• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 257

257º Dia – 14 de Setembro

IMPÉRIO PERSA E O POVO DE JUDÁ

CENÁRIO HISTÓRICO: Profeta Daniel: O Tempo do Fim (Aproximadamente 536 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Daniel com 91 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
  • 69º ano da 1ª Deportação para a Babilônia
  • Dario com 65 anos (Reino da Média)
  • Ciro com 63 anos (Reino da Pérsia)
  • 62º ano da 2ª Deportação para a Babilônia
  • 23º ano do reinado de Ciro sobre a Pérsia
  • 3º ano do reinado de Ciro e Dario sobre o Reino Medo-Pérsia

IMPÉRIO PERSA

(Dn 11.40-45) 40“No tempo do fim o rei do Sul se envolverá em combate, e o rei do Norte o atacará com carros e cavaleiros e uma grande frota de navios. Ele invadirá muitos países e avançará por eles como uma inundação. 41Também invadirá a Terra Magnífica. Muitos países cairão, mas Edom, Moabe e os líderes de Amom ficarão livres da sua mão (NVI). 42Ele conquistará muitos países, e nem mesmo o Egito escapará (NVT). 43Tomará posse dos tesouros de ouro e de prata e de todas as coisas preciosas do Egito; os líbios e os etíopes o seguirão. 44Mas será perturbado por rumores vindos do Oriente e do Norte e sairá com grande furor, para destruir e exterminar muitos. 45Armará as suas tendas palacianas entre o mar e o glorioso monte santo. Mas chegará ao seu fim, e não haverá quem o socorra” (NAA).

(Dn 12.1-4) 1“Nessa época, Miguel, o grande príncipe que guarda seu povo, se levantará. Haverá um tempo de angústia como nunca houve desde que as nações vieram a existir. Nesse tempo, porém, todos de seu povo que tiverem o nome escrito no livro serão salvos (NVT). 2Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, outros para vergonha e horror eterno (NAA). 3Os sábios brilharão intensamente como o esplendor do céu, e os que conduzem muitos à justiça resplandecerão como estrelas, para sempre. 4Mas você, Daniel, mantenha esta profecia em segredo; sele o livro até o tempo do fim, quando muitos correrão de um lado para o outro e o conhecimento aumentará” (NVT).

(Dn 12.5-13) 5Então eu, Daniel, olhei, e eis que outros dois estavam em pé às margens do rio, um de cada lado (NAA). 6Um deles perguntou ao homem vestido de linho, que agora estava sobre o rio: “Quanto tempo passará até que terminem esses acontecimentos espantosos?” (NVT) 7Então ouvi o homem vestido de linho, que estava sobre as águas do rio. Ele levantou a mão direita e a esquerda ao céu e jurou por aquele que vive eternamente, dizendo: “Passarão um tempo, tempos e metade de um tempo. E, quando tiverem acabado de destruir o poder do povo santo, estas coisas todas se cumprirão”. 8Eu ouvi, mas não entendi. Então perguntei: “Meu senhor, qual será o fim destas coisas?” 9Ele respondeu: “Siga o seu caminho, Daniel, porque estas palavras estão encerradas e seladas até o tempo do fim (NAA). 10Muitos serão purificados, limpos e refinados por essas provações. Os perversos, porém, continuarão em sua perversidade, e nenhum deles entenderá. Somente os sábios compreenderão seu significado (NVT). 11Depois do tempo em que o sacrifício diário for tirado e a abominação desoladora for estabelecida, haverá ainda mil duzentos e noventa dias (NAA). 12Feliz aquele que esperar e permanecer até o fim dos mil e trezentos e trinta e cinco dias! (NVT) 13Quanto a você, siga o seu caminho até o fim. Você descansará, e então, no final dos dias, você se levantará para receber a herança que lhe cabe” (NVI).

CENÁRIO HISTÓRICO: O Retorno do Exílio (Aproximadamente 535 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • 70º ano da 1ª Deportação para a Babilônia
  • Dario com 66 anos (Reino da Média)
  • Ciro com 64 anos (Reino da Pérsia)
  • 63º ano da 2ª Deportação para a Babilônia
  • 24º ano do reinado de Ciro sobre a Pérsia
  • 4º ano do reinado de Ciro e Dario sobre o Reino Medo-Pérsia

POVO DE JUDÁ

(Ed 2.1-20) 1Esta é a lista dos homens da província que Nabucodonosor, rei da Babilônia, tinha levado prisioneiros para a Babilônia. Eles voltaram para Jerusalém e Judá, cada um para a sua própria cidade. 2Vieram na companhia de Zorobabel, Jesua, Neemias, Seraías, Reelaías, Mardoqueu, Bilsã, Mispar, Bigvai, Reum e Baaná. Esta é a lista dos israelitas (NVI): 3Os filhos de Parós, dois mil cento e setenta e dois. 4Os filhos de Sefatias, trezentos e setenta e dois. 5Os filhos de Ará, setecentos e setenta e cinco. 6Os filhos de Paate-Moabe, dos filhos de Jesua-Joabe, dois mil oitocentos e doze. 7Os filhos de Elão, mil duzentos e cinquenta e quatro. 8Os filhos de Zatu, novecentos e quarenta e cinco. 9Os filhos de Zacai, setecentos e sessenta. 10Os filhos de Bani, seiscentos e quarenta e dois. 11Os filhos de Bebai, seiscentos e vinte e três. 12Os filhos de Azgade, mil duzentos e vinte e dois. 13Os filhos de Adonicão, seiscentos e sessenta e seis. 14Os filhos de Bigvai, dois mil e cinquenta e seis. 15Os filhos de Adim, quatrocentos e cinquenta e quatro. 16Os filhos de Ater, da família de Ezequias, noventa e oito. 17Os filhos de Bezai, trezentos e vinte e três. 18Os filhos de Jora, cento e doze. 19Os filhos de Hasum, duzentos e vinte e três. 20Os filhos de Gibar, noventa e cinco (NAA).

Lista de Moradores por Cidades

(Ed 2.21-35) 21Os filhos de Belém, cento e vinte e três. 22Os homens de Netofa, cinquenta e seis. Os homens de Anatote, cento e vinte e oito. 24Os filhos de Azmavete, quarenta e dois. 25Os filhos de Quiriate-Arim, Cefira e Beerote, setecentos e quarenta e três. 26Os filhos de Ramá e de Geba, seiscentos e vinte e um. 27Os homens de Micmás, cento e vinte e dois. 28Os homens de Betel e Ai, duzentos e vinte e três. 29Os filhos de Nebo, cinquenta e dois. 30Os filhos de Magbis, cento e cinquenta e seis. 31Os filhos do outro Elão, mil duzentos e cinquenta e quatro. 32Os filhos de Harim, trezentos e vinte. 33Os filhos de Lode, Hadide e Ono, setecentos e vinte e cinco. 34Os filhos de Jericó, trezentos e quarenta e cinco. 35Os filhos de Senaá, três mil seiscentos e trinta (NAA).

Lista dos Servidores do Templo

(Ed 2.36-39) 36Os Sacerdotes: Os filhos de Jedaías, da casa de Jesua, novecentos e setenta e três. 37Os filhos de Imer, mil e cinquenta e dois. 38Os filhos de Pasur, mil duzentos e quarenta e sete. 39Os filhos de Harim, mil e dezessete (NAA).

(Ed 2.40-42) 40Os Levitas: Os filhos de Jesua e Cadmiel, dos filhos de Hodavias, setenta e quatro. 41Os cantores: Os filhos de Asafe, cento e vinte e oito. Os filhos dos porteiros: Os filhos de Salum, os filhos de Ater, os filhos de Talmom, os filhos de Acube, os filhos de Hatita, os filhos de Sobai; cento e trinta e nove ao todo (NAA).

(Ed 2.43-54) 43Os servidores do Templo: Os filhos de Zia, os filhos de Hasufa, os filhos de Tabaote, 44os filhos de Queros, os filhos de Sia, os filhos de Padom, 45os filhos de Lebana, os filhos de Hagaba, os filhos de Acube, os filhos de Hagabe, 46os filhos de Sanlai, os filhos de Hanã, 47os filhos de Gidel, os filhos de Gaar, os filhos de Reaías, 48os filhos de Rezim, os filhos de Necoda, os filhos de Gazão, 49os filhos de Uzá, os filhos de Paseia, os filhos de Besai, 50os filhos de Asná, os filhos dos meunitas, os filhos dos nefuseus, 51os filhos de Baquebuque, os filhos de Hacufa, os filhos de Harur, 52os filhos de Baslute, os filhos de Meída, os filhos de Harsa, 53os filhos de Barcos, os filhos de Sísera, os filhos de Temá, 54os filhos de Nesias e os filhos de Hatifa (NAA).

(Ed 2.55-58) 55Os filhos dos servos de Salomão: Os filhos de Sotai, os filhos de Soferete, os filhos de Peruda, 56os filhos de Jaala, os filhos de Darcom, os filhos de Gidel, 57os filhos de Sefatias, os filhos de Hatil, os filhos de Poquerete-Hazebaim e os filhos de Ami. 58Todos os servidores do Templo e os filhos dos servos de Salomão eram trezentos e noventa e dois (NAA).

Lista dos Servidores sem comprovação de Legitimidade

(Ed 2.59-60) 59Os seguintes voltaram de Tel-Melá, Tel-Harsa, Querube, Adã e Imer, porém não puderam provar que as suas famílias e a sua linhagem eram de Israel: 60Os filhos de Delaías, os filhos de Tobias, os filhos de Necoda, seiscentos e cinquenta e dois (NAA).

(Ed 2.61-63) 61Também regressaram as famílias de três Sacerdotes: Habaías, Hacoz e Barzilai (Esse Barzilai havia se casado com uma mulher descendente de Barzilai, de Gileade, e assumido o nome da família dela). 62Procuraram seus nomes nos registros genealógicos, mas não os encontraram, por isso não se qualificaram para servir como Sacerdotes (NVT). 63O governador lhes disse que não comessem das coisas sagradas, até que se levantasse um Sacerdote capaz de decidir a questão por meio de Urim e Tumim (NAA).

Contagem Final dos Exilados e seus Pertences

(Ed 2.64-67) 64Toda esta congregação junta era de quarenta e dois mil trezentos e sessenta, 65além dos seus servos e as suas servas, que eram sete mil trezentos e trinta e sete. Havia também duzentos cantores e cantoras. 66Os seus cavalos eram setecentos e trinta e seis; as suas mulas, duzentas e quarenta e cinco. 67Os seus camelos eram quatrocentos e trinta e cinco e os jumentos, seis mil setecentos e vinte (NAA).

CIDADE DE JERUSALÉMContribuições para o Templo

(Ed 2.68-70) 68Alguns dos chefes de famílias, ao chegarem à Casa do Senhor Yahweh , em Jerusalém, deram ofertas voluntárias para a Casa de Deus Elohym , para a restaurarem no seu antigo lugar (NAA). 69De acordo com as suas possibilidades, deram à tesouraria para essa obra quinhentos quilos de ouro, três toneladas de prata e cem vestes sacerdotais (NVI). 70Assim, os Sacerdotes, os Levitas, os cantores, os guardas das portas, os servidores do Templo e alguns do povo se estabeleceram em povoados perto de Jerusalém. O restante do povo regressou às suas cidades em todo o Israel (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: Reconstrução do Altar (Aproximadamente 535 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Dario com 66 anos (Reino da Média)
  • Ciro com 64 anos (Reino da Pérsia)
  • 24º ano do reinado de Ciro sobre a Pérsia
  • 4º ano do reinado de Ciro e Dario sobre o Reino Medo-Pérsia
  • 7º mês do Retorno dos judeus à Jerusalém

(Ed 3.1-5) 1Quando chegou o sétimo mês e os israelitas já estavam em suas cidades, o povo se reuniu como um só homem em Jerusalém. 2Então Jesua, filho de Jozadaque, e seus colegas, os Sacerdotes, e Zorobabel, filho de Sealtiel, e seus companheiros começaram a construir o altar do Deus Elohym de Israel para nele sacrificarem holocaustos, conforme o que está escrito na Lei de Moisés, homem de Deus Elohym . 3Apesar do receio que tinham dos povos ao redor, construíram o altar sobre a sua base e nele sacrificaram holocaustos ao Senhor Yahweh , tanto os sacrifícios da manhã como os da tarde (NVI). 4Celebraram a Festa dos Tabernáculos, como está escrito, e ofereceram holocaustos diários, segundo o número ordenado para cada dia. 5Depois disto, ofereceram o holocausto contínuo e os sacrifícios das Festas da Lua Nova e de todas as Festas Fixas do Senhor Yahweh , bem como os sacrifícios dos que traziam ofertas voluntárias ao Senhor Yahweh (NAA).

(Ed 3.6-7) 6A partir do dia primeiro do sétimo mês começaram a oferecer holocaustos ao Senhor Yahweh , embora ainda não tivessem sido lançados os alicerces do Templo do Senhor Yahweh (NVI). 7Então eles deram dinheiro aos pedreiros e aos carpinteiros, e deram comida, bebida e azeite ao povo de Sidom e de Tiro, para que, pelo mar, trouxessem do Líbano para Jope toras de cedro. Isso tinha sido autorizado por Ciro, rei da Pérsia (NVI).

SALMOS DOS FILHOS DE CORÁJerusalém amada de Deus

(Sl 87.1-2) 1No monte santo está a cidade fundada pelo Senhor (NVT). 2O Senhor Yahweh ama as portas de Sião mais do que todas as habitações de Jacó (NAA).

(Sl 87.3-4) 3Coisas gloriosas são ditas de ti, ó cidade de Deus Elohym ! 4“Entre os que me reconhecem incluirei Raabe e Babilônia, além da Filístia, de Tiro, e também da Etiópia, como se tivessem nascido em Sião” (NVI).

(Sl 87.5-7) 5De fato, acerca de Sião se dirá: “Todos estes nasceram nela, e o próprio Altíssimo Elyon a estabelecerá” (NVI). 6O Senhor Yahweh , ao registrar os povos, dirá: “Este nasceu lá”. 7Todos os cantores, saltando de alegria, dirão: “Todas as minhas fontes estão em ti” (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha carregando...

Você não pode copiar o conteúdo desta página.