• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 204

204º Dia – 23 de Julho

REINO DE JUDÁ

CIDADE DE JERUSALÉMProfeta de Isaías: O Rebento de Jessé (Alusão à Era Messiânica)

(Is 11.1-5) 1Um ramo surgirá do tronco de Jessé, e das suas raízes brotará um renovo (NVI). 2Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor (NAA). 3Ele terá prazer em obedecer ao Senhor; não julgará pela aparência, nem acusará com base em rumores. 4Fará justiça aos pobres e tomará decisões imparciais em favor dos oprimidos. A terra estremecerá com a força de sua palavra, e o sopro de sua boca destruirá os perversos (NVT). 5O cinto dele será a justiça, e a verdade será a faixa na cintura (NAA).

(Is 11.6-9) 6O lobo viverá com o cordeiro, o leopardo se deitará com o bode, o bezerro, o leão e o novilho gordo pastarão juntos; e uma criança os guiará (NVI). 7A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitarão; e o leão comerá palha como o boi (NAA). 8A criancinha brincará perto do esconderijo da cobra, a criança colocará a mão no ninho da víbora. 9Ninguém fará nenhum mal, nem destruirá coisa alguma em todo o meu santo monte, pois, a terra se encherá do conhecimento do Senhor como as águas cobrem o mar (NVI).

(Is 11.10-12) 10Naquele dia as nações buscarão a Raiz de Jessé, que será como uma bandeira para os povos, e o seu lugar de descanso será glorioso. 11Naquele dia o Senhor estenderá o braço pela segunda vez para reivindicar o remanescente do seu povo que for deixado na Assíria, no Egito, em Patros, na Etiópia, em Elão, em Sinear, em Hamate e nas ilhas do mar. 12Ele erguerá uma bandeira para as nações a fim de reunir os exilados de Israel; ajuntará o povo disperso de Judá desde os quatro cantos da terra (NVI).

(Is 11.13-16) 13O ciúme de Efraim desaparecerá, e a hostilidade de Judá será eliminada; Efraim não terá ciúme de Judá, nem Judá será hostil a Efraim (NVI). 14Unirão forças para vir sobre a Filístia no oeste; juntos, atacarão e saquearão as nações do leste. Ocuparão as terras de Edom e Moabe, e Amom lhes obedecerá (NVT). 15O Senhor destruirá totalmente o golfo do mar do Egito, e com a força do seu vento moverá a mão contra o Eufrates, dividindo-o em sete canais, para que qualquer um possa atravessá-lo de sandálias. 16Haverá um caminho plano para o resto do seu povo que for deixado na Assíria, como houve para Israel no dia em que saiu da terra do Egito (NAA).

(Is 12.1-3) 1Naquele dia, você dirá: “Graças te dou, ó Senhor, porque, ainda que se irou contra mim, a tua ira se retirou, e o Senhor me consola. 2Eis que Deus é a minha salvação; confiarei e não temerei, porque o Senhor Deus é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação”. 3Com alegria, vocês tirarão água das fontes da salvação (NAA).

(Is 12.4-6) 4Naquele dia vocês dirão: “Louvem ao Senhor, invoquem o seu nome; anunciem entre as nações os seus feitos, e façam-nas saber que o seu nome é exaltado. 5Cantem louvores ao Senhor, pois ele tem feito coisas gloriosas, sejam elas conhecidas em todo o mundo. 6Gritem bem alto e cantem de alegria, habitantes de Sião, pois grande é o Santo de Israel no meio de vocês” (NVI).

Profeta Isaías: Salvação para Todos os Povos (Alusão ao Final dos Tempos)

(Is 56.1-2) 1Assim diz o Senhor: “Mantenham a justiça e pratiquem o que é direito, pois a minha salvação está perto, e logo será revelada a minha retidão. 2Feliz aquele que age assim, o homem que nisso permanece firme, observando o Shabath, para não o profanar, e vigiando sua mão, para não cometer nenhum mal” (NVI).

(Is 56.3-5) 3Não permitam que o estrangeiro comprometido com o Senhor diga: “O Senhor jamais me deixará fazer parte de seu povo”. E não permitam que o eunuco diga: “Sou uma árvore seca, sem filhos e sem futuro”. 4Pois assim diz o Senhor: “Eu abençoarei os eunucos que guardarem meus Shabaths e fizerem o que me agrada e se apegarem à minha aliança. 5Eu lhes darei, dentro dos muros de minha casa, um memorial e um nome muito maior que filhos e filhas. Pois o nome que lhes darei é permanente; nunca desaparecerá!” (NVT)

(Is 56.6-8) 6“Abençoarei também os estrangeiros comprometidos com o Senhor, que o servem e amam seu nome, que o adoram e não profanam o Shabath e que se apegam firmemente à minha aliança. 7Eu os levarei ao meu santo monte e os encherei de alegria em minha Casa de Oração. Aceitarei seus holocaustos e sacrifícios, pois meu Templo será chamado Casa de Oração para todas as nações”. 8Pois o Senhor Soberano, que traz de volta os exilados, diz: “Também trarei outros de volta, além do meu povo, Israel” (NVT).

Profeta Isaías: Mensagem contra os Líderes de Israel

(Is 56.9-12) 9Venham, animais do campo! Venham, animais do bosque! Venham e devorem! (NVT) 10Os atalaias de Israel são cegos, nada sabem. Todos são cães mudos, não podem latir. São sonhadores preguiçosos, gostam de dormir (NAA). 11São cães devoradores, insaciáveis. São pastores sem entendimento; todos seguem seu próprio caminho, cada um procura vantagem própria (NVI). 12Dizem: “Venham, vamos arranjar vinho e dar uma festa; vamos nos embebedar. Amanhã faremos a mesma coisa, e daremos uma festa ainda maior!” (NVT)

Profeta Isaías: Condenada a Apostasia de Israel

(Is 57.1-2) 1O justo perece, e o fiel muitas vezes morre cedo, mas ninguém parece se importar nem se perguntar por quê. Ninguém parece entender que Deus os poupa do mal que virá. 2Pois quem anda por caminhos íntegros descansará em paz quando morrer (NVT).

(Is 57.3-8) 3“Mas vocês, filhos de feiticeiras, venham cá! Aproximem-se, filhos de adúlteros e de prostitutas! 4De quem vocês zombam, fazendo caretas e mostrando a língua? Vocês são filhos de pecadores e de mentirosos! (NVT) 5Vocês que se inflamam em seus desejos junto aos carvalhos, debaixo de toda árvore frondosa, e sacrificam os seus filhos nos vales e nas fendas dos penhascos? 6Entre as pedras lisas dos ribeiros vocês escolhem os seus ídolos; elas são a sua parte. Sobre elas vocês também oferecem as suas libações e apresentam ofertas de cereais. Será que eu poderia estar contente com estas coisas? 7Sobre um monte alto e elevado vocês põem o seu leito; para lá vocês sobem para oferecer sacrifícios (NAA). 8Puseram símbolos pagãos nos batentes e atrás das portas. Abandonaram-me e foram para a cama com esses deuses detestáveis. Comprometeram-se com eles e gostam de olhar seus corpos nus” (NVT).

(Is 57.9-10) 9Foram até Moloque, com óleo de azeite e muitos perfumes, e enviaram para longe seus mensageiros, até mesmo ao mundo dos mortos (NVT). 10Nessa longa viagem você se cansa, mas não diz: ‘É inútil!’ Você encontra novas forças; por isso, não desfalece” (NAA).

(Is 57.11-13) 11“Vocês temem esses ídolos? Eles os apavoram? Foi por isso que mentiram para mim e se esqueceram de mim e de minhas palavras? Foi por causa do meu longo silêncio que deixaram de me temer? 12Agora mostrarei a todos essas suas boas obras; nenhuma delas os ajudará (NVT). 13Quando você clamar por ajuda, que a sua coleção de ídolos a salve! O vento levará todos eles, um simples sopro os arrebatará. Mas o homem que faz de mim o seu refúgio receberá a terra por herança e possuirá o meu santo monte” (NVI).

Profeta Isaías: Conforto para os Arrependidos

(Is 57.14-17) 14Então se dirá: “Aterrem, aterrem a estrada, preparem o caminho, tirem os tropeços do caminho do meu povo” (NAA). 15Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: “Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito (NVI). 16Porque não lutarei contra vocês para sempre, nem ficarei eternamente irado. Se o fizesse, todos morreriam, sim, todos os seres que eu criei (NVT). 17Por causa da maldade da cobiça do meu povo eu me indignei e o feri; escondi o meu rosto e me indignei, mas, em sua rebeldia, o povo seguiu o seu próprio caminho” (NAA).

(Is 57.18-21) 18Tenho visto o que fazem, mas ainda assim irei curá-los. Eu os guiarei, consolarei os que choram (NVT). 19Como fruto dos seus lábios criei a paz, paz para os que estão longe e para os que estão perto”, diz o Senhor, “e eu o sararei (NAA). 20Os perversos, porém, são como o mar agitado que nunca se aquieta e revolve lama e sujeira sem parar (NVT). 21Para os ímpios não há paz”, diz o meu Deus (NVI).

Profeta Isaías: O Jejum Aceitável

(Is 58.1-5) 1“Grite a plenos pulmões, não se detenha! Erga a voz como a trombeta e anuncie ao meu povo a sua transgressão e à casa de Jacó, os seus pecados (NAA). 2Apesar disso, agem como se fossem piedosos! Vêm ao Templo todos os dias e parecem ter prazer em aprender a meu respeito. Agem como nação justa que jamais abandonaria as Leis de seu Deus. Pedem que eu atue em favor deles e fingem querer estar perto de mim (NVT), 3dizendo: ‘Por que jejuamos, se o Senhor nem nota? Por que nos humilhamos, se o Senhor não leva isso em conta?’ Acontece que, no dia em que jejuam, vocês cuidam dos seus próprios interesses e oprimem os seus trabalhadores. 4Eis que vocês jejuam apenas para discutir, brigar e bater uns nos outros; jejuando assim como hoje, o clamor de vocês não será ouvido lá no alto. 5Seria este o jejum que escolhi: que num só dia a pessoa se humilhe, incline a sua cabeça como o junco e estenda debaixo de si pano de saco e cinza? É isso o que vocês chamam de jejum e dia aceitável ao Senhor? (NAA)

(Is 58.6-7) 6“Este é o tipo de jejum que desejo: Soltem os que foram presos injustamente, aliviem as cargas de seus empregados. Libertem os oprimidos, removam as correntes que prendem as pessoas. 7Repartam seu alimento com os famintos, ofereçam abrigo aos que não têm casa. Deem roupas aos que precisam, não se escondam dos que carecem de ajuda” (NVT).

(Is 58.8-10) 8Então a luz de vocês romperá como a luz do alvorecer, e a sua cura brotará sem demora; a justiça irá adiante de vocês, e a glória do Senhor será a sua retaguarda (NAA). 9Aí sim, você clamará ao Senhor, e ele responderá; você gritará por socorro, e ele dirá: “Aqui estou”. Se você eliminar do seu meio o jugo opressor, o dedo acusador e a falsidade do falar; 10se com renúncia própria você beneficiar os famintos e satisfizer o anseio dos aflitos, então a sua luz despontará nas trevas, e a sua noite será como o meio-dia (NVI).

(Is 58.11-12) 11O Senhor os guiará continuamente, lhes dará de comer até em lugares áridos e fortalecerá os seus ossos. Vocês serão como um jardim regado e como um manancial cujas águas nunca secam. 12Vocês reconstruirão as antigas ruínas, levantarão os fundamentos de muitas gerações e serão chamados de “Reparadores de brechas” e “Restauradores de veredas”, para que o país se torne habitável (NAA).

(Is 58.13-14) 13“Se vigiarem os seus pés, para não profanarem o Shabath; se deixarem de cuidar dos seus próprios interesses no meu santo dia; se chamarem ao Shabath de ‘meu prazer’ e ‘santo dia do Senhor, digno de honra’; se guardarem o Shabath, não seguindo os seus próprios caminhos, não pretendendo fazer a sua própria vontade, nem falando palavras vãs, 14então vocês terão no Senhor a sua fonte de alegria. Eu os farei cavalgar sobre os altos da terra e os sustentarei com a herança de Jacó, seu pai”. Porque a boca do Senhor o disse (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.