• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 249

249º Dia – 6 de Setembro

REINO DE JUDÁ E EXÍLIO BABILÔNIO

CENÁRIO HISTÓRICO: Profeta Jeremias: Mensagem contra o Egito (Aproximadamente 571 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Jeremias com 80 anos (Profeta dos Remanescentes de Judá)
  • Daniel com 56 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
  • Ezequiel com 52 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
  • Joaquim com 45 anos (filho de Jeoaquim e neto de Josias)
  • 34º ano do reinado de Nabucodonosor sobre a Babilônia
  • 34º ano da 1ª Deportação para a Babilônia
  • Dario com 30 anos (Reino da Média)
  • Ciro com 28 anos (Reino da Pérsia)
  • 27º ano da 2ª Deportação para a Babilônia

CIDADE DE TAFNES, EGITO

(Jr 46.13-18) 13Esta é a mensagem que o Senhor Yahweh falou ao Profeta Jeremias acerca da vinda de Nabucodonosor, rei da Babilônia para atacar o Egito (NVI): 14“Anunciem no Egito e proclamem isto em  Migdol, Mênfis e Tafnes. Digam: ‘Tomem posição e estejam preparados! Porque a espada já devorou o que está ao redor de vocês’ (NAA). 15Por que o deus Ápis fugiu? O seu touro não resistiu, porque o Senhor Yahweh o derrubou” (NVI). 16O Senhor Yahweh multiplicou os que tropeçavam; caíram uns sobre os outros e disseram: ‘Levantem-se, e voltemos ao nosso povo e à terra onde nascemos, por causa da espada que oprime”. 17Ali, darão a Faraó, rei do Egito, o apelido de ‘Espalhafatoso que perdeu a Oportunidade’. 18“Tão certo como eu vivo”, diz o Rei, cujo nome é Senhor Yahweh dos Exércitos, “e tão certo como o Tabor está entre os montes e o Carmelo está junto ao mar, assim ele virá” (NAA).

(Jr 46.19-24) 19Arrumem a bagagem para o exílio, vocês que vivem no Egito, pois Mênfis será arrasada, ficará desolada e desabitada (NVI). 20O Egito é uma bela novilha, mas uma mutuca do Norte já vem atacá-la; sim, já vem. 21Até os soldados mercenários no meio deles, que são como bezerros gordos, viraram as costas e fugiram juntos; não resistiram, porque veio sobre eles o dia da sua ruína e o tempo do seu castigo (NAA). 22O Egito silvará como uma serpente em fuga à medida que o inimigo avança com grande força. Virão sobre ele com machados, como os homens que derrubam árvores. 23“Eles derrubarão sua floresta”, declara o Senhor Yahweh , “por mais densa que seja. São mais que os gafanhotos; são incontáveis! 24A cidade do Egito será envergonhada, será entregue nas mãos do povo do Norte” (NVI).

(Jr 46.25-26) 25O Senhor Yahweh dos Exércitos, o Deus Elohym de Israel, diz: “Eis que eu castigarei Amom, deus de Tebas, e também Faraó, o Egito, os seus deuses e os seus reis, o próprio Faraó e os que confiam nele (NAA). 26Eu os entregarei nas mãos daqueles que desejam tirar-lhes a vida; nas mãos de Nabucodonosor, rei da Babilônia, e de seus oficiais. Mais tarde, porém, o Egito será habitado como em épocas passadas”, declara o Senhor Yahweh (NVI).

Profeta Jeremias: Deus salvará o seu Povo

(Jr 46.27-28) 27“Não tenha medo, meu servo Jacó, nem fique assustado, ó Israel. Pois eis que eu o livrarei dessa terra distante e salvarei a sua descendência da terra do exílio; Jacó voltará e ficará tranquilo e sossegado; e não haverá quem o atemorize. 28Não tenha medo, meu servo Jacó”, diz o Senhor Yahweh , “porque eu estou com você. Por isso, destruirei completamente todas as nações por onde o dispersei. A você eu não destruirei completamente, mas castigarei em justa medida; de modo nenhum deixarei você impune” (NAA).

Profeta Jeremias: Mensagem contra a Babilônia

(Jr 50.1-3) 1Palavra que o Senhor Yahweh falou contra a Babilônia e contra a terra dos caldeus, por meio do Profeta Jeremias: 2“Anunciem entre as nações, proclamem e levantem um estandarte; proclamem, não encubram nada. Digam: ‘Babilônia foi tomada, Bel foi humilhado, Marduque foi destruído. As suas imagens estão cobertas de vergonha, e seus ídolos tremem de terror’ (NAA). 3Porque do Norte uma nação virá e trará tamanha destruição que ninguém voltará a habitar ali. Tudo desaparecerá; tanto pessoas como animais fugirão” (NVT).

(Jr 50.4-7) 4“Naqueles dias, naquele tempo”, diz o Senhor Yahweh , “os filhos de Israel voltarão, eles e os filhos de Judá juntamente; andando e chorando, virão e buscarão o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym (NAA). 5Perguntarão pelo caminho para Sião e voltarão o rosto na direção dela. Virão e se apegarão ao Senhor Yahweh numa aliança permanente que não será esquecida. 6Meu povo tem sido ovelhas perdidas; seus pastores as desencaminharam e as fizeram perambular pelos montes. Elas vaguearam por montanhas e colinas e se esqueceram de seu próprio curral (NVI). 7Todos os que as acharam as devoraram. Os seus adversários diziam: ‘Não é culpa nossa!’ Porque eles pecaram contra o Senhor Yahweh , a morada da justiça, e contra a esperança de seus pais, o Senhor Yahweh (NAA).

(Jr 50.8-10) 8“Fujam da Babilônia! Saiam da terra dos caldeus! Sejam como os bodes que vão adiante do rebanho! 9Porque eis que eu suscitarei e farei vir contra a Babilônia um conjunto de grandes nações da terra do Norte, e se porão em ordem de batalha contra ela; assim ela será tomada. As flechas deles serão como guerreiros bem treinados que nunca voltam de mãos vazias. 10A Caldeia servirá de presa; todos os que a saquearem se fartarão”, diz o Senhor Yahweh (NAA).

(Jr 50.11-13) 11“Vocês se alegram e exultam, vocês que saquearam a nação que me pertence. Saltam como bezerros na campina e relincham como garanhões (NVT), 12sua mãe se envergonhará profundamente; aquela que lhes deu à luz ficará constrangida. Ela se tornará a menor das nações, um deserto, uma terra seca e árida”. 13Por causa da ira do Senhor Yahweh ela não será habitada, mas estará completamente desolada. Todos os que passarem pela Babilônia ficarão chocados e zombarão por causa de todas as suas feridas (NVI).

(Jr 50.14-16) 14Tomem posição de combate em volta da Babilônia, todos vocês que empunham o arco. Atirem nela! Não poupem flechas, pois ela pecou contra o Senhor Yahweh . 15Soem contra ela um grito de guerra de todos os lados! Ela se rende, suas torres caem e suas muralhas são derrubadas. Esta é a vingança do Senhor Yahweh ; vinguem-se dela! Façam a ela o que ela fez aos outros! (NVI) 16Eliminem da Babilônia o que semeia e o que maneja a foice no tempo da colheita. Por causa da espada do opressor, cada um voltará para o seu povo e cada um fugirá para a sua terra (NAA).

Profeta Jeremias: A Volta de Israel

(Jr 50.17-20) 17Israel é cordeiro desgarrado, que os leões afugentaram. Primeiro, o rei da Assíria o devorou, e, por fim, Nabucodonosor lhe quebrou os ossos. 18Portanto, assim diz o Senhor Yahweh dos Exércitos, o Deus Elohym de Israel: “Eis que castigarei o rei da Babilônia e a sua terra, como castiguei o rei da Assíria. 19Farei Israel voltar para a sua morada, e pastará no Carmelo e em Basã; matará a sua fome na região montanhosa de Efraim e em Gileade. 20Naqueles dias e naquele tempo”, diz o Senhor Yahweh , “se sairá em busca da iniquidade de Israel, mas ela já não existirá; procurarão os pecados de Judá, mas eles não serão encontrados, porque perdoarei aqueles que eu deixar como remanescente” (NAA).

Profeta Jeremias: A Condenação da Babilônia

(Jr 50.21-24) 21“Ataque a terra de Merataim e os moradores de Pecode. Mate e destrua tudo após eles”, diz o Senhor Yahweh , “e faça tudo o que lhe ordenei (NAA). 22Façam ouvir na terra o grito de guerra, o estrondo de grande destruição (NVT). 23Quão quebrado e destroçado está o martelo de toda a terra! Quão arrasada está a Babilônia entre as nações! (NVI) 24Preparei uma armadilha, ó Babilônia, e você, sem se dar conta, caiu nela. Você foi surpreendida e apanhada, porque desafiou o Senhor Yahweh (NAA).

(Jr 50.25-28) 25O Senhor Yahweh abriu o seu arsenal e tirou dele as armas da sua indignação, porque o Senhor Adonay , o Senhor Yahoweh dos Exércitos, tem uma obra a realizar na terra dos caldeus. 26Venham contra ela de todos os confins da terra! Abram os seus celeiros, façam dela montões de ruínas, destruam-na por completo! Não deixem sobrar nada! (NAA) 27Matai à espada a todos os seus touros, aos seus valentes; desçam eles para o matadouro; ai deles! Pois é chegado o seu dia, o tempo do seu castigo (ARA). 28Ouve-se a voz dos que fugiram e escaparam da terra da Babilônia, para anunciarem em Sião a vingança do Senhor Yahweh , nosso Deus Elohym , a vingança pelo que fizeram contra o seu Templo (NAA).

(Jr 50.29-30) 29Convoquem uma multidão de flecheiros para que ataquem a Babilônia. Acampem-se ao redor dela e não deixem ninguém escapar. Retribuam-lhe segundo a sua obra; façam com ela o que ela fez com os outros. Porque ela procedeu com arrogância contra o Senhor Yahweh , contra o Santo Kadosh de Israel. 30“Portanto, os seus jovens cairão nas suas praças, e todos os seus homens de guerra serão reduzidos a silêncio naquele dia”, diz o Senhor Yahweh (NAA).

(Jr 50.31-32) 31“Eis que eu sou contra você, cidade orgulhosa”, diz o Senhor Adonay , o Senhor Yahoweh dos Exércitos, “porque chegou o seu dia, o tempo em que hei de castigá-la. 32Então o orgulhoso tropeçará e cairá, e não haverá ninguém que o levante. Porei fogo nas suas cidades, o qual queimará todos os seus arredores” (NAA).

(Jr 50.33-34) 33Assim diz o Senhor Yahweh dos Exércitos: “Os filhos de Israel e os filhos de Judá sofrem opressão juntamente. Todos aqueles que os levaram cativos os retêm e não querem deixá-los ir embora”. 34Mas o Redentor deles é forte; Senhor Yahweh dos Exércitos é o seu nome. Certamente defenderá a causa deles, para aquietar a terra e inquietar os moradores da Babilônia (NAA).

(Jr 50.35-40) 35Diz o Senhor Yahweh : “A espada virá sobre os caldeus, sobre os moradores da Babilônia e sobre os seus príncipes e os seus sábios. 36A espada virá sobre os adivinhos, e eles se tornarão tolos; virá sobre os valentes dela, e ficarão apavorados. 37A espada virá sobre os seus cavalos e sobre os seus carros de guerra. Virá sobre os mercenários que estão no meio dela, e eles ficarão com medo como se fossem mulheres. A espada virá sobre os tesouros dela, e serão saqueados. 38A espada virá sobre as suas águas, e estas secarão; porque é uma terra de imagens de escultura, e os seus moradores enlouquecem por estas coisas horríveis. 39Por isso, as feras do deserto com os chacais habitarão na Babilônia; também os avestruzes habitarão nela. Nunca mais será povoada, nem habitada de geração em geração (NAA). 40Eu a destruirei como destruí Sodoma e Gomorra e as cidades vizinhas”, diz o Senhor Yahweh . “Ninguém viverá ali, ninguém habitará nela” (NVT).

(Jr 50.41-43) 41Vejam! Vem vindo um povo do norte; uma grande nação e muitos reis se mobilizam desde os confins da terra. 42Eles empunham o arco e a lança; são cruéis e sem misericórdia, e o seu barulho é como o bramido do mar. Vêm montados em seus cavalos, em formação de batalha, para atacá-la, ó cidade de Babilônia (NVI). 43O rei da Babilônia ouviu relatos sobre o inimigo, e suas mãos tremem de medo. Pontadas de angústia tomam conta dele, como as dores da mulher em trabalho de parto (NVT).

(Jr 50.44-46) 44“Assim como um leão que sobe da mata do Jordão em direção aos pastos verdejantes, subitamente eu caçarei a Babilônia para fora de sua terra. Quem é o escolhido que designarei para isso? Quem é como eu que possa me desafiar? E que pastor pode me resistir?” (NVI) 45Portanto, ouçam a decisão que o Senhor Yahweh tomou contra a Babilônia, e os planos que ele fez contra a terra dos caldeus. Certamente até os menores do rebanho serão arrastados. Certamente as suas moradas serão destruídas por causa deles. 46A terra tremerá com o estrondo da tomada da Babilônia; e o seu grito será ouvido entre as nações (NAA).

Profeta Jeremias: O Poder e a Queda da Babilônia

(Jr 51.1-4) 1Assim diz o Senhor Yahweh : “Levantarei um vento destruidor contra a Babilônia e os habitantes daquela terra (NVT). 2Enviarei estrangeiros contra a Babilônia, que a lançarão ao vento como quem separa o trigo da palha e deixarão a terra deserta. No dia da calamidade, virão contra ela de todos os lados. 3Que os flecheiros não tenham tempo de entesar o arco nem de vestir as suas armaduras. Não poupem os seus jovens! Destruam por completo todo o seu exército! 4Que eles caiam mortos na terra dos caldeus, atravessados pela espada nas ruas das suas cidades!” (NAA)

(Jr 51.5-6) 5Israel e Judá não foram abandonadas como viúvas pelo seu Deus Elohym , o Senhor Yahweh dos Exércitos, embora a terra dos babilônios esteja cheia de culpa diante do Santo Kadosh de Israel (NVI). 6Fujam da Babilônia! Salvem-se! Não sejam castigados com ela! Chegou o tempo da vingança do Senhor Yahweh ; ele dará à Babilônia o castigo merecido (NVT).

(Jr 51.7-9) 7A Babilônia foi como uma taça de ouro nas mãos do Senhor Yahweh , uma taça que embriagou o mundo inteiro. As nações beberam do vinho da Babilônia e enlouqueceram (NVT). 8Repentinamente, a Babilônia caiu e ficou arruinada. Chorem por ela! Tragam bálsamo para a sua ferida; talvez ela possa ser curada. 9Queríamos curar Babilônia, mas ela não sarou. Deixem-na, e que cada um vá para a sua terra, porque o seu juízo chega até o céu e se eleva até as mais altas nuvens (NAA).

(Jr 51.10-12) 10O Senhor Yahweh trouxe a nossa justiça à luz. Venham, e anunciemos em Sião a obra do Senhor Yahweh , nosso Deus Elohym (NAA). 11Afiem as flechas! Levantem os escudos! Pois o Senhor Yahweh incitou os reis da Média a marcharem contra a Babilônia e a destruírem. Essa é sua vingança contra aqueles que profanaram seu Templo (NVT). 12Levantem um estandarte contra as muralhas da Babilônia! Reforcem a guarda! Coloquem sentinelas! Preparem emboscadas! Porque o Senhor Yahweh planejou e fez o que tinha dito a respeito dos moradores da Babilônia (NAA).

(Jr 51.13-14) 13Você que mora sobre muitas águas e está rica de tesouros, o seu fim chegou; o fio da sua vida foi cortado (NAA). 14O Senhor Yahweh dos Exércitos jurou por seu próprio nome: “Suas cidades se encherão de inimigos, como campos cobertos de gafanhotos, e eles darão gritos de vitória” (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Você não pode copiar o conteúdo desta página.