• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 163

163º Dia – 12 de Junho

O REINO DIVIDIDO: ISRAEL AO NORTE E JUDÁ AO SUL

CENÁRIO HISTÓRICO: Os Planos do Rei da Síria são frustrados por Eliseu (Aproximadamente 861 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Joiada com 89 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá) (Reino do Sul)
  • Jeorão com 36 anos (Filho de Josafá) (Reino do Sul)
  • Acazias com 19 anos (Filho de Jeorão e Atalia) (Reino do Sul)
  • 9º ano do reinado de Jeorão (co-regente) (filho de Josafá) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 9º ano do reinado de Jorão (co-regente) (filho de Acabe e irmão de Acazias) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 8º ano do reinado de Jorão (oficial) (filho de Acabe e irmão de Acazias) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 4º ano do reinado de Jeorão (oficial) (filho de Josafá) sobre Judá (Reino do Sul)

OUTROS REINOS: SÍRIA

(2Rs 6.8-10) 8Ora, o rei da Síria estava em guerra contra Israel. Depois de deliberar com os seus conselheiros, dizia: “Montarei o meu acampamento em tal lugar” (NVI). 9Mas o homem de Deus Elohym mandou dizer ao rei de Israel: “Evite passar por tal lugar, porque os sírios estão descendo para ali” (NAA). 10Assim, o rei de Israel investigava o lugar indicado pelo homem de Deus Elohym . Repetidas vezes Eliseu alertou o rei, que tomava as devidas precauções (NVI).

(2Rs 6.11-13) 11Furioso com essa situação, o rei sírio reuniu seus oficiais e perguntou: “Qual de vocês anda informando o rei de Israel sobre meus planos?” (NVT) 12Respondeu um dos conselheiros: “Nenhum de nós, majestade. É Eliseu, o Profeta que está em Israel, que revela ao rei de Israel até as palavras que o senhor fala em teu quarto” (NVI). 13Então o rei disse: “Vão e descubram onde ele está, para que eu mande prendê-lo”. E contaram ao rei: “Eis que ele está em Dotã” (NAA).

REINO DE ISRAEL: CIDADE DE DOTÃEliseu e os Cavalos e Carros de Fogo

(2Rs 6.141Rs 22-17) 14Então o rei enviou para lá cavalos, carros de guerra e um grande exército. Eles chegaram de noite e cercaram a cidade (NAA). 15O servo do homem de Deus Elohym levantou-se bem cedo e, ao sair, eis que tropas, cavalos e carros de guerra haviam cercado a cidade. Então o moço disse a Eliseu: “Ai, meu senhor! Que faremos?” 16Ele respondeu: “Não tenha medo, porque são mais os que estão conosco do que os que estão com eles” (NAA). 17Então Eliseu orou: “Ó Senhor Yahweh , abre os olhos dele, para que veja”. O Senhor Yahweh abriu os olhos do servo, e ele viu as colinas ao redor de Eliseu cheias de cavalos e carruagens de fogo (NVT).

(2Rs 6.18-19) 18E, quando os sírios desceram contra ele, Eliseu orou ao Senhor Yahweh e disse: “Peço-te que firas esta gente de cegueira”. E ele os feriu de cegueira, conforme a palavra de Eliseu. 19Então Eliseu lhes disse: “Não é este o caminho, nem esta a cidade; sigam-me, e eu os guiarei ao homem que vocês estão procurando”. E os guiou à cidade de Samaria (NAA).

REINO DE ISRAEL: CIDADE DE SAMARIA Eliseu conduz o Exército Sírio para Samaria

(2Rs 6.20-23) 20Assim que entraram na cidade, Eliseu disse: Senhor Yahweh , abre os olhos destes homens para que possam ver”. Então o Senhor Yahweh abriu-lhes os olhos, e eles viram que estavam dentro de Samaria (NVI). 21Quando o rei de Israel os viu, perguntou a Eliseu: “Devo matá-los, meu senhor? Devo matá-los?” (NVT). 22Respondeu ele: “Não os ferirá; fere aqueles que fizer prisioneiros com a tua espada e o teu arco. Porém a estes, manda pôr lhes diante pão e água, para que comam, e bebam, e tornem a seu senhor” (ARA). 23Então preparou-lhes um grande banquete e, terminando eles de comer e beber, mandou-os de volta para o seu senhor. Assim, as tropas da Síria pararam de invadir o território de Israel (NVI).

CENÁRIO HISTÓRICO: A Revolta do Reino de Edom contra o Reino de Judá (Aproximadamente 860 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Joiada com 90 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá) (Reino do Sul)
  • Jeorão com 37 anos (Filho de Josafá) (Reino do Sul)
  • Acazias com 20 anos (Filho de Jeorão e Atalia) (Reino do Sul)
  • 10º ano do reinado de Jeorão (co-regente) (filho de Josafá) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 10º ano do reinado de Jorão (co-regente) (filho de Acabe e irmão de Acazias) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 9º ano do reinado de Jorão (oficial) (filho de Acabe e irmão de Acazias) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 5º ano do reinado de Jeorão (oficial) (filho de Josafá) sobre Judá (Reino do Sul)

OUTROS REINOS: EDOM

(2Cr 21.8-10) 8Nos dias de Jeorão, os edomitas rebelaram-se contra o domínio de Judá, proclamando seu próprio rei. 9Por isso, Jeorão foi combatê-los com seus líderes e com todos os seus carros de guerra. Os edomitas cercaram a ele e aos chefes de seus carros de guerra, mas ele os atacou de noite e rompeu o cerco inimigo (NVI). 10Assim, Edom se rebelou para se livrar do poder de Judá até o dia de hoje. Na mesma época a cidade de Libna também se rebelou contra Jeorão, porque este havia abandonado o Senhor Yahweh , Deus Elohym de seus pais (NAA).

(2Rs 8.20-22) 20Nos dias de Jeorão, os edomitas se revoltaram contra o poder de Judá e constituíram o seu próprio rei (NAA). 21Por isso, Jeorão foi a Zair com todos os seus carros de guerra. Lá os edomitas cercaram a ele e aos chefes dos seus carros de guerra, mas ele os atacou de noite e rompeu o cerco inimigo, e seu exército conseguiu fugir para casa. 22E até hoje Edom continua independente de Judá. Nessa mesma época, a cidade de Libna também se tornou independente (NVI).

REINO DE JUDÁ: CIDADE DE JERUSALÉM A Carta do Profeta Elias para o rei Jeorão

(2Cr 21.12-15) 12Então lhe chegou às mãos uma carta do Profeta Elias, em que estava escrito: “Assim diz o Senhor Yahweh , Deus Elohym de Davi, seu pai: ‘Você não andou nos caminhos de seu pai Josafá, nem nos caminhos de Asa, rei de Judá (NAA), 13mas sim nos caminhos dos reis de Israel, e levou Judá e o povo de Jerusalém a se prostituírem na idolatria como a família de Acabe. E ainda assassinou seus próprios irmãos, membros da família de seu pai, homens que eram melhores do que você’. 14Por isso, o Senhor Yahweh vai ferir terrivelmente seu povo, seus filhos, suas mulheres e tudo o que é seu (NVI). 15Você terá uma doença grave nos seus intestinos, doença esta que aumentará dia após dia, até que os seus intestinos saiam do corpo” (NAA).

REINO DE ISRAEL: CIDADE DE SUNÉMA Morte do filho da Sunamita

(2Rs 4.18-24) 18O menino (filho da Sunamita) cresceu e, certo dia, foi encontrar seu pai, que estava com os ceifeiros. 19De repente, ele começou a chamar o pai, gritando: “Ai, minha cabeça! Ai, minha cabeça!” Então o pai disse a um servo: “Leve-o para a mãe dele”. 20O servo o pegou e o levou à mãe, o menino ficou no colo dela até o meio-dia, quando morreu. 21Ela subiu ao quarto do homem de Deus Elohym , deitou o menino na cama, saiu e fechou a porta. 22Ela chamou o marido e disse: “Preciso de um servo e uma jumenta para ir falar com o homem de Deus Elohym . Vou e volto depressa” (NVI). 23O marido perguntou: “Por que você quer falar com ele hoje? Não é dia de Festa da Lua Nova nem Shabat”. Ela respondeu: “Não faz mal”. 24Então ela mandou preparar a jumenta e disse ao servo: “Pegue as rédeas e vamos! Não diminua a marcha, a não ser quando eu disser” (NAA).

REINO DE ISRAEL: MONTE CARMELOA Sunamita se encontra com Elizeu

(2Rs 4.25-30) 25E assim ela partiu e foi falar com o homem de Deus Elohym , no monte Carmelo. Ao vê-la de longe, o homem de Deus Elohym disse a Geazi, seu servo: “Veja! É a sunamita (NAA). 26Corra ao encontro dela e lhe pergunte: ‘Está tudo bem com você? Tudo bem com seu marido? E com seu filho?’” Ela respondeu a Geazi: “Está tudo bem”. 27Ao encontrar o homem de Deus Elohym no monte, ela se abraçou aos seus pés. Geazi veio para afastá-la, mas o homem de Deus Elohym lhe disse: “Deixe-a em paz! Ela está muito angustiada, mas o Senhor Yahweh nada me revelou e escondeu de mim a razão de sua angústia”. 28E disse a mulher: “Acaso eu te pedi um filho, meu senhor? Não te disse para não me dar falsas esperanças?” 29Então Eliseu disse a Geazi: “Ponha a capa por dentro do cinto, pegue o meu cajado e corra. Se você encontrar alguém, não o cumprimente e, se alguém o cumprimentar, não responda. Quando lá chegar, ponha o meu cajado sobre o rosto do menino” (NVI). 30Mas a mãe do menino disse: “Tão certo como vive o Senhor Yahweh , e tão certo como a sua própria vida, não voltarei para casa se o senhor não for comigo”. Então Eliseu voltou com ela (NVT).

REINO DE ISRAEL: CIDADE DE SUNÉMElizeu ressuscita o filho da Sunamita

(2Rs 4.31-37) 31Geazi foi à frente e pôs o cajado sobre o rosto do menino, mas não aconteceu nada. Não havia sinal de vida. Geazi voltou para encontrar-se com Eliseu e lhe disse: “O menino ainda não despertou”. 32De fato, quando Eliseu chegou, o menino estava morto, deitado em sua cama. 33Eliseu entrou sozinho no quarto, fechou a porta e orou ao Senhor Yahweh . 34Depois, deitou-se sobre o corpo do menino e colocou sua boca sobre a dele, seus olhos sobre os dele e suas mãos sobre as dele. E, enquanto se estendia sobre ele, o corpo do menino começou a se aquecer. 35Eliseu se levantou, andou de um lado para o outro no quarto e, em seguida, se estendeu novamente sobre ele. Dessa vez, o menino espirrou sete vezes e abriu os olhos. 36Eliseu chamou Geazi e lhe disse: “Chame a sunamita!” Quando ela entrou, Eliseu disse: “Aqui está seu filho”. 37Ela caiu aos pés do Profeta e se curvou diante dele. Então pegou o filho e saiu (NVT).

Predição de uma Grande Fome em Israel

(2Rs 8.1-2) 1Falou Eliseu àquela mulher cujo filho ele restaurara à vida, dizendo: “Levanta-te, vai com os de tua casa e mora onde puder; porque o Senhor Yahweh chamou a fome, a qual virá sobre a terra por sete anos”. 2Levantou-se a mulher e fez segundo a palavra do homem de Deus Elohym : saiu com os de sua casa e habitou por sete anos na terra dos filisteus (ARA).

REINO DE JUDÁ: CIDADE DE JERUSALÉM – A Cidade de Jerusalém é saqueada pelos Filisteus e pelos Árabes

(2Cr 21.16-17) 16O Senhor Yahweh despertou contra Jeorão a hostilidade dos filisteus e dos árabes que viviam perto dos etíopes (NVI). 17Estes subiram contra o reino de Judá e o invadiram. Levaram embora todos os bens que encontraram no palácio real, inclusive os filhos e as mulheres dele, assim que não lhe deixaram filho algum, a não ser Jeoacaz (Acazias), o mais moço deles (NAA).

A Doença do rei Jeorão

(2Cr 21.18) 18Depois de tudo isto, o Senhor Yahweh feriu Jeorão com uma doença incurável nos intestinos (NAA).

CENÁRIO HISTÓRICO: Reinado de Acazias em corregência com seu pai Jeorão (Reino do Sul) (Aproximadamente 859 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Joiada com 91 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá) (Reino do Sul)
  • Jeorão com 38 anos (Filho de Josafá) (Reino do Sul)
  • Acazias com 21 anos (Filho de Jeorão e Atalia) (Reino do Sul)
  • 11º ano do reinado de Jeorão (co-regente) (filho de Josafá) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 11º ano do reinado de Jorão (co-regente) (filho de Acabe e irmão de Acazias) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 10º ano do reinado de Jorão (oficial) (filho de Acabe e irmão de Acazias) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 6º ano do reinado de Jeorão (oficial) (filho de Josafá) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 1º ano de Seca e Fome sobre Israel

(2Rs 9.29) 9Acazias havia começado a reinar sobre Judá no décimo primeiro ano do reinado de Jorão, filho de Acabe (NAA).

REINO DE ISRAEL: REGIÃO DE GILGALEliseu purifica o Cozinhado da Panela

(2Rs 4.38-41) 38Certa vez, quando havia falta de alimentos naquela terra, Eliseu voltou a Gilgal. Enquanto estava ensinando um grupo de Profetas, ele mandou que o seu empregado pusesse uma panela grande no fogo e fizesse um cozido para eles (NTLH). 39Então um deles saiu para o campo a fim de apanhar ervas. Ele achou uma trepadeira silvestre e, colhendo os frutos, encheu a sua capa com eles. Voltou para casa, cortou os frutos em pedaços e os pôs na panela, mesmo sem saber o que eram. 40Depois, deram de comer aos homens. Enquanto comiam do cozido, gritaram: “Morte na panela, ó homem de Deus Elohym !” E não puderam comer. 41Mas Eliseu disse: “Tragam farinha”. Ele a colocou na panela e disse: “Sirva às pessoas para que comam”. E já não havia mal nenhum na panela (NAA).

Eliseu multiplica os pães

(2Rs 4.42-44) 42Outro dia, um homem de Baal-Salisa trouxe comida para o homem de Deus Elohym , vinte pães de cevada feitos dos primeiros grãos da colheita e também grãos frescos. Eliseu disse: “Distribua entre o povo para que comam” (NVT). 43O auxiliar de Eliseu perguntou: “Como poderei servir isso a cem homens?” Eliseu, porém, respondeu: “Sirva a todos, pois assim diz o Senhor Yahweh : ‘Eles comerão, e ainda sobrará’”. 44Então ele serviu a todos, e conforme a palavra do Senhor Yahweh , eles comeram e ainda sobrou (NVI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.