• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 203

203º Dia – 22 de Julho

REINO DE JUDÁ

CENÁRIO HISTÓRICO: A Justiça de Deus (Aproximadamente 670 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Manassés com 39 anos (filho de Ezequias)
  • 27º ano do reinado de Manassés (filho de Ezequias) sobre Judá

CIDADE DE JERUSALÉM: SALMOS DE ASAFEO Problema da Prosperidade dos Maus

(Sl 73.1-3) 1De fato, Deus Elohym é bom para com Israel, para com os de coração limpo. 2Quanto a mim, porém, quase me resvalaram os pés; pouco faltou para que se desviassem os meus passos (NAA). 3Pois tive inveja dos orgulhosos quando os vi prosperar apesar de sua perversidade (NVT).

(Sl 73.4-6) 4Levam uma vida sem sofrimento e têm o corpo saudável e forte. 5Não enfrentam dificuldades, nem estão cheios de problemas, como os demais (NVT). 6Por isso, a soberba os cinge como um colar, e a violência os envolve como um manto (NAA).

(Sl 73.7-12) 7Os olhos deles estão inchados de gordura; superabundam as imaginações do seu coração (ARC). 8Eles zombam e falam com más intenções; em sua arrogância ameaçam com opressão (NVI). 9Abrem a boca para falar contra os céus, e a língua deles percorre a terra (NAA). 10Por isso, o povo se volta para eles e bebe todas as suas palavras (NVT). 11Eles dizem: “Como Deus El ficará sabendo? Por acaso o Altíssimo Elyon tem algum conhecimento?” (NAA) 12Assim são os ímpios; sempre despreocupados, aumentam suas riquezas (NVI).

(Sl 73.13-15) 13Certamente foi-me inútil manter puro o coração e lavar as mãos na inocência, 14pois o dia inteiro sou afligido, e todas as manhãs sou castigado (NVI). 15Se eu tivesse pensado em falar tais palavras, já aí teria traído a geração de teus filhos, ó Deus (NAA).

(Sl 73.16-20) 16Em só refletir para compreender isso, achei que a tarefa era pesada demais para mim (NAA). 17Então, entrei em teu Santuário, ó Deus El , e por fim entendi o destino deles (NVT). 18O Senhor certamente os põe em lugares escorregadios e os faz cair na destruição (NAA). 19Como são destruídos de repente, completamente tomados de pavor! (NVI) 20Como acontece com o sonho, quando alguém acorda, assim, ó Senhor Adonay , ao despertar, desprezará a imagem deles (NAA).

(Sl 73.21-24) 21Quando o meu coração estava amargurado e no íntimo eu sentia inveja, 22agi como insensato e ignorante; minha atitude para contigo era a de um animal irracional (NVI). 23No entanto, estou sempre contigo, o Senhor me segura pela minha mão direita (NAA). 24O Senhor me guia com teu conselho e me conduz a um destino glorioso (NVT).

(Sl 73.25-28) 25Quem tenho eu no céu além de ti? E quem poderia eu querer na terra além de ti? 26Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus Elohym é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre. 27Os que se afastam de ti certamente perecerão; o Senhor destrói todos os que são infiéis para contigo (NAA). 28Quanto a mim, como é bom estar perto de Deus Elohym ! Fiz do Senhor Yahoweh Soberano Adonay meu refúgio e anunciarei a todos, tuas maravilhas (NVT).

O Arrependimento do rei Manassés

(2Cr 33.12-13) 12Em sua angústia, Manassés buscou o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , e se humilhou com sinceridade diante do Deus Elohym de seus antepassados. 13Quando ele orou, Deus ouviu sua súplica, atendeu a seu pedido e o trouxe de volta a Jerusalém e a seu reino. Então Manassés reconheceu que o Senhor Yahweh é Deus Elohym (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: Morte de Esar-Hadom, Assurbanípal o sucede (Reino da Assíria) (Aproximadamente 669 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Manassés com 40 anos (filho de Ezequias)
  • 28º ano do reinado de Manassés (filho de Ezequias) sobre Judá

OUTRAS NAÇÕES: REINO DA ASSÍRIA

CENÁRIO HISTÓRICO: Nascimento de Amom (filho de Manassés) (Reino da Assíria) (Aproximadamente 664 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Manassés com 45 anos (filho de Ezequias)
  • 33º ano do reinado de Manassés (filho de Ezequias) sobre Judá

CIDADE DE JERUSALÉMRestaurações Governamentais e Espirituais realizadas pelo rei Manassés

(2Cr 33.14) 14Depois disso ele reconstruiu e aumentou a altura do muro externo da cidade de Davi, a Oeste da fonte de Giom, no vale, até a entrada da porta do Peixe, em torno da colina de Ofel. Também pôs comandantes militares em todas as cidades fortificadas de Judá (NVI).

(2Cr 33.15-17) 15Manassés tirou do Templo do Senhor Yahweh os deuses estrangeiros e a imagem que lá havia colocado, bem como todos os altares idólatras que havia construído na colina do Templo e em Jerusalém; e jogou-os fora da cidade. 16Então restaurou o altar do Senhor Yahweh e sobre ele ofereceu sacrifícios de comunhão e ofertas de gratidão, ordenando a Judá que servisse o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel (NVI). 17O povo continuou a sacrificar naqueles lugares de adoração, mas somente ao Senhor Yahweh , seu Deus Elohym (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: Nascimento do Profeta Jeremias e a Assíria conquista o Egito (Aproximadamente 650 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Manassés com 59 anos (filho de Ezequias)
  • 47º ano do reinado de Manassés (filho de Ezequias) sobre Judá
  • Amom com 14 anos (filho de Manassés)

CENÁRIO HISTÓRICO: Nascimento de Josias (filho de Amom) (Aproximadamente 648 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Manassés com 61 anos (filho de Ezequias)
  • 49º ano do reinado de Manassés (filho de Ezequias) sobre Judá
  • Amom com 16 anos (filho de Manassés)
  • Jeremias com 2 anos (Profeta dos Remanescentes de Judá)

CENÁRIO HISTÓRICO: Morte de Manassés aos 67 anos (Aproximadamente 642 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • 55º e último ano do reinado de Manassés (filho de Ezequias) sobre Judá
  • Amom com 22 anos (filho de Manassés)
  • Jeremias com 8 anos (Profeta dos Remanescentes de Judá)
  • Josias com 6 anos (filho de Amom)

(2Rs 21.18) 18Manassés morreu e foi sepultado no jardim da sua própria casa, no jardim de Uzá. E Amom, seu filho, reinou em seu lugar (NAA).

(2Cr 33.20) 20Manassés descansou com os seus antepassados e foi sepultado em sua propriedade. E seu filho Amom foi o seu sucessor (NVI).

(2Rs 21.1) 1bEle (Manassés) governou cinquenta e cinco anos em Jerusalém (NTLH).

(2Cr 33.1) 1bE (Manassés) reinou cinquenta e cinco anos em Jerusalém (NAA).

(2Rs 21.17) 17Os demais acontecimentos do reinado de Manassés e todas as suas realizações, inclusive o pecado que cometeu, estão escritos no livro dos registros históricos dos Reis de Judá (NVI).

(2Cr 33.18-19) 18Quanto aos demais atos de Manassés, à sua oração ao seu Deus Elohym e às palavras dos videntes que lhe falaram em nome do Senhor Yahweh , Deus Elohym de Israel, está tudo escrito na História dos Reis de Israel. 19Sua oração e a resposta de Deus, bem como todos os seus pecados e a sua infidelidade, além dos locais onde construiu altares idólatras e ergueu postes sagrados e ídolos, antes de humilhar-se, tudo está escrito nos registros históricos dos videntes (NAA).

CENÁRIO HISTÓRICO: O Reinado de Amom (Aproximadamente 642 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Amom com 22 anos (filho de Manassés)
  • Jeremias com 8 anos (Profeta dos Remanescentes de Judá)
  • Josias com 6 anos (filho de Amom)

(2Rs 21.19) 19aAmom tinha vinte e dois anos de idade quando começou a reinar (NVI).

(2Cr 33.21) 21aAmom tinha vinte e dois anos quando começou a reinar (NVT).

(2Rs 21.19) 19cO nome de sua mãe era Mesulemete, filha de Haruz; ela era de Jotbá (NVI).

(2Cr 33.22) 22Fez o que era mau aos olhos do Senhor Yahweh , como seu pai, Manassés. Adorou todos os ídolos que seu pai havia feito e lhes ofereceu sacrifícios (NVT).

(2Rs 21.20-21) 20Amom fez o que era mau aos olhos do Senhor Yahweh , como Manassés, seu pai, havia feito (NAA). 21Imitou o seu pai em tudo; prestou culto aos ídolos aos quais seu pai havia cultuado e inclinou-se diante deles (NVI).

(2Cr 33.23) 23Mas não se humilhou diante do Senhor Yahweh , como Manassés, seu pai, tinha se humilhado; pelo contrário, Amom se tornou mais e mais culpável (NAA).

(2Rs 21.22) 22Assim, ele abandonou o Senhor Yahweh , Deus Elohym de seus pais, e não andou no caminho do Senhor Yahweh (NAA).

CENÁRIO HISTÓRICO: A Morte do rei Amom aos 24 anos (Aproximadamente 640 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Jeremias com 10 anos (Profeta dos Remanescentes de Judá)
  • Josias com 8 anos (filho de Amom)
  • 2º e último ano do reinado de Amom (filho de Manassés) sobre Judá

(2Rs 21.23) 23Os oficiais de Amom conspiraram contra ele e o assassinaram em seu palácio (NVI).

(2Cr 33.24) 24Os seus servos conspiraram contra ele e o mataram em sua própria casa (NAA).

(2Rs 21.19) 19bE (Amom) reinou dois anos em Jerusalém (NVI).

(2Cr 33.21) 21bE (Amom) reinou em Jerusalém por dois anos (NVT).

(2Rs 21.24) 24Porém o povo daquela terra matou todos os que conspiraram contra o rei Amom e proclamou Josias, filho de Amom, rei em seu lugar (NAA).

(2Cr 33.25) 25O povo de Judá, porém, matou todos que haviam conspirado contra o rei Amom e proclamou seu filho Josias como rei em seu lugar (NVT).

(2Rs 21.26) 26Amom foi sepultado em seu túmulo, no jardim de Uzá. E Josias, seu filho, reinou em seu lugar (NAA).

(2Rs 21.25) 25Os demais acontecimentos do reinado de Amom e as suas realizações, estão escritos no livro dos registros históricos dos Reis de Judá (NVI).

CENÁRIO HISTÓRICO: O Reinado de Josias (Aproximadamente 640 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Jeremias com 10 anos (Profeta dos Remanescentes de Judá)
  • Josias com 8 anos (filho de Amom)

(2Rs 22.1) 1aJosias tinha oito anos de idade quando começou a reinar (NAA).

(2Cr 34.1) 1aJosias tinha oito anos quando começou a reinar (NVT).

(2Rs 22.1) 1cA mãe dele se chamava Jedida e era filha de Adaías, de Boscate (NAA).

(2Rs 22.2) 2Josias fez o que era reto aos olhos do Senhor Yahweh , andou em todo o caminho de Davi, seu pai, e não se desviou nem para a direita nem para a esquerda (NAA).

(2Cr 34.2) 2Fez o que era certo aos olhos do Senhor Yahweh e seguiu o exemplo de seu antepassado Davi, não se desviando nem para um lado nem para o outro (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.