• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 226

226º Dia – 14 de Agosto

REINO DE JUDÁ E EXÍLIO BABILÔNIO

CIDADE DE JERUSALÉMProfeta Jeremias: Jerusalém será Destruída

(Jr 21.1-7) 1Palavra que foi dita a Jeremias da parte do Senhor, quando o rei Zedequias lhe enviou Pasur, filho de Malquias, e o sacerdote Sofonias, filho de Maaseias (NAA): 2“Consulte o Senhor por nós e peça que nos ajude. Nabucodonosor, rei da Babilônia, está atacando Judá. Quem sabe o Senhor não fará um de seus milagres poderosos, como no passado, e obrigará Nabucodonosor a retirar seus exércitos”. 3Jeremias respondeu: “Voltem ao rei Zedequias e digam-lhe: 4‘Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Tornarei inúteis suas armas contra o rei da Babilônia e os babilônios que os atacam do lado de fora de seus muros. Trarei seus inimigos para dentro desta cidade (NVT). 5Eu mesmo lutarei contra vocês com braço estendido e mão poderosa, com ira, com indignação e grande furor. 6Matarei os habitantes desta cidade, tanto as pessoas como os animais; morrerão de uma grande peste (NAA). 7Depois de tudo isso’, diz o Senhor , ‘entregarei o rei Zedequias, seus servos, e todos os habitantes desta cidade que sobreviverem à doença, à guerra e à fome a Nabucodonosor, rei da Babilônia, e a seus outros inimigos. Nabucodonosor os matará sem misericórdia, nem piedade, nem compaixão’(NVT).

Profeta Jeremias: Mensagem para o Povo de Jerusalém

(Jr 21.8-10) 8“Diga a este povo: ‘Assim diz o Senhor: Ponho diante de vocês o caminho da vida e o caminho da morte (NVI). 9Quem ficar nesta cidade morrerá à espada, de fome ou de peste; mas quem sair e se render aos caldeus, que estão cercando a cidade, não morrerá; conseguirá ao menos salvar a sua vida. 10Pois voltei o meu rosto contra esta cidade para trazer desgraça e não para fazer-lhe bem”, diz o Senhor; “ela será entregue nas mãos do rei da Babilônia, e este a queimará” (NAA).

(Jr 21.11-14) 11Digam à família real de Judá: “Ouçam esta mensagem do Senhor (NVT): 12‘Ó casa de Davi, assim diz o Senhor: ‘Julguem com retidão todos os dias e livrem o oprimido das mãos do opressor, para que o meu furor não saia como fogo, por causa da maldade do que vocês fazem, e queime, sem que haja quem o possa apagar. 13Eis que eu sou contra você, ó Moradora do vale, ó Rocha da campina’, diz o Senhor. ‘Sou contra vocês que dizem: ‘Quem descerá contra nós?’ Ou: ‘Quem entrará nas nossas moradas?’ 14Eu os castigarei segundo o fruto das ações de vocês’, diz o Senhor; acenderei fogo em seu bosque, o qual queimará todos os seus arredores’(NAA).

(Jr 22.1-5) 1Assim diz o Senhor: “Desça ao palácio do rei de Judá e proclame ali esta mensagem (NVI): 2‘Ouça a palavra do Senhor, ó rei de Judá, você que se assenta no trono de Davi. Que ouçam também os seus servos e o seu povo que entra por estas portas (NAA). 3Assim diz o Senhor: ‘Sejam imparciais e justos. Ajudem os que são explorados e livrem-nos de seus opressores. Abandonem suas maldades: não maltratem os estrangeiros, nem os órfãos, nem as viúvas e parem de matar inocentes! 4Se me obedecerem, sempre haverá um descendente de Davi sentado no trono em Jerusalém. O rei passará pelas portas do palácio em carruagens e cavalos, acompanhado de seus servos e súditos (NVT). 5Mas, se não ouvirem estas palavras, juro por mim mesmo’, diz o Senhor, ‘que este palácio se tornará em ruínas’(NAA).

(Jr 22.6-9) 6Porque assim diz o Senhor a respeito do palácio do rei de Judá: “Para mim você é como Gileade e o pico dos montes do Líbano, mas certamente farei de você um deserto e cidades desabitadas. 7Designarei contra você destruidores, cada um com as suas armas; eles cortarão os seus melhores cedros e os lançarão no fogo” (NAA). 8Pessoas de muitas nações passarão pelas ruínas desta cidade e dirão umas às outras: “Por que o Senhor destruiu esta grande cidade?” (NVT) 9Então se responderá: “Porque abandonaram a aliança do Senhor, seu Deus, e adoraram outros deuses e os serviram” (NAA).

(Jr 22.20-23) 20“Jerusalém, suba ao Líbano e clame, seja ouvida a sua voz em Basã, clame desde Abarim, pois todos os seus aliados foram esmagados (NVI). 21Falei com você na sua prosperidade, mas você disse: ‘Não ouvirei’. Tem sido este o seu caminho, desde a sua mocidade, pois você nunca deu ouvidos à minha voz” (NAA). 22O vento conduzirá para longe todos os governantes que conduzem você, e os seus aliados irão para o exílio. Então você será envergonhada e humilhada por causa de todas as suas maldades (NVI). 23Você, que habita no Líbano e faz o seu ninho nos cedros, como vai gemer quando vierem as dores e as angústias como as da mulher que está dando à luz! (NAA)

Profeta Jeremias: Mensagem contra as Autoridades de Judá

(Jr 23.1-2) 1“Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto!” diz o Senhor. 2Portanto, assim diz o Senhor, o Deus de Israel, a respeito dos pastores que apascentam o meu povo: “Vocês dispersaram as minhas ovelhas e as afugentaram, e não cuidaram delas. Mas eu tratarei de castigar vocês por causa das maldades que praticaram”, diz o Senhor (NAA).

(Jr 23.3-4) 3“Eu mesmo reunirei os remanescentes do meu rebanho de todas as terras para onde os expulsei e os trarei de volta à sua pastagem, a fim de que cresçam e se multipliquem (NVI). 4Em seguida, nomearei bons pastores que cuidarão dessas ovelhas. Elas nunca mais terão medo, e nenhuma delas se perderá. Eu, o Senhor, falei!” (NVT)

Profeta Jeremias: O Renovo de Davi (Alusão ao 1º Advento de Jesus)

(Jr 23.5-6) 5“Pois está chegando o dia”, diz o Senhor, “em que levantarei um Renovo, um descendente justo, da linhagem do rei Davi. Ele reinará com sabedoria e fará o que é justo e certo em toda a terra (NVT). 6Em seus dias Judá será salva, Israel viverá em segurança, e este é o nome pelo qual será chamado: ‘O Senhor é a Nossa Justiça’(NVI).

(Jr 23.7-8) 7Portanto, eis que vêm dias”, diz o Senhor, “em que nunca mais dirão: ‘Tão certo como vive o Senhor, que tirou os filhos de Israel da terra do Egito’ (NAA), 8mas se dirá: ‘Juro pelo nome do Senhor, que trouxe os descendentes de Israel da terra do norte e de todas as nações para onde os expulsou’. E eles viverão na sua própria terra” (NVI).

Profeta Jeremias: Mensagem contra os Falsos Profetas

(Jr 23.9-10) 9A respeito dos profetas: “O meu coração está partido dentro de mim. Todos os meus ossos estremecem. Sou como um homem embriagado e como um homem vencido pelo vinho, por causa do Senhor e por causa das suas santas palavras (NAA). 10Pois a terra está cheia de adultério e debaixo de maldição. A terra está de luto; os pastos do deserto secaram. Pois todos praticam o mal e abusam do poder” (NVT).

(Jr 23.11-12) 11“Pois tanto o profeta como o sacerdote estão contaminados; até na minha casa achei a sua maldade”, diz o Senhor. 12“Portanto, o caminho deles será como lugares escorregadios na escuridão, para a qual serão empurrados e na qual cairão. Porque trarei sobre eles a calamidade, o ano da sua punição”, diz o Senhor (NAA).

(Jr 23.13-15) 13“Vi que os profetas de Samaria eram terríveis, pois profetizavam em nome de Baal e faziam Israel, meu povo, pecar. 14Agora, porém, vejo que os profetas de Jerusalém são ainda piores; cometem adultério, gostam da desonestidade e incentivam quem pratica o mal, para que ninguém se arrependa de sua maldade. Esses profetas são tão perversos quanto os habitantes de Sodoma e Gomorra”. 15Portanto, assim diz o Senhor dos Exércitos acerca dos profetas: “Eu os alimentarei com amargura e lhes darei veneno para beber, pois foi por causa dos profetas de Jerusalém que a perversidade encheu esta terra” (NVT).

(Jr 23.16-20) 16Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Não ouçam o que os profetas estão profetizando para vocês; eles os enchem de falsas esperanças. Falam de visões inventadas por eles mesmos, e que não vêm da boca do Senhor (NVI). 17Dizem continuamente aos que me desprezam: ‘O Senhor disse: ‘Vocês terão paz’’; e a todos os que andam segundo a dureza do seu coração dizem: ‘Nenhum mal lhes sobrevirá’ (NAA). 18Mas qual deles esteve no conselho do Senhor para ver ou ouvir a sua palavra? “Quem deu atenção e obedeceu à minha palavra?” (NVI) 19Vejam, a ira do Senhor irrompe como uma tempestade, um vendaval sobre a cabeça dos perversos! (NVT) 20A ira do Senhor não se afastará até que ele tenha completado os seus propósitos. Em dias vindouros vocês o compreenderão claramente (NVI).

(Jr 23.21-22) 21“Não enviei esses profetas, mas eles correm de um lado para o outro. Não lhes dei mensagem alguma, e ainda assim continuam a profetizar (NVT). 22Mas se eles tivessem comparecido ao meu conselho, anunciariam as minhas palavras ao meu povo e teriam feito com que se convertessem do seu mau procedimento e das suas obras más” (NVI).

(Jr 23.23-27) 23Acaso sou Deus apenas de perto?”, diz o Senhor. “Não sou Deus também de longe? 24Pode alguém se esconder de mim onde eu não veja? Não estou em toda parte, nos céus e na terra?”, diz o Senhor. 25“Ouvi esses profetas dizerem: ‘Tive um sonho! Tive um sonho!’ e depois contarem mentiras em meu nome (NVT). 26Até quando os profetas continuarão a profetizar mentiras e as ilusões de suas próprias mentes? (NVI) 27Até quando tentarão fazer com que o meu povo se esqueça do meu nome por meio dos sonhos que contam uns aos outros, assim como os pais deles se esqueceram do meu nome, por causa de Baal?” (NAA)

(Jr 23.28-29) 28O profeta que tem um sonho, conte o sonho, e o que tem a minha palavra, fale a minha palavra com fidelidade. Pois o que tem a palha com o trigo?”, pergunta o Senhor (NVI). 29Acaso minha palavra não arde como fogo?”, diz o Senhor. “Não é como martelo que despedaça a rocha? (NVT)

(Jr 23.30-32) 30“Portanto”, diz o Senhor, “sou contra esses profetas que roubam palavras uns dos outros e afirmam que as receberam de mim (NVT). 31Eis que eu sou contra esses profetas”, diz o Senhor, “que pregam a sua própria palavra e afirmam: ‘Ele disse’ (NAA). 32Sim, estou contra os que profetizam sonhos falsos”, declara o Senhor. “Eles os relatam e com as suas mentiras irresponsáveis desviam o meu povo. Eu não os enviei nem lhes autorizei; e eles não trazem benefício algum a este povo”, declara o Senhor (NVI).

(Jr 23.33-34) 33“Se alguém do povo, ou algum dos profetas ou dos sacerdotes lhe perguntar: ‘Que palavras pesadas o Senhor lhe deu para anunciar hoje?’, responda: ‘Vocês são o peso! O Senhor diz que os abandonará!’ (NVT). 34E, se um profeta, um sacerdote, ou alguém do povo disser: ‘Sentença pesada do Senhor’, castigarei esse homem e a sua casa” (NAA).

(Jr 23.35-36) 35Em vez disso, cada um deveria perguntar ao seu companheiro e ao seu irmão: “O que o Senhor respondeu? O que foi que o Senhor falou?” 36Mas nunca mais vocês devem fazer menção das palavras “sentença pesada do Senhor”, pois o que se tornará um peso para alguém é a própria palavra que ele falou. Porque vocês torcem as palavras do Deus vivo, do Senhor dos Exércitos, o nosso Deus (NAA).

(Jr 23.37-40) 37“O que você deve perguntar a um profeta é: ‘O que foi que o Senhor lhe respondeu? O que foi que o Senhor falou?’ 38Mas, porque vocês dizem: ‘Sentença pesada do Senhor’”, assim diz o Senhor: “Porque vocês continuam a usar as palavras ‘sentença pesada do Senhor’, quando eu lhes havia proibido de fazer isso, 39eu os levantarei e os lançarei fora da minha presença, tanto vocês como a cidade que dei a vocês e aos seus pais (NAA). 40Trarei sobre vocês humilhação perpétua, vergonha permanente, que jamais será esquecida” (NVI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.