• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 189

189º Dia – 8 de Julho

REINO DE JUDÁ

CENÁRIO HISTÓRICO: O Sinal de Deus (Aproximadamente 701 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Isaías com 66 anos (Profeta do Reino de Judá)
  • Ezequias com 57 anos (filho de Acaz)
  • 32º ano do reinado de Ezequias (co-regente) (filho de Acaz) sobre Judá
  • 25º ano do reinado de Ezequias (oficial) sobre Judá
  • Manassés com 8 anos (filho de Ezequias)

CIDADE DE JERUSALÉM

(2Rs 19.29-31) 29Então Isaías disse a Ezequias: “Esta é a prova de que minhas palavras são verdadeiras: ‘Neste ano vocês comerão somente o que crescer por si, e, no ano seguinte, o que brotar disso. Mas, no terceiro ano, semeiem e colham, cuidem de suas videiras e comam de seus frutos (NVT). 30Mais uma vez, um remanescente da tribo de Judá so-breviverá, lançará raízes na terra e se encherão de frutos os seus ra-mos” (NVI). 31“Pois um remanescente de meu povo sairá de Jerusalém, um grupo de sobreviventes partirá do monte Sião”. “O zelo do Senhor Yahweh dos Exércitos fará que isso aconteça!” (NVT)

(Is 37.30-32) 30“E isto será o sinal para você, rei Ezequias: neste ano, se comerá o que nascer espontaneamente e, no segundo ano, o que daí proceder. Mas no terceiro ano semeiem e colham, plantem vinhas e comam os seus frutos (NAA). 31Vocês que restarem em Judá, os que escaparem da destruição, lançarão raízes em seu próprio solo, crescerão e darão frutos (NVT). 32Porque de Jerusalém sairá o remanescente, e do monte Sião, o que escapou. O zelo do Senhor Yahweh dos Exércitos fará isto” (NAA).

SALMOS DE ASAFEDeus é o Justo Ju-iz

(Sl 75.1) 1Graças te rendemos, ó Deus Elohym , graças te rendemos! Invocamos o teu nome, e declaramos as tuas maravilhas (NAA).

(Sl 75.2-7) 2Pois o Senhor tem dito: “Quando chegar o tempo determinado, julgarei com retidão. 3Ainda que tremam a Terra e todos os seus moradores, eu firma-rei as suas colunas” (NAA). 4Adverti aos orgulhosos: ‘Parem de contar vanta-gem!’. Disse aos perversos: ‘Não levantem os punhos! 5Não levantem os punhos aos céus em rebeldia, nem falem com tamanha arrogância’” (NVT). 6Porque não é do Oriente, não é do Ocidente, nem do deserto que vem o auxílio. 7 Deus Elohym é o juiz; a um ele hu-milha, a outro ele exalta (NAA).

(Sl 75.8-9) 8Na mão do Senhor Yahweh está um cálice cheio de vinho espumante e misturado; ele o derrama, e todos os ímpios da Terra o bebem até a última gota. 9Quanto a mim, para sempre anunciarei essas coisas; canta-rei louvores ao Deus Elohym de Jacó (NVI).

(Sl 75.10) 10Ele diz: “Abaterei as forças dos ímpios; mas a força dos justos será exaltada” (NAA).

A Derrota do Exército Assírio

(2Rs 19.35-36) 35Naquela noite, o anjo do Senhor Yahweh foi ao acampamento assírio e matou cento e oitenta e cinco mil soldados assírios. Quando os sobreviventes acordaram na manhã seguinte, encontraram cadáveres por toda parte. 36Então Senaqueribe, rei da Assíria, levantou acampamento e partiu para sua terra. Voltou para Nínive e ali ficou (NVT).

(Is 37.36-37) 36Então o anjo do Senhor Yahweh saiu e matou cento e oitenta e cinco mil homens no acampamento assírio. Quando o povo se levantou na manhã seguinte, só havia cadáveres! 37Assim Senaqueribe, rei da Assíria, fugiu do acampamento, voltou para Nínive e lá ficou (NVI).

(2Cr 32.21-22) 21E o Senhor Yahweh enviou um anjo que destruiu todos os homens valentes, os chefes e os príncipes no arraial do rei da Assíria; e este, com o rosto coberto de vergonha, voltou para a sua terra. Quando ele entrou no templo de seu deus, os seus próprios filhos ali o mataram à espada. 22Assim o Senhor Yahweh livrou Ezequias e os moradores de Jerusalém das mãos de Senaqueribe, rei da Assíria, e das mãos de todos os inimi-gos; e lhes deu paz por todos os lados (NAA).

SALMOS DE ASAFEA Majestade e o Poder de Deus

(Sl 76.1-2) 1Em Judá Deus Elohym é conhecido; o seu nome é grande em Israel (NVI). 2Em Salém está o seu Tabernáculo, e, em Sião, a sua morada (NAA).

(Sl 76.3-5) 3Quebrou ali as flechas flamejantes do inimi-go, os escudos, as espadas e as armas de guerra (NVT). 4O Senhor é ilustre e mais glorioso do que os montes eternos (NAA). 5Os inimigos mais valentes foram saqueados e jazem no sono da morte; nenhum guerreiro foi capaz de levantar as mãos (NVT).

(Sl 76.6-7) 6Ante a tua repreensão, ó Deus Elohym de Jacó, carros de guerra e cavalos foram lançados num sono profundo. 7O Senhor, sim, o Senhor é terrível; se está irado, quem pode permanecer na tua presença? (NAA)

(Sl 76.8-9) 8Desde os céus fez ouvir o teu juízo; a terra tremeu e se aquietou (NAA), 9quando o Se-nhor, ó Deus Elohym , se levantou para julgar, para salvar todos os oprimidos da Terra (NVI).

(Sl 76.10-12) 10A rebeldia humana resultará em tua glória, pois o Senhor a usa como arma (NVT). 11Façam votos ao Senhor Yahweh , ao seu Deus Elohym , e não deixem de cumpri-los; que todas as nações vizinhas tragam presentes a quem todos devem temer. 12Ele tira o ânimo dos governantes e é temido pelos reis da Terra (NVI).

Profeta Isaías: O Povo de Deus em Paz (Canção em Alusão à Era Messiânica)

(Is 26.1-7) 1Naquele dia, se entoará este cântico na terra de Judá: “Temos uma cidade forte, na qual Deus põe a salvação como muralha e defesa. 2Abram os portões, para que entre a nação justa, que guarda a fidelidade. 3O Senhor con-servará em perfeita paz aquele cujo propósito é firme, porque ele confia em ti (NAA). 4Confiem para sempre no Senhor Yahweh , pois o Senhor Yahweh , somente o Senhor, é a Rocha eterna. 5Ele humilha os que habitam nas alturas, rebaixa e arrasa a cidade altiva, e a lança ao pó. 6Pés as pisoteiam, os pés dos necessitados, os passos dos pobres. 7A vereda do justo é plana; o Senhor que é reto, torna suave o caminho do justo” (NVI).

(Is 26.8-10) 8“Também através dos teus juízos, Senhor Yahweh , te esperamos; no teu nome e na tua memória está o desejo da nossa alma (NAA). 9A minha alma suspira por ti durante a noite; e logo cedo o meu espírito por ti anseia, pois, quando se veem na terra as tuas ordenanças, os habitantes do mundo aprendem justiça. 10Ainda que se tenha compaixão do ímpio, ele não aprenderá a justiça; na terra da retidão ele age perversamente, e não vê a majestade do Senhor Yahweh (NVI).

(Is 26.11-12) 11 Senhor Yahweh , a tua mão está levantada, mas eles não a veem! Porém eles verão o teu zelo pelo povo e ficarão envergonhados. Que o teu furor, por causa dos teus adversários, os consuma. 12 Senhor Yahweh , concede-nos a paz, porque todas as nossas obras o Senhor as faz por nós” (NAA).

(Is 26.13-15) 13“Ó Senhor Yahweh , nosso Deus Elohym , outros se-nhores têm tido domínio sobre nós, mas nós louvamos unicamente o teu no-me. 14Eles estão mortos, não vol-tarão a viver; são apenas sombras, não ressuscitarão. Porque o Senhor os castigou e destruiu, e apagou completamente a lembrança deles” (NAA). 15“Ó Senhor Yahweh , o Senhor engrandeceu nosso povo; sim, o Senhor nos tornou grandes. Expandiu nossas fronteiras e foi glorifica-do” (NVT).

(Is 26.16-19) 16 Senhor Yahweh , na angústia te buscaram; vindo sobre eles a tua correção, derramaram as suas orações. 17Como a mulher grávida que vai dar à luz se contorce e grita de dor, assim estávamos nós na tua presença, ó Senhor Yahweh ! (NAA) 18Nós também nos contorcemos de dor intensa, mas nosso sofrimento em nada resultou. Não trouxemos salvação à Terra, nem vida ao mun-do” (NVT). 19Os teus mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão. Despertem e cantem de alegria, vocês que habitam no pó, porque o teu orvalho, ó Deus, será como o orvalho de vida, e a terra dará à luz os seus mortos” (NAA).

(Is 26.20-21) 20“Vá para casa, meu povo, e tranque as portas! Esconda-se por um breve tempo, até que tenha passado a ira do Senhor (NVT). 21Vejam! O Senhor Yahweh está saindo da sua habitação para castigar os moradores da terra por suas iniquidades. A terra mos-trará o sangue derramado sobre ela; não mais encobrirá os seus mortos” (NVI).

Profeta Isaías: A Redenção de Israel (Alusão à Era Messiânica)

(Is 27.1) 1Naquele dia, com a sua espada terrível, grande e forte, o Senhor Yahweh castigará o Leviatã, serpente veloz, o Leviatã, serpente sinuosa; ele ma-tará o monstro que está no mar (NAA).

(Is 27.2-6) 2“Naquele dia, cantem sobre a videira frutífera. 3Eu, o Senhor Yahweh , a vigiarei e a regarei com cuidado. Dia e noite a vigiarei, para que ninguém lhe cause dano. 4Minha ira terá passado; se houver espinhos e mato cres-cendo ali, eu os atacarei e os queimarei, 5a menos que se voltem para mim e me peçam ajuda. Que façam as pazes comigo, sim, que façam as pazes comigo (NVT). 6Virão dias em que Jacó lançará raízes e Israel florescerá e brotará; e encherão o mundo de frutos” (NAA).

Profeta Isaías: Deus purifica seu Povo por meio do Exílio

(Is 27.7-9) 7Será mesmo que o Senhor castigou Israel como fez com aqueles que castigaram o seu povo? Ou o matou, assim como fez com aqueles que mataram o seu povo? (NAA) 8Não, mas os exilou para que lhe pres-tassem contas; foram exilados de sua terra, como se um vento oriental os tivesse soprado para longe. 9O Senhor fez isso para purificar Israel de sua perversidade, para remover todo o seu pecado. Por isso, todos os santuários idólatras serão reduzidos a pó; ne-nhum poste de Aserá ou altar de incenso continuará em pé (NVT).

(Is 27.10-11) 10As cidades fortificadas ficarão silenciosas e vazias, as casas, abandonadas, as ruas, cobertas de ervas daninhas. Bezerros pastarão ali e mastigarão brotos e ramos. 11Israel é como os ramos secos de uma árvore, quebrados e usados para acender o fogo sob as panelas; é nação tola e insensata. Por isso, aquele que os criou não terá compaixão nem misericórdia (NVT).

Profeta Isaías: A Misericórdia de Deus

(Is 27.12-13) 12Chegará o dia, porém, em que o Senhor Yahweh os ajuntará como grãos colhidos à mão. Um por um, ele os reu-nirá, desde o rio Eufrates, no Leste, até o ribeiro do Egito, no oeste (NVT). 13Naquele dia, se tocará uma grande trombeta, e os que andavam per-didos pela terra da Assíria e os que foram desterrados para a terra do Egito virão e ado-rarão o Senhor Yahweh no monte santo em Jerusalém (NAA).

O rei Ezequias volta a prosperar em seu Reinado

(2Cr 32.23) 23Daquela ocasião em diante, o rei Ezequias se tornou muito respeitado entre todas as nações, e muitos traziam a Jerusalém ofertas para o Senhor Yahweh e presentes valiosos para o rei (NVT).

(2Cr 32.27-28) 27Ezequias teve riquezas e glória em grande abundância. Construiu depósitos para guardar a prata, o ouro, as pedras preciosas, as especiarias, os escudos e todos os objetos de valor. 28Também construiu armazéns para a colheita do cereal, do vinho e do azeite, estrebarias para toda espécie de animais e currais para os rebanhos (NAA).

(2Cr 32.29-30) 29Edificou cidades e teve ovelhas e vacas em abundância, porque Deus Elohym lhe tinha dado muitos bens (NAA). 30Foi Ezequias que bloqueou o manancial superior da fonte de Giom e, canalizou a água para a parte Oeste da cidade de Davi. Ele foi bem-sucedido em tudo o que se propôs a fazer (NVI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha carregando...

Você não pode copiar o conteúdo desta página.