• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 248

248º Dia – 5 de Setembro

REINO DE JUDÁ E EXÍLIO BABILÔNIO

CENÁRIO HISTÓRICO: Continuação do Ministério Profético de Ezequiel (Aproximadamente 573 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Jeremias com 78 anos (Profeta dos Remanescentes de Judá)
  • Daniel com 54 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
  • Ezequiel com 50 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
  • Joaquim com 43 anos (filho de Jeoaquim e neto de Josias)
  • 32º ano do reinado de Nabucodonosor sobre a Babilônia
  • 32º ano da 1ª Deportação para a Babilônia
  • Dario com 28 anos (Reino da Média)
  • Ciro com 26 anos (Reino da Pérsia)
  • 25º ano da 2ª Deportação para a Babilônia

REINO DA BABILÔNIAProfeta Ezequiel: Local de Preparativos das Ofertas (Alusão a Era Pós-Exílica)

(Ez 46.19-24) 19Depois o homem me levou, pela entrada ao lado da porta, até os quartos sagrados que davam para o Norte, os quais pertenciam aos Sacerdotes, e mostrou-me um local no lado Oeste (NVI), 20e explicou: “Aqui os Sacerdotes cozinharão a carne das ofertas pela culpa e das ofertas pelo pecado e assarão o pão feito com a farinha das ofertas de cereal. Farão isso aqui para não ter de carregar os sacrifícios pelo pátio externo e correr o risco de consagrar o povo indevidamente”. 21Então ele me levou de volta ao pátio externo e me conduziu a cada um de seus quatro cantos. Em cada canto vi uma área cercada (NVT). 22Eram pátios fechados, com vinte metros de comprimento e quinze metros de largura; os pátios dos quatro cantos tinham a mesma medida (NVI). 23Ao longo da parte interna desses muros havia uma saliência de pedra, com lugares para acender fogo debaixo da saliência, em todo o redor (NVT). 24Ele me disse: “Estas são as cozinhas onde aqueles que ministram no Templo cozinharão os sacrifícios do povo” (NVI).

Profeta Ezequiel: As Águas que saem do Templo (Alusão a Era Messiânica)

(Ez 47.1-2) 1Depois disto, o homem me fez voltar à entrada do Templo, e eis que água saía de debaixo do limiar do Templo e corria na direção do Leste. Porque a fachada do Templo dava para o Leste. A água vinha de debaixo do lado direito do Templo, do lado Sul do altar. 2Ele então me levou para fora, pela porta Norte, e conduziu-me pelo lado de fora até a porta externa que dá para o Leste, e a água fluía do lado Sul (NVI).

(Ez 47.3-6) 3O homem foi para o lado Leste com uma linha de medir na mão, e, enquanto ia, mediu quinhentos metros e levou-me pela água, que batia no tornozelo (NVI). 4Mediu mais quinhentos metros e me fez passar pela água, que me dava pelos joelhos. Mediu mais quinhentos metros e me fez passar pela água, que agora me dava pela cintura. 5Mediu ainda outros quinhentos metros, e era já um rio que eu não podia atravessar, porque as águas tinham crescido. Eram águas em que se podia nadar, um rio pelo qual não se podia passar andando (NAA). 6Ele me perguntou: “Filho do homem, você vê isto?” Levou-me então de volta à margem do rio (NVI).

(Ez 47.7-12) 7Quando cheguei lá, eis que à margem do rio havia grande abundância de árvores, dos dois lados do rio (NAA). 8Então, me disse: “Estas águas saem para a região oriental, e descem à campina, e entram no mar Morto, cujas águas ficarão saudáveis (ARA). 9Todos os seres vivos que povoam os lugares por onde este rio passar terão vida. E haverá muitíssimo peixe, porque essas águas chegaram lá. As águas do mar Morto se tornarão saudáveis, e tudo viverá por onde quer que esse rio passar. 10Junto a ele se acharão pescadores. Desde En-Gedi até En-Eglaim haverá lugar para estender e secar as redes. Os peixes serão de muitas espécies, como os peixes do mar Grande. 11Mas os seus charcos e os seus pântanos não se tornarão saudáveis; serão deixados para o sal. 12Nas duas margens do rio nascerá todo tipo de árvore frutífera. As folhas dessas árvores não murcharão, e elas nunca deixarão de dar o seu fruto. Produzirão frutos novos todos os meses, porque são regadas pelas águas que saem do Santuário. Os seus frutos servirão de alimento, e as suas folhas, de remédio” (NAA).

Profeta Ezequiel: As Fronteiras da Terra de Israel (Alusão a Era Messiânica)

(Ez 47.13-14) 13Assim diz o Senhor Deus Yahoweh Adonay : “Estas serão as fronteiras pelas quais vocês repartirão a terra como herança para as doze tribos de Israel. José terá duas partes. 14Repartam a terra em partes iguais, pois jurei dá-la aos pais de vocês. Assim, esta mesma terra lhes será dada como herança” (NAA).

(Ez 47.15-20) 15Este será o limite da terra: do lado Norte, desde o mar Grande, pelo caminho de Hetlom, até a entrada de Zedade, 16Hamate, Berota, Sibraim, que ficam na fronteira entre Damasco e Hamate, até Hazer-Haticom, que está na fronteira de Haurã. 17Assim, a fronteira será desde o mar até Hazar-Enom, na fronteira de Damasco, ao Norte, que é também a fronteira de Hamate. Esta será a fronteira do lado Norte. 18No lado Leste, a fronteira será entre Haurã e Damasco; entre Gileade e a terra de Israel, será o Jordão; vocês medirão desde o limite do Norte até o mar Morto. Esta será a fronteira do lado Leste. 19No lado Sul, a fronteira irá desde Tamar até as águas de Meribá-Cades, e então seguindo o ribeiro do Egito até o mar Grande. Esta será a fronteira do lado Sul. 20No lado Oeste, a fronteira será o mar Grande, subindo até diante da entrada de Hamate. Esta será a fronteira do lado Oeste” (NAA).

(Ez 47.21-23) 21Distribuam essa terra entre vocês de acordo com as tribos de Israel. 22Vocês a distribuirão como herança para vocês mesmos e para os estrangeiros residentes no meio de vocês e que tenham filhos. Vocês os considerarão como israelitas de nascimento; com vocês, a eles deverá ser designada uma herança entre as tribos de Israel (NVI). 23Na tribo em que o estrangeiro estiver morando, ali vocês lhe darão a sua herança”, diz o Senhor Deus Yahoweh Adonay (NAA).

Profeta Ezequiel: Os Limites de Sete Tribos (Alusão a Era Messiânica)

(Ez 48.1-9) 1São estes os nomes das tribos: desde a parte extrema do Norte, via Hetlom, até a entrada de Hamate, até Hazar-Enom, o limite Norte de Damasco até junto de Hamate e desde o lado Leste até o Oeste, Dã terá uma porção. 2Limitando-se com Dã, desde o lado Leste até o lado Oeste, Aser terá uma porção. 3Limitando-se com Aser, desde o lado Leste até o lado Oeste, Naftali terá uma porção. 4Limitando-se com Naftali, desde o lado Leste até o lado Oeste, Manassés terá uma porção. 5Limitando-se com Manassés, desde o lado Leste até o lado Oeste, Efraim terá uma porção. 6Limitando-se com Efraim, desde o lado Leste até o lado Oeste, Rúben terá uma porção. 7Limitando-se com Rúben, desde o lado Leste até o lado Oeste, Judá terá uma porção. 8Limitando-se com Judá, desde o lado Leste até o lado Oeste, ficará a região sagrada que vocês devem separar. Terá doze quilômetros e meio de largura e o mesmo comprimento que o das outras porções, desde o lado Leste até o lado Oeste; o Santuário estará no meio dela. 9A região que vocês devem separar ao Senhor Yahweh terá doze quilômetros e meio de comprimento e cinco quilômetros de largura” (NAA).

(Ez 48.10-12) 10Esta região sagrada será dos Sacerdotes. Terá, ao Norte, doze quilômetros e meio, a Oeste, cinco quilômetros de largura, a Leste, cinco quilômetros de largura e ao Sul, doze quilômetros e meio de comprimento; o Santuário do Senhor Yahweh estará no meio dela. 11Será para os Sacerdotes santificados, para os filhos de Zadoque, que cumpriram o seu dever e não se desviaram como fizeram os Levitas, quando os filhos de Israel se desviaram. 12Será uma região especial dentro da região sagrada, um lugar santíssimo, fazendo limites com a porção dos Levitas” (NAA).

(Ez 48.13-14) 13Os Levitas terão uma área de doze quilômetros e meio de comprimento por cinco quilômetros de largura, paralela à porção dos Sacerdotes. Seu comprimento total será de doze quilômetros e meio, e a largura será de cinco quilômetros. 14Não poderão vender nem trocar nenhuma parte dessa área. A melhor parte da terra não pode ser transferida a outros, porque é santa para o Senhor Yahweh (NAA).

Profeta Ezequiel: Os Limites de Cinco Tribos (Alusão a Era Messiânica)

(Ez 48.23-28) 23Quanto ao resto das tribos, desde o lado Leste até o lado Oeste, Benjamim terá uma porção. 24Limitando-se com Benjamim, desde o lado Leste até o lado Oeste, Simeão terá uma porção. 25Limitando-se com Simeão, desde o lado Leste até o lado Oeste, Issacar terá uma porção. 26Limitando-se com Issacar, desde o lado Leste até o lado Oeste, Zebulom terá uma porção. 27Limitando-se com Zebulom, desde o lado Leste até o lado Oeste, Gade terá uma porção. 28Limitando-se com o território de Gade, ao Sul, o limite será desde Tamar até as águas de Meribá-Cades, ao longo do ribeiro do Egito até o mar Grande” (NAA).

Profeta Ezequiel: Os Limites da Cidade (Alusão a Era Messiânica)

(Ez 48.15-20) 15A área que restar, de dois quilômetros e meio de largura por doze quilômetros e meio de comprimento será para o uso civil da cidade, para habitação e para arredores; a cidade ficará no meio. 16Estas serão as suas dimensões: o lado Norte, de dois mil duzentos e cinquenta metros, o lado Sul, de dois mil duzentos e cinquenta metros, o lado Leste, de dois mil duzentos e cinquenta metros, e o lado Oeste, de dois mil duzentos e cinquenta metros. 17Os arredores da cidade serão, ao Norte, de cento e vinte e cinco metros, ao Sul, de cento e vinte e cinco metros, a Leste, de cento e vinte e cinco metros e, a Oeste, de cento e vinte e cinco metros. 18Quanto à área restante, paralela à região sagrada, será de cinco quilômetros para o Leste e de cinco quilômetros para o Oeste; e o seu produto será para o sustento daqueles que trabalham na cidade. 19Essa parte será cultivada pelos trabalhadores da cidade, provindos de todas as tribos de Israel. 20A região sagrada terá doze quilômetros e meio de cada lado, formando um quadrado, e incluirá a propriedade da cidade” (NAA).

Profeta Ezequiel: A Área do Príncipe (Alusão a Era Messiânica)

(Ez 48.21-22) 21O que restar de ambos os lados da região sagrada e da propriedade da cidade será do príncipe. Aquilo que se estende dos doze quilômetros e meio em direção do Leste e também dos doze quilômetros e meio em direção do Oeste, paralelamente com as porções, será do príncipe; a região sagrada e o Santuário do Templo estarão no meio. 22A área que pertence aos Levitas e à cidade estará no meio daquilo que pertence ao príncipe. A área entre o território de Judá e o território de Benjamim será do príncipe” (NAA).

(Ez 48.29) 29Esta é a terra que vocês repartirão como herança para as tribos de Israel, e estas são as suas porções”, diz o Senhor Deus Yahoweh Adonay (NAA).

Profeta Ezequiel: Os Portões da Cidade (Alusão a Era Messiânica)

(Ez 48.30-35) 30São estas as saídas da cidade: do lado Norte, que mede dois mil duzentos e cinquenta metros, 31três portões: o portão de Rúben, o de Judá e o de Levi, sendo que os portões da cidade terão os nomes das tribos de Israel; 32do lado leste, dois mil duzentos e cinquenta metros e três portões, a saber: o portão de José, o de Benjamim e o de Dã; 33do lado Sul, dois mil duzentos e cinquenta metros e três portões: o portão de Simeão, o de Issacar e o de Zebulom; 34do lado Oeste, dois mil duzentos e cinquenta metros e os seus três portões: o portão de Gade, o de Aser e o de Naftali. 35O contorno será de nove quilômetros. E o nome da cidade desde aquele dia será: ‘ O Senhor está ali Yahoweh Shammah (NAA).

CENÁRIO HISTÓRICO: Profeta Ezequiel: O Egito é o Pagamento para o Exército Babilônio (Aproximadamente 571 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Jeremias com 80 anos (Profeta dos Remanescentes de Judá)
  • Daniel com 56 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
  • Ezequiel com 52 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
  • Joaquim com 45 anos (filho de Jeoaquim e neto de Josias)
  • 34º ano do reinado de Nabucodonosor sobre a Babilônia
  • 34º ano da 1ª Deportação para a Babilônia
  • Dario com 30 anos (Reino da Média)
  • Ciro com 28 anos (Reino da Pérsia)
  • 27º ano da 2ª Deportação para a Babilônia

(Ez 29.17-18) 17No vigésimo sétimo ano, no primeiro mês, no primeiro dia do mês, a palavra do Senhor Yahweh veio a mim, dizendo: 18Filho do homem, o rei Nabucodonosor, da Babilônia, conduziu o seu exército num difícil ataque à cidade de Tiro. Todas as cabeças se tornaram calvas e todos os ombros ficaram esfolados, mas nem ele nem o seu exército receberam qualquer recompensa pelo esforço que fizeram” (NAA).

(Ez 29.19-21) 19Portanto, assim diz o Senhor Deus Yahoweh Adonay : “Eis que eu darei a Nabucodonosor, rei da Babilônia, a terra do Egito. Ele levará a sua multidão, tomará o seu despojo e roubará a sua presa, e isto será o pagamento para o seu exército (NAA). 20Eu lhe dei o Egito como recompensa por seus esforços, por aquilo que ele e o seu exército fizeram para mim”, palavra do Soberano Senhor Adonay Yahoweh Adonay (NVI). 21Naquele dia, farei brotar o poder na casa de Israel. E a você, Ezequiel, permitirei que fale livremente no meio deles. E saberão que eu sou o Senhor Yahweh (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Você não pode copiar o conteúdo desta página.