• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 187

187º Dia – 6 de Julho

O REINO DE JUDÁ

CENÁRIO HISTÓRICO: A Blasfêmia do rei Senaqueribe (Aproximadamente 701 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Isaías com 66 anos (Profeta do Reino de Judá)
  • Ezequias com 57 anos (filho de Acaz)
  • 32º ano do reinado de Ezequias (co-regente) (filho de Acaz) sobre Judá
  • 25º ano do reinado de Ezequias (oficial) sobre Judá
  • Manassés com 8 anos (filho de Ezequias)

CIDADE DE JERUSALÉM

(2Cr 32.9) 9aAlgum tempo depois, Senaqueribe, rei da Assíria, junto com o seu exército estava cercando a cidade de Laquis (NTLH).

(Is 36.2) 2O rei da Assíria, que estava em Laquis, enviou Rabsaqué, com um grande exército, a Jerusalém, ao rei Ezequias. Ele parou na extremidade do aqueduto do tanque superior, junto ao caminho do campo do Lavandeiro (NAA).

(2Rs 18.17) 17Contudo enviou o rei da Assíria a Tartã, e a Rabe-Saris, e a Rabsaqué, de Laquis, com grande exército ao rei Ezequias, a Jerusalém; subiram, e vieram a Jerusalém. E, subindo e vindo eles, pararam ao pé do aqueduto da piscina superior, que está junto ao caminho do campo do lavandeiro (ACF).

(2Rs 18.18) 18Mandaram chamar o rei Ezequias, mas ele enviou os seguintes oficiais ao encontro deles: Eliaquim, filho de Hilquias, o administrador do palácio; Sebna, o secretário da corte; e Joá, filho de Asafe, o historiador do reino (NVT).

(Is 36.3) 3Quem saiu ao encontro dele foram Eliaquim, filho de Hilquias, o responsável pelo palácio, Sebna, o escrivão, e Joá, filho de Asafe, o cronista (NAA).

(2Cr 32.9) 9bEle (rei Senaqueribe) enviou alguns oficiais a Jerusalém para entregarem ao rei Ezequias a seguinte mensagem (NTLH):

(2Cr 32.10-15) 10“Assim diz Senaqueribe, rei da Assíria: ‘Em que vocês confiam, para imaginar que sobreviverão quando eu cercar Jerusalém? 11Ezequias disse: ‘O Senhor Yahweh , nosso Deus Elohym , nos salvará do rei da Assíria’. Não é verdade! Ele está enganando vocês e os condenando a morrer de fome e sede! 12Não percebem que o próprio Ezequias destruiu todos os santuários e altares do Senhor? Ordenou que Judá e Jerusalém adorassem somente no altar do Templo e queimassem incenso apenas ali. 13Sem dúvida, vocês sabem o que eu e os reis da Assíria antes de mim fizemos a todos os povos da terra! Acaso algum dos deuses dessas nações livrou seu povo de minhas mãos? 14Qual de seus deuses foi capaz de salvar seu povo do poder destruidor de meus antecessores? O que os faz pensar que seu Deus Elohym poderá livrá-los de minhas mãos? (NVT) 15Portanto, não deixem agora que Ezequias os engane, nem que os incite assim. Não acreditem nele! Porque nenhum deus de nação alguma nem de reino algum foi capaz de livrar o seu povo das minhas mãos, nem das mãos de meus pais. Muito menos o Deus Elohym de vocês será capaz de livrá-los das minhas mãos! (NAA)

(2Rs 18.19-25) 19Rabsaqué disse: “Digam a Ezequias: ‘Assim diz o grande rei, o rei da Assíria’: ‘Que confiança é essa que você tem? (NAA) 20Pensa que meras palavras podem substituir experiência e força militar? Com quem você conta para se rebelar contra mim? (NVT) 21Você está confiando no Egito, aquele caniço quebrado, que espeta e perfura a mão do homem que nele se apoia! Assim o Faraó, rei do Egito, retribui a quem confia nele (NVI). 22Talvez vocês digam: ‘Confiamos no Senhor Yahweh , nosso Deus Elohym !’ Mas não foi a ele que Ezequias insultou? Ezequias não destruiu os santuários e altares dele e obrigou todos em Judá e Jerusalém a adorarem somente no altar em Jerusalém?’ 23Vou lhes dizer uma coisa: ‘Façam um acordo com meu senhor, o rei da Assíria’. Eu lhes darei dois mil cavalos se forem capazes de encontrar homens em número suficiente para montá-los! 24Com seu exército minúsculo, como podem pensar em desafiar até o contingente mais fraco do exército de meu senhor, mesmo com a ajuda dos carros de guerra e dos cavaleiros do Egito? 25Além disso, imaginam que invadimos sua terra sem a direção do Senhor Yahweh ? Foi o próprio Senhor Yahweh que nos disse: ‘Ataquem essa terra e destruam-na!’(NVT)

(Is 36.4-10) 4O porta-voz do rei assírio mandou que transmitissem esta mensagem a Ezequias: “Assim diz o grande rei da Assíria: ‘Em que você confia, que lhe dá tanta segurança? (NVT) 5Você diz que tem estratégia e força militar; mas só palavras vãs. Em quem você confia, para rebelar-se contra mim? 6Pois veja! Agora você está confiando no Egito, aquela cana esmagada, que fura a mão de quem nela se apoia! Assim é o Faraó, o rei do Egito, para todos os que dele dependem (NVI). 7Mas, se você me diz: ‘Confiamos no Senhor Yahweh , nosso Deus Elohym ’, eu pergunto: não é esse aquele cujos lugares altos e altares Ezequias removeu, dizendo a Judá e a Jerusalém que deveriam adorar somente diante do altar em Jerusalém?’ (NAA) 8Eu vou fazer um trato com você em nome do rei. Eu lhe darei dois mil cavalos se você puder arranjar homens suficientes para montá-los. 9Você não poderia vencer nem mesmo o oficial assírio menos graduado e, no entanto, espera que os egípcios lhe mandem carros de guerra e cavalaria! (NTLH) 10E será que você pensa que é sem o consentimento do Senhor Deus Yahweh que eu vim contra esta terra, para a destruir? Foi o próprio Senhor Yahweh quem ordenou que eu atacasse esta terra e a destruísse” (NAA).

(Is 36.11-12) 11Então Eliaquim, Sebna e Joá disseram ao comandante: “Por favor, fala com os seus servos em aramaico, pois entendemos essa língua. Não fales em hebraico, pois assim o povo que está sobre os muros entenderá” (NVI). 12Mas Rabsaqué lhes respondeu: “Você pensa que, o meu senhor, me enviou para dizer estas palavras apenas a você e ao seu rei? Ele me enviou para falar também aos homens que estão sentados sobre a muralha e que, junto com vocês, terão de comer o seu próprio excremento e beber a sua própria urina! (NAA)

(2Rs 18.26-27) 26Então Eliaquim, filho de Hilquias, Sebna e Joá disseram ao porta-voz: “Por favor, fale conosco em aramaico, pois entendemos bem essa língua. Não fale em hebraico, pois o povo sobre o muro o ouvirá”. 27O porta-voz, no entanto, respondeu: “Vocês pensam que, meu senhor, enviou essa mensagem apenas para vocês e para seu senhor? Ele quer que todo o povo a ouça, pois, quando cercarmos esta cidade, eles sofrerão junto com vocês. Ficarão tão famintos e sedentos que comerão as próprias fezes e beberão a própria urina!” (NVT)

(2Rs 18.28-35) 28Então o porta-voz se levantou e gritou em hebraico: “Ouçam esta mensagem do grande rei da Assíria! (NVT) 29Assim diz o rei: ‘Não deixem que Ezequias os engane, pois ele não poderá livrá-los da minha mão. 30Não deixem que Ezequias os leve a confiar no Senhor Yahweh , dizendo: ‘O Senhor Yahweh certamente nos livrará, e esta cidade não será entregue nas mãos do rei da Assíria’’. 31Não deem ouvidos a Ezequias. Porque assim diz o rei da Assíria: ‘Façam as pazes comigo e se entreguem. Então cada um comerá da sua própria videira e da sua própria figueira, e beberá a água da sua própria cisterna (NAA), 32até que eu venha e os leve para uma terra igual à de vocês, terra de cereais, de vinho, terra de pão e de vinhas, terra de oliveiras e de mel. Escolham a vida e não a morte!’ Não deem ouvidos a Ezequias, pois ele os está iludindo, quando diz: ‘O Senhor Yahweh nos livrará’ (NVI). 33Acaso os deuses de alguma outra nação livraram seu povo do rei da Assíria? 34O que aconteceu aos deuses de Hamate e de Arpade? E quanto aos deuses de Sefarvaim, de Hena e de Iva? Acaso algum deus livrou Samaria de meu poder? 35Qual dos deuses de qualquer nação foi capaz de livrar seu povo de meu poder? O que os faz pensar que o Senhor Yahweh pode livrar Jerusalém de minhas mãos?’” (NVT)

(Is 36.13-20) 13Então Rabsaqué se pôs em pé e gritou em hebraico: “Escutem as palavras do grande rei, o rei da Assíria (NAA). 14Assim diz o rei: ‘Não deixem que Ezequias os engane. Ele jamais será capaz de livrá-los. 15Não deixem que ele os convença a confiar no Senhor Yahweh , dizendo: ‘Certamente o Senhor Yahweh nos livrará; esta cidade jamais cairá nas mãos do rei da Assíria’. 16Não deem ouvidos a Ezequias! Estas são as condições que o rei da Assíria oferece: ‘Façam as pazes comigo, abram as portas e saiam. Então, cada um de vocês continuará a comer de sua própria videira e de sua própria figueira e a beber de seu próprio poço. 17Depois, providenciarei que sejam levados a outra terra como esta, uma terra com cereais e vinho novo, com pão e vinhedos (NVT). 18Não deixem que Ezequias os engane, dizendo: ‘O Senhor Yahweh nos livrará’. Será que os deuses das nações puderam livrar, cada um a sua terra, das mãos do rei da Assíria? 19Onde estão os deuses de Hamate e de Arpade? Onde estão os deuses de Sefarvaim? Será que eles livraram Samaria das minhas mãos? (NAA) 20Quem dentre todos os deuses dessas nações conseguiu livrar a sua terra? Como então o Senhor Yahweh poderá livrar Jerusalém das minhas mãos? (NVI)

(2Cr 32.16) 16Os servos de Senaqueribe falaram ainda mais contra o Senhor Yahweh Deus Elohym e contra Ezequias, seu servo (NAA).

(2Cr 32.18-19) 18Os servos gritaram bem alto, em hebraico, ao povo de Jerusalém, que estava sobre a muralha, para os atemorizar e os perturbar, para tomarem a cidade. 19Falaram do Deus Elohym de Jerusalém como falavam dos deuses dos povos da terra, que são obras das mãos dos homens (NAA).

(2Rs 18.36-37) 36Mas o povo permaneceu em silêncio e não disse uma palavra sequer, pois Ezequias havia ordenado: “Não lhe respondam” (NVT). 37Então Eliaquim, filho de Hilquias, o responsável pelo palácio, e Sebna, o escrivão, e Joá, filho de Asafe, o cronista, voltaram para junto do rei Ezequias, com as suas roupas rasgadas, e lhe contaram o que Rabsaqué tinha dito (NAA).

(Is 36.21-22) 21Mas o povo ficou em silêncio e nada respondeu, porque o rei dera esta ordem: “Não lhe respondam” (NVI). 22Então Eliaquim, filho de Hilquias, administrador do palácio, Sebna, secretário da corte, e Joá, filho de Asafe, historiador do reino, voltaram a Ezequias. Rasgaram suas roupas e foram contar ao rei o que o porta-voz tinha dito (NVT).

O rei Ezequias busca ao Senhor

(2Rs 19.1) 1Ao ouvir o relato, o rei Ezequias rasgou as suas vestes, pôs roupas de luto e entrou no Templo do Senhor Yahweh (NVI).

(Is 37.1) 1Quando o rei Ezequias soube disso, rasgou suas vestes, vestiu pano de saco e entrou no Templo do Senhor Yahweh (NVI).

SALMOS DOS FILHOS DE CORÁApelo por Auxílio Divino

(Sl 44.1-2) 1Com os nossos próprios ouvidos ouvimos, ó Deus Elohym ; os nossos antepassados nos contaram os feitos que realizou no tempo deles, nos dias da antiguidade (NVI). 2Com teu poder, expulsou as nações e estabeleceu teu povo na terra. Esmagou os povos inimigos e libertou nossos antepassados (NVT).

(Sl 44.3) 3Não foi por suas espadas que eles conquistaram a terra, não foi pela força de seus braços que alcançaram vitória. Foi pela tua mão direita e pelo teu braço forte, pela luz intensa do teu rosto; foi por causa do teu amor por eles (NVT).

(Sl 44.4-7) 4É o Senhor, meu Rei e meu Deus Elohym ! O Senhor decreta vitórias para Jacó! (NVI) 5Com teu poder, afastamos nossos inimigos; em teu nome, pisoteamos nossos adversários. 6Não confio em meu arco, não conto com minha espada para me salvar. 7O Senhor nos concede vitória sobre nossos inimigos e envergonha os que nos odeiam (NVT).

(Sl 44.8-12) 8Em Deus Elohym , nos temos gloriado continuamente e para sempre louvaremos o teu nome. 9Agora, porém, o Senhor nos rejeitou e nos expôs à vergonha, e já não acompanha os nossos exércitos (NAA). 10Diante dos nossos adversários nos fez bater em retirada, e os que nos odeiam nos saquearam (NVI). 11Entregou-nos como ovelhas para o matadouro e nos espalhou entre as nações. 12Vendeu teu povo precioso por uma ninharia e não teve lucro com a venda (NVT).

(Sl 44.13-16) 13O Senhor nos fez objeto de deboche para os nossos vizinhos, de escárnio e de zombaria aos que nos rodeiam. 14O Senhor fez de nós provérbio entre as nações; os povos nos veem e balançam a cabeça (NAA). 15Sofro humilhação o tempo todo, e o meu rosto está coberto de vergonha 16por causa da zombaria dos que me censuram e me provocam, por causa do inimigo, que busca vingança (NVI).

(Sl 44.17-19) 17Tudo isso nos sobreveio; entretanto, não nos esquecemos de ti, nem fomos infiéis à tua aliança. 18O nosso coração não voltou atrás, nem os nossos passos se desviaram dos teus caminhos (NAA). 19Todavia, o Senhor nos esmagou e fez de nós um covil de chacais e de densas trevas nos cobriu (NVI).

(Sl 44.20-22) 20Se tivéssemos esquecido o nome do nosso Deus Elohym ou se tivéssemos estendido as mãos a um deus estranho (NAA), 21 Deus Elohym não o teria descoberto? Pois ele conhece os segredos do coração! 22Contudo, por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro (NVI).

(Sl 44.23-26) 23Desperta, Senhor Adonay ! Por que dorme? Levanta-te! Não nos rejeite para sempre (NVI). 24Por que esconde o teu rosto e esquece o nosso sofrimento e a nossa aflição? 25Pois a nossa alma está abatida até o pó, e o nosso corpo está como que pegado no chão (NAA). 26Levanta-te! Socorre-nos! Resgata-nos por causa da tua fidelidade (NVI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Você não pode copiar o conteúdo desta página.