• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 271

271º Dia – 28 de Setembro

POVO DE JUDÁ E O IMPÉRIO PERSA

CENÁRIO HISTÓRICO: Os Levitas que vieram do Exílio (Aproximadamente 445 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • 90º ano do Retorno dos judeus à Jerusalém
  • Neemias com 30 anos (Reino da Persa)
  • 20º ano do reinado de Artaxerxes I sobre a Pérsia

CIDADE DE JERUSALÉM

(1Cr 9.14-16) 14Dos Levitas, os que voltaram foram: Semaías, filho de Hassube, filho de Azricão, filho de Hasabias, descendente de Merari; 15Baquebacar; Heres; Galal; Matanias, filho de Mica, filho de Zicri, filho de Asafe; 16Obadias, filho de Semaías, filho de Galal, filho de Jedutum; e Berequias, filho de Asa, filho de Elcana, que morava na região de Netofate (NVT).

(Ne 7.43) 43Os Levitas: os filhos de Jesua, de Cadmiel, dos filhos de Hodeva, setenta e quatro (NAA).

(Ne 12.8-9) 8Os Levitas que regressaram com eles foram: Jesua, Binui, Cadmiel, Serebias, Judá e também Matanias, que, com seus companheiros, era encarregado dos cânticos de ação de graças. 9Seus companheiros Baquebuquias e Uni ficavam em frente deles durante o culto.

(Ne 12.24) 24Estes foram os chefes das famílias dos Levitas: Hasabias, Serebias, Jesua, Binui, Cadmiel e outros companheiros que ficavam em frente deles durante as cerimônias de louvor e ação de graças; um lado respondia ao outro, conforme ordenado por Davi, homem de Deus Elohym (NVT).

Os Cantores

(Ne 7.44) 44Os cantores: os filhos de Asafe, cento e quarenta e oito (NAA).

Os Porteiros (Guardas das Portas)

(1Cr 9.20-23) 20Naquele tempo, Fineias, filho de Eleazar, era o encarregado dos guardas das portas, e o Senhor Yahweh estava com ele. 21Mais tarde, Zacarias, filho de Meselemias, foi o responsável por guardar a entrada. 22Ao todo, havia duzentos e doze guardas das portas naquele tempo, e foram listados nos registros genealógicos de seus povoados. Os antepassados deles haviam sido nomeados por Davi e por Samuel, o vidente, porque eram homens de confiança. 23Esses guardas das portas e seus descendentes, conforme suas divisões, eram responsáveis por guardar a entrada da Casa do Senhor Yahweh quando ela era uma Tenda (NVT).

(1Cr 9.24-30) 24Os guardas das portas ficavam nos quatro lados: Leste, Oeste, Norte e Sul. 25Seus parentes nos povoados vinham de tempo em tempo dividir essa responsabilidade com eles por períodos de sete dias. 26Os quatro principais guardas das portas, todos Levitas, eram oficiais de confiança, pois eram responsáveis pelas salas e pelos tesouros da Casa de Deus Elohym . 27Passavam a noite ao redor da Casa de Deus Elohym , pois era seu dever guardá-la e abrir suas portas todas as manhãs. 28Alguns dos guardas das portas foram nomeados para cuidar dos diversos objetos usados no culto. Conferiam tudo que era retirado e devolvido, para que nada se perdesse. 29Outros eram responsáveis pela mobília, pelos utensílios do Santuário e pelos suprimentos, como farinha da melhor qualidade, vinho, azeite, incenso e especiarias. 30Eram os Sacerdotes, porém, que misturavam as especiarias (NVT).

(1Cr 9.17-19) 17Os guardas das portas eram: Salum, o chefe, Acube, Talmom, Aimã e os irmãos deles, sendo até hoje 18os guardas da Porta do Rei, a leste. Salum era o chefe. Esses eram os guardas das portas, que pertenciam ao acampamento dos Levitas. 19Salum, filho de Coré, neto de Ebiasafe e bisneto de Corá e seus parentes, os coreítas, guardas das portas, responsáveis por guardar as entradas da Tenda, como os seus antepassados tinham sido responsáveis por guardar a entrada da habitação do Senhor Yahweh (NVI).

(Ne 7.45) 45Os porteiros: os filhos de Salum, os filhos de Ater, os filhos de Talmom, os filhos de Acube, os filhos de Hatita, os filhos de Sobai, cento e trinta e oito (NAA).

(Ne 12.25-26) 25Matanias, Baquebuquias, Obadias, Mesulão, Talmom e Acube eram porteiros e guardavam os depósitos dos portões. 26Estes viveram nos dias de Joiaquim, filho de Jesua, filho de Jozadaque, e nos dias de Neemias, o governador, e de Esdras, o Sacerdote e escriba (NAA).

Os Servidores do Templo

(Ne 7.46-56) 46Os servidores do Templo: os filhos de Zia, os filhos de Hasufa, os filhos de Tabaote, 47os filhos de Queros, os filhos de Sia, os filhos de Padom, 48os filhos de Lebana, os filhos de Hagaba, os filhos de Salmai, 49os filhos de Hanã, os filhos de Gidel, os filhos de Gaar, 50os filhos de Reaías, os filhos de Rezim, os filhos de Necoda, 51os filhos de Gazão, os filhos de Uzá, os filhos de Paseia, 52os filhos de Besai, os filhos de Meunim, os filhos de Nefusesim, 53os filhos de Baquebuque, os filhos de Hacufa, os filhos de Harur, 54os filhos de Bazlite, os filhos de Meída, os filhos de Harsa, 55os filhos de Barcos, os filhos de Sísera, os filhos de Tama, 56os filhos de Nesias e os filhos de Hatifa (NAA).

(1Cr 9.31-34) 31Um Levita chamado Matitias, que era o filho mais velho de Salum, do grupo de famílias de Corá, era o encarregado de preparar as ofertas de pães. 32Membros do grupo de famílias de Coate estavam encarregados de fazer em todo o Shabat os pães sagrados para o Templo. 33Algumas famílias de Levitas eram responsáveis pela música no Templo. Os chefes dessas famílias moravam nos cômodos do Templo e não tinham outros deveres, pois estavam ocupados no seu serviço de dia e de noite. 34Foram estes os chefes de famílias de Levitas, de acordo com a lista dos nomes dos seus antepassados. Eles eram os líderes que moravam em Jerusalém (NTLH).

Filhos dos Servos de Salomão

(Ne 7.57-60) 57Os filhos dos servos de Salomão: os filhos de Sotai, os filhos de Soferete, os filhos de Perida, 58os filhos de Jaala, os filhos de Darcom, os filhos de Gidel, 59os filhos de Sefatias, os filhos de Hatil, os filhos de Poquerete-Hazebaim e os filhos de Amom. 60Todos os servidores do Templo e os filhos dos servos de Salomão eram trezentos e noventa e dois (NAA).

Sem Registros Genealógicos

(Ne 7.61-62) 61Os seguintes voltaram de Tel-Melá, Tel-Harsa, Querube, Adom e Imer, porém não puderam provar que as suas famílias e a sua linhagem eram de Israel: 62os filhos de Delaías, os filhos de Tobias, os filhos de Necoda, seiscentos e quarenta e dois (NAA).

(Ne 7.63-65) 63Dos Sacerdotes: os filhos de Habaías, os filhos de Coz, os filhos de Barzilai, que tinha casado com uma das filhas de Barzilai, o gileadita, e que foi chamado pelo nome dele. 64Estes procuraram o seu registro nos livros genealógicos, porém não acharam; por isso, foram considerados impuros para o Sacerdócio. 65O governador lhes disse que não comessem das coisas sagradas, até que se levantasse um Sacerdote capaz de decidir a questão por meio de Urim e Tumim (NAA).

Total dos que Regressaram do Exílio

(Ne 7.66-69) 66Toda esta congregação junta era de quarenta e dois mil trezentos e sessenta, 67além dos seus servos e das suas servas, que eram sete mil trezentos e trinta e sete. Havia também duzentos e quarenta e cinco cantores e cantoras. 68Os seus cavalos eram setecentos e trinta e seis; as suas mulas, duzentas e quarenta e cinco. 69Os camelos eram quatrocentos e trinta e cinco e os jumentos, seis mil setecentos e vinte (NAA).

Moradores em Jerusalém

(Ne 11.1-9) 1Os chefes do povo ficaram morando em Jerusalém, mas o resto do povo fez um sorteio para escolher um de cada dez para morar na santa cidade de Jerusalém; os outros nove permaneceriam em outras cidades. 2O povo abençoou todos os homens que voluntariamente se ofereciam para morar em Jerusalém (NAA). 3Esta é uma lista dos nomes dos líderes das províncias que foram morar em Jerusalém. A maioria do povo, dos Sacerdotes, dos Levitas, dos servidores do Templo e dos descendentes dos servos de Salomão continuou a viver em suas próprias casas nas várias cidades de Judá, 4mas alguns do povo de Judá e de Benjamim se mudaram para Jerusalém. Da tribo de Judá: Ataías, filho de Uzias, filho de Zacarias, filho de Amarias, filho de Sefatias, filho de Maalaleel, da descendência de Perez; 5também Maaseias, filho de Baruque, filho de Col-Hozé, filho de Hazaías, filho de Adaías, filho de Joiaribe, filho de Zacarias, da família de Selá. 6Dos descendentes de Perez, quatrocentos e sessenta e oito foram morar em Jerusalém. Eram todos homens valorosos. 7Da tribo de Benjamim: Salu, filho de Mesulão, filho de Joede, filho de Pedaías, filho de Colaías, filho de Maaseias, filho de Itiel, filho de Jesaías; 8depois dele, Gabai e Salai e novecentos e vinte e oito parentes ao todo. 9O chefe deles era Joel, filho de Zicri, auxiliado por Judá, filho de Hassenua, o segundo no comando da cidade (NVT).

(Ne 11.10-14) 10Entre os Sacerdotes: Jedaías, filho de Joiaribe; Jaquim; 11Seraías, filho de Hilquias, neto de Mesulão, bisneto de Zadoque; Zadoque era filho de Meraiote, neto de Aitube, supervisor da Casa de Deus Elohym ; 12e seus colegas, que faziam o trabalho do Templo, totalizavam oitocentos e vinte e dois homens. Adaías, filho de Jeroão, neto de Pelaías, bisneto de Anzi; Anzi era filho de Zacarias, neto de Pasur, bisneto de Malquias; 13e seus colegas, que eram chefes de famílias, totalizavam duzentos e quarenta e dois homens. Amassai, filho de Azareel, neto de Azai, bisneto de Mesilemote, tetraneto de Imer, 14e os seus colegas, que eram homens de destaque, totalizavam cento e vinte e oito. O oficial superior deles era Zabdiel, filho de Gedolim (NVI).

(Ne 11.15-18) 15Levitas: Semaías, filho de Hassube e neto de Azricã. Os seus antepassados foram Hasabias e Buni; 16Sabetai e Jozabade, Levitas importantes, que eram os encarregados dos trabalhos no lado de fora do Templo; 17Matanias, filho de Mica e neto de Zabdi, descendente de Asafe. Ele dirigia o coro do Templo no cântico da oração de agradecimento; Baquebuquias, que era o ajudante de Matanias; Abda, filho de Samua e neto de Galal, que era descendente de Jedutum. 18Ao todo, duzentos e oitenta e quatro Levitas ficaram morando na santa cidade de Jerusalém (NTLH).

(Ne 11.19) 19Dos porteiros: Acube, Talmom e os irmãos deles, os guardas das portas, cento e setenta e dois (NAA).

(Ne 11.20-23) 20Os outros Sacerdotes e Levitas e o restante dos israelitas moravam cada um na propriedade de sua família nas outras cidades de Judá. 21Mas os servidores do Templo, sob a liderança de Zia e Gispa, moravam todos na colina de Ofel. 22O chefe dos Levitas em Jerusalém era Uzi, filho de Bani, filho de Hasabias, filho de Matanias, filho de Mica, descendente de Asafe. Os membros da família de Asafe eram cantores no Templo de Deus Elohym . 23Exerciam suas responsabilidades diárias de acordo com os termos de uma ordem do rei (NVT).

(Ne 11.24) 24Petaías, filho de Mesezabel, descendente de Zerá, filho de Judá, representava o rei nas questões de ordem civil (NVI).

CENÁRIO HISTÓRICO: Neemias retorna para a Babilônia (Aproximadamente 433 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • 102º ano do Retorno dos judeus à Jerusalém
  • Neemias com 42 anos (Reino da Persa)
  • 32º ano do reinado de Artaxerxes I sobre a Pérsia

IMPÉRIO PERSA

CIDADE DE JERUSALÉM: Moradores das Aldeias e Arredores de Jerusalém

(Ne 11.25-30) 25Alguns do povo de Judá foram morar em Quiriate-Arba e seus povoados, em Dibom e seus povoados, em Jecabzeel e seus povoados, 26em Jesua, em Moladá, em Bete-Pelete, 27em Hazar-Sual, em Berseba e seus povoados, 28em Ziclague, em Meconá e seus povoados, 29em En-Rimom, em Zorá, em Jarmute, 30em Zanoa, em Adulão e seus povoados, em Laquis e seus arredores, e em Azeca e seus povoados. Eles se estabeleceram desde Berseba até o vale de Hinom (NVI).

(Ne 11.31-36) 31Alguns do povo de Benjamim foram morar em Geba, em Micmás, em Aia e em Betel e seus povoados. 32Também foram morar em Anatote, em Nobe, em Ananias, 33em Hazor, em Ramá, em Gitaim, 34em Hadide, em Zeboim, em Nebalate, 35em Lode, em Ono e em Ge-Harasim. 36Alguns dos Levitas que viviam em Judá foram morar com a tribo de Benjamim (NVT).

(Ne 7.73) 73Assim, os Sacerdotes, os Levitas, os guardas das portas, os cantores, os servidores do Templo e alguns do povo se estabeleceram perto de Jerusalém. O restante do povo regressou às suas cidades em todo o Israel (NVT).

As Salas do Templo

(Ne 13.4-6) 4Antes disto, o Sacerdote Eliasibe, encarregado dos depósitos do Templo do nosso Deus Elohym , parente de Tobias (NAA), 5tinha colocado à disposição dele uma grande sala junto ao Templo. Anteriormente, esse lugar era usado para armazenar as ofertas de cereal, o incenso, diversos utensílios do Templo e os dízimos dos cereais, do vinho novo e do azeite (prescritos para os Levitas, os cantores e os guardas das portas), e também as ofertas para os Sacerdotes. 6Nesse tempo, eu não estava em Jerusalém, pois tinha voltado a Artaxerxes, rei da Babilônia, no trigésimo segundo ano de seu reinado. Mais tarde, porém, pedi sua permissão para regressar (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Você não pode copiar o conteúdo desta página.