• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 159

159º Dia – 8 de Junho

O REINO DIVIDIDO: ISRAEL AO NORTE E JUDÁ AO SUL

CENÁRIO HISTÓRICO: O Profeta Micaías profetiza contra o rei Acabe (Aproximadamente 870 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Joiada com 80 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá) (Reino do Sul)
  • Josafá com 52 anos (Filho de Asa) (Reino do Sul)
  • Jeorão com 27 anos (Filho de Josafá) (Reino do Sul)
  • 22º e último ano do reinado de Acabe (co-regente) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 18º e último ano do reinado de Acabe (oficial) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 17º ano do reinado de Josafá (co-regente) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 15º ano do reinado de Josafá (oficial) sobre Judá (Reino do Sul)
  • Acazias com 10 anos (Filho de Jeorão e Atalia) (Reino do Sul)

CIDADE DE SAMARIA

(1Rs 22.15-18) 15Quando ele chegou, o rei lhe perguntou: “Micaías, devemos ir à guerra contra Ramote-Gileade, ou não?” Ele respondeu: “Ataca, e será vitorioso, pois o Senhor Yahweh a entregará nas mãos do rei”. 16O rei lhe disse: “Quantas vezes devo fazer você jurar que irá me dizer somente a verdade em nome do Senhor Yahweh ?” (NVI) 17Então Micaías disse: “Vi todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não têm pastor. E o Senhor Deus Yahweh disse: ‘Estes não têm dono; que cada um volte em paz para a sua casa’” (NAA). 18O rei de Israel disse a Josafá: “Não falei? Ele nunca profetiza nada de bom a meu respeito, mas somente coisas ruins” (NVT).

(2Cr 18.14-17) 14Quando ele chegou à presença do rei, este lhe perguntou: “Micaías, devemos ir a Ramote-Gileade para a batalha ou devo me conter?” Ele respondeu: “Vá! Você triunfará! Eles serão entregues nas mãos de vocês” (NAA). 15Mas o rei disse: “Quantas vezes preciso exigir que diga somente a verdade quando falar em nome do Senhor Yahweh ?” 16Então Micaías respondeu: “Vi todo o Israel espalhado pelos montes, como ovelhas sem pastor. E o Senhor Yahweh disse: ‘Seu líder foi morto. Mande-os para casa em paz’” (NVT). 17Então o rei de Israel disse a Josafá: “Eu não disse a você que a meu respeito ele não profetiza o que é bom, mas somente o que é mau?” (NAA)

(1Rs 22.19-23) 19Micaías prosseguiu: “Ouça a palavra do Senhor Yahweh : Vi o Senhor Yahweh assentado em seu trono, com todo o exército dos céus ao seu redor, à sua direita e à sua esquerda. 20E o Senhor Yahweh disse: ‘Quem enganará Acabe para que ataque Ramote-Gileade e morra lá?’ E um sugeria uma coisa, outro sugeria outra (NVI). 21Então um espírito saiu, se apresentou diante do Senhor Yahweh e disse: ‘Eu o enganarei’. O Senhor Yahweh perguntou: ‘Como?’ 22Ele respondeu: ‘Sairei e serei um espírito mentiroso na boca de todos os profetas do rei’. Então o Senhor Yahweh disse: ‘Você conseguirá enganá-lo. Vá e faça assim’. 23E agora eis que o Senhor Yahweh pôs esse espírito mentiroso na boca de todos estes seus profetas e o Senhor Yahweh declarou que um mal vai lhe acontecer” (NAA).

(2Cr 18.18-22) 18Micaías prosseguiu: “Ouça o que o Senhor Yahweh diz! Vi o Senhor Yahweh sentado em seu trono, com todo o exército do céu ao redor, à sua direita e à sua esquerda. 19E o Senhor Yahweh perguntou: ‘Quem enganará Acabe, rei de Israel, para que vá à guerra contra Ramote-Gileade e seja morto ali?’ Houve muitas sugestões, 20até que, por fim, um espírito se aproximou do Senhor Yahweh e disse: ‘Eu o enganarei!’ ‘De que maneira?’, perguntou o Senhor Yahweh (NVT). 21Ele respondeu: ‘Sairei e serei um espírito mentiroso na boca de todos os profetas do rei’. Então o Senhor disse: ‘Você conseguirá enganá-lo. Vá e faça assim’. 22E agora eis que o Senhor Yahweh pôs esse espírito mentiroso na boca destes seus profetas e o Senhor Yahweh declarou que um mal vai lhe acontecer” (NAA).

(1Rs 22.24-28) 24Então o Profeta Zedequias chegou perto de Micaías, deu um tapa na cara dele e perguntou: “Quando foi que o Espírito do Senhor Yahweh saiu de mim e falou com você?” (NTLH) 25Micaías respondeu: “Eis que você o verá no dia em que estiver correndo de quarto em quarto, tentando se esconder!” (NAA) 26Então o rei de Israel ordenou: “Prendam Micaías e levem-no de volta a Amom, governador da cidade, e a meu filho Joás (NVT), 27e digam: ‘Assim diz o rei: Ponham este homem na prisão a pão e água, até que eu volte em segurança’” (NVI). 28Micaías, porém, respondeu: “Se voltar em segurança, significará que o Senhor Yahweh não falou por meu intermédio!” E acrescentou aos que estavam ao redor: “Todos vocês, prestem atenção às minhas palavras!” (NVT)

(2Cr 18.23-27) 23Então Zedequias, filho de Quenaana, chegou, deu uma bofetada em Micaías e perguntou: “Por qual caminho passou o Espírito do Senhor Yahweh ao sair de mim para falar com você?” (NAA) 24Micaías respondeu: “Você descobrirá no dia em que estiver se escondendo de quarto em quarto” (NVI). 25Então o rei de Israel disse: “Prendam Micaías e levem-no de volta a Amom, governador da cidade, e a Joás, filho do rei (NAA). 26Diga a eles que o joguem na cadeia e o ponham a pão e água até que eu volte são e salvo” (NTLH). 27Micaías disse: “Se o rei de fato voltar em paz, é porque o Senhor Yahweh não falou por meio de mim”. E acrescentou: “Que todos os povos ouçam isto!” (NAA)

REINO DE ISRAEL: CIDADE DE RAMOTE-GILEADE – O rei Acabe é morto em Batalha

(1Rs 22.29-33) 29Assim o rei Acabe, de Israel, e o rei Josafá, de Judá, foram atacar a cidade de Ramote-Gileade (NTLH). 30O rei de Israel disse a Josafá: “Quando entrarmos no combate, usarei um disfarce para que ninguém me reconheça, mas você vestirá seus trajes reais”. O rei de Israel se disfarçou, e os dois foram à batalha. 31Enquanto isso, o rei da Síria tinha dado as seguintes ordens aos trinta e dois comandantes dos carros de guerra: “Ataquem somente o rei de Israel. Não lutem contra ninguém mais!” (NVT) 32Quando os capitães dos carros viram Josafá, disseram: “Aquele certamente é o rei de Israel”. E se dirigiram até ele para o atacar. Porém Josafá gritou. 33Quando os capitães dos carros de guerra viram que não era o rei de Israel, deixaram de persegui-lo (NAA).

(2Cr 18.28-32) 28Então o rei de Israel e Josafá, rei de Judá, foram atacar Ramote-Gileade (NVI). 29O rei de Israel disse a Josafá: “Eu vou me disfarçar e entrar no combate, mas você use os seus trajes reais”. E assim o rei de Israel se disfarçou, e eles entraram no combate (NAA). 30O rei da Síria havia ordenado a seus chefes dos carros de guerra: “Não lutem contra ninguém, seja soldado seja oficial, senão contra o rei de Israel” (NVI). 31Quando os comandantes dos carros de guerra sírios viram Josafá em seus trajes reais, foram atrás dele. “É o rei de Israel!”, disseram. Contudo, Josafá clamou, e o Senhor Yahweh o salvou. Deus Elohym o ajudou e afastou dele seus inimigos. 32Assim que os comandantes dos carros perceberam que ele não era o rei de Israel, pararam de persegui-lo (NVT).

(2Cr 18.33-34) 33De repente, um soldado disparou seu arco ao acaso, e atingiu o rei de Israel entre os encaixes da sua armadura. Então o rei disse ao condutor do seu carro: “Tire-me do combate. Fui ferido!” (NVT) 34A batalha foi violenta durante todo o dia, e assim, o rei de Israel teve que enfrentar os arameus em pé no seu carro, até à tarde. E, ao pôr-do-sol, ele morreu (NVI).

(1Rs 22.34-36) 34Então um homem entesou o arco e, atirando ao acaso, atingiu o rei de Israel por entre as juntas da sua armadura. Então o rei Acabe disse ao condutor do seu carro: “Dê a volta e leve-me para fora do combate, porque estou gravemente ferido” (NAA). 35A batalha, cada vez mais violenta, prosseguiu durante todo o dia, e o rei permaneceu em pé, apoiado em seu carro, de frente para os sírios. O sangue de seu ferimento escorria para o piso do carro e, ao entardecer, ele morreu (NVT). 36Quando o sol estava se pondo, propagou-se um grito por todo o exército: “Cada homem para a sua cidade; cada um para a sua terra!” (NVI)

REINO DE ISRAEL: CIDADE DE SAMARIA – Sepultamento do rei Acabe

(1Rs 22.37-38) 37E assim morreu o rei Acabe. O seu corpo foi levado para Samaria e sepultado (NTLH). 38Lavaram o seu carro de guerra num açude em Samaria onde as prostitutas se banhavam, e os cães lamberam o seu sangue, conforme a palavra do Senhor Yahweh havia declarado (NVI).

(1Rs 16.29) 29bE Acabe, filho de Onri, reinou sobre Israel, em Samaria, vinte e dois anos (NAA).

(1Rs 22.40) 40Acabe morreu e se reuniu a seus antepassados, e seu filho Acazias foi seu sucessor (NVT).

(1Rs 22.39) 39Os demais acontecimentos do reinado de Acabe, e tudo o que fez, o palácio que construiu com revestimento de marfim, e as cidades que fortificou, tudo está escrito nos registros históricos dos reis de Israel (NVI).

CENÁRIO HISTÓRICO: O Reinado de Acazias, filho de Acabe (Reino do Norte_ (Aproximadamente 870 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Joiada com 80 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá) (Reino do Sul)
  • Josafá com 52 anos (Filho de Asa) (Reino do Sul)
  • Jeorão com 27 anos (Filho de Josafá) (Reino do Sul)
  • 17º ano do reinado de Josafá (co-regente) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 15º ano do reinado de Josafá (oficial) sobre Judá (Reino do Sul)
  • Acazias com 10 anos (Filho de Jeorão e Atalia) (Reino do Sul)

(1Rs 22.52) 52aAcazias, filho de Acabe, começou a reinar sobre Israel em Samaria, no décimo sétimo ano do reinado de Josafá, rei de Judá (NAA).

(1Rs 22.53-54) 53Fez o que era mau aos olhos do Senhor Yahweh , pois andou nos caminhos de seu pai, bem como nos caminhos de sua mãe e nos caminhos de Jeroboão, filho de Nebate, que levou Israel a pecar. 54Ele serviu a Baal, e o adorou, como o seu pai havia feito antes dele, provocando o Senhor Yahweh , Deus Elohym de Israel, à ira (NAA).

REINO DE JUDÁ: CIDADE DE JERUSALÉMRei Josafá é o Profeta Jeú

(2Cr 19.1-3) 1Josafá, rei de Judá, voltou em paz para a sua casa, em Jerusalém. 2O vidente Jeú, filho de Hanani, saiu ao encontro do rei Josafá e lhe disse: “Será que você devia ajudar o perverso e amar aqueles que odeiam o Senhor Deus Yahweh ? Por isso, a ira do Senhor Yahweh caiu sobre você. 3No entanto, boas coisas foram encontradas em você, porque tirou os postes da deusa Aserá da terra e pôs no coração o propósito de buscar a Deus Elohym (NAA).

CENÁRIO HISTÓRICO: O Início do Reinado de Jeorão em corregência com seu pai Josafá (Reino do Sul) (Aproximadamente 870 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Joiada com 80 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá) (Reino do Sul)
  • Josafá com 52 anos (Filho de Asa) (Reino do Sul)
  • Jeorão com 27 anos (Filho de Josafá) (Reino do Sul)
  • 17º ano do reinado de Josafá (co-regente) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 15º ano do reinado de Josafá (oficial) sobre Judá (Reino do Sul)
  • Acazias com 10 anos (Filho de Jeorão e Atalia) (Reino do Sul)
  • Início do reinado de Acazias (Filho de Acabe) sobre Israel (Reino do Norte)

REINO DE ISRAEL: REINO DE MOABEO Início da Revolta do Rei de Moabe

(2Rs 3.4-5) 4Ora, Messa, rei de Moabe, tinha muitos rebanhos e pagava como tributo ao rei de Israel cem mil cordeiros e a lã de cem mil carneiros (NVI). 5Mas, depois que Acabe morreu, o rei de Moabe rebelou-se contra o rei de Israel (NVT).

(2Rs 1.1) 1Depois da morte do rei Acabe, de Israel, o país de Moabe se revoltou contra Israel (NTLH).

REINO DE ISRAEL: CIDADE DE SAMARIAO rei Acazias Adoece

(2Rs 1.2) 2Certo dia, Acazias caiu da sacada do seu quarto no palácio de Samaria, e ficou muito ferido. Então enviou mensageiros para consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom, para saber se ele se recuperaria (NVI).

(2Rs 1.3-8) 3O anjo do Senhor Yahweh , porém, disse a Elias, de Tisbe: “Vá ao encontro dos mensageiros do rei de Samaria e diga-lhes: ‘Acaso não há Deus Elohym em Israel? Por que vão consultar Baal-Zebube, o deus de Ecrom? (NVT) 4Por isso, assim diz o Senhor Yahweh : ‘Da cama em que está deitado você não sairá mais. Você certamente morrerá!’’” Então Elias foi embora. 5Os mensageiros voltaram para o rei, e este lhes perguntou: “O que houve? Por que voltaram?” 6Eles responderam: “Um homem veio ao nosso encontro e nos disse que deveríamos voltar para o rei que nos havia mandado e dizer o seguinte: Assim diz o Senhor Yahweh : ‘Será que não há Deus Elohym em Israel, para que você esteja mandando consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom? Portanto, da cama em que está deitado você não sairá mais. Você certamente morrerá!’(NAA) 7O rei lhes perguntou: “Como era o homem que os encontrou e lhes disse isso?” 8Eles responderam: “Vestia roupas feitas de pelos e usava um cinto de couro”. “Era Elias, de Tisbe!”, exclamou o rei (NVI).

Soldados do rei Acazias são consumidos pelo Fogo do Senhor

(2Rs 1.9-10) 9Em seguida, enviou um capitão de seu exército com cinquenta soldados para prender Elias. Eles o encontraram sentado no alto de um monte. O capitão lhe disse: “Homem de Deus Elohym , o rei ordena que você desça conosco” (NVT). 10Mas Elias respondeu ao capitão de cinquenta: “Se eu sou homem de Deus Elohym , que desça fogo do céu e consuma você e os seus cinquenta soldados”. Então desceu fogo do céu e consumiu o capitão e os seus cinquenta soldados (NAA).

(2Rs 1.11-12) 11Depois disso o rei enviou outro oficial com mais cinquenta soldados. E ele disse a Elias: “Homem de Deus Elohym o rei ordena que você desça imediatamente”. 12Respondeu Elias: “Se sou homem de Deus Elohym , que desça fogo do céu e consuma você e seus cinquenta soldados!” De novo fogo de Deus Elohym desceu do céu e consumiu o oficial e seus soldados (NVI).

(2Rs 1.13-16) 13Então o rei enviou um terceiro oficial com outros cinquenta soldados. O oficial subiu o monte, caiu de joelhos diante de Elias e implorou: “Homem de Deus Elohym , tenha consideração por minha vida e pela vida destes cinquenta soldados, teus servos! (NVI) 14Sabemos que desceu fogo do céu e destruiu os outros dois capitães e seus grupos de soldados. Mas, agora, peço que poupe minha vida!” 15Então o anjo do Senhor Yahweh disse a Elias: “Desça com ele e não tenha medo”. Assim, Elias se levantou, desceu e foi falar com o rei (NVT). 16Ao chegar, disse ao rei: “Assim diz o Senhor Yahweh : ‘Acaso não há Deus Elohym em Israel? Por que você mandou consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom? Por isso, você não se levantará mais dessa cama e certamente morrerá!’(NVI)

CENÁRIO HISTÓRICO: O Início do Reinado de Jorão (filho de Acabe) em corregência com seu irmão Acazias (Reino do Norte) (Aproximadamente 870 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Joiada com 80 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá) (Reino do Sul)
  • Josafá com 52 anos (Filho de Asa) (Reino do Sul)
  • Jeorão com 27 anos (Filho de Josafá) (Reino do Sul)
  • 17º ano do reinado de Josafá (co-regente) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 15º ano do reinado de Josafá (oficial) sobre Judá (Reino do Sul)
  • Acazias com 10 anos (Filho de Jeorão e Atalia) (Reino do Sul)
  • Início do reinado de Acazias (Filho de Acabe) sobre Israel (Reino do Norte)

Início do reinado de Jeorão (co-regente) (filho de Josafá) sobre Judá (Reino do Sul)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.