• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 168

168º Dia – 17 de Junho

O REINO DIVIDIDO: ISRAEL AO NORTE E JUDÁ AO SUL

CENÁRIO HISTÓRICO: Restauração do Templo (Reino do Sul) (Aproximadamente 841 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Joiada com 109 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá) (Reino do Sul)
  • Joás com 18 anos (filho de Acazias) (Reino do Sul)
  • 17º ano do reinado de Jeú sobre Israel (Reino do Norte)
  • 11º ano do reinado de Joás (filho de Acazias) sobre Judá (Reino do Sul)

REINO DE JUDÁ: CIDADE DE JERUSALÉM

(2Cr 24.4-5) 4Algum tempo depois Joás decidiu fazer reparos no Templo do Senhor Yahweh . 5Ele reuniu os Sacerdotes e os Levitas e lhes disse: “Vão às cidades de Judá e recolham o imposto devido anualmente por todo o Israel, para fazer reparos no Templo de seu Deus Elohym . Vão agora mesmo!” Os Levitas, porém, não agiram imediatamente (NVI).

(2Cr 24.6-7) 6Então o rei mandou chamar o Sumo Sacerdote Joiada e lhe perguntou: “Por que você não exigiu que os Levitas saíssem e recolhessem os impostos que as cidades de Judá e a cidade de Jerusalém devem pagar para o Templo? Moisés, servo do Senhor Yahweh , estabeleceu que a comunidade de Israel pagasse esse imposto para a manutenção do Tabernáculo da Aliança”. 7Ao longo dos anos, os seguidores da perversa Atalia haviam arrombado o Templo de Deus Elohym e usado os objetos sagrados do Templo do Senhor Yahweh para adorar as imagens de Baal (NVT).

(2Rs 12.4-5) 4Joás ordenou aos Sacerdotes: “Reúnam toda a prata trazida como dádivas sagradas ao Templo do Senhor Yahweh : a prata recolhida no recenseamento, a prata recebida de votos pessoais e a que foi trazida voluntariamente ao Templo. 5Cada Sacerdote recolha a prata de um dos tesoureiros para que seja usada na reforma do Templo” (NVI).

CENÁRIO HISTÓRICO: Nascimento de Amazias (filho de Joás) (Reino do Sul) (Aproximadamente 837 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Joiada com 113 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá) (Reino do Sul)
  • Joás com 22 anos (filho de Acazias) (Reino do Sul)
  • 21º ano do reinado de Jeú sobre Israel (Reino do Norte)
  • 15º ano do reinado de Joás (filho de Acazias) sobre Judá (Reino do Sul)

(2Cr 24.3) 3Joiada escolheu duas esposas para Joás, e ele teve filhos e filhas (NVT).

REINO DE ISRAEL: CIDADE DE SAMARIA Reinado de Jeú

(2Rs 10.31) 31Entretanto, Jeú não se preocupou em obedecer de todo o coração à Lei do Senhor Yahweh , Deus Elohym de Israel, nem se afastou dos pecados que Jeroboão levou Israel a cometer (NVI).

(2Rs 10.29) 29Contudo, não destruiu os bezerros de ouro em Betel e Dã com os quais Jeroboão, filho de Nebate, havia levado Israel a pecar (NVT).

(2Rs 10.32-33) 32Naquele tempo, o Senhor Yahweh começou a reduzir o território de Israel. O rei Hazael conquistou várias regiões do reino 33a leste do rio Jordão, incluindo toda a terra de Gileade, de Gade, de Rúben e de Manassés. Conquistou a região desde a cidade de Aroer, perto do vale do Arnom, até Gileade e Basã, ao norte (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: A Morte do rei Jeú (Reino do Norte) (Aproximadamente 830 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Joiada com 120 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá) (Reino do Sul)
  • Joás com 29 anos (filho de Acazias) (Reino do Sul)
  • 28º e último ano do reinado de Jeú sobre Israel (Reino do Norte)
  • 22º ano do reinado de Joás (filho de Acazias) sobre Judá (Reino do Sul)
  • Amazias com 7 anos (filho de Joás)

(2Rs 10.35-36) 35Jeú morreu e foi sepultado em Samaria. E Jeoacaz, seu filho, reinou em seu lugar. 36Jeú reinou sobre Israel em Samaria vinte e oito anos (NAA).

(2Rs 10.34) 34Os demais acontecimentos do reinado de Jeú, tudo o que fez e todas as suas realizações, estão escritos nos registros históricos dos Reis de Israel (NVI).

CENÁRIO HISTÓRICO: O Reinado de Jeoacaz (Reino do Norte) (Aproximadamente 830 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Joiada com 120 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá) (Reino do Sul)
  • Joás com 29 anos (filho de Acazias) (Reino do Sul)
  • 22º ano do reinado de Joás (filho de Acazias) sobre Judá (Reino do Sul)
  • Amazias com 7 anos (filho de Joás)

(2Rs 13.1) 1aNo vigésimo terceiro ano (incompleto) do reinado de Joás, filho de Acazias, rei de Judá, Jeoacaz, filho de Jeú, começou a reinar sobre Israel, em Samaria (NAA).

(2Rs 13.2) 2Fez o que era mau aos olhos do Senhor Yahweh ; seguiu o exemplo de Jeroboão, filho de Nebate, e persistiu nos pecados que Jeroboão havia levado Israel a cometer (NVT).

(2Rs 13.3-7) 3Por isso a ira do Senhor Yahweh se acendeu contra Israel, e ele os entregou nas mãos de Hazael, rei da Síria, e nas mãos de Ben-Hadade, filho de Hazael, todos aqueles dias (NAA). 4Então Jeoacaz buscou o favor do Senhor Yahweh , e este o ouviu, pois viu o quanto o rei da Síria oprimia Israel (NVI). 5O Senhor Yahweh providenciou um libertador para salvar os israelitas da tirania dos sírios, e Israel voltou a viver em segurança, como em outros tempos (NVT). 6Contudo, não se afastaram dos pecados da casa de Jeroboão, que este levou Israel a cometer, mas andaram neles; e também o poste da deusa Aserá permaneceu em Samaria. 7Do exército de Jeoacaz só restaram cinquenta cavaleiros, dez carros de guerra e dez mil soldados de infantaria, porque o rei da Síria havia destruído os demais, reduzindo-os a pó (NAA).

(2Rs 13.22) 22Hazael, rei da Síria, oprimiu Israel durante todo o reinado de Jeoacaz (NVI).

CENÁRIO HISTÓRICO: Restauração do Templo (Reino do Sul) (Aproximadamente 829 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Joiada com 121 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá) (Reino do Sul)
  • Joás com 30 anos (filho de Acazias) (Reino do Sul)
  • 23º ano do reinado de Joás (filho de Acazias) sobre Judá (Reino do Sul)
  • Amazias com 8 anos (filho de Joás)
  • 1º ano do reinado de Jeoacaz (filho de Jéu) sobre Israel (Reino do Norte)

REINO DE JUDÁ: CIDADE DE JERUSALÉM

(2Rs 12.6-7) 6Contudo, no vigésimo terceiro ano do reinado de Joás, os Sacerdotes ainda não haviam feito os reparos no Templo. 7Então o rei Joás chamou Joiada e os outros Sacerdotes e lhes perguntou: “Por que ainda não fizeram os reparos no Templo? Não recebam mais a prata dos tesoureiros, exceto a que for usada para reparar o Templo” (NVT).

(2Rs 12.8) 8Os Sacerdotes concordaram em não aceitar mais a prata do povo e em deixar que outros assumissem a responsabilidade de fazer os reparos no Templo (NVT).

(2Cr 24.8) 8Por isso, o rei ordenou que fizessem uma caixa grande e a colocassem do lado de fora da porta do Templo do Senhor Yahweh (NVT).

(2Rs 12.9) 9O Sacerdote Joiada fez uma abertura na tampa de uma caixa grande e a colocou do lado direito do altar, na entrada do Templo do Senhor Yahweh . Os Sacerdotes que guardavam a entrada colocavam na caixa todas as contribuições do povo (NVT).

(2Cr 24.9-10)  9Então foi proclamado em Judá e em Jerusalém que o povo devia trazer ao Senhor Yahweh o imposto que Moisés, servo de Deus Elohym , havia requerido dos israelitas no deserto. 10Isso agradou todos os líderes e o povo, e eles trouxeram de bom grado suas contribuições e as colocaram na caixa até enchê-la (NVT).

(2Cr 24.11) 11Sempre que a caixa ficava cheia, os Levitas a levavam aos oficiais do rei. O secretário da corte e um oficial do Sumo Sacerdote a esvaziavam e a levavam de volta ao Templo. Assim faziam diariamente e reuniram muitos recursos (NVT).

(2Rs 12.10-12) 10Sempre que havia uma grande quantidade de prata na caixa, o secretário real e o Sumo Sacerdote vinham, pesavam a prata trazida ao Templo do Senhor Yahweh e a colocavam em sacolas. 11Depois de pesada, entregavam a prata aos supervisores do trabalho no Templo. Assim pagavam aqueles que trabalhavam no Templo do Senhor Yahweh : os carpinteiros e construtores (NVI), 12os pedreiros e os cortadores de pedra. Também compravam a madeira e as pedras lavradas necessárias para fazer os reparos no Templo do Senhor Yahweh e pagavam outras despesas relacionadas à reforma do Templo (NVT).

(2Cr 24.12) 12O rei e Joiada entregavam essa prata aos homens que executavam os trabalhos necessários no Templo do Senhor Yahweh . Eles contratavam pedreiros, carpinteiros e também operários que trabalham em ferro e em bronze para restaurarem o Templo do Senhor Yahweh (NVI).

(2Rs 12.13-16) 13A contribuição trazida ao Templo não era usada para fazer taças de prata, nem cortadores de pavio, nem bacias, nem trombetas, nem outros utensílios de ouro ou prata para o Templo do Senhor Yahweh . 14Era entregue aos trabalhadores, que a usavam para fazer os reparos no Templo. 15Não se pedia que os supervisores da construção prestassem contas desse valor, pois eram homens de confiança (NVT). 16Mas a prata das ofertas pela culpa e das ofertas pelo pecado não era levada ao Templo do Senhor Yahweh , pois pertencia aos Sacerdotes (NVI).

(2Cr 24.13-14) 13Os homens encarregados do trabalho eram diligentes, o que garantiu o progresso da obra de reforma. Eles reconstruíram o Templo de Deus Elohym de acordo com o modelo original e o reforçaram (NVI). 14Quando todos os reparos foram concluídos, trouxeram ao rei e a Joiada os recursos que sobraram. O valor foi usado para fazer diversos objetos para o Templo do Senhor Yahweh , utensílios para o serviço e para os holocaustos, além de vasilhas e outros objetos de ouro e de prata. Enquanto o Sacerdote Joiada viveu, os holocaustos eram oferecidos continuamente no Templo do Senhor Yahweh (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: Nascimento de Jeroboão II (Reino do Norte) (Aproximadamente 826 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Joiada com 124 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá) (Reino do Sul)
  • Joás com 33 anos (filho de Acazias) (Reino do Sul)
  • 26º ano do reinado de Joás (filho de Acazias) sobre Judá (Reino do Sul)
  • Amazias com 11 anos (filho de Joás)
  • 4º ano do reinado de Jeoacaz (filho de Jéu) sobre Israel (Reino do Norte)

REINO DE ISRAEL: CIDADE DE SAMARIA

CENÁRIO HISTÓRICO: A Morte do Sacerdote Joiada aos 130 anos (Reino do Sul) (Aproximadamente 820 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Joás com 39 anos (filho de Acazias) (Reino do Sul)
  • 32º ano do reinado de Joás (filho de Acazias) sobre Judá (Reino do Sul)
  • Amazias com 17 anos (filho de Joás)
  • 10º ano do reinado de Jeoacaz (filho de Jéu) sobre Israel (Reino do Norte)
  • Jeroboão II com 6 anos (Reino do Norte)

REINO DE JUDÁ: CIDADE DE JERUSALÉM

(2Cr 24.15-16) 15Joiada morreu após uma longa velhice; tinha cento e trinta anos de idade quando morreu (NAA). 16Ele foi sepultado com os reis na cidade de Davi, em atenção ao bem que havia feito em Israel em favor de Deus Elohym e do seu Templo (NVI).

A Apostasia do Povo de Judá

(2Cr 24.17-19) 17Depois da morte de Joiada, os líderes de Judá foram falar com o rei e lhe prestaram reverências, e ele aceitou o que disseram (NVI). 18Então abandonaram a Casa do Senhor Yahweh , Deus Elohym de seus pais, e serviram os postes da deusa Aserá e aos ídolos. E, por esta sua culpa, veio grande ira sobre Judá e Jerusalém (NAA). 19Embora o Senhor Yahweh tivesse enviado Profetas ao povo para trazê-los de volta para ele e os Profetas tivessem testemunhado contra eles, o povo não quis ouvi-los (NVI).

CENÁRIO HISTÓRICO: Rei Joás suborna Hazael, Rei da Síria (Reino do Sul) (Aproximadamente 818 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Joás com 41 anos (filho de Acazias) (Reino do Sul)
  • 34º ano do reinado de Joás (filho de Acazias) sobre Judá (Reino do Sul)
  • Amazias com 19 anos (filho de Joás)
  • 12º ano do reinado de Jeoacaz (filho de Jéu) sobre Israel (Reino do Norte)
  • Jeroboão II com 8 anos (Reino do Norte)

(2Rs 12.17-18) 17Nessa época Hazael, rei da Síria, atacou e conquistou a cidade de Gate. Depois Hazael resolveu marchar contra Jerusalém (NAA). 18O rei Joás recolheu todos os objetos sagrados que Josafá, Jeorão e Acazias, os reis anteriores de Judá, tinham consagrado e os que ele mesmo consagrara. Enviou-os a Hazael, junto com todo o ouro que havia na tesouraria do Templo do Senhor Yahweh e no palácio real. Com isso, Hazael suspendeu o ataque a Jerusalém (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: Jeoás reino em corregência com seu pai Jeoacaz (Reino do Norte) (Aproximadamente 816 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Joás com 43 anos (filho de Acazias) (Reino do Sul)
  • 36º ano do reinado de Joás (filho de Acazias) sobre Judá (Reino do Sul)
  • Amazias com 21 anos (filho de Joás)
  • 14º ano do reinado de Jeoacaz (filho de Jéu) sobre Israel (Reino do Norte)
  • Jeroboão II com 10 anos (Reino do Norte)

REINO DE ISRAEL: CIDADE DE SAMARIA

(2Rs 13.10) 10aJeoás, filho de Jeoacaz, começou a reinar em Israel no trigésimo sétimo ano (incompleto) do reinado de Joás, rei de Judá (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: Nascimento de Uzias (Reino do Sul) (Aproximadamente 815 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Joás com 44 anos (filho de Acazias) (Reino do Sul)
  • 37º ano do reinado de Joás (filho de Acazias) sobre Judá (Reino do Sul)
  • Amazias com 22 anos (filho de Joás)
  • 15º ano do reinado de Jeoacaz (filho de Jéu) sobre Israel (Reino do Norte)
  • Jeroboão II com 11 anos (Reino do Norte)
  • 1º ano do reinado de Jeoás (co-regente) (filho de Jeoacaz) sobre Israel (Reino do Norte)

REINO DE JUDÁ: CIDADE DE JERUSALÉM

CENÁRIO HISTÓRICO: A Traição do rei Joás (Reino do Sul) (Aproximadamente 814 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Joás com 45 anos (filho de Acazias) (Reino do Sul)
  • 38º ano do reinado de Joás (filho de Acazias) sobre Judá (Reino do Sul)
  • Amazias com 23 anos (filho de Joás)
  • 16º ano do reinado de Jeoacaz (filho de Jéu) sobre Israel (Reino do Norte)
  • Jeroboão II com 12 anos (Reino do Norte)
  • 2º ano do reinado de Jeoás (co-regente) (filho de Jeoacaz) sobre Israel (Reino do Norte)
  • Uzias com 1 ano (filho de Amazias) (Reino do Sul)

(2Cr 24.20-22) 20Então o Espírito de Deus Elohym veio sobre Zacarias, filho do Sacerdote Joiada. Ele se pôs em pé diante do povo e disse: “Isto é o que Deus Elohym diz: ‘Por que vocês desobedecem aos mandamentos do Senhor Yahweh e, com isso, deixam de prosperar? Visto que abandonaram o Senhor Yahweh , agora ele os abandonou!’” 21Então os líderes conspiraram contra Zacarias, e o rei ordenou que ele fosse morto por apedrejamento no pátio do Templo do Senhor Yahweh (NVT). 22O rei Joás não levou em conta que Joiada, pai de Zacarias, tinha sido bondoso com ele, e matou o seu filho. Este, ao morrer, exclamou: “Veja isto o Senhor Yahweh e faça justiça!” (NVI)

CENÁRIO HISTÓRICO: A Morte do rei Jeoacaz (Reino do Norte) (Aproximadamente 814 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Joás com 45 anos (filho de Acazias) (Reino do Sul)
  • 38º ano do reinado de Joás (filho de Acazias) sobre Judá (Reino do Sul)
  • Amazias com 23 anos (filho de Joás)
  • 16º e último ano do reinado de Jeoacaz (filho de Jéu) sobre Israel (Reino do Norte)
  • Jeroboão II com 12 anos (Reino do Norte)
  • 2º ano do reinado de Jeoás (co-regente) (filho de Jeoacaz) sobre Israel (Reino do Norte)
  • Uzias com 1 ano (filho de Amazias) (Reino do Sul)

REINO DE ISRAEL: CIDADE DE SAMARIA

(2Rs 13.9) 9aJeoacaz morreu e foi sepultado em Samaria (NAA).

(2Rs 13.1) 1bE reinou dezessete anos (incompletos) (NAA).

(2Rs 13.8) 8Os demais acontecimentos do reinado de Jeoacaz, os seus feitos e tudo o que realizou, estão escritos nos registros históricos dos reis de Israel (NVI).

(2Rs 13.9) 9bE Jeoás, seu filho, reinou em seu lugar (NAA).

CENÁRIO HISTÓRICO: Reinado de Jeoás, filho de Jeoacaz (Reino do Norte) (Aproximadamente 814 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Joás com 45 anos (filho de Acazias) (Reino do Sul)
  • 38º ano do reinado de Joás (filho de Acazias) sobre Judá (Reino do Sul)
  • Amazias com 23 anos (filho de Joás)
  • Jeroboão II com 12 anos (Reino do Norte)
  • 2º ano do reinado de Jeoás (co-regente) (filho de Jeoacaz) sobre Israel (Reino do Norte)
  • Uzias com 1 ano (filho de Amazias) (Reino do Sul)

(2Rs 13.11) 11Fez (Jeoás) o que era mau aos olhos do Senhor Yahweh . Não se afastou de nenhum dos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, que este levou Israel a cometer; porém andou neles (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.