• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 162

162º Dia – 11 de Junho

O REINO DIVIDIDO: ISRAEL AO NORTE E JUDÁ AO SUL

CENÁRIO HISTÓRICO: Eliseu e o Azeite da Viúva (Reino do Norte) (Aproximadamente 868 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Joiada com 82 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá) (Reino do Sul)
  • Josafá com 54 anos (Filho de Asa) (Reino do Sul)
  • Jeorão com 29 anos (Filho de Josafá) (Reino do Sul)
  • 19º ano do reinado de Josafá (co-regente) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 17º ano do reinado de Josafá (oficial) sobre Judá (Reino do Sul)
  • Acazias com 12 anos (Filho de Jeorão e Atalia) (Reino do Sul)
  • 2º ano do reinado de Jeorão (co-regente) (filho de Josafá) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 2º ano do reinado de Jorão (co-regente) (filho de Acabe e irmão de Acazias) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 1º ano do reinado de Jorão (oficial) (filho de Acabe e irmão de Acazias) sobre Israel (Reino do Norte)

REINO DE ISRAEL: CIDADE DE SAMARIA

(2Rs 4.1-4) 1Certo dia, a mulher de um dos discípulos dos Profetas foi falar a Eliseu: “Teu servo, meu marido, morreu, e você sabe que ele temia o Senhor Yahweh . Mas agora veio um credor que está querendo levar meus dois filhos como escravos”. 2Eliseu perguntou-lhe: “Como posso ajudá-la? Diga-me, o que você tem em casa?” E ela respondeu: “Tua serva não tem nada além de uma vasilha de azeite”. 3Então disse Eliseu: “Vá pedir emprestadas vasilhas a todos os vizinhos. Mas, peça muitas. 4Depois entre em casa com seus filhos e feche a porta. Derrame daquele azeite em cada vasilha e vá separando as que você for enchendo” (NVI).

(2Rs 4.5-7) 5Depois disso, ela foi embora, fechou-se em casa com seus filhos e começou a encher as vasilhas que eles lhe traziam (NVI). 6Quando todas estavam cheias, ela disse a um dos filhos: “Traga-me mais uma vasilha”. Mas ele respondeu: “Não há mais vasilha nenhuma”. E o azeite parou. 7Então ela foi e contou ao homem de Deus Elohym . Ele disse: “Vá, venda o azeite e pague a sua dívida; e você e os seus filhos vivam do que sobrar” (NAA).

REINO DE ISRAEL: CIDADE DE SUNÉMEliseu e a Mulher Sunamita

(2Rs 4.8-10) 8Certo dia, Eliseu passou por Suném, onde morava uma mulher rica, que insistiu para que ele ficasse para uma refeição. Assim, todas as vezes que passava por lá, entrava para fazer uma refeição (NAA). 9A mulher disse ao marido: “Sem dúvida esse homem que sempre passa por aqui é um santo homem de Deus Elohym (NVT). 10Vamos fazer um quarto pequeno no terraço da casa e colocar nele uma cama, uma mesa, uma cadeira e uma lamparina; assim, quando ele vier à nossa casa, poderá ficar ali” (NAA).

(2Rs 4.11-17) 11Um dia, Eliseu voltou a Suném e subiu ao quarto para descansar (NVT). 12Então disse ao seu servo Geazi: “Vá chamar esta sunamita”. Ele a chamou, e ela se pôs diante do Profeta (NAA). 13Eliseu mandou que Geazi dissesse a ela: “Você teve todo este trabalho por nossa causa. O que podemos fazer por você? Quer que eu interceda por você junto ao rei ou ao comandante do exército?” Ela respondeu: “Estou bem entre minha própria gente”. 14Mais tarde Eliseu perguntou a Geazi: “O que se pode fazer por ela?” Ele respondeu: “Bem, ela não tem filhos, e seu marido é idoso”. 15Então Eliseu mandou chamá-la de novo. Geazi a chamou, e ela veio até a porta. 16E ele disse: “Por volta desta época, no ano que vem, você estará com um filho nos braços”. Ela contestou: “Não, meu senhor. Não iludas a tua serva, ó homem de Deus Elohym !” 17Mas, como Eliseu lhe dissera, a mulher engravidou e, no ano seguinte, por volta daquela mesma época, deu à luz um filho (NVI).

CENÁRIO HISTÓRICO: A Lepra de Naamã (Reino do Norte) (Aproximadamente 867 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Joiada com 83 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá) (Reino do Sul)
  • Josafá com 55 anos (Filho de Asa) (Reino do Sul)
  • Jeorão com 30 anos (Filho de Josafá) (Reino do Sul)
  • 20º ano do reinado de Josafá (co-regente) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 18º ano do reinado de Josafá (oficial) sobre Judá (Reino do Sul)
  • Acazias com 13 anos (Filho de Jeorão e Atalia) (Reino do Sul)
  • 3º ano do reinado de Jeorão (co-regente) (filho de Josafá) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 3º ano do reinado de Jorão (co-regente) (filho de Acabe e irmão de Acazias) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 2º ano do reinado de Jorão (oficial) (filho de Acabe e irmão de Acazias) sobre Israel (Reino do Norte)

OUTROS REINOS: SÍRIA

(2Rs 5.1) 1Naamã, comandante do exército do rei da Síria, era grande homem diante do seu senhor e de muito conceito, porque por meio dele o Senhor Yahweh tinha dado a vitória à Síria. Ele era herói de guerra, porém sofria de lepra (NAA).

(2Rs 5.2-3) 2Ora, tropas da Síria haviam atacado Israel e levado cativa uma menina, que passou a servir à mulher de Naamã. 3Um dia ela disse à sua senhora: “Se, o meu senhor, procurasse o Profeta que está em Samaria, ele o curaria da lepra” (NVI).

(2Rs 5.4-6) 4Então Naamã foi contar isso ao seu senhor, dizendo: “Assim e assim falou a jovem que é da terra de Israel”. 5O rei da Síria respondeu: “Vá! Eu enviarei uma carta ao rei de Israel”. Então Naamã partiu e levou consigo trezentos e quarenta quilos de prata, setenta e dois quilos de ouro e dez mudas de roupa. 6Levou também ao rei de Israel a carta, que dizia: “Tão logo esta carta chegar a você, saiba que eu lhe enviei Naamã, meu servo, para que você o cure da sua lepra” (NAA).

REINO DE ISRAEL: CIDADE DE SAMARIA Naamã é curado da Lepra

(2Rs 5.7-8) 7Quando o rei de Israel leu a carta, rasgou as roupas e disse: “Acaso sou Deus Elohym , capaz de dar ou de tirar a vida? Por que esse homem me pede que cure um leproso? Como vocês podem ver, ele procura um pretexto para nos atacar!” (NVT) 8Mas, quando Eliseu, homem de Deus Elohym , ouviu que o rei de Israel havia rasgado as suas roupas, mandou dizer ao rei: “Por que o senhor rasgou as suas roupas? Deixe-o vir a mim, e ele saberá que há Profeta em Israel” (NAA).

(2Rs 5.9-14) 9Então Naamã foi com seus cavalos e carruagens e parou à porta da casa de Eliseu (NVT). 10Eliseu enviou um mensageiro para lhe dizer: “Vá e lave-se sete vezes no rio Jordão; sua pele será restaurada e você ficará purificado”. 11Mas Naamã ficou indignado e saiu dizendo: “Eu estava certo de que ele sairia para receber-me, invocaria de pé o nome do Senhor Yahweh seu Deus Elohym , moveria a mão sobre o lugar afetado e me curaria da lepra. 12Não são os rios Abana e Farfar, em Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Será que não poderia lavar-me neles e ser purificado?” Então, foi embora dali furioso (NVI). 13Então os seus oficiais se aproximaram e lhe disseram: “Meu pai, se o Profeta tivesse dito alguma coisa difícil, por acaso o senhor não faria? Muito mais agora que ele apenas disse: ‘Lave-se e você ficará limpo’” (NAA). 14Assim, Naamã desceu ao Jordão e mergulhou sete vezes, conforme a instrução do homem de Deus. Sua pele ficou saudável como a de uma criança, e ele foi curado (NVT).

A Conversão de Naamã

(2Rs 5.15-19) 15Então Naamã e toda a sua comitiva voltaram para onde morava o homem de Deus Elohym . Ao chegar diante dele, Naamã disse: “Agora sei que no mundo inteiro não há Deus Elohym , senão em Israel. Por favor, aceite um presente de seu servo”. 16Eliseu, porém, respondeu: “Tão certo como vive o Senhor Yahweh , a quem sirvo, não aceitarei presente algum”. Embora Naamã insistisse, Eliseu recusou. 17Então Naamã disse: “Está bem, mas peço que permita que este seu servo leve para casa duas mulas carregadas com a terra deste lugar. De agora em diante, nunca mais oferecerei holocaustos ou sacrifícios a qualquer outro deus, senão ao Senhor Yahweh (NVT). 18Mas que o Senhor Deus Yahweh perdoe o seu servo uma coisa: quando, meu senhor, o rei, entrar no templo de Rimom para ali adorar, e ele se encostar no meu braço, e eu também tiver de me encurvar no templo de Rimom, quando assim me prostrar no templo de Rimom, que o Senhor Deus Yahweh perdoe este seu servo por isso” (NAA). 19“Vá em paz”, disse Eliseu. Então Naamã partiu para casa (NVT).

A Ganância de Geazi

(2Rs 5.20-27) 20Geazi, o servo de Eliseu, homem de Deus Elohym , disse consigo: “Eis que, meu senhor, foi generoso demais com este sírio Naamã, recusando o que ele trazia. Mas, tão certo como vive o Senhor Yahweh , vou correr atrás dele e receberei dele alguma coisa. 21Então Geazi correu atrás de Naamã. Quando Naamã viu que alguém vinha correndo atrás dele, saltou da carruagem para ir ao encontro dele. Então perguntou: “Está tudo bem?” (NAA) 22Geazi respondeu: “Sim, tudo bem. Mas, o meu senhor, enviou-me para dizer que dois jovens, discípulos dos Profetas, acabaram de chegar, vindos dos montes de Efraim. Por favor, dê-lhes trinta e cinco quilos de prata e duas mudas de roupas finas”. 23“Claro”, respondeu Naamã, “leve setenta quilos”. Ele insistiu com Geazi para que aceitasse e colocou os setenta quilos de prata em duas sacolas, com as duas mudas de roupas, entregando tudo a dois de seus servos, os quais foram à frente de Geazi, levando as sacolas (NVI). 24Ao chegarem à colina, Geazi pegou as sacolas, enviou os servos de volta e escondeu os presentes dentro de casa (NVT). 25Então entrou e apresentou-se ao seu senhor Eliseu. E este perguntou: “Onde você esteve, Geazi?” Geazi respondeu: “Teu servo não foi a lugar algum”. 26Mas Eliseu lhe disse: “Você acha que eu não estava com você em espírito quando o homem desceu da carruagem para encontrar-se com você? Este não era o momento de aceitar prata nem roupas, nem de cobiçar olivais, vinhas, ovelhas, bois, servos e servas (NVI). 27Portanto, a lepra de Naamã se pegará a você e à sua descendência para sempre”. E Geazi saiu da presença de Eliseu já leproso, branco como a neve (NAA).

CENÁRIO HISTÓRICO: Eliseu e o Ferro do Machado (Reino do Norte) (Aproximadamente 866 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Joiada com 84 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá) (Reino do Sul)
  • Josafá com 56 anos (Filho de Asa) (Reino do Sul)
  • Jeorão com 31 anos (Filho de Josafá) (Reino do Sul)
  • 21º ano do reinado de Josafá (co-regente) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 19º ano do reinado de Josafá (oficial) sobre Judá (Reino do Sul)
  • Acazias com 14 anos (Filho de Jeorão e Atalia) (Reino do Sul)
  • 4º ano do reinado de Jeorão (co-regente) (filho de Josafá) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 4º ano do reinado de Jorão (co-regente) (filho de Acabe e irmão de Acazias) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 3º ano do reinado de Jorão (oficial) (filho de Acabe e irmão de Acazias) sobre Israel (Reino do Norte)

REINO DE ISRAEL: MARGENS DO RIO JORDÃO

(2Rs 6.1-7) 1Certo dia, os membros do grupo de Profetas disseram a Eliseu: “Como vê, este lugar onde nos reunimos é pequeno demais (NVT). 2Por que não vamos ao rio Jordão? Lá cada um de nós poderá cortar um tronco para construirmos ali um lugar de reuniões”. Eliseu disse: “Podem ir” (NVI). 3Mas um deles disse: “Tenha a bondade de ir com estes seus servos”. Eliseu disse: “Eu irei” (NAA). 4E foi com eles. Quando chegaram ao Jordão, começaram a derrubar árvores (NVT). 5Um deles estava cortando uma árvore, quando, de repente, o ferro do seu machado escapou do cabo e caiu na água. “O que vou fazer, senhor?”, gritou ele para Eliseu. “O machado era emprestado!” (NTLH) 6O homem de Deus Elohym perguntou: “Onde caiu?” Ele mostrou-lhe o lugar. Então Eliseu cortou um galho, jogou-o na água naquele lugar, e fez o ferro flutuar. 7Então disse: “Pegue-o”. O homem estendeu a mão e o pegou (NAA).

CENÁRIO HISTÓRICO: Oficialização do Reinado de Jeorão (Reino do Sul) (Aproximadamente 865 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Joiada com 85 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá) (Reino do Sul)
  • Josafá com 57 anos (Filho de Asa) (Reino do Sul)
  • Jeorão com 32 anos (Filho de Josafá) (Reino do Sul)
  • 22º ano do reinado de Josafá (co-regente) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 20º ano do reinado de Josafá (oficial) sobre Judá (Reino do Sul)
  • Acazias com 15 anos (Filho de Jeorão e Atalia) (Reino do Sul)
  • 5º ano do reinado de Jeorão (co-regente) (filho de Josafá) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 5º ano do reinado de Jorão (co-regente) (filho de Acabe e irmão de Acazias) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 4º ano do reinado de Jorão (oficial) (filho de Acabe e irmão de Acazias) sobre Israel (Reino do Norte)

REINO DE JUDÁ: REINO DE JUDÁ: CIDADE DE JERUSALÉM

(2Rs 8.16) 16No quinto ano do reinado de Jorão, filho de Acabe, rei de Israel, quando Josafá ainda reinava em Judá, Jeorão, filho de Josafá, rei de Judá, começou a reinar (NAA).

(2Rs 8.17) 17aJeorão estava com trinta e dois anos de idade quando começou a reinar (BV).

(2Cr 21.5) Jeorão tinha trinta e dois anos de idade quando começou a reinar (NAA).

(2Cr 21.20) 20aJeorão tinha trinta e dois anos de idade quando começou a reinar (NAA).

CENÁRIO HISTÓRICO: A Morte do rei Josafá aos 60 anos (Reino do Sul) (Aproximadamente 862 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Joiada com 88 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá) (Reino do Sul)
  • Jeorão com 35 anos (Filho de Josafá) (Reino do Sul)
  • 25º e último ano do reinado de Josafá (co-regente) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 23º e último ano do reinado de Josafá (oficial) sobre Judá (Reino do Sul)
  • Acazias com 18 anos (Filho de Jeorão e Atalia) (Reino do Sul)
  • 8º ano do reinado de Jeorão (co-regente) (filho de Josafá) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 8º ano do reinado de Jorão (co-regente) (filho de Acabe e irmão de Acazias) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 7º ano do reinado de Jorão (oficial) (filho de Acabe e irmão de Acazias) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 3º ano do reinado de Jeorão (oficial) (filho de Josafá) sobre Judá (Reino do Sul)

(1Rs 22.51) 51Josafá morreu e foi sepultado na Cidade de Davi, seu pai; e Jeorão, seu filho, reinou em seu lugar (NAA).

(2Cr 21.1) 1Josafá morreu e foi sepultado no túmulo de seus pais, na Cidade de Davi; e Jeorão, seu filho, reinou em seu lugar (NAA).

(1Rs 22.42) 42bE reinou (Josafá) vinte e cinco anos em Jerusalém. O nome da sua mãe era Azuba, filha de Sili (NVI).

(2Cr 20.31) 31bEle (Josafá) governou em Jerusalém vinte e cinco anos. A sua mãe se chamava Azuba e era filha de Sili. (NTLH).

(2Cr 20.34) 34Os demais acontecimentos do reinado de Josafá, do início ao fim, estão escritos nos relatos de Jeú, filho de Hanani, e incluídos nos registros históricos dos reis de Israel (NVI).

(1Rs 22.46) 46Quanto aos demais atos de Josafá, ao poder que mostrou e como guerreou, não está tudo escrito no Livro da História dos Reis de Judá? (NAA).

O Reinado de Jeorão

(2Cr 21.2-4) 2Jeorão tinha irmãos, filhos de Josafá. Eles se chamavam Azarias, Jeiel, Zacarias, Azarias, Micael e Sefatias, e eram todos filhos de Josafá, rei de Judá (NAA). 3E seu pai lhes deu muitos presentes de prata, de ouro e de coisas preciosíssimas, juntamente com cidades fortificadas em Judá; porém, o reino, deu a Jeorão, porquanto era o primogênito (ACF). 4Tendo Jeorão assumido o reino de seu pai e havendo-se fortalecido, matou à espada todos os seus irmãos e também alguns dos chefes de Israel (NAA).

(2Rs 8.18-19) 18Seguiu o exemplo dos reis de Israel e foi tão perverso quanto a família do rei Acabe, pois se casou com uma das filhas de Acabe. Jeorão fez o que era mau aos olhos do Senhor Yahweh (NVT). 19Porém o Senhor Yahweh não quis destruir Judá por amor a Davi, seu servo, segundo a promessa que lhe havia feito de dar uma lâmpada a ele e aos seus filhos para sempre (NAA).

(2Cr 21.6-7) 6Andou nos caminhos dos reis de Israel, como também fizeram os da casa de Acabe, porque era casado com uma filha dele. E Jeorão fez o que era mau aos olhos do Senhor Yahweh (NAA). 7Mas o Senhor Yahweh não quis destruir a dinastia de Davi, pois havia feito uma aliança com Davi e prometido que seus descendentes continuariam a brilhar como uma lâmpada para sempre (NVT).

(2Cr 21.11) 11Jeorão também construiu lugares altos nos montes de Judá, seduziu os moradores de Jerusalém à idolatria, e fez com que Judá se afastasse do Senhor (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.