• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 223

223º Dia – 11 de Agosto

REINO DE JUDÁ E EXÍLIO BABILÔNIO

CENÁRIO HISTÓRICO: Início do Ministério Profético de Ezequiel (Aproximadamente 593 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Jeremias com 58 anos (Profeta dos Remanescentes de Judá)
  • Daniel com 35 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
  • Ezequiel com 30 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
  • Zedequias com 25 anos (filho de Josias)
  • Joaquim com 23 anos (filho de Jeoaquim e neto de Josias)
  • 12º ano do reinado de Nabucodonosor sobre a Babilônia
  • 12º ano da 1ª Deportação para a Babilônia
  • Dario com 8 anos (Reino da Média)
  • Ciro com 6 anos (Reino da Pérsia)
  • 4º ano do reinado de Zedequias (filho de Josias) sobre Judá
  • 4º ano da 2ª Deportação para a Babilônia

REINO DA BABILÔNIA

(Ez 1.1-2) 1No trigésimo ano, no quinto dia do quarto mês, estando eu no meio dos exilados, junto ao rio Quebar, os céus se abriram e eu tive visões de Deus Elohym (NAA). 2Isso aconteceu no quinto ano do exílio do rei Joaquim (NVT).

Profeta Ezequiel: A Visão dos Quatro Animais

(Ez 1.3-7) 3A palavra do Senhor Yahweh veio ao Sacerdote Ezequiel, filho de Buzi, junto ao rio Quebar, na terra dos caldeus. Ali a mão do Senhor Yahweh esteve sobre ele. 4Olhei e vi uma tempestade que vinha do norte: uma nuvem imensa, com relâmpagos e faíscas, e cercada por uma luz brilhante. O centro do fogo parecia metal reluzente, 5e no meio do fogo havia quatro vultos que pareciam seres viventes. Na aparência tinham forma de homem, 6mas cada um deles tinha quatro rostos e quatro asas. 7Suas pernas eram retas; seus pés eram como os de um bezerro e reluziam como bronze polido (NVI).

(Ez 1.8-12) 8Debaixo das asas, nos quatro lados, tinham mãos humanas. Assim, todos os quatro seres viventes tinham rostos e asas (NAA), 9e as suas asas encostavam umas nas outras. Quando se moviam andavam para a frente, e não se viravam (NVI). 10Cada um dos quatro seres tinha rosto humano na frente, rosto de leão à direita, rosto de boi à esquerda e rosto de águia atrás (NVT). 11Assim eram os seus rostos. Suas asas estavam estendidas para cima; cada um deles tinha duas asas que se encostavam na de outro ser vivente, de um lado e do outro, e duas asas que cobriam os seus corpos (NVI). 12Deslocavam-se em qualquer direção que o espírito indicava e moviam-se para a frente, sem se virar (NVT).

(Ez 1.13-14) 13O aspecto dos seres viventes era como carvão em brasa, à semelhança de tochas. O fogo corria resplandecente por entre os seres viventes, e dele saíam relâmpagos (NAA). 14Os seres vivos se deslocavam de um lado para o outro rapidamente, como relâmpagos (NVT).

Profeta Ezequiel: A Visão das Quatro Rodas

(Ez 1.15-18) 15Quando eu estava olhando para os seres viventes, eis que havia uma roda no chão, ao lado de cada um deles (NAA). 16As rodas brilhavam, como se fossem feitas de berilo. As quatro rodas eram semelhantes e feitas da mesma forma; cada uma tinha dentro dela outra roda que girava na transversal (NVT). 17Quando elas andavam, podiam ir em quatro direções e não se viravam quando se moviam. 18Os aros dessas rodas eram altos e metiam medo; e, nas quatro rodas, os aros estavam cheios de olhos ao redor (NAA).

(Ez 1.19-21) 19Quando os seres viventes se moviam, as rodas se moviam ao lado deles; quando eles se elevavam do chão, também as rodas se elevavam. 20Para onde o espírito queria ir, eles iam, pois o espírito os impelia; e as rodas se elevavam do chão juntamente com eles, porque nelas estava o espírito dos seres viventes. 21Quando os seres viventes se moviam, as rodas se moviam; quando eles paravam, as rodas paravam; e, quando eles se elevavam do chão, as rodas também se elevavam com eles; porque o espírito dos seres viventes estava nas rodas (NAA).

(Ez 1.22-23) 22Acima das cabeças dos seres viventes estava o que parecia uma abóboda, reluzente como gelo, e impressionante (NVI). 23Por debaixo do firmamento, cada ser vivente estendia duas asas na direção do ser que lhe estava próximo; e com as outras duas asas cobriam o corpo (NAA).

(Ez 1.24-25) 24Ouvi o ruído de suas asas quando voavam. Parecia o ruído de muitas águas, parecia a voz do Todo-Poderoso Shadday . Era um ruído estrondoso, como o de um exército. Quando paravam, fechavam as asas (NVI). 25Enquanto estavam com as asas abaixadas, uma voz falou de além da superfície acima deles (NVT).

Profeta Ezequiel: A Visão da Glória Divina

(Ez 1.26-28) 26Por cima do firmamento que estava sobre a cabeça dos seres viventes, havia algo semelhante a um trono, como uma safira; e, sobre essa espécie de trono, estava sentada uma figura semelhante a um ser humano (NAA). 27A parte de cima do que parecia ser a cintura dele, vi que parecia metal brilhante, como que cheia de fogo, e que a parte de baixo parecia fogo; e uma luz brilhante o cercava. 28Tal como a aparência do arco-íris nas nuvens de um dia chuvoso, assim era o resplendor ao seu redor. Essa era a aparência da figura da glória do Senhor Yahweh . Quando a vi, prostrei-me com o rosto em terra, e ouvi a voz de alguém falando (NVI).

Profeta Ezequiel: O Chamado do Profeta

(Ez 2.1-5) 1Ele me disse: “Filho do homem, fique de pé, que eu vou falar com você” (NVI). 2Enquanto falava comigo, o Espírito entrou em mim e me fez ficar em pé, e ouvi aquele que falava comigo (NAA). 3“Filho do homem”, disse ele, “eu o envio à nação de Israel, uma nação rebelde, que se revoltou contra mim. Até hoje, eles e seus antepassados têm se revoltado contra mim. 4São um povo teimoso, de coração duro. Mas eu o envio para lhes dizer: ‘Assim diz o Senhor Yahoweh Soberano Adonay !’ (NVT) 5E, quer aquela nação rebelde ouça, quer deixe de ouvir, saberá que um Profeta esteve no meio dela” (NVI).

(Ez 2.6-7) 6E você, Filho do homem, não tenha medo dessa gente nem das suas palavras. Não tenha medo, ainda que o cerquem espinheiros, e você viva entre escorpiões. Não tenha medo do que disserem, nem fique apavorado ao vê-los, embora sejam uma nação rebelde (NVI). 7Você lhes dirá as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes” (NAA).

(Ez 2.8-10) 8“Você, Filho do homem, ouça o que eu lhe digo: não seja rebelde como essa gente. Abra a boca e coma o que eu vou lhe dar”. 9Então olhei, e eis que certa mão se estendia para mim, e nela se achava o rolo de um livro. 10Ela o desenrolou diante de mim, e estava escrito por dentro e por fora. No rolo, estavam escritas lamentações, gemidos e ais (NAA).

(Ez 3.1-3) 1Ainda me disse: “Filho do homem, coma o que está aí diante de você. Coma esse rolo; depois, vá falar à casa de Israel”. 2Então abri a boca, e ele me deu o rolo para comer (NAA). 3E acrescentou: “Filho do homem, coma este rolo que estou lhe dando e encha o seu estômago com ele”. Então eu o comi, e em minha boca era doce como mel (NAA).

Profeta Ezequiel: A Missão do Profeta

(Ez 3.4-9) 4Depois ele me disse: “Filho do homem, vá agora à nação de Israel e diga-lhe as minhas palavras (NVI). 5Porque você não está sendo enviado a um povo de fala obscura nem de língua difícil, mas à casa de Israel. 6Você não está sendo enviado a muitos povos de fala obscura e de língua difícil, cujas palavras você não poderia entender. Se eu o enviasse a esses povos, eles certamente dariam ouvidos a você. 7Mas a casa de Israel não vai querer dar ouvidos a você, porque não quer dar ouvidos a mim; pois toda a casa de Israel tem o coração fechado e a mente endurecida (NAA). 8Mas eu tornarei você tão inflexível e endurecido quanto eles. 9Tornarei a sua testa como a mais dura das pedras, mais dura que a pederneira. Não tenha medo deles, nem fique apavorado ao vê-los, embora sejam uma nação rebelde” (NVI).

(Ez 3.10-11) 10Ainda me disse mais: “Filho do homem, guarde em seu coração todas as minhas palavras que eu lhe falar e ouça-as com muita atenção. 11Vá falar com os exilados, os filhos do seu povo, e, quer ouçam quer deixem de ouvir, fale com eles e diga-lhes: ‘Assim diz o Senhor Yahoweh Deus Adonay (NAA).

(Ez 3.12-15) 12Depois o Espírito elevou-me, e ouvi esta estrondosa aclamação: “Que a glória do Senhor Yahweh seja louvada em sua habitação!” (NVI) 13Ouvi o ruído das asas dos seres viventes, que tocavam umas nas outras, e o barulho das rodas juntamente com eles e o som de um grande estrondo (NAA). 14Então o Espírito elevou-me e tirou-me de lá, com o meu espírito cheio de amargura e de ira, e com a forte mão do Senhor Yahweh sobre mim (NVI). 15Cheguei à colônia dos exilados judeus em Tel-Abibe, junto ao rio Quebar. Estava atônito e permaneci no meio deles durante sete dias (NAA).

Profeta Ezequiel: O Atalaia de Israel

(Ez 3.16-19) 16Depois dos sete dias, a palavra do Senhor Yahweh veio a mim, dizendo: 17Filho do homem, eu o coloquei como atalaia sobre a casa de Israel. Você ouvirá a palavra da minha boca e lhes dará aviso da minha parte. 18Quando eu disser ao ímpio: ‘Você certamente morrerá’, e você não o avisar e nada disser para o advertir do seu mau caminho, para lhe salvar a vida, esse ímpio morrerá na sua maldade, mas você será responsável pela morte dele. 19Mas, se você avisar o ímpio, e ele não se converter da sua maldade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua maldade, mas você terá salvo a sua vida” (NAA).

(Ez 3.20-21) 20Também quando o justo se desviar da sua justiça e fizer maldade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá. Visto que você não o avisou, ele morrerá no seu pecado, e os atos de justiça que ele havia praticado não serão lembrados, e você será responsável pela morte dele. 21No entanto, se você avisar o justo, para que não peque, e ele não pecar, certamente viverá, porque foi avisado; e você terá salvo a sua vida” (NAA).

(Ez 3.22-27) 22A mão do Senhor Yahweh veio sobre mim, e ele me disse: “Levante-se e vá para o vale, onde falarei com você”. 23Levantei-me e fui para o vale, e eis que a glória do Senhor Yahweh estava ali, como a glória que eu tinha visto junto ao rio Quebar; e caí com o rosto em terra. 24Então o Espírito entrou em mim, e me pôs em pé, e falou comigo, e me disse: “Vá para a sua casa e tranque-se dentro dela (NAA). 25Pois você, Filho do homem, será amarrado com cordas; você ficará preso, e não conseguirá sair para o meio do povo (NVI). 26Farei com que a sua língua se apegue ao céu da boca, e você ficará mudo e incapaz de os repreender; porque são casa rebelde. 27Mas, quando eu falar com você, eu lhe devolverei a fala e você lhes dirá: ‘Assim diz o Senhor Yahoweh Deus Adonay ’. Quem ouvir, que ouça; e quem deixar de ouvir, que fique sem ouvir; porque são casa rebelde” (NAA).

Profeta Ezequiel: O Dever do Verdadeiro Atalaia

(Ez 33.1-6) 1A palavra do Senhor Yahweh veio a mim, dizendo: 2“Filho do homem, fale com os filhos de seu povo e diga-lhes: ‘Quando eu fizer vir um exército inimigo sobre uma terra, se o povo dessa terra escolher um homem do meio deles e o constituir por seu atalaia, 3e se, ao ver que o inimigo se aproxima, esse atalaia tocar a trombeta e avisar o povo (NAA), 4então, se alguém ouvir a trombeta mas não der atenção à advertência e a espada vier e tirar a sua vida, ele será culpado de sua própria morte (NVI). 5Ele ouviu o som da trombeta e não se deu por avisado; será responsável por sua própria morte. Se ele tivesse dado atenção ao aviso, salvaria a sua vida. 6Mas, se o atalaia vir que vem o inimigo e não tocar a trombeta, e o povo não for avisado, se o inimigo vier e abater um deles, este foi abatido na sua maldade, mas quem será responsável pela morte dele é o atalaia” (NAA).

(Ez 33.7-9) 7“Quanto a você, Filho do homem, eu o constituí por atalaia sobre a casa de Israel. Portanto, você ouvirá a palavra da minha boca e lhes dará aviso da minha parte. 8Se eu disser ao ímpio que ele certamente morrerá, e você não falar, para advertir o ímpio do seu mau caminho, esse ímpio morrerá na sua maldade, mas você será responsável pela morte dele (NAA). 9Mas, se você de fato advertir o ímpio para que se desvie dos seus caminhos e ele não se desviar, ele morrerá por sua iniquidade, mas você estará livre da sua responsabilidade” (NVI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Você não pode copiar o conteúdo desta página.