• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 198

198º Dia – 17 de Julho

REINO DE JUDÁ

CENÁRIO HISTÓRICO: Continuação do Ministério Profético de Isaías (Aproximadamente 685 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Isaías com 82 anos (Profeta do Reino de Judá)
  • Manassés com 24 anos (filho de Ezequias)
  • 12º ano do reinado de Manassés (filho de Ezequias) sobre Judá

CIDADE DE JERUSALÉM – Profeta Isaías: A Salvação vinda do Senhor (Alusão à Era Messiânica)

(Is 52.1-2) 1Acorde! Acorde, ó Sião, e revista-se de força! Vista as suas roupas finas, ó Jerusalém, Cidade Santa, porque os incircuncisos e imundos nunca mais entrarão em você (NAA). 2Sacuda para longe a sua poeira; levante-se, sente-se entronizada, ó Jerusalém. Livre-se das correntes em seu pescoço, ó cidade cativa de Sião (NVI).

(Is 52.3) 3Pois assim diz o Senhor Yahweh : “Vocês foram vendidos por nada, e sem dinheiro vocês serão resgatados” (NVI).

(Is 52.4-6) 4Pois assim diz o Soberano Yahoweh Senhor Adonay : “No início o meu povo desceu para morar no Egito; ultimamente a Assíria os tem oprimido. 5E agora o que tenho aqui?”, pergunta o Senhor Yahweh . “Pois o meu povo foi levado por nada, e aqueles que os dominam zombam”, diz o Senhor Yahweh . “E o dia inteiro o meu nome é constantemente blasfemado (NVI). 6Por isso, o meu povo saberá o meu nome; por isso, naquele dia, saberá que sou eu quem diz: ‘Eis-me aqui’” (NAA).

(Is 52.7-8) 7Quão formosos são sobre os montes os pés do que anuncia boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: “O seu Deus Elohym reina!” 8Eis o grito dos seus atalaias! Eles erguem a voz e juntos gritam de alegria, porque com os seus próprios olhos veem o retorno do Senhor Yahweh a Sião (NAA).

(Is 52.9-12) 9Que as ruínas de Jerusalém gritem de alegria, pois o Senhor Yahweh consolou seu povo; ele resgatou Jerusalém (NVT). 10O Senhor Yahweh desnudou o seu santo braço à vista de todas as nações, e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus Elohym (NAA). 11Saiam! Saiam e deixem para trás o cativeiro, não toquem no que é impuro. Saiam daí e purifiquem-se, vocês que levam de volta os objetos sagrados do Senhor Yahweh (NVT). 12Porque vocês não sairão às pressas, nem partirão como quem foge. Porque o Senhor Yahweh irá adiante de vocês, e o Deus Elohym de Israel será a sua retaguarda (NAA).

Profeta Isaías: O Sofrimento e a Vitória do Servo do Senhor (Alusão ao 1º Advento do Messias)

(Is 52.13-15) 13“Vejam, o meu servo agirá com sabedoria; será levantado e erguido e muitíssimo exaltado (NVI). 14Muitos, porém, ficaram espantados quando o viram: seu rosto estava tão desfigurado que mal parecia humano; por seu aspecto, quase não era possível reconhecê-lo como homem. 15Ele causará assombro em muitas nações; reis ficarão mudos diante dele, pois verão aquilo que ninguém lhes havia falado, entenderão aquilo que nunca tinham ouvido” (NVT).

(Is 53.1-3) 1Quem creu em nossa mensagem e a quem foi revelado o braço do Senhor Yahweh ? (NVI) 2Meu servo cresceu em sua presença, como tenro broto verde, como raiz em terra seca. Não havia nada de belo nem majestoso em sua aparência, nada que nos atraísse. 3Foi desprezado e rejeitado, homem de dores, que conhece o sofrimento mais profundo”. Demos as costas para ele e desviamos o olhar; ele foi desprezado, e não nos importamos (NVT).

(Is 53.4-5) 4No entanto, era o nosso sofrimento que ele estava carregando, era a nossa dor que ele estava suportando. E nós pensávamos que era por causa das suas próprias culpas que Deus o estava castigando, que Deus Elohym o estava maltratando e ferindo (NTLH). 5Mas ele foi traspassado por causa das nossas transgressões e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos sarados (NAA).

(Is 53.6-9) 6Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu próprio caminho, mas o Senhor Yahweh fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós (NAA). 7Ele foi oprimido e afligido, contudo, não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca (NVI). 8Condenado injustamente, foi levado embora. Ninguém se importou de ele morrer sem deixar descendentes, de sua vida ser cortada no meio do caminho. Mas ele foi ferido mortalmente por causa da rebeldia do meu povo. 9Não havia cometido nenhuma injustiça e jamais havia enganado alguém. Ainda assim, foi sepultado como criminoso, colocado no túmulo de um homem rico (NVT).

(Is 53.10-12) 10Fazia parte do plano do Senhor Yahweh esmagá-lo e causar-lhe dor. Quando, porém, sua vida for entregue como oferta pelo pecado, ele terá muitos descendentes. Terá vida longa, e o plano do Senhor Yahweh prosperará em suas mãos. 11“Quando ele vir tudo que resultar de sua angústia, ficará satisfeito. E, por causa de tudo que meu servo justo passou, ele fará que muitos sejam considerados justos, pois levará sobre si os pecados deles (NVT). 12Por isso, eu lhe darei a sua parte com os grandes, e com os poderosos ele repartirá o despojo, pois derramou a sua alma na morte e foi contado com os transgressores. Contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu” (NAA).

Profeta Isaías: Uma Aliança Eterna (Alusão à Era Messiânica)

(Is 54.1) 1“Cante, ó estéril, você que não deu à luz; exulte e grite de alegria, você que nunca sentiu dores de parto! Porque os filhos da mulher solitária são mais numerosos do que os filhos da casada”, diz o Senhor Yahweh (NAA).

(Is 54.2-3) 2Alargue o espaço de sua tenda e aumente o toldo de sua habitação; não o impeça; alongue as cordas e firme bem as estacas. 3Porque você se expandirá para a direita e para a esquerda; a sua posteridade possuirá as nações e fará com que se povoem as cidades arrasadas (NAA).

(Is 54.4-5) 4Não tenha medo, porque você não será envergonhada; não tenha vergonha, porque você não sofrerá humilhação. Você se esquecerá da vergonha da sua mocidade e não mais se lembrará da desgraça da sua viuvez. 5Porque o seu Criador é o seu marido; Senhor Yahweh dos Exércitos é o seu nome. O Santo Kadosh de Israel é o seu Redentor; ele é chamado “O Deus Elohym de toda a Terra” (NAA).

(Is 54.6-8) 6Porque o Senhor Yahweh chamou você como se chama a mulher abandonada e de espírito abatido, como se chama a mulher da mocidade, que havia sido repudiada, diz o seu Deus Elohym (NAA). 7“Por um breve tempo eu a abandonei, mas com grande compaixão a receberei de volta. 8Num ímpeto de fúria, escondi meu rosto de você por um momento, mas com amor eterno terei compaixão de você”, diz o Senhor Yahweh , seu Redentor (NVT).

(Is 54.9-10) 9“Assim como jurei no tempo de Noé que nunca mais cobriria a Terra com um dilúvio, agora juro que nunca mais ficarei irado com você nem a castigarei. 10Pois, ainda que os montes se movam e as colinas desapareçam, meu amor por você permanecerá. A aliança de minha bênção jamais será quebrada”, diz o Senhor Yahweh , que tem compaixão de você (NVT).

Profeta Isaías: A Nova Jerusalém

(Is 54.11-15) 11“Você, oprimida, arrojada com a tormenta e desconsolada, eis que eu assentarei as tuas pedras com todo o ornamento, e te fundarei sobre as safiras (ACF). 12As suas torres serão de rubis, os seus portões serão de esmeraldas e toda a sua muralha será de pedras preciosas. 13Todos os seus filhos serão ensinados pelo Senhor Yahweh , e será grande a paz de seus filhos. 14Você será estabelecida em justiça. Ficará longe da opressão, porque não temerá; ficará longe do terror, porque ele não chegará perto de você. 15Se alguém a atacar, isso não procederá de mim; mas quem a atacar cairá diante de você” (NAA).

(Is 54.16-17) 16Eis que eu criei o ferreiro, que assopra as brasas no fogo e que produz a arma para o seu devido fim; também criei o assolador, para destruir (ARA). 17Nenhuma arma forjada contra você prosperará; e você condenará toda língua que quiser acusá-la em juízo. Esta é a herança dos servos do Senhor Yahweh e a sua justiça que procede de mim”, diz o Senhor Yahweh (NAA).

Profeta Isaías: O Convite Gracioso de Deus para com Todos (Alusão ao Final dos Tempos)

(Is 55.1-2) 1“Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; e, vocês que não possuem dinheiro algum, venham, comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo (NVI). 2Por que vocês gastam o dinheiro naquilo que não é pão, e o seu suor, naquilo que não satisfaz? Ouçam com atenção o que eu digo, comam o que é bom e vocês irão saborear comidas deliciosas” (NAA).

(Is 55.3-5) 3Dêem ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva. Farei uma aliança eterna com vocês, minha fidelidade prometida a Davi (NVI). 4Vejam como eu o usei para mostrar meu poder aos povos; eu o fiz governante das nações. 5Vocês também darão ordens a nações que não conhecem, e povos desconhecidos virão correndo lhes obedecer. Pois eu, o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , o Santo Kadosh de Israel, os tornei gloriosos” (NVT).

(Is 55.6-7) 6Busquem o Senhor Yahweh enquanto ele pode ser encontrado; invoquem-no enquanto ele está perto. 7Que o ímpio abandone o seu mau caminho, e o homem mau, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor Yahweh , que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus Elohym , porque é rico em perdoar (NAA).

(Is 55.8-11) 8“Porque os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, e os caminhos de vocês não são os meus caminhos”, diz o Senhor Yahweh (NAA). 9“Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos. 10Assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para ele sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come, 11assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: ‘Ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei’” (NVI).

(Is 55.12-13) 12Vocês sairão com alegria e em paz serão guiados; os montes e as colinas romperão em cânticos diante de vocês, e todas as árvores do campo baterão palmas (NAA). 13No lugar do espinheiro crescerá o pinheiro, e em vez de roseiras bravas crescerá a murta. Isso resultará em renome para o Senhor Yahweh , para sinal eterno, que não será destruído (NVI).

Profeta Isaías: Mensagem contra a Babilônia

(Is 13.1-3) 1Advertência contra a Babilônia, que Isaías, filho de Amoz, recebeu em visão: 2Levantem uma bandeira no topo de uma colina desnuda, gritem a eles; chamem-nos com um aceno, para que entrem pelas portas dos nobres (NVI). 3Eu dei ordens aos meus consagrados, sim, chamei os meus valentes, os que exultam com a minha majestade, para que executem a minha ira (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.