• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 177

177º Dia – 26 de Junho

O REINO DIVIDIDO: ISRAEL AO NORTE E JUDÁ AO SUL

CENÁRIO HISTÓRICO: Derrota do rei Acaz diante dos Sírios e do Reino de Israel (Aproximadamente 731 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Jotão com 58 anos (filho de Uzias) (Reino do Sul)
  • Jezreel com 39 anos (filho do Profeta Oséias)
  • Lo-Ruama com 37 anos (filha do Profeta Oséias)
  • Acaz com 37 anos (filho de Jotão) (Reino do Sul)
  • Lo-Ami com 35 anos (filho do Profeta Oseías)
  • Isaías com 34 anos (Profeta do Reino do Sul)
  • Ezequias com 25 anos (filho de Acaz) (Reino do Sul)
  • 17º ano do reinado de Peca sobre Israel (Reino do Norte)
  • 17º ano do reinado de Acaz (co-regente) (filho de Jotão) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 9º ano do reinado extraoficial de Acaz sobre Judá (Reino do Sul)
  • 1º ano do reinado de Acaz (oficial) (filho de Jotão) sobre Judá (Reino do Sul)

REINO DE JUDÁ: CIDADE DE JERUSALÉM

(2Cr 28.5-6) 5Por isso, o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , entregou Acaz nas mãos do rei da Síria, que o derrotou e levou muitos de seu povo para o exílio em Damasco. Também o entregou nas mãos do rei de Israel, que derrotou Acaz e matou muitos de seus soldados (NVT). 6Em um só dia, Peca, filho de Remalias, matou cento e vinte mil dos mais valentes soldados de Judá porque eles haviam abandonado o Senhor Yahweh , Deus Elohym de seus pais (BV).

(2Cr 28.7-8) 7Zicri, guerreiro efraimita, matou Maaseias, filho do rei, Azricão, oficial encarregado do palácio, e Elcana, o braço direito do rei (NVI). 8Os soldados de Israel capturaram duzentas mil mulheres e crianças de Judá e tomaram enormes quantidades de despojos, que levaram para Samaria (NVT).

REINO DE ISRAEL: CIDADE DE SAMARIAA Intercessão do Profeta Obede sobre o Reino de Judá

(2Cr 28.9-11) 9Mas um Profeta do Senhor Yahweh , chamado Odede, estava em Samaria e saiu ao encontro do exército. Ele lhes disse: “Estando irado contra Judá, o Senhor Yahweh , o Deus Elohym dos seus antepassados, entregou-os nas mãos de vocês. Mas a fúria com que vocês os mataram chegou aos céus. 10E agora ainda pretendem escravizar homens e mulheres de Judá e de Jerusalém. Vocês também não são culpados de pecados contra o Senhor Yahweh , o seu Deus Elohym ? (NVI) 11Agora escutem o que vou dizer e mandem de volta os prisioneiros que vocês fizeram entre os seus irmãos, porque o furor da ira do Senhor Yahweh está sobre vocês” (NAA).

(2Cr 28.12-14) 12Então Azarias, filho de Joanã, Berequias, filho de Mesilemote, Jeizquias, filho de Salum, e Amasa, filho de Hadlai, que eram alguns dos chefes de Efraim, questionaram os que estavam chegando da guerra, dizendo: 13“Não tragam os prisioneiros para cá. Caso contrário seremos culpados diante do Senhor Yahweh . Vocês querem aumentar ainda mais o nosso pecado e a nossa culpa? A nossa culpa já é grande, e o fogo da sua ira está sobre Israel” (NVI). 14Então os guerreiros libertaram os prisioneiros e colocaram os despojos diante dos líderes do povo (NVT).

(2Cr 28.15) 15Os quatro homens já mencionados por nome vieram à frente e deram roupas dos despojos aos presos que estavam nus. Vestiram-nos, deram-lhes sandálias, providenciaram comida e bebida para eles e aplicaram bálsamo sobre seus ferimentos. Puseram sobre jumentos aqueles que estavam fracos e levaram todos os prisioneiros de volta para seu povo em Jericó, a cidade das palmeiras. Depois, voltaram para Samaria (NVT).

REINO DE JUDÁ: CIDADE DE JERUSALÉMInvasão dos Edomitas e dos Filisteus

(2Rs 16.6) 6Nessa época, o rei de Edom recuperou a cidade de Elate para os edomitas. Expulsou o povo de Judá e colocou edomitas para morarem ali, onde estão até hoje (NVT).

(2Cr 28.18-19) 18Também os filisteus atacaram as cidades da Sefelá e do sul de Judá. Tomaram Bete-Semes, Aijalom, Gederote, Socó e suas aldeias, Timna e suas aldeias e Ginzo e suas aldeias; e ficaram morando ali. 19Porque o Senhor Yahweh humilhou Judá por causa do rei Acaz, porque este havia permitido que Judá caísse em imoralidade e foi completamente infiel ao Senhor Yahweh (NAA).

O rei Acaz busca ajuda da Assíria ao invés de buscar ajuda em Deus

(2Cr 28.16-17) 16Nessa mesma época, o rei Acaz mandou pedir socorro ao rei da Assíria (NTLH), 17porque, de novo, os edomitas tinham vindo e derrotado Judá, levando alguns prisioneiros (NAA).

(2Cr 28.20-21) 20O rei Tiglate-Pileser, da Assíria, atendeu o pedido de Acaz. Porém, em vez de ajudá-lo, deixou-o num aperto ainda maior (NAA). 21Acaz tomou objetos de valor do Templo do Senhor Yahweh , do palácio real e das casas de seus oficiais e os entregou ao rei da Assíria como tributo, mas de nada adiantou (NVT).

A Revolta de rei Acaz contra o Senhor

(2Cr 28.22-23) 22Mesmo nesse tempo de grande dificuldade, o rei Acaz foi ainda mais infiel ao Senhor Yahweh (NVT). 23Ofereceu sacrifícios aos deuses de Damasco que o haviam derrotado, pois disse: “Visto que esses deuses ajudaram o rei da Síria, também me ajudarão se eu lhes oferecer sacrifícios”. Em vez disso, porém, eles foram a causa de sua ruína e da ruína de todo o Judá (NVT).

(2Cr 28.24-25) 24Acaz pegou os utensílios do Templo de Deus Elohym e os despedaçou. Trancou as portas do Templo do Senhor Yahweh para que ninguém pudesse adorar ali e fez altares idólatras em cada esquina de Jerusalém (NVT). 25Em todas as cidades de Judá construiu altares idólatras para queimar sacrifícios a outros deuses e provocou a ira do Senhor Yahweh , o Deus Elohym dos seus antepassados (NVI).

(2Rs 16.2) 2cAo contrário de seu antepassado Davi, não fez o que era certo aos olhos do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym (NVT).

(2Cr 28.1) 1cAo contrário de Davi, seu predecessor, não fez o que o Senhor Yahweh aprova (NVI).

(2Rs 16.3-4) 3Em vez disso, seguiu o exemplo dos reis de Israel e até sacrificou seu filho no fogo. Desse modo, seguiu as práticas detestáveis das nações que o Senhor Yahweh havia expulsado da terra diante dos israelitas (NVT). 4Também ofereceu sacrifícios e queimou incenso nos altares idólatras, no alto das colinas e debaixo de toda árvore frondosa (NVI).

(2Cr 28.2-4) 2Em vez disso, seguiu o exemplo dos reis de Israel. Fez ídolos de metal para adorar Baal (NVT), 3Queimou sacrifícios no vale de Ben-Hinom e chegou até a queimar seus filhos em sacrifício, imitando os costumes detestáveis das nações que o Senhor Yahweh havia expulsado de diante dos israelitas (NVI). 4Também sacrificou e queimou incenso nos lugares altos, nas colinas e debaixo de toda árvore frondosa (NAA).

Profeta Isaías: Profecia contra Damasco e Efraim

(Is 17.1-3) 1Advertência contra Damasco: “Damasco deixará de ser cidade; e se tornará um monte de ruínas (NVI). 2As cidades da Síria ficarão abandonadas para sempre; os rebanhos irão até lá para descansar, e ninguém os espantará dali (NTLH). 3As cidades fortificadas de Israel também serão destruídas, e acabará o poder do reino de Damasco. Tudo que restar da Síria terá o mesmo destino da glória de Israel”, declara o Senhor Yahweh dos Exércitos (NVT).

(Is 17.4-6) 4“Naquele dia, a glória de Israel perderá seu brilho; seu corpo robusto definhará (NVT). 5Será como quando um ceifeiro junta o trigo e colhe as espigas com o braço, como quando se apanham os feixes de trigo no vale de Refaim. 6Contudo, restarão algumas espigas, como quando se sacode uma oliveira, ficam duas ou três azeitonas nos galhos mais altos e umas quatro ou cinco nos ramos mais produtivos”, anuncia o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel (NVI).

(Is 17.7-9) 7Naquele dia, as pessoas olharão para o seu Criador Asah , e os seus olhos estarão voltados para o Santo Kadosh de Israel (NAA). 8Não buscarão mais a ajuda de seus ídolos, nem adorarão aquilo que suas próprias mãos fizeram. Já não se curvarão para seus postes de Aserá, nem adorarão nos santuários idólatras que construíram (NVT). 9Naquele dia, as cidades que eles fortificaram ficarão como os lugares abandonados no bosque ou no alto das montanhas, os quais no passado foram abandonados diante da chegada dos filhos de Israel, e haverá desolação (NAA).

(Is 17.10-11) 10Porque vocês se esqueceram de Deus Elohym , do seu Salvador e não se lembraram da Rocha, da fortaleza de vocês; então vocês cultivarão as melhores plantas, videiras importadas (NVI). 11Pode ser que elas brotem no dia em que as puser na terra, pode ser que floresçam na manhã em que as plantar, mas você jamais colherá delas uma uva sequer; sua colheita será apenas tristeza e dor contínua (NVT).

(Is 17.12-14) 12Ah! O bramido das numerosas nações; bramam como o mar! Ah, o rugido dos povos; rugem como águas impetuosas! (NVI) 13As nações rugem como as muitas águas, mas Deus as repreenderá, e fugirão para longe; serão afugentadas como a palha dos montes diante do vento e como pó levado pelo tufão. 14Ao anoitecer, eis que há pavor, e, antes que amanheça o dia, já não existem. Este é o destino daqueles que nos despojam e a sorte daqueles que nos saqueiam (NAA).

Profeta Isaías: Profecia contra o Reino de Israel através da Assíria

(Is 9.8-12) 8O Senhor Adonay se pronunciou contra Jacó, seu julgamento caiu sobre Israel (NVT). 9Todo o povo ficará sabendo, tanto Efraim como os habitantes de Samaria, que dizem com orgulho e arrogância de coração (NVI): 10“Os tijolos caíram, mas nós reconstruiremos com pedras lavradas; as figueiras bravas foram derrubadas, mas nós as substituiremos por cedros” (NVI). 11O Senhor Yahweh , porém, trará os inimigos de Rezim contra Israel e instigará seus adversários (NAA). 12Do Oriente vieram os sírios, do Ocidente vieram os filisteus e devoraram Israel com a boca escancarada. Nem com tudo isto se desviou a ira de Deus, e a mão dele continua estendida (NAA).

(Is 9.13-15) 13Mas o povo não voltou para aquele que os feriu, nem buscou o Senhor Yahweh dos Exércitos (NVI). 14Portanto, em um só dia, o Senhor Yahweh destruirá a cabeça e a cauda, o ramo da palmeira e o junco. 15Os líderes de Israel são a cabeça, os profetas mentirosos são a cauda (NVT).

(Is 9.16-17) 16Pois esses líderes enganaram o povo e o conduziram pelo caminho da destruição. 17Por isso o Senhor Adonay não se agrada dos jovens, nem mostra compaixão pelas viúvas e pelos órfãos. Pois todos são hipócritas perversos; todos falam tolices. Mesmo assim, a ira do Senhor não se satisfará; sua mão ainda está levantada para castigar (NVT).

(Is 9.18-21) 18Porque a maldade queima como um fogo, ela devora os espinheiros e as ervas daninhas; incendeia as árvores do bosque, e estas sobem em espessas nuvens de fumaça (NAA). 19A terra ficará ressecada, por causa da fúria do Senhor Yahweh dos Exércitos. O povo servirá de lenha para o fogo, e ninguém poupará sequer seu irmão. 20Atacarão o vizinho à direita, mas continuarão com fome. Devorarão o vizinho à esquerda, mas não se saciarão; por fim, comerão os próprios filhos. 21Manassés se alimentará de Efraim, Efraim se alimentará de Manassés, ambos devorarão Judá. Mesmo assim, a ira do Senhor não se satisfará; sua mão ainda está levantada para castigar (NVT).

(Is 10.1-4) 1“Ai daqueles que fazem leis injustas, que escrevem decretos opressores (NVI), 2para negarem justiça aos pobres, para privarem do seu direito os aflitos do meu povo, a fim de despojarem as viúvas e roubarem os órfãos! (NAA) 3O que farão quando eu os castigar, quando trouxer de uma terra distante calamidade sobre vocês? A quem pedirão ajuda? Onde seus tesouros estarão seguros? 4Serão levados como prisioneiros ou ficarão caídos entre os mortos”. Mesmo assim, a ira do Senhor não se satisfará; sua mão ainda está levantada para castigar (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.