• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 247

247º Dia – 4 de Setembro

REINO DE JUDÁ E EXÍLIO BABILÔNIO

CENÁRIO HISTÓRICO: Continuação do Ministério Profético de Ezequiel (Aproximadamente 573 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Jeremias com 78 anos (Profeta dos Remanescentes de Judá)
  • Daniel com 54 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
  • Ezequiel com 50 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
  • Joaquim com 43 anos (filho de Jeoaquim e neto de Josias)
  • 32º ano do reinado de Nabucodonosor sobre a Babilônia
  • 32º ano da 1ª Deportação para a Babilônia
  • Dario com 28 anos (Reino da Média)
  • Ciro com 26 anos (Reino da Pérsia)
  • 25º ano da 2ª Deportação para a Babilônia

REINO DA BABILÔNIAProfeta Ezequiel: Os Deveres dos Sacerdotes (Alusão a Era Pós-Exílica)

(Ez 44.15-16) 15“Contudo, os Sacerdotes Levitas da família de Zadoque continuaram a servir fielmente no Templo quando Israel me abandonou. Eles me servirão; estarão em minha presença e oferecerão a gordura e o sangue dos sacrifícios”, diz o Senhor Soberano Yahoweh Adonay (NVT). 16“Só eles entrarão em meu Santuário e se aproximarão da minha mesa para ministrar diante de mim e realizar o meu serviço” (NVI).

(Ez 44.17-19) 17“Quando entrarem pelos portões do átrio interior, usarão vestes de linho. Não deverão usar nada feito de lã, quando servirem nos portões do átrio interior ou dentro do Templo (NAA). 18Usarão turbantes de linho e as roupas de baixo de linho. Nunca vestirão roupas que os façam transpirar. 19Quando voltarem ao pátio externo, onde o povo está, removerão as vestes que usam enquanto me servem. Deixarão essas vestes nas salas sagradas e vestirão outras roupas, a fim de não colocar ninguém em perigo ao consagrá-lo indevidamente por meio das vestes” (NVT).

(Ez 44.20-22) 20“Não rasparão a cabeça nem deixarão o cabelo comprido demais; antes, o manterão aparado (NVT). 21Nenhum Sacerdote beberá vinho quando entrar no pátio interno (NVI). 22O Sacerdote não se casará nem com viúva nem com mulher divorciada, mas somente com uma virgem da linhagem da casa de Israel ou com a viúva de um Sacerdote” (NAA).

(Ez 44.23-24) 23“Os Sacerdotes ensinarão o meu povo a distinguir entre o santo e o profano e lhe darão entendimento quanto à diferença entre o impuro e o puro (NAA). 24Servirão como juízes para resolver desentendimentos entre membros de meu povo. Suas decisões serão baseadas em meus estatutos. E eles mesmos obedecerão às minhas instruções e aos meus decretos em todas as Festas Sagradas e se certificarão de que meu Shabat seja separado como dias santos” (NVT).

(Ez 44.25-27) 25“O Sacerdote não deverá se contaminar por se aproximar de uma pessoa morta, a menos que seja seu pai, sua mãe, seu filho, sua filha, seu irmão ou sua irmã não casada. Nesses casos, será permitido que se torne impuro. 26Mesmo assim, só poderá retomar seus deveres no Templo depois de se purificar cerimonialmente e esperar sete dias. 27No primeiro dia em que voltar ao trabalho e entrar no pátio interno e no Santuário, apresentará uma oferta pelo pecado por si mesmo”, diz o Senhor Soberano Yahoweh Adonay (NVT).

(Ez 44.28-31) 28“Os Sacerdotes não terão propriedades nem porção alguma de terra, pois eu sou sua herança. 29Seu alimento virá das ofertas e dos sacrifícios que os israelitas trouxerem para o Templo: as ofertas de cereal, as ofertas pelo pecado e as ofertas pela culpa. Tudo que for consagrado para o Senhor pertencerá aos Sacerdotes (NVT). 30O melhor de todos os primeiros frutos de toda espécie e toda oferta de toda espécie serão dos Sacerdotes. Também a primeira parte do cereal moído vocês darão aos Sacerdotes, para que façam repousar a bênção sobre a casa de vocês (NAA). 31Os Sacerdotes não comerão carne de qualquer ave ou animal que morrer de causas naturais ou que for morto por outro animal” (NVT).

Profeta Ezequiel: A Porção da Terra separada para Deus (Alusão a Era Messiânica)

(Ez 45.1-3) 1“Quando vocês repartirem a terra entre as tribos de Israel, separem uma parte para o Senhor Yahweh como sua porção santa. Ela terá doze quilômetros e meio de comprimento e dez quilômetros de largura. Toda essa área será santa (NVT). 2Desse terreno, uma área quadrada de duzentos e cinquenta metros de lado servirá para o Santuário, com vinte e cinco metros em redor para terreno aberto (NVI). 3Dentro da área santa maior, separem uma porção de terra com doze quilômetros e meio de comprimento e cinco quilômetros de largura. Dentro dela ficará o Santuário, o Lugar Santíssimo” (NVT).

(Ez 45.4-6) 4“Essa área será santa, separada para os Sacerdotes que servem ao Senhor Yahweh no Santuário. Ali ficarão suas casas e meu Templo (NVT). 5Uma área de doze quilômetros e meio de comprimento e cinco quilômetros de largura pertencerá aos Levitas, os quais servirão no Templo; essa será a propriedade deles para ali viverem (NVI). 6Separem uma área de dois quilômetros e meio de largura por doze quilômetros e meio de comprimento ao lado da porção santa, para ser propriedade da cidade; ela pertencerá a toda a casa de Israel” (NAA).

Profeta Ezequiel: A Porção para o Rei (Alusão a Era Messiânica)

(Ez 45.7-8) 7“Duas faixas de terra serão separadas para o príncipe. Uma delas fará divisa com o lado Leste das terras sagradas e com a cidade, e a outra fará divisa com o lado Oeste. As divisas no extremo Leste e no extremo Oeste das terras do príncipe ficarão junto às divisas Leste e Oeste dos territórios das tribos. 8Essas porções de terra serão separadas para o príncipe. Então meus príncipes não oprimirão mais meu povo; distribuirão o restante da terra entre o povo e separarão uma parte para cada tribo” (NVT).

Profeta Ezequiel: Pesos e Medidas (Alusão a Era Pós-Exílica)

(Ez 45.9) 9Assim diz o Soberano Senhor Adonay Yahoweh : “Vocês já foram muito longe, ó príncipes de Israel! Abandonem a violência e a opressão e façam o que é justo e direito. Parem de apossar-se do que é do meu povo”, palavra do Soberano Senhor Adonay Yahoweh (NVI).

(Ez 45.10-12) 10“Usem somente pesos, medidas e balanças honestas para secos e líquidos (NVT). 11O efa (cerca de 22 litros), para medir cereais, e o bato (cerca de 22 litros), para medir líquidos, serão da mesma capacidade, de maneira que o bato contenha a décima parte do ômer, e o efa contenha a décima parte do ômer. O ômer (cerca de 220 litros) será a medida padrão. 12A medida padrão para pesos será o siclo (cerca de 12 gramas) de prata. Um siclo consistirá em vinte geras (cerca de 0,6 gramas), e sessenta siclos corresponderão a uma mina” (cerca de 720 gramas) (NVT).

(Ez 45.13-15) 13“Esta será a oferta que vocês farão: a sexta parte de um efa (cerca de 3,5 litros) de cada ômer de trigo, e a sexta parte de um efa (cerca de 3,5 litros) de cada ômer de cevada. 14A porção determinada de azeite será a décima parte de um bato (cerca de 2,2 litros) de cada coro de azeite. Um coro (cerca de 22 litros), como o ômer, tem dez batos. 15De cada rebanho de duzentas cabeças, um cordeiro deverá ser tirado dos pastos ricos de Israel, para oferta de cereais, para holocausto e para sacrifício pacífico, para que façam expiação pelo povo, diz o Senhor Deus Yahoweh Adonay (NAA).

Profeta Ezequiel: Ofertas do Povo e do Príncipe (Alusão a Era Pós-Exílica)

(Ez 45.16-17) 16“Todo o povo da terra fará contribuição, para esta oferta, ao príncipe em Israel (NAA). 17Será dever do príncipe fornecer os holocaustos, as ofertas de cereal e as ofertas derramadas, nas Festas, nas Luas Novas e no Shabat, em todas as Festas Fixas da nação de Israel. Ele fornecerá as ofertas pelo pecado, as ofertas de cereal, os holocaustos e as ofertas de comunhão para fazer propiciação em favor da nação de Israel” (NVI).

Profeta Ezequiel: Festa de Ano Novo (Alusão a Era Pós-Exílica)

(Ez 45.18-20) 18Assim diz o Senhor Soberano Yahoweh Adonay : “No primeiro dia do primeiro mês de cada ano, vocês sacrificarão um novilho sem defeito para purificar o Templo. 19O Sacerdote pegará sangue dessa oferta pelo pecado e o aplicará aos batentes da porta do Templo, aos quatro cantos da borda superior do altar e aos batentes da entrada do pátio interno. 20Vocês farão o mesmo no sétimo dia do ano novo em favor de qualquer um que houver pecado sem intenção ou por ignorância. Assim, purificarão o Templo (NVT).

Profeta Ezequiel: Festa da Páscoa (Alusão a Era Pós-Exílica)

(Ez 45.21-24) 21“No décimo quarto dia do primeiro mês, vocês celebrarão a Páscoa. Essa festa durará sete dias. O pão que comerem durante esses dias será feito sem fermento. 22No dia da Páscoa, o príncipe fornecerá um novilho como oferta pelo pecado em favor de si mesmo e do povo de Israel. 23A cada dia, durante os sete dias da festa, ele preparará um holocausto para o Senhor Yahweh com sete novilhos e sete carneiros sem defeito. Também apresentará, a cada dia, um bode como oferta pelo pecado (NVT). 24Também preparará uma oferta de cereais: dezessete litros e meio para cada novilho e para cada carneiro, e três litros e meio de azeite” (NAA).

Profeta Ezequiel: Festa dos Tabernáculos (Alusão a Era Pós-Exílica)

(Ez 45.25) 25“Durante os sete dias da Festa das Cabanas, que ocorre a cada ano no décimo quinto dia do sétimo mês, o príncipe fornecerá esses mesmos sacrifícios como oferta pelo pecado, holocausto e oferta de cereal, bem como a quantidade requerida de azeite” (NVT).

Profeta Ezequiel: O Shabat e a Festa da Lua Nova (Alusão a Era Pós-Exílica)

(Ez 46.1-3) 1Assim diz o Senhor Deus Yahoweh Adonay : “O portão do átrio interior, que dá para o Leste, estará fechado durante os seis dias de trabalho, mas será aberto no Shabat e também na Festa da Lua Nova (NAA). 2O príncipe, vindo do pátio externo, entrará pelo pórtico da entrada e ficará junto ao batente. Enquanto isso, os Sacerdotes sacrificarão os holocaustos e as ofertas de comunhão dele. Ele adorará o Senhor na soleira da entrada e depois sairá, mas a porta não será fechada até a tarde. 3No Shabat e nas luas novas o povo da terra adorará o Senhor junto à entrada que leva à porta” (NVI).

(Ez 46.4-5) 4“O holocausto que o príncipe trouxer ao Senhor Yahweh no dia do Shabat deverá ser de seis cordeiros e um carneiro, todos sem defeito (NVI). 5A oferta de cereais será de dezessete litros e meio para cada carneiro; para cada cordeiro, a oferta de cereais será o que ele puder dar; e, para cada medida de cereais, três litros e meio de azeite” (NAA).

(Ez 46.6-8) 6“Mas, na Festa da Lua Nova, será um novilho sem defeito e seis cordeiros e um carneiro; eles serão sem defeito. 7Preparará por oferta de cereais dezessete litros e meio para cada novilho e dezessete litros e meio para cada carneiro, mas, pelos cordeiros, segundo as suas posses; e, para cada medida de cereais, três litros e meio de azeite (NAA). 8Quando o príncipe entrar, ele o fará pelo pórtico da entrada, e sairá pelo mesmo caminho” (NVI).

Profeta Ezequiel: Instruções referentes às Ofertas (Alusão a Era Pós-Exílica)

(Ez 46.9-10) 9“Quando o povo da terra vier perante o Senhor Yahweh nas Festas Fixas, todo aquele que entrar pela porta Norte para adorá-lo sairá pela porta Sul, e todo aquele que entrar pela porta Sul sairá pela porta Norte. Ninguém voltará pela porta pela qual entrou, mas todos sairão pela porta oposta. 10O príncipe deverá estar no meio deles, entrando quando eles entrarem e saindo quando eles saírem” (NVI).

(Ez 46.11) 11“Nas solenidades e nas Festas Fixas, a oferta de cereais será de dezessete litros e meio para cada novilho e dezessete litros e meio para cada carneiro; mas, pelos cordeiros, será o que puder dar; e, para cada medida de cereais, três litros e meio de azeite” (NAA).

(Ez 46.12) 12“Quando o príncipe oferecer voluntariamente ao Senhor Yahweh um holocausto ou uma oferta de paz, a porta leste do pátio interno será aberta para ele, e ele oferecerá os sacrifícios como faz no Shabat. Então ele sairá e a porta será fechada” (NVT).

(Ez 46.13-15) 13“A cada manhã, vocês oferecerão um cordeiro de um ano sem defeito como holocausto ao Senhor Yahweh (NVT). 14Juntamente com ele, prepare todas as manhãs uma oferta de cereais para o Senhor Yahweh : três litros de farinha e, para misturar com ela, um litro de azeite. Isto é estatuto perpétuo e contínuo. 15Assim prepararão o cordeiro, a oferta de cereais e o azeite todas as manhãs, em holocausto contínuo” (NAA).

Profeta Ezequiel: Instruções referentes à Herança do Príncipe (Alusão a Era Pós-Exílica)

(Ez 46.16-18) 16Assim diz o Soberano Senhor Adonay Yahoweh : “Se da sua herança o príncipe fizer um presente a um de seus filhos, ele pertencerá também aos seus descendentes; será propriedade deles por herança (NVI). 17Mas, se ele der um presente da sua herança a um dos seus servos, isso será dele até o Ano da Liberdade, quando voltará a ser do príncipe. Porque aos seus filhos, e somente a eles, pertencerá a herança (NAA). 18O príncipe não tomará coisa alguma da herança do povo, expulsando-os de sua propriedade. Dará a seus filhos a herança daquilo que é sua própria propriedade, para que ninguém do meu povo seja separado de sua propriedade” (NVI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Você não pode copiar o conteúdo desta página.