• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 176

176º Dia – 25 de Junho

O REINO DIVIDIDO: ISRAEL AO NORTE E JUDÁ AO SUL

CENÁRIO HISTÓRICO: Continuação do Ministério Profético de Isaías e Miquéias (Reinos de Israel e Judá) (Aproximadamente 744 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Jotão com 45 anos (filho de Uzias) (Reino do Sul)
  • Jezreel com 26 anos (filho do Profeta Oséias)
  • Lo-Ruama com 24 anos (filha do Profeta Oséias)
  • Acaz com 24 anos (filho de Jotão) (Reino do Sul)
  • Lo-Ami com 22 anos (filho do Profeta Oseías)
  • Isaías com 21 anos (Profeta do Reino do Sul)
  • 20º ano do reinado de Jotão (co-regente) (filho de Uzias) sobre Judá (Reino do Sul)
  • Ezequias com 8 anos (filho de Acaz) (Reino do Sul)
  • 4º ano do reinado de Peca sobre Israel (Reino do Norte)
  • 4º ano do reinado de Jotão (oficial) (filho de Uzias) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 4º ano do reinado de Acaz (co-regente) (filho de Jotão) sobre Judá (Reino do Sul)

REINO DE JUDÁ: CIDADE DE JERUSALÉM – Profeta Isaías: A Parábola da Vinha

(Alusão ao futuro domínio Babilônico sobre o Reino de Judá)

(Is 5.1-2) 1Agora cantarei ao meu amado o seu cântico a respeito da sua vinha. O meu amado teve uma vinha numa colina fértil (NAA). 2Ele cavou a terra, tirou as pedras e plantou as melhores videiras. Construiu uma torre de sentinela e também fez um tanque de prensar uvas. Ele esperava que desse uvas boas, mas só deu uvas azedas (NVI).

(Is 5.3-6) 3“E agora, ó moradores de Jerusalém e homens de Judá, peço que julguem entre mim e a minha vinha (NAA). 4Que mais se poderia fazer por ela que eu não tenha feito? Então, por que só produziu uvas azedas, quando eu esperava uvas boas? (NVI) 5E agora lhes darei a conhecer o que pretendo fazer com a minha vinha: vou tirar a cerca que está ao redor, para que a vinha sirva de pasto; derrubarei o seu muro, para que ela seja pisoteada (NAA). 6Farei dela um terreno baldio; não será podada nem capinada, espinheiros e ervas daninhas crescerão nela. Também ordenarei às nuvens que não derramem chuva sobre ela” (NVI).

(Is 5.7) 7Pois bem, a vinha do Senhor Yahweh dos Exércitos é a nação de Israel, e os homens de Judá são a plantação que ele amava. Ele esperava justiça, mas houve derramamento de sangue; esperava retidão, mas ouviu gritos de aflição (NVI).

(Is 5.8-10) 8Ai de vocês que adquirem casas e mais casas, propriedades e mais propriedades até não haver mais lugar para ninguém e vocês se tornarem os senhores absolutos da terra. 9O Senhor Yahweh dos Exércitos me disse: “Sem dúvida muitas casas ficarão abandonadas, as casas belas e grandes ficarão sem moradores. 10Uma vinha de dez alqueires só produzirá um pote de vinho, um barril de semente só dará uma arroba de trigo” (NVI).

(Is 5.11-17) 11Ai dos que se levantam cedo para embebedar-se, e se esquentam com o vinho até à noite (NVI). 12Em suas festas sempre há vinho e belas músicas, de lira e harpa, tamborim e flauta, mas nunca pensam no Senhor Yahweh , não se dão conta do que ele faz (NVT). 13“Portanto, o meu povo será levado cativo por falta de entendimento; os seus nobres passarão fome, e o povo simples morrerá de sede” (NAA). 14O Sheol saliva de ansiedade, com a boca bem aberta. Os mais importantes e os mais simples e toda a multidão embriagada serão devorados (NVT). 15Então o povo será abatido e as pessoas se humilharão; e os olhos dos orgulhosos serão humilhados (NAA). 16O Senhor Yahweh dos Exércitos, porém, será exaltado em sua justiça; a santidade de Deus El será demonstrada em sua retidão (NVT). 17Então os cordeiros pastarão ali como se estivessem no seu pasto; e os nômades se nutrirão dos campos que os ricos deixaram abandonados (NAA).

(Is 5.18-19) 18Ai dos que puxam para si a iniquidade com cordões de injustiça, que puxam o pecado como se faz com as cordas de uma carroça! (NAA) 19E dizem: “Apresse-se Deus, leve a cabo a sua obra, para que a vejamos; aproxime-se, manifeste-se o conselho do Santo Kadosh de Israel, para que o conheçamos” (ARA).

(Is 5.20-21) 20Ai dos que chamam ao mal bem e ao bem, mal, que fazem das trevas luz e da luz, trevas, do amargo, doce e do doce, amargo. 21Ai dos que são sábios aos seus próprios olhos e inteligentes em sua própria opinião (NVI).

(Is 5.22-23) 22Ai dos que são campeões em beber vinho e mestres em misturar bebidas, 23dos que por suborno absolvem o culpado, mas negam justiça ao inocente (NVI).

(Is 5.24-25) 24Portanto, assim como o fogo consome a palha e o capim seco se desfaz com a chama, suas raízes apodrecerão e suas flores murcharão. Pois rejeitaram a Lei do Senhor Yahweh dos Exércitos, desprezaram a palavra do Santo Kadosh de Israel. 25Por isso a ira do Senhor Yahweh se acende contra seu povo, por isso ele levantou sua mão para esmagá-los. Os montes estremecem, e os cadáveres do povo estão espalhados pelas ruas como lixo. Mesmo assim, a ira do Senhor não se satisfará; sua mão ainda está levantada para castigar (NVT).

(Is 5.26-30) 26Ele levantará um estandarte para as nações distantes e lhes assobiará para que venham das extremidades da Terra; e eis que elas vêm rapidamente, com toda pressa (NAA). 27Nenhum dos seus soldados se cansa nem tropeça, nenhum deles cochila nem dorme, nenhum afrouxa o cinto, nenhum desamarra a correia das sandálias. 28As flechas deles estão afiadas, preparados estão todos os seus arcos; os cascos dos seus cavalos são duros como pedra, as rodas de seus carros são como um furacão. 29O rugido deles é como o do leão; rugem como leões ferozes; rosnam enquanto se apoderam da presa e a arrastam, sem que ninguém possa livrá-la (NVI).

REINOS DE JUDÁ E DE ISRAELProfeta Miqueias: Ameaças contra Samaria e Jerusalém

(Mq 1.2-4) 2Prestem atenção, todos os povos! Que a terra e tudo que nela há ouçam! O Senhor Adonay Soberano Yahoweh faz acusações contra vocês; de seu Santo Templo o Senhor Adonay fala. 3Vejam, o Senhor Yahweh se aproxima! Ele deixa seu trono nos céus e pisa sobre os lugares altos da Terra (NVT). 4Debaixo dele os montes se derretem como cera diante do fogo, e os vales racham ao meio, como que rasgados pelas águas que descem velozes encosta abaixo (NVI).

(Mq 1.5-7) 5 “Tudo isso por causa da transgressão de Jacó e dos pecados da casa de Israel. Qual é a transgressão de Jacó? Será que não é Samaria? E quais são os lugares altos de Judá? Será que não é Jerusalém? (NAA) 6Por isso, transformarei a cidade de Samaria num monte de ruínas. Farei de suas ruas um campo para plantar videiras. Atirarei no vale as pedras de seus muros, até que os alicerces fiquem descobertos (NVT). 7Todas as suas imagens de escultura serão despedaçadas, e tudo o que ela ganhou com a sua impureza será queimado. De todos os seus ídolos eu farei uma ruína. Visto que ela os ajuntou com pagamento por prostituição, em pagamento por prostituição eles serão transformados” (NAA).

(Mq 1.8-9) 8Por isso eu me lamentarei e gemerei, andarei descalço e nu, lançarei lamentos como os chacais, e gemidos como os filhotes de avestruz (BJ). 9Pois a ferida de Samaria é incurável; e chegou a Judá. O flagelo alcançou até mesmo a porta do meu povo, até a própria Jerusalém! (NVI)

(Mq 1.10-14) 10Não contem isso a nossos inimigos em Gate; não chorem. Vocês, habitantes de Bete-Leafra, rolem no pó. 11Vocês, habitantes de Safir, vão para o exílio, nus e envergonhados. Os habitantes de Zaanã não se atrevem a sair da cidade. Os habitantes de Bete-Ezel estão em prantos, pois não têm proteção (NVT). 12Os que vivem em Marote se contorcem de dor aguardando alívio, porque a desgraça veio da parte do Senhor Yahweh até às portas de Jerusalém (NVI). 13Atrelem os cavalos a suas carruagens e fujam, habitantes de Laquis. Você foi a primeira cidade em Judá a seguir Israel em sua rebeldia, e levou a bela Sião a pecar (NVT). 14Por isso vocês darão presentes de despedida a Moresete-Gate. A cidade de Aczibe se revelará enganosa aos reis de Israel (NVI).

(Mq 1.15-16) 15Enviarei ainda quem tomará posse de vocês, moradores de Maressa; a glória de Israel chegará até Adulão (NAA). 16Ó habitantes de Judá, raspem a cabeça, pois seus filhos queridos serão levados para longe. Fiquem calvos como a águia, pois seus pequenos serão exilados em terras distantes (NVT).

Profeta Miqueias: Ai dos Opressores Gananciosos

(Mq 2.1-5) 1Ai daqueles que, ainda no seu leito, imaginam a iniquidade e planejam o mal! Ao amanhecer, eles o praticam, porque têm poder para tanto (NAA). 2Quando desejam um terreno, encontram um modo de se apropriar dele. Quando querem a casa de alguém, tomam-na por meio de violência. Oprimem um homem para que lhes entregue sua propriedade e deixam a família dele sem herança (NVT). 3Portanto, assim diz o Senhor Yahweh : “Eis que estou forjando uma calamidade contra esta família, da qual vocês não livrarão o seu pescoço. Vocês não andarão mais de cabeça erguida, porque será um tempo de calamidade (NAA). 4Naquele dia, se levantará um provérbio sobre vocês, e se levantará pranto lastimoso, dizendo: ‘Nós estamos inteiramente desolados! A porção do meu povo, ele a troca! Como me despoja! Tira os nossos campos e os reparte!’ (ARC) 5Portanto, na congregação do Senhor Yahweh , quando a terra for dividida por sorteio, vocês não receberão nem uma parte dela” (NAA).

(Mq 2.6-11) 6‘Não diga uma coisa dessas’, o povo responde. ‘Não profetize dessa maneira; essa desgraça jamais nos acontecerá!’ 7Acaso deve falar desse modo, ó povo de Israel? O Espírito do Senhor Yahweh terá paciência com essa conduta? Se fizesse o que é certo, minhas palavras lhe trariam consolo. 8Até agora, porém, meu povo se rebela contra mim, como se fosse um inimigo. Roubam a túnica daqueles que confiaram em vocês e os deixam aos farrapos, como quem volta da batalha (NVT). 9Vocês tiram as mulheres do meu povo de seus lares agradáveis. De seus filhos vocês removem a minha dignidade para sempre (NVI). 10Levantem-se e vão embora! Porque este não é o lugar de descanso. Vão embora por causa da impureza que traz destruição, sim, destruição enorme (NAA). 11Se um profeta que vive a mentir lhes dissesse: ‘Proclamarei para vocês as alegrias do vinho e da bebida forte’, de um profeta assim vocês se alegrariam!” (NVT)

Profeta Miqueias: Deus Reunirá o Remanescente de Israel (Alusão à Era Messiânica)

(Mq 2.12-13) 12“Certamente eu ajuntarei todos vocês, casa de Jacó; certamente congregarei o remanescente de Israel. Eu os porei todos juntos, como ovelhas no aprisco, como rebanho no meio de sua pastagem; farão muito barulho, por causa da multidão de pessoas”. 13Diante deles virá o que abre caminho; eles abrirão caminho, entrarão pelo portão e sairão por ele; e o seu Rei irá adiante deles; sim, o Senhor Yahweh irá à frente deles (NAA).

CENÁRIO HISTÓRICO: Reinado extra-oficial de Acaz sobre Judá (Reino do Sul) (Aproximadamente 740 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Jotão com 49 anos (filho de Uzias) (Reino do Sul)
  • Jezreel com 30 anos (filho do Profeta Oséias)
  • Lo-Ruama com 28 anos (filha do Profeta Oséias)
  • Acaz com 28 anos (filho de Jotão) (Reino do Sul)
  • Lo-Ami com 26 anos (filho do Profeta Oseías)
  • Isaías com 25 anos (Profeta do Reino do Sul)
  • 24º ano do reinado de Jotão (co-regente) (filho de Uzias) sobre Judá (Reino do Sul)
  • Ezequias com 12 anos (filho de Acaz) (Reino do Sul)
  • 8º ano do reinado de Peca sobre Israel (Reino do Norte)
  • 8º ano do reinado de Jotão (oficial) (filho de Uzias) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 8º ano do reinado de Acaz (co-regente) (filho de Jotão) sobre Judá (Reino do Sul)

REINO DE JUDÁ: CIDADE DE JERUSALÉM

CENÁRIO HISTÓRICO: Aliança entre a Síria e Israel contra o Reino de Judá (Aproximadamente 735 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Jotão com 54 anos (filho de Uzias) (Reino do Sul)
  • Jezreel com 35 anos (filho do Profeta Oséias)
  • Lo-Ruama com 33 anos (filha do Profeta Oséias)
  • Acaz com 33 anos (filho de Jotão) (Reino do Sul)
  • Lo-Ami com 31 anos (filho do Profeta Oseías)
  • Isaías com 30 anos (Profeta do Reino do Sul)
  • 29º ano do reinado de Jotão (co-regente) (filho de Uzias) sobre Judá (Reino do Sul)
  • Ezequias com 17 anos (filho de Acaz) (Reino do Sul)
  • 13º ano do reinado de Peca sobre Israel (Reino do Norte)
  • 13º ano do reinado de Jotão (oficial) (filho de Uzias) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 13º ano do reinado de Acaz (co-regente) (filho de Jotão) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 5º ano do reinado extraoficial de Acaz sobre Judá (Reino do Sul)

REINO DE ISRAEL: CIDADE DE SAMARIA

(2Rs 15.37) 37Naqueles dias, o Senhor Yahweh começou a instigar Rezim, rei da Síria, e Peca, filho de Remalias, a atacarem Judá (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: Investida de Israel e Síria contra o Reino de Judá (Aproximadamente 732 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Jotão com 57 anos (filho de Uzias) (Reino do Sul)
  • Jezreel com 38 anos (filho do Profeta Oséias)
  • Lo-Ruama com 36 anos (filha do Profeta Oséias)
  • Acaz com 36 anos (filho de Jotão) (Reino do Sul)
  • Lo-Ami com 34 anos (filho do Profeta Oseías)
  • Isaías com 33 anos (Profeta do Reino do Sul)
  • 32º ano do reinado de Jotão (co-regente) (filho de Uzias) sobre Judá (Reino do Sul)
  • Ezequias com 25 anos (filho de Acaz) (Reino do Sul)
  • 16º ano do reinado de Peca sobre Israel (Reino do Norte)
  • 16º e último ano do reinado de Jotão (oficial) (filho de Uzias) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 16º ano do reinado de Acaz (co-regente) (filho de Jotão) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 8º ano do reinado extraoficial de Acaz sobre Judá (Reino do Sul)

REINO DE JUDÁ: CIDADE DE JERUSALÉMReinado de Acaz junto com seu pai Jotão

(Is 7.1) 1Nos dias em que Acaz, filho de Jotão, filho de Uzias, era rei de Judá, Rezim, rei da Síria, e Peca, filho de Remalias, rei de Israel, subiram a Jerusalém para lutar contra ela, mas não conseguiram conquistá-la (NAA).

(2Rs 16.5) 5Então Rezim, rei da Síria, e Peca, filho de Remalias, rei de Israel, subiram para atacar Jerusalém. Cercaram Acaz, mas não conseguiram derrotá-lo (NAA).

Oficialização do Reinado de Acaz (Provável abdicação do rei Jotão)

(2Rs 16.1) 1No décimo sétimo ano (incompleto) do reinado de Peca, filho de Remalias, Acaz, filho de Jotão, rei de Judá, começou a reinar (NAA)

(2Rs 15.33) 33bE reinou (Jotão) dezesseis anos em Jerusalém (NVI).

(2Cr 27.1) 1bE reinou (Jotão) dezesseis anos em Jerusalém (NAA).

(2Cr 27.8) 8bE reinou (Jotão) em Jerusalém por dezesseis anos (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: Nova investida de Israel e Síria contra o Reino de Judá (Aproximadamente 731 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Jotão com 58 anos (filho de Uzias) (Reino do Sul)
  • Jezreel com 39 anos (filho do Profeta Oséias)
  • Lo-Ruama com 37 anos (filha do Profeta Oséias)
  • Acaz com 37 anos (filho de Jotão) (Reino do Sul)
  • Lo-Ami com 35 anos (filho do Profeta Oseías)
  • Isaías com 34 anos (Profeta do Reino do Sul)
  • Ezequias com 25 anos (filho de Acaz) (Reino do Sul)
  • 17º ano do reinado de Peca sobre Israel (Reino do Norte)
  • 17º ano do reinado de Acaz (co-regente) (filho de Jotão) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 9º ano do reinado extraoficial de Acaz sobre Judá (Reino do Sul)
  • 1º ano do reinado de Acaz (oficial) (filho de Jotão) sobre Judá (Reino do Sul)

Mensagem do Profeta Isaías ao rei Acaz

(Is 7.2-12) 2Informaram ao rei: “A Síria montou acampamento em Efraim”. Com isso o coração de Acaz e do seu povo agitou-se, como as árvores da floresta agitam-se com o vento (NVI). 3Então o Senhor Yahweh disse a Isaías: “Vá, agora, com o seu filho Sear-Jasube encontrar-se com Acaz, que está na outra extremidade do aqueduto do tanque superior, junto ao caminho do campo do Lavandeiro. 4Diga-lhe o seguinte: ‘Tenha cuidado e fique calmo. Não tenha medo nem fique desanimado por causa desses dois tocos de lenha fumegante, por causa do furor da ira de Rezim e da Síria, e do filho de Remalias. 5Porque a Síria, Efraim e o filho de Remalias resolveram acabar com você, dizendo: 6‘Vamos atacar e amedrontar o reino de Judá. Vamos conquistá-lo para nós e fazer reinar no meio dele o filho de Tabeal’. 7Assim diz o Senhor Yahoweh Deus Adonay ’: “Isso não tem nenhuma chance de acontecer. 8Porque a capital da Síria é Damasco, e o cabeça de Damasco é Rezim. E dentro de sessenta e cinco anos Efraim será destruído e deixará de ser povo. 9A capital de Efraim é Samaria, e o cabeça de Samaria é o filho de Remalias. Se vocês não crerem, certamente não permanecerão””. 10E o Senhor Yahweh continuou a falar com Acaz, dizendo: 11“Peça ao Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , um sinal, quer seja embaixo, nas profundezas, ou em cima, nas alturas” (NAA). 12Mas Acaz disse: “Não pedirei; não porei o Senhor Yahweh à prova” (NVI).

Profeta Isaías: A Promessa da Vinda do Messias (Alusão ao 1º Advento do Messias)

(Is 7.13-16) 13Disse então Isaías: “Ouçam agora, descendentes de Davi! Não basta abusarem da paciência dos homens? Também vão abusar da paciência do meu Deus Elohym ? 14Por isso o Senhor Adonay mesmo lhes dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel. 15Ele comerá coalhada e mel até a idade em que saiba rejeitar o erro e escolher o que é certo (NVI). 16Na verdade, antes que este menino saiba desprezar o mal e escolher o bem, a terra daqueles dois reis que você tanto teme será abandonada” (NAA).

A Invasão Vindoura da Assíria sobre Judá

(Is 7.17-19) 17“Mas o Senhor Yahweh fará vir sobre você, sobre o seu povo e sobre a casa de seu pai dias tais como nunca houve, desde o dia em que Efraim se separou de Judá; ele fará vir o rei da Assíria. 18Naquele dia, o Senhor Yahweh assobiará às moscas que estão no extremo dos rios do Egito e às abelhas que se encontram na terra da Assíria (NAA). 19Todas virão e pousarão nos vales íngremes e nas fendas das rochas, em todos os espinheiros e em todas as cisternas” (NVI).

(Is 7.20-25) 20“Naquele dia o Senhor Adonay utilizará uma navalha alugada de além do Eufrates, o rei da Assíria, para rapar a sua cabeça e os pêlos de suas pernas e da sua barba. 21Naquele dia o homem que tiver uma vaca e duas cabras, (NVI) 22em virtude da produção abundante de leite (todos se alimentarão de coalhada), todos os que forem deixados na terra se alimentarão de coalhada e de mel (BJ). 23Naquele dia, todo lugar onde havia mil videiras no valor de doze quilos de prata será deixado para as roseiras bravas e para os espinheiros. 24Os homens entrarão ali com arcos e flechas, pois todo o país estará coberto de roseiras bravas e de espinheiros (NVI). 25Ninguém irá às encostas férteis das colinas, onde antes cresciam jardins, pois estarão tomadas de espinhos e mato. Ali bois e ovelhas pastarão” (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.