• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 186

186º Dia – 5 de Julho

O REINO DE JUDÁ

CENÁRIO HISTÓRICO: Senaqueribe, rei da Assíria invade o Reino de Judá (Aproximadamente 704 a.C.)

CENÁRIO HISTÓRICO:

CURIOSIDADES:

  • Isaías com 63 anos (Profeta do Reino de Judá)
  • Ezequias com 54 anos (filho de Acaz)
  • 29º ano do reinado de Ezequias (co-regente) (filho de Acaz) sobre Judá
  • 23º ano do reinado de Ezequias (oficial) sobre Judá
  • Manassés com 5 anos (filho de Ezequias)

CIDADE DE JERUSALÉM

(2Cr 32.1) 1Depois de tudo o que Ezequias fez com tanta fidelidade, Senaqueribe, rei da Assíria, invadiu Judá. Ele sitiou as cidades fortificadas para conquistá-las (NVI).

Jerusalém se prepara para se defender

(2Cr 32.2-4) 2Quando Ezequias viu que Senaqueribe tinha vindo e estava resolvido a atacar Jerusalém, 3decidiu, em consulta com os seus oficiais e os seus homens valentes, tapar as fontes das águas que havia fora da cidade; e eles o ajudaram. 4Assim, muito povo se ajuntou, e taparam todas as fontes, bem como o ribeiro que corria pelo meio da terra, pois diziam: “Por que viriam os reis da Assíria e achariam tanta água por aqui?” (NAA)

(2Cr 32.5-8) 5Então Ezequias se dedicou a reparar todos os trechos onde o muro estava quebrado, construiu torres e fez outro muro do lado de fora do primeiro. Também reforçou o aterro da Cidade de Davi e fabricou grande quantidade de armas e escudos (NVT). 6Nomeou sobre o povo oficiais militares e os reuniu na praça, junto à porta da cidade, animando-os com estas palavras: 7“Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem se desanimem por causa do rei da Assíria e do enorme exército que está com ele, pois conosco está um poder maior do que o que está com ele. 8Com ele está somente o poder humano, mas conosco está o Senhor Yahweh , o nosso Deus Elohym , para nos ajudar e para travar as nossas batalhas”. E o povo ganhou confiança com o que disse Ezequias, rei de Judá (NVI).

Profeta Isaías: Profecia contra a Assíria

(Is 10.5-11) 5“Que aflição espera a Assíria, a vara de minha ira; uso-a como bastão para expressar minha fúria! 6Envio a Assíria contra uma nação ímpia, contra o povo com o qual estou irado. A Assíria os saqueará e os pisará como pó sob os seus pés. 7O rei da Assíria, porém, não entenderá que é meu instrumento; esse não é seu modo de pensar. Seu plano é somente destruir, derrubar uma nação após a outra (NVT). 8Porque diz: ‘Não são meus comandantes todos eles reis? (NAA) 9Destruímos Calno, como fizemos com Carquemis, Hamate caiu diante de nós, como aconteceu com Arpade, e derrotamos Samaria, como fizemos com Damasco (NVT). 10O meu poder atingiu os reinos dos ídolos, ainda que as suas imagens de escultura eram melhores do que as de Jerusalém e do que as de Samaria. 11Será que não posso fazer com Jerusalém e os seus ídolos o mesmo que fiz com Samaria e os seus ídolos?’(NAA)

(Is 10.12-16) 12Por isso, quando o Senhor Adonay tiver acabado toda a sua obra no monte Sião e em Jerusalém, então castigará a arrogância do coração do rei da Assíria e o excessivo orgulho dos seus olhos. 13Porque o rei disse: “Eu fiz isso com o poder da minha mão e com a minha sabedoria, porque sou inteligente. Removi os limites dos povos, roubei os seus tesouros, e como valente abati os que se assentavam em tronos. 14Meti a mão nas riquezas dos povos como se mete a mão num ninho; e, como se ajuntam os ovos abandonados, assim eu ajuntei toda a terra, e não houve quem batesse as asas, ou abrisse o bico, ou desse um pio” (NAA). 15Mas será que o machado pode se orgulhar de ser mais poderoso que aquele que o usa? É a serra mais importante que a pessoa que com ela corta? Pode a vara golpear se não houver quem a mova? Acaso o cajado de madeira anda sozinho? (NVT) 16Por isso, o Senhor Adon , o Senhor Adonay dos Exércitos, fará definhar os soldados deles, todos robustos, e debaixo da sua glória acenderá uma chama, como a chama de fogo (NAA).

(Is 10.17-19) 17Porque a Luz de Israel virá a ser como fogo, e o seu Santo Kadosh , como labaredas, que, num só dia, queimará e consumirá as ervas daninhas e os espinheiros da Assíria (NAA). 18O Senhor consumirá a glória da Assíria, como o fogo consome um bosque em terra fértil; ela definhará como os enfermos durante uma praga (NVT). 19E as árvores que sobrarem nas suas florestas serão tão poucas que até uma criança poderá contá-las (NVI).

Profeta Isaías: Remanescentes de Israel (Alusão ao 1º Advento do Messias)

(Is 10.20-23) 20Naquele dia, o remanescente de Israel, os sobreviventes da família de Jacó, não dependerão mais de aliados que procuram destruí-los. Confiarão fielmente no Senhor Yahweh , o Santo Kadosh de Israel (NVT). 21Um remanescente voltará, sim, o remanescente de Jacó voltará para o Deus Poderoso El . 22Embora o seu povo, ó Israel, seja como a areia do mar, apenas um remanescente voltará. A destruição já foi decretada, e virá transbordante de justiça (NVI). 23Porque essa destruição, já determinada, o Senhor Adonay , o Senhor Yahoweh dos Exércitos, a executará no meio de toda esta terra (NAA).

Profeta Isaías: Advertência contra as Mulheres de Jerusalém

(Is 32.9-14) 9Vocês, mulheres que vivem tranquilas, levantem-se e ouçam a minha voz; e vocês, filhas que estão confiantes, escutem o que vou dizer (NAA). 10Daqui a pouco mais de um ano, vocês, que se sentem seguras, ficarão apavoradas; a colheita de uvas falhará, e a colheita de frutas não virá (NVI). 11Vocês, mulheres que vivem tranquilas, comecem a sentir pavor; e vocês, que estão confiantes, tremam de medo. Tirem as suas roupas, fiquem nuas, e vistam-se de pano de saco (NAA). 12Batam no peito e chorem pelos campos agradáveis, pelas videiras frutíferas (NVI). 13Sobre a terra do meu povo virão espinheiros e ervas daninhas. Chorem também por causa de todas as casas onde há júbilo, na cidade cheia de alegria (NAA). 14A fortaleza será abandonada, a cidade barulhenta ficará deserta, a cidadela e a torre de sentinela se tornarão covis, uma delícia para os jumentos, uma pastagem para os rebanhos (NVI).

(Is 32.15-20) 15Isso será assim até que se derrame sobre nós o Espírito lá do alto. Então o deserto se tornará em pomar, e o pomar será tido por bosque (NAA). 16A justiça habitará no deserto, e a retidão viverá no campo fértil. 17O fruto da justiça será paz; o resultado da justiça será tranquilidade e confiança para sempre. 18Meu povo viverá em locais pacíficos, em casas seguras, em tranquilos lugares de descanso (NVI), 19mesmo que haja granizo, caia o bosque e a cidade seja inteiramente arrasada (NAA). 20Como vocês serão felizes, semeando perto das águas, e deixando soltos os bois e os jumentos! (NVI)

Profeta Isaías: Advertência contra Sebna, Primeiro-Ministro do rei Ezequias

(Is 22.15-18) 15O Soberano Yahoweh Senhor Yahoweh dos Exércitos me disse: “Confronte Sebna, administrador do palácio, e transmita-lhe esta mensagem (NVT): 16‘O que você está fazendo aqui? Ou que parente você tem aqui, para que abra aqui uma sepultura para você, lavrando num lugar elevado a sua sepultura, escavando na rocha a sua própria morada? (NAA) 17Você é poderoso, mas o Senhor Yahweh vai agarrá-lo e, com toda a força, vai jogá-lo longe (NTLH), 18e o fará rolar como uma bola, lançando-o numa terra espaçosa. Ali você morrerá, e ali acabarão os carros da sua glória. Pois você é a vergonha da casa do seu senhor’(NAA).

(Is 22.19-25) 19“Eu vou removê-lo do seu ofício, e você será derrubado da sua posição (NAA). 20Naquele dia convocarei o meu servo Eliaquim, filho de Hilquias. 21Eu o vestirei com o manto que pertencia a você, com o seu cinto o revestirei de força e a ele entregarei a autoridade que você exercia. Ele será um pai para os habitantes de Jerusalém e para os moradores de Judá. 22Porei sobre os ombros dele a chave do reino de Davi; o que ele abrir ninguém conseguirá fechar, e o que ele fechar ninguém conseguirá abrir (NVI). 23Vou fincá-lo como estaca em lugar firme, e ele será como um trono de honra para a casa de seu pai (NAA). 24Toda a glória de sua família dependerá dele: sua prole e seus descendentes; todos os seus utensílios menores, das bacias aos jarros (NVI). 25Naquele dia, ‘diz o Senhor Yahweh dos Exércitos’, a estaca que tinha sido fincada em lugar firme será tirada, será arrancada e cairá, e a carga que nela estava se desprenderá, ‘porque o Senhor Yahweh o disse’(NAA).

Profeta Isaías: A Misericórdia de Deus – Invasão Assíria

(Is 33.1) 1Ai de você, destruidor que nunca foi destruído! Ai de você, traidor que nunca foi traído! Quando você acabar de destruir, será destruído; quando acabar de trair, será traído (NAA).

(Is 33.2-4) 2 Senhor Yahweh , tem misericórdia de nós! Em ti temos esperado. Sê o Senhor o nosso braço manhã após manhã e a nossa salvação no tempo da angústia. 3Ao ruído do tumulto, os povos fogem; quando o Senhor se ergue, as nações se dispersam. 4Então o despojo que vocês ajuntaram será recolhido como se devorado por uma nuvem de gafanhotos; como os gafanhotos saltam, assim os homens saltarão sobre ele (NAA).

(Is 33.5-6) 5Embora o Senhor Yahweh seja grandioso e viva nos céus, fará de Sião a habitação de sua justiça e retidão (NVT). 6Ó Sião, no seu tempo haverá estabilidade, abundância de salvação, sabedoria e conhecimento. O temor do Senhor Yahweh será o seu tesouro (NAA).

(Is 33.7-9) 7Agora, porém, seus guerreiros valentes choram em público; seus embaixadores da paz derramam lágrimas de amargura (NVT). 8As estradas estão desoladas, ninguém passa por elas. Rompem-se as alianças, as cidades são desprezadas, não há respeito pelas pessoas. 9A terra geme e desfalece; o Líbano se envergonha e murcha; Sarom se torna como um deserto, Basã e Carmelo são despidos de suas folhas (NAA).

(Is 33.10-13) 10“Agora me levantarei”, diz o Senhor Yahweh . “Agora eu me erguerei; agora serei exaltado (NVI). 11Vocês conceberam palha e darão à luz restolho; o sopro que sai da boca de vocês é um fogo que os há de devorar (NAA). 12Os povos serão queimados como se faz com a cal; como espinheiros cortados, serão postos no fogo (NVI). 13Vocês que estão longe, escutem o que eu fiz; e vocês que estão perto, reconheçam o meu poder” (NAA).

(Is 33.14-16) 14Em Sião os pecadores estão aterrorizados; o tremor se apodera dos ímpios: “Quem de nós pode conviver com o fogo consumidor? Quem de nós pode conviver com a chama eterna?” 15Aquele que anda corretamente e fala o que é reto, que recusa o lucro injusto, cuja mão não aceita suborno, que tapa os ouvidos para as tramas de assassinatos e fecha os olhos para não contemplar o mal, 16é esse o homem que habitará nas alturas; seu refúgio será a fortaleza das rochas; terá suprimento de pão, e água não lhe faltará (NVI).

(Is 33.17-19) 17Seus olhos verão o rei em seu esplendor e vislumbrarão o território em toda a sua extensão (NVI). 18O seu coração se lembrará dos terrores, dizendo: “Onde está o escrivão? Onde está aquele que recolheu o tributo? E onde está aquele que contou as torres?” 19Você já não verá aquele povo atrevido, povo de fala obscura, de uma língua estranha, que não se pode entender (NAA).

(Is 33.20-21) 20Olhe para Sião, a cidade das nossas festas; seus olhos verão Jerusalém, morada pacífica, tenda que não será removida; suas estacas jamais serão arrancadas, nem se romperá nenhuma de suas cordas (NVI). 21O Senhor Yahweh será nosso Poderoso; será como um largo rio de proteção que nenhum adversário consegue atravessar, em que nenhuma embarcação inimiga consegue navegar (NVT).

(Is 33.22-24) 22Porque o Senhor Yahweh é o nosso juiz, o Senhor Yahweh é o nosso legislador, o Senhor Yahweh é o nosso Rei; ele nos salvará (NAA). 23Suas cordas se afrouxam: O mastro não está firme, as velas não estão estendidas. Então será dividida grande quantidade de despojos, e até o aleijado levará sua presa (NVI). 24Nenhum morador de Jerusalém dirá: “Estou doente”; o povo que habita nela terá o seu pecado perdoado (NAA).

Profeta Isaías: O Reino de Judá não preciso temer a Assíria

(Is 10.24-27) 24Por isso, assim diz o Senhor Adonay , o Senhor Yahoweh dos Exércitos: “Povo meu, que mora em Sião, não tenha medo da Assíria, quando ela castigar você com uma vara e levantar contra você o seu bastão à maneira dos egípcios (NAA). 25Em breve, minha fúria contra vocês passará, e minha ira se levantará para destruir os assírios”. 26O Senhor Yahweh dos Exércitos os castigará com seu chicote, como fez quando Gideão venceu os midianitas na rocha de Orebe, ou quando o Senhor ergueu sua vara para afogar o exército egípcio no mar (NVT). 27E acontecerá, naquele dia, que a sua carga será tirada do teu ombro, e o seu jugo, do teu pescoço; e o jugo será despedaçado por causa da unção (ARC).

(Is 10.28-34) 28Vejam, agora os assírios estão em Aiate; passam por Migrom, e guardam seus pertences em Micmás. 29Atravessam o desfiladeiro e acampam em Geba. A cidade de Ramá está tomada de medo; o povo de Gibeá, cidade natal de Saul, foge para se salvar. 30Gritem de terror, habitantes de Galim! Alertem Laís! Ah, pobre Anatote! 31O povo de Madmena foge, e os habitantes de Gebim tentam se esconder (NVT). 32Hoje eles vão parar em Nobe; sacudirão o punho para o monte da cidade de Sião, para a colina de Jerusalém. 33Vejam! O Soberano Adon , o Senhor Yahweh dos Exércitos, cortará os galhos com grande força. As árvores altivas serão derrubadas, as altas serão lançadas por terra. 34Com um machado ele ceifará a floresta; o Líbano cairá diante do Poderoso (NVI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.