• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 167

167º Dia – 16 de Junho

O REINO DIVIDIDO: ISRAEL AO NORTE E JUDÁ AO SUL

CENÁRIO HISTÓRICO: Todos os Parentes de Acazias são Eliminados por Jeú (Reino do Norte) (Aproximadamente 857 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Joiada com 93 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá) (Reino do Sul)
  • 3º ano de Escassez e Fome sobre Israel
  • Joás com 2 anos (filho de Acazias) (Reino do Sul)
  • 1º ano do reinado de Jeú sobre Israel (Reino do Norte)
  • 1º ano do reinado de Atalia (esposa de Jeorão) sobre Judá (Reino do Sul)

REINO DE ISRAEL: CIDADE DE SAMARIA

(2Rs 10.12-14) 12Então (Jeú), se dispôs, partiu e foi a Samaria. E, estando no caminho, em Bete-Equede dos Pastores (ARA), 13Jeú encontrou parentes de Acazias, rei de Judá, e perguntou: “Quem são vocês?” Eles responderam: “Somos parentes de Acazias. Estamos indo saudar os filhos do rei e os filhos da rainha-mãe”. 14Então Jeú disse: “Prendam-nos vivos”. Eles os prenderam e os mataram junto ao poço de Bete-Equede. Eram quarenta e dois homens, e nenhum deles escapou com vida (NAA).

(2Rs 10.17) 17Quando Jeú chegou a Samaria, matou todos os que restavam da família de Acabe na cidade; ele os exterminou, conforme a palavra que o Senhor Yahweh tinha dito a Elias (NVI).

Jeú mata os Adoradores de Baal

(2Rs 10.18-19) 18Jeú reuniu o povo de Samaria e disse: “O rei Acabe serviu pouco o deus Baal, mas eu o servirei muito (NTLH). 19Por isso, tragam, agora, à minha presença todos os profetas de Baal, todos os seus adoradores e todos os seus sacerdotes. Que não falte nenhum, pois tenho um grande sacrifício a oferecer a Baal. Todo aquele que faltar será morto”. Porém Jeú fazia isto com astúcia, para destruir os adoradores de Baal (NAA).

(2Rs 10.20-28) 20Depois Jeú disse: “Proclamem uma reunião solene em honra a Baal”. E a proclamação foi feita. 21Jeú enviou mensageiros por todo o Israel. Vieram todos os adoradores de Baal, e não ficou um só que não viesse. Entraram no templo de Baal, que se encheu de uma extremidade à outra. 22Então Jeú disse ao encarregado das vestimentas: “Traga vestimentas para todos os adoradores de Baal”. E ele trouxe vestimentas para eles. 23Depois disso, Jeú entrou com Jonadabe, filho de Recabe, no templo de Baal e disse aos adoradores de Baal: “Olhem bem e assegurem-se de que não se encontra aqui entre vocês nenhum dos servos do Senhor Yahweh , mas somente os adoradores de Baal”. 24E, quando eles entraram para oferecer sacrifícios e holocaustos, Jeú colocou do lado de fora oitenta homens e disse-lhes: “Se escapar algum dos homens que eu entregar nas mãos de vocês, aquele que o deixou escapar pagará por isso com a sua própria vida” (NAA). 25Assim que Jeú terminou de oferecer o holocausto, deu ordem a seus guardas e oficiais: “Entrem e matem todos. Não deixem ninguém escapar!” Os guardas e os oficiais mataram todos e arrastaram os corpos para fora. Então os homens de Jeú entraram na câmara mais interna do templo de Baal. 26Levaram para fora a coluna sagrada usada no culto a Baal e a jogaram no fogo. 27Despedaçaram a coluna sagrada, demoliram o templo de Baal e o transformaram em banheiros públicos, como é até hoje (NVT). 28Foi assim que Jeú acabou com a adoração de Baal em Israel (NTLH).

(2Rs 10.30) 30Por isso o Senhor Yahweh disse a Jeú: “Visto que você fez bem em realizar o que é reto aos meus olhos e fez com a casa de Acabe segundo tudo o que era do meu propósito, os seus filhos até a quarta geração se assentarão no trono de Israel” (NAA).

CENÁRIO HISTÓRICO: Fim da Fome e Restituição de Posses à Sunamita (Reino do Norte) (Aproximadamente 853 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Joiada com 97 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá) (Reino do Sul)
  • 7º e último ano de Escassez e Fome sobre Israel
  • Joás com 6 anos (filho de Acazias) (Reino do Sul)
  • 5º ano do reinado de Jeú sobre Israel (Reino do Norte)
  • 5º ano do reinado de Atalia (esposa de Jeorão) sobre Judá (Reino do Sul)

REINO DE ISRAEL: CIDADE DE SAMARIA

(2Rs 8.3-6) 3Quando passaram os sete anos, a sunamita voltou para Israel e foi falar com o rei a fim de pedir que devolvessem a sua casa e as suas terras (NTLH). 4O rei estava falando com Geazi, o servo do homem de Deus Elohym , dizendo: “Conte-me todas as grandes obras que Eliseu tem feito” (NAA). 5Enquanto Geazi contava ao rei como Eliseu havia ressuscitado o menino, a própria mãe do menino que Eliseu tinha ressuscitado, chegou para apresentar sua petição ao rei para readquirir sua casa e sua propriedade. Geazi exclamou: “Esta é a mulher, ó rei, meu senhor, e este é o filho dela, a quem Eliseu ressuscitou”. 6O rei pediu que ela contasse o ocorrido, e ela confirmou os fatos. Então ele designou um funcionário para cuidar do caso dela e lhe ordenou: “Devolva tudo o que lhe pertencia, inclusive toda a renda das colheitas, desde que ela saiu do país até hoje” (NVI).

CENÁRIO HISTÓRICO: Joás permanece escondido por seis anos (Reino do Sul) (Aproximadamente 852 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Joiada com 98 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá) (Reino do Sul)
  • Joás com 7 anos (filho de Acazias) (Reino do Sul)
  • 6º ano do reinado de Jeú sobre Israel (Reino do Norte)
  • 6º e último ano do reinado de Atalia (esposa de Jeorão) sobre Judá (Reino do Sul)

REINO DE JUDÁ: CIDADE DE JERUSALÉM

(2Rs 11.3) 3Joás ficou escondido no Templo do Senhor Yahweh durante seis anos, enquanto Atalia governava o país (NVT).

(2Cr 22.12) 12Joás ficou escondido com eles no Templo de Deus Elohym durante seis anos, enquanto Atalia governava o país (NVT).

Joás é Ungido Rei de Judá

(2Cr 23.1) 1No sétimo ano (incompleto) do reinado de Atalia, o Sacerdote Joiada decidiu agir. Criou coragem e fez um acordo com os comandantes dos batalhões: Azarias, filho de Jeroão; Ismael, filho de Joanã; Azarias, filho de Obede; Maaseias, filho de Adaías; e Elisafate, filho de Zicri (NVT).

(2Cr 23.2) 2Estes percorreram Judá, congregaram os Levitas de todas as cidades de Judá e os chefes das famílias de Israel e vieram para Jerusalém (NAA).

(2Rs 11.4) 4No sétimo ano (incompleto) do reinado de Atalia, o Sacerdote Joiada mandou chamar ao Templo do Senhor Yahweh os comandantes dos mercenários cários e dos guardas do palácio. Firmou com eles um pacto solene e os fez jurar lealdade ali, no Templo do Senhor Yahweh ; então lhes mostrou o filho do rei (NVT).

(2Cr 23.3-7) 3Todos se reuniram no Templo de Deus Elohym , onde firmaram um pacto solene com o jovem rei Joás. Joiada lhes disse: “Aqui está o filho do rei! Chegou a hora de ele governar! O Senhor Yahweh prometeu que um descendente de Davi seria nosso rei. 4Vocês devem fazer o seguinte: quando os Sacerdotes e os Levitas entrarem em serviço no Shabat, uma terça parte de vocês ficará de guarda nas portas. 5Outra terça parte irá ao palácio real. E a última terça parte ficará de guarda na Porta do Alicerce. Os demais permanecerão nos pátios do Templo do Senhor Yahweh . 6Lembrem-se: apenas os Sacerdotes e os Levitas de serviço podem entrar no Templo do Senhor Yahweh , pois foram consagrados. O restante do povo deve obedecer às instruções do Senhor Yahweh e ficar do lado de fora (NVT). 7Os Levitas deverão posicionar-se em torno do rei, todos de armas na mão. Matem todo aquele que entrar no Templo. Acompanhem o rei aonde quer que ele for” (NVI).

(2Rs 11.5-8) 5Disse-lhes: “Vocês devem fazer o seguinte: Uma terça parte dos que entrarem em serviço no Shabat ficará de guarda no palácio real. 6Outra terça parte ficará de guarda na porta de Sur. E a última terça parte ficará na porta atrás dos outros guardas do palácio. Esses três grupos vigiarão o palácio. 7As outras duas companhias, que não estiverem em serviço no Shabat, guardarão o rei no Templo do Senhor Yahweh . 8Posicionem-se em volta do rei, de armas na mão. Matem qualquer pessoa que tentar romper a defesa. Permaneçam com o rei aonde ele for” (NVT).

(2Rs 11.9) 9Os capitães de cem fizeram tudo o que o Sacerdote Joiada lhes havia ordenado. Cada um reuniu os seus soldados, tanto os que entravam de serviço no Shabat como os que saíam de serviço no Shabat, e os levou ao Sacerdote Joiada (NAA).

(2Cr 23.8) 8Os Levitas e todo o Judá fizeram tudo o que o Sacerdote Joiada lhes havia ordenado. Cada um reuniu os seus soldados, tanto os que entravam de serviço no Shabat como os que saíam de serviço no Shabat, porque o Sacerdote Joiada não havia dispensado nenhuma das turmas (NAA).

(2Cr 23.9) 9Depois, Joiada forneceu aos comandantes as lanças e os escudos grandes e pequenos que haviam pertencido ao rei Davi e que estavam guardados no Templo de Deus Elohym (NVT).

(2Rs 11.10) 10O Sacerdote entregou aos capitães de cem as lanças e os escudos que haviam sido do rei Davi e que estavam na Casa do Senhor Yahweh (NAA).

(2Rs 11.11) 11Os guardas se puseram, cada um de armas na mão, desde o lado direito da casa real até o seu lado esquerdo, e até o altar, e até o Templo, para rodear o rei (NAA).

(2Cr 23.10) 10Posicionou todos os homens, todos de arma na mão, em volta do rei, perto do altar e do Templo, desde o lado sul até o lado norte do Templo (NVI).

(2Rs 11.12) 12Depois Joiada trouxe para fora o filho do rei, colocou nele a coroa e entregou-lhe uma cópia da aliança. Então o proclamaram rei ungindo-o, e o povo aplaudia e gritava: “Viva o rei!” (NVI)

(2Cr 23.11) 11Então Joiada e seus filhos trouxeram Joás, o filho do rei, para fora, puseram a coroa em sua cabeça e lhe entregaram uma cópia da Lei. Depois, ungiram Joás e o proclamaram rei, e todos gritaram: “Viva o rei!” (NVT)

Atalia é Executada

(2Rs 11.13-16) 13Quando Atalia ouviu o barulho dos guardas e do povo, foi ao Templo do Senhor Yahweh , onde estava o povo (NVI). 14Olhou, e eis que o rei estava junto à coluna, segundo o costume. Os capitães e os tocadores de trombetas estavam ao lado do rei, e todo o povo da terra se alegrava e tocava trombetas. Então Atalia rasgou as suas roupas e gritou: “Traição! Traição!” (NAA) 15O Sacerdote Joiada ordenou aos líderes dos batalhões de cem que estavam no comando das tropas: “Levem-na para fora por entre as fileiras, e matem à espada todo que a seguir”. Pois o Sacerdote dissera: “Ela não será morta no Templo do Senhor Yahweh “. 16Então eles a prenderam e a levaram ao lugar onde os cavalos entram no terreno do palácio, e lá a mataram (NVI).

(2Cr 23.12-15) 12Quando Atalia ouviu o barulho do povo correndo e os gritos de louvor ao rei, foi para o Templo do Senhor Yahweh , onde o povo estava reunido. 13Ao chegar, viu o rei em pé, no lugar de honra junto à coluna na entrada do Templo. Estava rodeado pelos comandantes e tocadores de trombeta, e gente de toda a terra se alegrava e tocava trombetas. Cantores com instrumentos musicais dirigiam o povo numa grande celebração. Quando Atalia viu tudo isso, rasgou suas roupas e gritou: “Traição! Traição!” 14Então o Sacerdote Joiada ordenou aos comandantes encarregados das tropas: “Levem-na aos soldados que estão na frente do Templo e matem qualquer pessoa que a seguir”. Pois o Sacerdote tinha dito: “Ela não deve ser morta dentro do Templo do Senhor Yahweh (NVT). 15Então eles a prenderam e levaram à porta dos Cavalos, no terreno do palácio, e lá a mataram (NVI).

CENÁRIO HISTÓRICO: Joás se Assenta no Trono (Reino do Sul) (Aproximadamente 852 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Joiada com 98 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá) (Reino do Sul)
  • Joás com 7 anos (filho de Acazias) (Reino do Sul)
  • 6º ano do reinado de Jeú sobre Israel (Reino do Norte)

(2Cr 23.20-21) 20Então os comandantes dos batalhões, os nobres, os governantes e todo o povo da terra escoltaram o rei para fora do Templo do Senhor Yahweh . Passaram pela porta Superior e entraram no palácio, onde o rei se sentou no trono real. 21Todo o povo do reino se alegrou e a cidade ficou em paz, pois Atalia tinha sido morta (NVT).

(2Rs 11.19-20) 19Em seguida, os comandantes dos mercenários cários e todo o povo escoltaram o rei para fora do Templo do Senhor Yahweh . Passaram pela porta da guarda e entraram no palácio, onde o rei se sentou no trono real (NVT). 20Todo o povo da terra se alegrou, e a cidade ficou tranquila, depois que mataram Atalia à espada, junto ao palácio real (NAA).

(2Rs 12.1) 1aJoás começou a reinar em Judá no sétimo ano (incompleto) do reinado de Jeú, rei de Israel (NVT).

(2Cr 24.1) 1aJoás tinha sete anos de idade quando se tornou rei (NVI).

(2Rs 11.21) 21Joás tinha sete anos de idade quando o fizeram rei (NAA).

(2Rs 12.1) 1cSua mãe se chamava Zíbia e era de Berseba (NVT).

(2Cr 24.1) 1cO nome de sua mãe era Zíbia; ela era de Berseba (NVI).

Reavivamento Espiritual realizado pelo Sacerdote Joiada

(2Cr 23.16-17) 16Joiada fez uma aliança entre si mesmo, todo o povo e o rei, para serem eles o povo do Senhor Yahweh (NAA). 17Então todo o povo foi ao templo de Baal e o derrubou. Despedaçaram os altares e os ídolos, e mataram Matã, sacerdote de Baal, em frente dos altares (NVI).

(2Rs 11.17-18) 17E Joiada fez uma aliança entre o Senhor Yahweh , o rei e o povo, para que fossem o povo do Senhor Yahweh . Também fez um acordo entre o rei e o povo (NVI). 18Todo o povo foi ao templo de Baal e o derrubou. Demoliram os altares, despedaçaram os ídolos e executaram Matã, sacerdote de Baal, em frente aos altares. O Sacerdote Joiada pôs guardas no Templo do Senhor Yahweh (NVT).

(2Cr 23.18-19) 18Joiada entregou a superintendência da Casa do Senhor Yahweh nas mãos dos Sacerdotes Levitas, que Davi tinha organizado em grupos para cuidarem da Casa do Senhor Yahweh , para oferecerem os holocaustos do Senhor Yahweh , como está escrito na Lei de Moisés, com alegria e com canto, segundo a instituição de Davi (NAA). 19Também pôs guardas às portas do Templo do Senhor Yahweh , para que não entrasse ninguém que, por algum motivo, estivesse cerimonialmente impuro (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.