• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 197

197º Dia – 16 de Julho

REINO DE JUDÁ

CIDADE DE JERUSALÉMReinado de Manassés

(2Rs 21.1) 1aManassés tinha doze anos de idade quando se tornou rei de Judá (NTLH).

(2Cr 33.1) 1aManassés tinha doze anos de idade quando começou a reinar (NAA).

(2Rs 21.1) 1cA mãe dele se chamava Hefziba (NTLH).

(2Rs 21.2) 2Fez o que era mau aos olhos do Senhor, segundo as coisas abomináveis das nações que o Senhor havia expulsado de diante dos filhos de Israel (NAA).

(2Cr 33.2) 2Fez o que era mau aos olhos do Senhor e seguiu as práticas detestáveis das nações que o Senhor havia expulsado de diante dos israelitas (NVT).

(2Rs 21.3-6) 3Reconstruiu os santuários idólatras que seu pai, Ezequias, havia destruído. Construiu altares para Baal e ergueu um poste de Aserá, como Acabe, rei de Israel, havia feito. Também se curvou diante de todos os astros dos céus e lhes prestou culto. 4Construiu altares idólatras no Templo do Senhor, sobre o qual o Senhor tinha dito: “Meu nome permanecerá em Jerusalém para sempre”. 5Nos dois pátios do Templo do Senhor, construiu altares para os astros do céu (NVT). 6Chegou a queimar o próprio filho em sacrifício, praticou feitiçaria e adivinhação e consultou médiuns e espíritas. Fez o que o Senhor reprova, provocando-o à ira (NVI).

(2Cr 33.3-6) 3Pois reconstruiu os lugares altos que Ezequias, seu pai, havia derrubado, levantou altares aos baalins, fez postes da deusa Aserá, prostrou-se diante de todo o exército dos céus e o serviu (NAA). 4Construiu altares no Templo do Senhor, do qual o Senhor tinha dito: “Meu nome permanecerá para sempre em Jerusalém”. 5Nos dois pátios do Templo do Senhor ele construiu altares para todos os exércitos celestes (NVI). 6Manassés também sacrificou seus filhos no fogo no vale de Ben-Hinom. Praticou feitiçaria, adivinhação e magia e consultou médiuns e praticantes do ocultismo. Fez muitas coisas perversas aos olhos do Senhor e, com isso, provocou sua ira (NVT).

(2Rs 21.7-9) 7Manassés chegou a fazer uma imagem esculpida da deusa Aserá e colocá-la no Templo, sobre o qual o Senhor tinha dito a Davi e a seu filho Salomão: “Meu nome será honrado para sempre neste Templo em Jerusalém, a cidade que escolhi dentre todas as tribos de Israel (NVT). 8E não farei com que os pés de Israel andem errantes, longe da terra que dei aos seus pais, desde que eles tenham o cuidado de fazer segundo tudo o que lhes tenho mandado e conforme toda a Lei que Moisés, meu servo, lhes ordenou” (NAA). 9Mas o povo se recusou a ouvir, e Manassés os levou a fazer coisas piores do que as nações que o Senhor tinha destruído quando os israelitas entraram na terra (NVT).

(2Cr 33.7-8) 7Também pôs a imagem de escultura do ídolo que tinha feito na Casa de Deus, a respeito da qual Deus tinha dito a Davi e a seu filho Salomão: “Neste Templo e em Jerusalém, que escolhi de todas as tribos de Israel, porei o meu nome para sempre (NAA). 8Se os israelitas tiverem o cuidado de obedecer a meus mandamentos, todas as leis, estatutos e decretos que meu servo Moisés lhes deu, não os expulsarei desta terra que dei a seus antepassados” (NVT).

(2Cr 33.9) 9Manassés, porém, desencaminhou Judá e o povo de Jerusalém, a ponto de fazerem pior do que as nações que o Senhor havia destruído diante dos israelitas (NVI).

O Descontentamento de Deus para com o rei Manassés

(2Rs 21.10-15) 10Então o Senhor disse por meio de seus servos, os profetas: 11“Manassés, rei de Judá, fez muitas coisas detestáveis. É ainda mais perverso que os amorreus que habitavam nesta terra antes de Israel e fez o povo de Judá pecar com seus ídolos. 12Portanto, assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Trarei desgraça tão grande sobre Jerusalém e Judá que fará tinir os ouvidos daqueles que ouvirem a respeito (NVT). 13Estenderei sobre Jerusalém o fio de medir utilizado contra Samaria e o fio de prumo usado contra a família de Acabe. Limparei Jerusalém como se lava um prato, lavando-o e virando-o de cabeça para baixo. 14Abandonarei o remanescente da minha herança e o entregarei nas mãos de seus inimigos. Serão despojados e saqueados por todos os seus adversários (NVI). 15Porque fizeram o que era mau aos meus olhos e me provocaram à ira, desde o dia em que os pais deles saíram do Egito até o dia de hoje’(NAA).

(2Cr 33.10) 10O Senhor falou a Manassés e ao seu povo, porém não lhe deram ouvidos (NAA).

Profeta Isaías: As Maldades do Povo de Judá

(Is 1.2-3) 2Ouçam, ó céus! Escute, ó terra! Pois o Senhor falou: “Criei filhos e os fiz crescer, mas eles se revoltaram contra mim. 3O boi reconhece o seu dono, e o jumento conhece a manjedoura do seu proprietário, mas Israel nada sabe, o meu povo nada compreende” (NVI).

(Is 1.4-6) 4Ah, nação pecadora, povo carregado de iniquidade! Raça de malfeitores, filhos dados à corrupção! Abandonaram o Senhor; desprezaram o Santo de Israel e o rejeitaram (NVI). 5Por que vocês insistem em ser castigados? Por que continuam em rebeldia? Toda a cabeça está doente, e todo o coração está enfermo. 6Desde a planta do pé até o alto da cabeça não há nada são, a não ser feridas, contusões e chagas abertas, umas e outras que não foram limpas, nem atadas, nem tratadas com azeite (NAA).

(Is 1.7-9) 7A terra de vocês está devastada, suas cidades foram destruídas a fogo; os seus campos estão sendo tomados por estrangeiros, diante de vocês, e devastados como a ruína que os estrangeiros costumam causar. 8Só restou a cidade de Sião como tenda numa vinha, como abrigo numa plantação de melões, como uma cidade sitiada (NVI). 9Se o Senhor dos Exércitos não houvesse poupado alguns de nós, teríamos sido exterminados como Sodoma e destruídos como Gomorra (NVT).

Profeta Isaías: O Culto Hipócrita é Condenado

(Is 1.10-14) 10Governantes de Sodoma, ouçam a palavra do Senhor! Vocês, povo de Gomorra, escutem a instrução de nosso Deus! 11“Para que me oferecem tantos sacrifícios?”, pergunta o Senhor. “Para mim, chega de holocaustos de carneiros e da gordura de novilhos gordos; não tenho nenhum prazer no sangue de novilhos, de cordeiros e de bodes! (NVI) 12Quem lhes pediu que fizessem esse alvoroço por meus pátios quando vêm me adorar? 13Parem de trazer ofertas inúteis; o incenso que oferecem me dá náusea! Suas Festas de Lua Nova, seus Shabaths e seus dias especiais de jejum são pecaminosos e falsos; não aguento mais suas reuniões solenes! (NVT) 14As Festas da Lua Nova e as solenidades, a minha alma as odeia; já são um peso para mim; estou cansado de suportá-las” (NAA).

(Is 1.15-17) 15“Quando vocês estendem as mãos, eu fecho os meus olhos; sim, quando multiplicam as suas orações, não as ouço, porque as mãos de vocês estão cheias de sangue (NAA). 16Lavem-se e limpem-se! Removam seus pecados de minha vista e parem de fazer o mal (NVT). 17Aprendam a fazer o bem; busquem a justiça, repreendam o opressor; garantam o direito dos órfãos, defendam a causa das viúvas” (NAA).

Profeta Isaías: O Convite da Graça

(Is 1.18-20) 18O Senhor diz: “Venham, pois, e vamos discutir a questão. Ainda que os pecados de vocês sejam como o escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, eles se tornarão como a lã. 19Se estiverem dispostos e me ouvirem, vocês comerão o melhor desta terra. 20Mas, se recusarem e forem rebeldes, vocês serão devorados pela espada”; porque a boca do Senhor o disse (NAA).

Profeta Isaías: O Julgamento e a Redenção de Jerusalém

(Is 1.21-26) 21Vejam como a cidade fiel se tornou prostituta! Antes cheia de justiça e habitada pela retidão, agora está cheia de assassinos! (NVI) 22Antes era como prata, agora se tornou coisa desprezível. Antes era pura, agora é como vinho misturado com água. 23Seus líderes são rebeldes, companheiros de ladrões. Todos eles amam subornos e exigem propinas, mas não defendem a causa dos órfãos nem se preocupam com os direitos das viúvas (NVT). 24Por isso o Soberano, o Senhor dos Exércitos, o Poderoso de Israel, anuncia: “Ah! Derramarei minha ira sobre os meus adversários e me vingarei dos meus inimigos. 25Voltarei minha mão contra você; tirarei toda a sua escória e removerei todas as suas impurezas (NVI). 26Eu lhe darei bons juízes e conselheiros sábios, como tinha no passado. Então você voltará a ser chamada de Centro da Justiça e Cidade Fiel” (NVT).

(Is 1.27-31) 27Sião será redimida com justiça, com retidão os que se arrependerem. 28Mas os rebeldes e os pecadores serão destruídos, e os que abandonam o Senhor perecerão. 29Vocês se envergonharão dos carvalhos sagrados que tanto apreciam; ficarão decepcionados com os jardins sagrados que escolheram (NVI). 30Porque vocês serão como o carvalho cujas folhas murcham; serão como um jardim que não tem água. 31O forte se tornará como estopa, e a sua obra, como faísca; ambos serão queimados juntos, e não haverá quem apague o fogo (NAA).

Profeta Isaías: A Invasão é Iminente pelos Babilônios contra Jerusalém

(Is 22.1-6) 1Recebi esta mensagem acerca de Jerusalém, o vale da Visão: O que está acontecendo? Por que todos correm para os terraços? 2A cidade inteira está em grande agitação. O que vejo nesta cidade festiva? Há cadáveres por toda parte; não morreram pela espada, nem na batalha (NVT). 3Todos os seus chefes fugiram na mesma hora e foram presos sem que fosse atirada uma só flecha. Todos os moradores que foram encontrados foram presos, apesar de já estarem longe na fuga. 4Portanto, digo: “Não olhem para mim; deixem-me chorar amargamente. Não insistam em querer consolar-me por causa da ruína da filha do meu povo. 5Porque este é um dia de tumulto, pisoteamento e alvoroço da parte do Senhor, o Senhor dos Exércitos, no vale da Visão: um derrubar de muralhas e um clamor que vai até os montes. 6Porque Elão pegou a sua aljava e vem com carros de guerra e cavaleiros; e Quir prepara os escudos” (NAA).

(Is 22.7-11) 7Os seus formosos vales se encheram de carros de guerra, e os cavaleiros se posicionaram junto ao portão. 8Foi-se a proteção de Judá. Naquele dia, vocês olharam para as armas da Casa do Bosque. 9Notaram as brechas da Cidade de Davi, que eram muitas, e ajuntaram água no tanque inferior. 10Também contaram as casas de Jerusalém e derrubaram algumas delas, para reforçar a muralha. 11Também construíram um reservatório entre as duas muralhas para as águas do tanque velho. Mas vocês não olharam para aquele que fez essas coisas, nem levaram em conta aquele que há muito as formou (NAA).

(Is 22.12-14) 12Naquele dia, o Senhor, o Senhor dos Exércitos, os convidava para chorar, prantear, rapar a cabeça e vestir roupa feita de pano de saco (NAA). 13Em vez disso, vocês dançam e brincam; abatem gado e matam ovelhas, comem carne e bebem vinho. Dizem: “Comamos e bebamos, porque amanhã morreremos!” (NVT) 14Mas o Senhor dos Exércitos me revelou o seguinte: “Certamente essa maldade não será perdoada, até que vocês morram”, diz o Senhor, o Senhor dos Exércitos (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.