eles. Depois que haviam destruído o exército de Seir, começaram a atacar uns aos outros (NVT).

Uma Vitória sem Luta

(2Cr 20.24-26) 24Quando os homens de Judá chegaram a um lugar alto de onde se pode olhar para o deserto, procuraram ver a multidão, e eis que somente avistaram cadáveres estendidos no chão; não havia nenhum sobrevivente. 25Josafá e o seu povo foram saquear os despojos e acharam entre os cadáveres riquezas em abundância e objetos preciosos. Pegaram para si mais do que podiam levar e gastaram três dias para saquear o despojo, de tanto que havia. 26No quarto dia eles se reuniram no vale de Beraca, onde louvaram o Senhor Yahweh . Por isso, aquele lugar é chamado de vale de Beraca até o dia de hoje (NAA).

REINO DE JUDÁ: CIDADE DE JERUSALÉM

(2Cr 20.27-28) 27Então todos os homens de Judá e de Jerusalém voltaram, com Josafá à frente deles. Voltaram para Jerusalém com alegria, porque o Senhor Yahweh lhes tinha dado uma grande alegria com a vitória sobre os seus inimigos. 28Entraram em Jerusalém ao som de liras, harpas e trombetas, e foram para a Casa do Senhor Yahweh (NAA).

SALMOS DOS FILHOS DE CORÁA Cidade do Nosso Deus

(Sl 48.1-2) 1Grande é o Senhor Yahweh e muito digno de louvor, na cidade de nosso Deus Elohym , em seu Santo Monte (NVT). 2Alto e belo, alegria de toda a Terra, é o monte Sião, para os lados do Norte, a cidade do grande Rei (NAA).

(Sl 48.3-7) 3O próprio Deus Elohym está em suas torres e se revela como seu protetor. 4Os reis da terra uniram forças e avançaram contra a cidade. 5Mas, quando a viram, ficaram espantados e fugiram aterrorizados (NVT). 6Ali mesmo o pavor os dominou; contorceram-se como a mulher no parto. 7Foi como o vento oriental quando destruiu os navios de Társis (NVI).

(Sl 48.8-10) 8Como temos ouvido dizer, agora vimos que aconteceu na cidade do Senhor Yahweh dos Exércitos, na cidade do nosso Deus Elohym . Deus Elohym a estabelece para sempre (NAA). 9No teu Templo, ó Deus Elohym , meditamos em teu amor leal. 10Como o teu nome, ó Deus Elohym , o teu louvor alcança os confins da Terra; a tua mão direita está cheia de justiça (NVI).

(Sl 48.11-14) 11O monte Sião se alegra, as cidades de Judá exultam por causa das tuas decisões justas (NVI). 12Andem em volta de Sião, rodeiem-na toda, contem as suas torres; 13notem bem as suas muralhas, observem os seus palácios, para que possam contar às gerações vindouras (NAA) 14que este Deus Elohym é o nosso Deus Elohym para todo o sempre; ele será o nosso guia até o fim (NVI).

As Nações com medo do Reino de Judá

(2Cr 20.29-30) 29O terror da parte de Deus Elohym veio sobre todos os reinos daquelas terras, quando ouviram que o Senhor Yahweh havia lutado contra os inimigos de Israel (NAA). 30E o reino de Josafá manteve-se em paz, pois o seu Deus Elohym lhe concedeu paz em todas as suas fronteiras (NVI).

REINOS DE JUDÁ E DE ISRAELAliança entre os Reis Josafá e Acazias

(1Rs 22.45) 45Josafá viveu em paz com o rei de Israel (NAA).

(2Cr 20.35-37) 35Depois disto, Josafá, rei de Judá, se aliou com Acazias, rei de Israel, cuja conduta era ímpia (NAA). 36Juntos, construíram uma frota de navios mercantes no porto em Eziom-Geber (NVT). 37Então Eliézer, filho de Dodavá, de Maressa, profetizou contra Josafá, dizendo: “Porque você se aliou com Acazias, o Senhor Yahweh destruirá o que você construiu”. E os navios se quebraram e não puderam ir a Társis (NAA).

(1Rs 22.48-50) 48Nessa época não havia rei em Edom, porém somente um governador. 49Josafá fez grandes navios, para irem a Ofir em busca de ouro; porém não foram, porque os navios se quebraram em Eziom-Geber. 50Então Acazias, filho de Acabe, disse a Josafá: “Deixe que os meus servos naveguem com os seus”. Porém Josafá não quis (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.