• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 188

188º Dia – 7 de Julho

REINO DE JUDÁ

CENÁRIO HISTÓRICO: O rei Ezequias busca direção do Profeta Isaías (Aproximadamente 701 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Isaías com 66 anos (Profeta do Reino de Judá)
  • Ezequias com 57 anos (filho de Acaz)
  • 32º ano do reinado de Ezequias (co-regente) (filho de Acaz) sobre Judá
  • 25º ano do reinado de Ezequias (oficial) sobre Judá
  • Manassés com 8 anos (filho de Ezequias)

CIDADE DE JERUSALÉM

(2Rs 19.2-4) 2Ele enviou o administrador do palácio, Eliaquim, o secretário Sebna e os Sacerdotes principais, todos vestidos com pano de saco, ao Profeta Isaías, filho de Amoz. 3Eles lhe disseram: “Assim diz Ezequias: ‘Hoje é dia de angústia, de repreensão e de humilhação; estamos como a mulher que está para dar à luz filhos, mas não tem forças para fazê-los nascer (NVI). 4O rei da Assíria nos mandou o chefe do seu exército para insultar o Deus Elohym vivo. Que o Senhor Yahweh , nosso Deus, escute esses insultos e castigue quem os disse! Portanto, ore a Deus pelas pessoas do nosso povo que ainda estão vivas’” (NTLH).

(Is 37.2-4) 2Então ele mandou que Eliaquim, o responsável pelo palácio, Sebna, o escrivão, e os anciãos dos Sacerdotes, todos vestidos de pano de saco, fossem falar com o Profeta Isaías, filho de Amoz. 3Eles lhe disseram: “Assim diz Ezequias: ‘Este dia é dia de angústia, de castigo e de vergonha. Como se costuma dizer, chegou a hora de a criança nascer, mas a mãe não tem forças para dar à luz. 4É bem possível que o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , tenha ouvido as palavras de Rabsaqué, a quem o rei da Assíria, seu senhor, enviou para afrontar o Deus Elohym vivo, e repreenda as palavras que ouviu. Portanto, ore pelo resto que ficou’” (NAA).

(2Rs 19.5-7) 5Depois que os oficiais do rei Ezequias transmitiram a mensagem ao Profeta Isaías, 6ele respondeu: “Digam ao rei que assim diz o Senhor Yahweh : ‘Não se assuste com os insultos que os mensageiros do rei da Assíria lançaram contra mim. 7Ouça! Eu mesmo agirei contra o rei da Assíria, e ele receberá notícias que o farão voltar para sua terra. Ali eu providenciarei que ele seja morto à espada’ (NVT).

(Is 37.5-7) 5Quando os oficiais do rei Ezequias vieram a Isaías (NVI), 6que lhes disse: “Digam ao rei o seguinte: ‘Assim diz o Senhor Yahweh ’: ‘Não tenha medo por causa das palavras que você ouviu, com as quais os servos do rei da Assíria blasfemaram contra mim (NAA). 7Porei nele um espírito para que, quando ouvir uma certa notícia, volte à sua própria terra, e ali farei com que seja morto à espada’ (NVI).

(Is 14.24-27) 24O Senhor Yahweh dos Exércitos jurou, dizendo: “Como pensei, assim será, e, como determinei, assim acontecerá. 25Esmagarei a Assíria na minha terra e nas minhas montanhas a pisarei, para que o seu jugo se afaste de Israel, e a sua carga se desvie dos ombros dele”. 26Este é o plano que foi elaborado para toda a Terra; e esta é a mão que está estendida sobre todas as nações (NAA). 27O Senhor Yahweh dos Exércitos falou; quem pode mudar seus planos? Quando levanta sua mão, quem pode detê-la? (NVT)

Senaqueribe desafia o Senhor

(2Rs 19.8) 8Enquanto isso, o porta-voz partiu de Jerusalém e foi consultar o rei da Assíria, pois tinha sido informado de que o rei havia deixado Laquis e estava atacando Libna (NVT).

(Is 37.8) 8Rabsaqué voltou e encontrou o rei da Assíria lutando contra Libna, pois tinha ouvido que o rei já se havia retirado de Laquis (NAA).

(2Rs 19.9-13) 9Logo depois, o rei Senaqueribe recebeu a notícia de que Tiraca, rei da Etiópia, havia saído com seu exército para lutar contra ele. Então enviou seus homens de volta a Ezequias em Jerusalém com a seguinte mensagem: 10“Esta é uma mensagem para Ezequias, rei de Judá. Não deixe que seu Deus Elohym , em quem você confia, o engane com promessas de que Jerusalém não será conquistada pelo rei da Assíria. 11Você sabe muito bem o que os reis da Assíria fizeram por onde passaram. Destruíram completamente todos que atravessaram seu caminho! Quem é você para escapar? 12Acaso os deuses de outras nações, como Gozã, Harã, Rezefe, e o povo de Éden, que estava em Telassar, as livraram? Meus antecessores destruíram todos eles! 13O que aconteceu ao rei de Hamate e ao rei de Arpade? O que aconteceu aos reis de Sefarvaim, de Hena e de Iva?” (NVT)

(Is 37.9-13) 9Quando o rei ouviu dizer que Tiraca, rei da Etiópia, havia saído para guerrear contra ele, mandou mensageiros a Ezequias, com esta missão: 10“Digam a Ezequias, rei de Judá: ‘Não deixe que o seu Deus Elohym , em quem você confia, o engane, ao dizer: ‘Jerusalém não será entregue nas mãos do rei da Assíria’. 11Você já ouviu o que os reis da Assíria fizeram com todas as terras, como as destruíram totalmente. E você pensa que poderá escapar? 12Será que os deuses das nações livraram os povos que os meus pais destruíram, Gozã, Harã e Rezefe e os filhos de Éden, que estavam em Telassar? 13Onde está o rei de Hamate, o rei de Arpade, e o rei da cidade de Sefarvaim, de Hena e de Iva?’” (NAA)

(2Cr 32.17) 17Senaqueribe também escreveu cartas insultando o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel, e o desafiando: “Assim como os deuses dos povos das outras terras não livraram o povo deles das minhas mãos, também o Deus Elohym de Ezequias não livrará o seu povo das minhas mãos” (NVI).

A Oração do rei Ezequias e do Profeta Isaías

(Is 37.14) 14Depois que Ezequias recebeu a carta dos mensageiros e a leu, subiu ao Templo do Senhor Yahweh e a estendeu diante do Senhor Yahweh (NVT).

(2Rs 19.14) 14Ezequias recebeu a carta das mãos dos mensageiros e a leu. Então Ezequias subiu à Casa do Senhor Yahweh e estendeu a carta diante do Senhor Yahweh (NAA).

(Is 37.15-20) 15Então Ezequias fez esta oração na presença do Senhor Yahweh (NVT): 16 Senhor Yahweh dos Exércitos, Deus Elohym de Israel, cujo trono está entre os querubins, só o Senhor é Deus Elohym sobre todos os reinos da terra. O Senhor fez os céus e a Terra. 17Dá ouvidos, Senhor Yahweh , e ouve; abre os teus olhos, Senhor Yahweh , e vê; escuta todas as palavras que Senaqueribe enviou para insultar o Deus Elohym vivo. 18É verdade, Senhor Yahweh , que os reis assírios fizeram de todas essas nações e de seus territórios um deserto (NVI). 19Lançaram os deuses dessas nações no fogo e os queimaram. É claro que os assírios conseguiram destruí-los! Não eram deuses de verdade, mas apenas ídolos de madeira e pedra moldados por mãos humanas. 20Agora, Senhor Yahweh , nosso Deus Elohym , salva-nos do poder desse rei; então todos os reinos da terra saberão que somente o Senhor Yahweh , é Deus Elohym (NVT).

(2Rs 19.15-19) 15E Ezequias orou diante do Senhor Yahweh , dizendo: “Ó Senhor Yahweh , Deus Elohym de Israel, que está entronizado acima dos querubins, somente o Senhor é o Deus Elohym de todos os reinos da Terra; o Senhor fez os céus e a Terra. 16Inclina, ó Senhor Yahweh , os ouvidos e ouve; abre, Senhor, os olhos e vê; ouve as palavras de Senaqueribe, as quais ele enviou para afrontar o Deus Elohym vivo. 17É verdade, Senhor Yahweh , que os reis da Assíria assolaram todas as nações e suas terras 18e lançaram no fogo os deuses deles, porque não eram deuses, mas objetos de madeira e pedra, feitos por mãos humanas; por isso, os destruíram. 19Agora, ó Senhor Yahweh , nosso Deus Elohym , livra-nos das mãos dele, para que todos os reinos da terra saibam que só o Senhor, ó Senhor Yahweh , é Deus Elohym (NAA).

(2Cr 32.20) 20Por tudo isso o rei Ezequias e o Profeta Isaías, filho de Amoz, clamaram em oração aos céus (NVI).

SALMOS DE ASAFEAs Grandes Obras e a Misericórdia de Deus

(Sl 77.1-4) 1Elevo a Deus Elohym a minha voz e clamo, elevo a Deus Elohym a minha voz, para que me atenda (ARA). 2No dia da minha angústia, procuro o Senhor Adonay ; erguem-se as minhas mãos durante a noite e não se cansam; a minha alma não encontra consolo. 3Lembro-me de Deus Elohym e começo a gemer; medito, e o meu espírito desfalece (NAA). 4Não me permita fechar os olhos; tão inquieto estou que não consigo falar (NVI).

(Sl 77.5-10) 5Penso nos dias que passaram, nos anos que há muito se foram. 6À noite, relembro canções alegres; consulto minha alma e procuro compreender minha situação (NVT). 7Irá o Senhor Adonay rejeitar-nos para sempre? Jamais tornará a mostrar-nos o seu favor? 8Acaso o Senhor me rejeitou em definitivo? Jamais voltará a ser bondoso comigo? 9Esqueceu-se Deus El de ser misericordioso? Em sua ira refreou sua compaixão? (NVI) 10Pensei: “É por esta razão que sofro; o Altíssimo Elyon voltou sua mão direita contra mim” (NVT).

(Sl 77.11-15) 11Depois, porém, lembro-me de tudo que fez, Senhor Yah ; recordo-me de tuas maravilhas do passado (NVT). 12Meditarei em todas as tuas obras e pensarei em todos os teus feitos poderosos. 13O teu caminho, ó Deus Elohym , é de santidade. Que deus é tão grande como o nosso Deus Elohym ? 14O Senhor é o Deus El que opera maravilhas e, entre os povos, tem feito notório o teu poder (NAA). 15Com teu braço forte resgatou teu povo, os descendentes de Jacó e José (NVT).

(Sl 77.16-20) 16As águas te viram, ó Deus Elohym , as águas te viram e estremeceram; até as profundezas do mar se agitaram (NVT). 17As nuvens despejaram chuvas, ressoou nos céus o trovão; as tuas flechas reluziam em todas as direções. 18No redemoinho, estrondou o teu trovão, os teus relâmpagos iluminaram o mundo; a Terra tremeu e sacudiu-se (NVI). 19O teu caminho foi pelo mar; as tuas veredas passaram pelas grandes águas, mas ninguém encontrou as tuas pegadas (NAA). 20Conduziu teu povo como um rebanho de ovelhas, pelas mãos de Moisés e Arão (NVT).

O Profeta Isaías orienta o rei Ezequias

(2Rs 19.20-24) 20Então Isaías, filho de Amoz, mandou dizer a Ezequias: “Assim diz o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel: ‘Eu ouvi a oração que você me fez a respeito de Senaqueribe, rei da Assíria’ (NAA). 21E o Senhor Yahweh proferiu esta palavra contra ele: ‘A filha virgem de Sião o despreza e ri de você. A filha de Jerusalém balança a cabeça com desdém enquanto você foge (NVT). 22A quem você afrontou e de quem blasfemou? E contra quem você levantou a voz e ergueu os olhos com arrogância? Contra o Santo Kadosh de Israel. 23Por meio dos seus mensageiros, você afrontou o Senhor Adonay e disse: ‘Com a multidão dos meus carros de guerra eu subi ao alto dos montes, ao mais interior do Líbano. Cortei os seus altos cedros e os seus melhores ciprestes; cheguei aos seus abrigos mais distantes, ao seu denso bosque (NAA). 24Cavei poços em muitas terras estrangeiras e me refresquei com sua água. Com a sola de meu pé, sequei todos os rios do Egito!’ (NVT)

(2Rs 19.25-26) 25“Por acaso, você não ouviu que há muito tempo eu, o Senhor, determinei estas coisas, e que já desde os dias remotos as tinha planejado? Agora eu as faço acontecer. Eu quis que você reduzisse a montões de ruínas as cidades fortificadas. 26Por isso, os seus moradores, debilitados, andaram cheios de temor e envergonhados; tornaram-se como a erva do campo, a erva verde, o capim dos telhados e o cereal queimado antes de amadurecer” (NAA).

(2Rs 19.27-28) 27“Mas eu sei onde você está; conheço o seu sair e o seu entrar, e o seu furor contra mim (NAA). 28Sim, contra mim você se enfureceu e o seu atrevimento chegou aos meus ouvidos. Por isso porei o meu anzol em seu nariz e o meu freio em sua boca, e o farei voltar pelo caminho por onde veio” (NVI).

(2Rs 19.32-34) 32“E assim diz o Senhor Yahweh a respeito do rei da Assíria: ‘Seus exércitos não entrarão em Jerusalém, nem dispararão contra ela uma só flecha. Não marcharão com escudos fora de suas portas, nem construirão rampas de terra contra seus muros. 33O rei voltará à terra dele pelo mesmo caminho por onde veio. Não entrará na cidade’, diz o Senhor Yahweh “. 34“Por minha própria honra e por causa de meu servo Davi, defenderei esta cidade e a libertarei” (NVT).

(Is 37.21-25) 21Então Isaías, filho de Amoz, enviou esta mensagem a Ezequias: “Assim diz o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel: ‘Visto que você orou a mim a respeito de Senaqueribe, rei da Assíria” (NVT), 22esta é a palavra que o Senhor Yahweh falou a respeito dele: ‘A virgem, a filha de Sião, desdenha e zomba de você; a filha de Jerusalém meneia a cabeça atrás de você (NAA). 23De quem você zombou e contra quem blasfemou? Contra quem você ergueu a voz e, contra quem levantou seu olhar arrogante? Contra o Santo Kadosh de Israel! (NVI) 24Por meio de seus mensageiros, desafiou o Senhor Adonay . Disse: ‘Com meus numerosos carros de guerra, conquistei os montes mais elevados, sim, os picos mais remotos do Líbano. Cortei seus cedros mais altos e seus melhores ciprestes. Cheguei a suas maiores alturas e explorei suas florestas mais densas (NVT). 25Eu mesmo cavei e bebi as águas e com as plantas de meus pés sequei todos os rios do Egito’ (NAA).

(Is 37.26-27) 26“Mas você não sabe? Eu decidi tudo isso há muito tempo. Planejei essas coisas no passado distante, e agora as realizo. Planejei que você transformaria cidades fortificadas em montes de escombros. 27Por isso, seus habitantes perdem as forças e ficam assustados e envergonhados. São frágeis como a relva, indefesos como brotos verdes e tenros. São como capim que surge no telhado, queimado antes de crescer” (NVT).

(Is 37.28-29) 28“Mas eu o conheço bem; sei onde está e sei de suas idas e vindas; sei como se enfureceu contra mim. 29E, por causa de sua raiva contra mim e de sua arrogância, que eu mesmo ouvi, porei minha argola em seu nariz e meu freio em sua boca. Eu o farei voltar pelo mesmo caminho por onde veio” (NVT).

(Is 37.33-35) 33“Portanto, assim diz o Senhor Yahweh a respeito do rei da Assíria: ‘Ele não entrará nesta cidade, nem lançará nela flecha alguma. Não virá diante dela com escudo, nem construirá rampas de ataque contra ela. 34Pelo caminho por onde vier, por esse voltará; mas nesta cidade não entrará”, diz o Senhor Yahweh “. 35“Porque eu defenderei esta cidade, para a livrar, por amor de mim e por amor do meu servo Davi” (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha carregando...

Você não pode copiar o conteúdo desta página.