• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 273

273º Dia – 30 de Setembro

POVO DE JUDÁ E O IMPÉRIO PERSA

CENÁRIO HISTÓRICO: A Promessa do Povo em Guardar a Lei (Aproximadamente 432 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • 103º ano do Retorno dos judeus à Jerusalém
  • Neemias com 43 anos (Reino da Persa)
  • 33º ano do reinado de Artaxerxes I sobre a Pérsia

CIDADE DE JERUSALÉM

(Ne 10.1-8) 1Os que assinaram e selaram o documento foram: O governador Neemias, filho de Hacalias, e Zedequias. 2Os Sacerdotes Seraías, Azarias, Jeremias, 3Pasur, Amarias, Malquias, 4Hatus, Sebanias, Maluque, 5Harim, Meremote, Obadias, 6Daniel, Ginetom, Baruque, 7Mesulão, Abias, Miamim, 8Maazias, Bilgai e Semaías (NVT).

(Ne 10.9-13) 9Os Levitas Jesua, filho de Azanias, Binui, dos descendentes de Henadade, Cadmiel, 10Sebanias, Hodias, Quelita, Pelaías, Hanã, 11Mica, Reobe, Hasabias, 12Zacur, Serebias, Sebanias, 13Hodias, Bani e Beninu (NVT).

(Ne 10.14-27) 14Os líderes do povo Parós, Paate-Moabe, Elão, Zatu, Bani, 15Buni, Azgade, Bebai, 16Adonias, Bigvai, Adim, 17Ater, Ezequias, Azur, 18Hodias, Hasum, Besai, 19Harife, Anatote, Nebai, 20Magpias, Mesulão, Hezir, 21Mesezabel, Zadoque, Jadua, 22Pelatias, Hanã, Anaías, 23Oseias, Hananias, Hassube, 24Haloes, Pílea, Sobeque, 25Reum, Hasabná, Maaseias, 26Aías, Hanã, Anã, 27Maluque, Harim e Baaná (NVT).

As Obrigações da Aliança

(Ne 10.28-30) 28O resto do povo, os Sacerdotes, os Levitas, os porteiros, os cantores, os servidores do Templo e todos os que tinham se separado dos povos de outras terras para seguirem a Lei de Deus Elohym , com as suas mulheres, os seus filhos e as suas filhas, todos os que tinham saber e entendimento (NAA), 29uniu-se a seus líderes e assumiu um compromisso solene. Juraram que seriam amaldiçoados se não obedecessem à Lei de Deus Elohym , dada por seu servo Moisés, e prometeram obedecer atentamente a todos os mandamentos, estatutos e decretos do Senhor Yahweh , nosso Senhor Adon : 30“Prometemos não permitir que nossas filhas se casem com os habitantes desta terra, nem permitir que as filhas deles se casem com nossos filhos” (NVT).

(Ne 10.31) 31“Também prometemos que, se os habitantes desta terra trouxerem mercadorias ou cereais para vender no Shabat ou em qualquer outro dia santo, não compraremos deles. A cada sete anos, deixaremos a terra descansar e cancelaremos todas as dívidas” (NVT).

(Ne 10.32-33) 32“Além disso, prometemos obedecer ao mandamento de pagar o imposto anual de quatro gramas de prata para o serviço do Templo de nosso Deus Elohym . 33Esse imposto também será usado para providenciar os pães da presença, as ofertas regulares de cereais e os holocaustos, as ofertas para o Shabat, para as celebrações da Lua Nova e para as Festas Anuais, as ofertas sagradas e as ofertas pelo pecado para fazer expiação por Israel. Será usado para tudo que for necessário para o trabalho no Templo de nosso Deus Elohym (NVT).

(Ne 10.34) 34“Todos os anos, nós, o povo, os Sacerdotes e os Levitas tiraremos sorte para saber quais os grupos de famílias que terão de fornecer a lenha para queimar no Templo os sacrifícios que serão oferecidos ao Senhor Yahweh , nosso Deus Elohym , de acordo com o que a Lei manda” (NTLH).

(Ne 10.35-36) 35“Prometemos trazer anualmente ao Templo do Senhor Yahweh os primeiros frutos de todas as colheitas, tanto dos produtos da terra como das árvores frutíferas. 36Concordamos em entregar a Deus nossos filhos mais velhos e as primeiras crias de todos os nossos rebanhos, tanto de bois como de ovelhas, conforme prescrito pela Lei. Nós os apresentaremos aos Sacerdotes que ministram no Templo de nosso Deus Elohym (NVT).

(Ne 10.37) 37Armazenaremos os produtos da terra nos depósitos do Templo de nosso Deus Elohym . Traremos o melhor de nossa farinha e outras ofertas de cereal, o melhor de nossos frutos, de nosso vinho novo e de nosso azeite. Prometemos ainda entregar aos Levitas um décimo de tudo que nossa terra produzir, pois são os Levitas que recolhem os dízimos em todas as cidades onde trabalhamos” (NVT).

(Ne 10.38-39) 38Um Sacerdote descendente de Arão acompanhará os Levitas quando receberem esses dízimos. A décima parte de tudo que for recolhido como dízimo será entregue pelos Levitas ao Templo de nosso Deus Elohym e colocada nos depósitos. 39O povo e os Levitas deverão trazer essas ofertas de cereal, de vinho novo e de azeite para os depósitos e colocá-las nos recipientes sagrados perto dos Sacerdotes que ali estiverem ministrando, dos guardas das portas e dos cantores. “Prometemos não descuidar do Templo de nosso Deus Elohym (NVT).

Contribuição para o Templo

(Ne 7.70-72) 70Alguns dos chefes das famílias contribuíram para a obra. O governador deu para o tesouro oito quilos e quatrocentos gramas de ouro, cinquenta bacias e quinhentas e trinta vestes sacerdotais. 71E alguns mais dos chefes das famílias deram para o tesouro da obra cento e sessenta e oito quilos de ouro e mil e trezentos quilos de prata. 72O que o restante do povo deu foram cento e sessenta e oito quilos de ouro, mil e duzentos quilos de prata e sessenta e sete vestes sacerdotais (NAA).

Os Estrangeiros são Separados de Israel

(Ne 13.1-3) 1Naquele mesmo dia, enquanto o Livro de Moisés era lido para o povo, encontrou-se escrito nele que jamais se deveria permitir que amonitas ou moabitas fizessem parte da comunidade de Deus Elohym (NVT), 2pois eles, em vez de dar água e comida aos israelitas, tinham contratado Balaão para invocar uma maldição sobre eles. O nosso Deus Elohym , porém, transformou a maldição em bênção (NVI). 3Quando o povo ouviu esse trecho da Lei, mandou embora todos os descendentes de estrangeiros (NVT).

O Bom Exemplo de Neemias

(Ne 5.14-15) 14Durante os doze anos em que fui governador de Judá, do vigésimo ano ao trigésimo segundo ano do reinado do rei Artaxerxes, nem eu nem meus oficiais cobramos o tributo de alimentação ao qual tínhamos direito. 15Os governadores anteriores, no entanto, haviam colocado cargas pesadas sobre o povo; exigiam uma porção de alimento e de vinho, além de quarenta peças de prata. Até mesmo os oficiais deles se aproveitavam do povo. Mas, por temor a Deus Elohym , não agi dessa maneira (NVT).

(Ne 5.16-19) 16Trabalhei com todas as minhas forças na reconstrução da muralha e não comprei nenhuma propriedade. E todos os meus empregados ajudaram na reconstrução (NTLH). 17Também hospedei cento e cinquenta homens dos judeus e dos magistrados, além daqueles das nações vizinhas que vinham até nós (NAA). 18Os suprimentos pelos quais eu pagava todos os dias eram um boi, seis das melhores ovelhas, e muitas aves. Além disso, a cada dez dias, precisávamos de uma grande quantidade de vinhos de todo tipo. E, no entanto, não cobrei o tributo de alimentação a que o governador tinha direito, pois o trabalho que o povo realizava já representava uma carga pesada. 19Lembra-te, ó meu Deus Elohym , de tudo que tenho feito por este povo, e abençoa-me por isso” (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: Nascimento de Malaquias (Aproximadamente 424 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • 111º ano do Retorno dos judeus à Jerusalém
  • Neemias com 41 anos (Reino da Persa)
  • 41º ano do reinado de Artaxerxes I sobre a Pérsia

CENÁRIO HISTÓRICO: Morte de Artaxerxes I (Aproximadamente 424 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • 111º ano do Retorno dos judeus à Jerusalém
  • Neemias com 41 anos (Reino da Persa)
  • 41º e último ano do reinado de Artaxerxes I sobre a Pérsia
  • Malaquias (Recém-nascido) (Profeta de Judá)

CENÁRIO HISTÓRICO: Reino e Assassinato de Xerxes II (filho de Artaxerxes I) (Aproximadamente 424 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • 111º ano do Retorno dos judeus à Jerusalém
  • Neemias com 41 anos (Reino da Persa)
  • Malaquias (Recém-nascido) (Profeta de Judá)
  • 45º e último dia do reinado de Xerxes II sobre a Pérsia

CENÁRIO HISTÓRICO: Sogdiano assume o reino da Persa (meio irmão de Xerxes II) (Aproximadamente 424 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • 111º ano do Retorno dos judeus à Jerusalém
  • Neemias com 41 anos (Reino da Persa)
  • Malaquias (Recém-nascido) (Profeta de Judá)
  • 7º e último mês do reinado de Sogdiano sobre a Pérsia

CENÁRIO HISTÓRICO: Reinado Dario II (filho de Artaxerxes I) (Aproximadamente 423 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • 112º ano do Retorno dos judeus à Jerusalém
  • Neemias com 42 anos (Reino da Persa)
  • Malaquias com 1 ano (Profeta de Judá)

IMPÉRIO PERSA

CENÁRIO HISTÓRICO: Morte de Neemias (Aproximadamente 405 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • 130º ano do Retorno dos judeus à Jerusalém
  • Neemias com 60 anos (Reino da Persa)
  • Malaquias com 19 anos (Profeta de Judá)
  • 18º ano do reinado de Dario II sobre a Pérsia

CIDADE DE JERUSALÉMSALMOS – Os Caminhos dos Justos e dos Ímpios

(Sl 1.1-2) 1Bem-aventurado é aquele que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2Pelo contrário, o seu prazer está na Lei do Senhor Yahweh , e na sua Lei medita de dia e de noite (NAA).

(Sl 1.3) 3Ele é como árvore plantada junto a uma corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo o que ele faz será bem-sucedido (NAA).

(Sl 1.4-6) 4Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa (NAA). 5Por isso os ímpios não resistirão no julgamento, nem os pecadores na comunidade dos justos (NVI). 6Pois o Senhor Yahweh conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá (NAA).

SALMOSA Excelência da Palavra de Deus – Álefe (1ª letra do Alfabeto Hebraico)

(Sl 119.1-4) 1Bem-Aventurados os retos em seus caminhos, que andam na Lei do Senhor Yahweh (ACF). 2Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos e o buscam de todo o coração (NAA). 3Não praticam o mal e andam nos caminhos do Senhor. 4O Senhor mesmo ordenou os teus preceitos para que sejam fielmente obedecidos (NVI).

(Sl 119.5-8) 5Tomara que os meus caminhos sejam dirigidos de maneira a poder eu observar os teus estatutos (ARC). 6Então não ficarei envergonhado quando meditar em todos os teus mandamentos. 7Eu te darei graças por viver corretamente, à medida que aprender teus justos estatutos (NVT). 8Obedecerei às tuas leis; peço-te que não me abandone nunca (NTLH).

Bêt (2ª letra do Alfabeto Hebraico)

(Sl 119.9) 9De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra (NAA).

(Sl 119.10-11) 10Eu te busco de todo o coração; não permita que eu me desvie dos teus mandamentos (NVI). 11Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti (NAA).

(Sl 119.12-16) 12Bendito seja, Senhor Yahweh ! Ensina-me os teus decretos (NVI). 13Com os meus lábios declarei todos os juízos da tua boca (ARC). 14Mais me alegro com o caminho dos teus testemunhos do que com todas as riquezas (NAA). 15Meditarei nos teus preceitos, e terei respeito aos teus caminhos (ACF). 16Terei prazer nos teus decretos; não me esquecerei da tua palavra (NAA).

Guímel (3ª letra do Alfabeto Hebraico)

(Sl 119.17-18) 17Sê generoso para com o teu servo, para que eu viva e observe a tua palavra. 18Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua Lei (ARA).

(Sl 119.19-20) 19Sou peregrino na Terra; não esconda de mim os teus mandamentos (NVI). 20Consumida está a minha alma por desejar, incessantemente, os teus juízos (ARA).

(Sl 119.21-24) 21O Senhor repreende os arrogantes; malditos os que se desviam dos teus mandamentos! (NVI) 22Não permita que zombem de mim e me desprezem, pois tenho obedecido a teus preceitos (NVT). 23Mesmo que os poderosos se reúnam para conspirar contra mim, ainda assim o teu servo meditará nos teus decretos. 24Sim, os teus testemunhos são o meu prazer; eles são os meus conselheiros (NVI).

Dálet (4ª letra do Alfabeto Hebraico)

(Sl 119.25-27) 25A minha alma está apegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra (NAA). 26Eu te contei os meus caminhos, e o Senhor me ouviu; ensina-me os teus estatutos (ACF). 27Faça-me discernir o propósito dos teus preceitos, então meditarei nas tuas maravilhas (NVI).

(Sl 119.28-30) 28A minha alma se consome de tristeza; fortalece-me segundo a tua palavra (NAA). 29Afasta de mim o caminho da falsidade e favorece-me com a tua Lei (NVI). 30Escolhi o caminho da fidelidade e decidi seguir os teus juízos (NAA).

(Sl 119.31-32) 31Aos teus testemunhos me apego; não permita, Senhor Yahweh , que eu seja envergonhado (NAA). 32Correrei pelo caminho dos teus mandamentos, quando dilatar o meu coração (ACF).

(5ª letra do Alfabeto Hebraico)

(Sl 119.33-36) 33Ensina-me, Senhor Yahweh , o caminho dos teus decretos, e a eles obedecerei até o fim (NVI). 34Dá-me entendimento, e guardarei a tua Lei; de todo o coração a cumprirei (ARA). 35Dirige-me pelo caminho dos teus mandamentos, pois nele encontro satisfação. 36Inclina o meu coração para os teus estatutos, e não para a ganância (NVI).

(Sl 119.37-40) 37Evita que meus olhos vejam o que é inútil, dá-me vida com tua palavra (BJ). 38Confirma ao teu servo a tua promessa feita aos que te temem (ARA). 39Afasta de mim a afronta, que me causa medo, porque os teus juízos são bons (NAA). 40Eis que tenho suspirado pelos teus preceitos; vivifica-me por tua justiça (ARA).

Vav (6ª letra do Alfabeto Hebraico)

(Sl 119.41-44) 41Venham também sobre mim as tuas misericórdias, ó Senhor Yahweh , e a tua salvação, segundo a tua palavra (ARC). 42Então saberei responder aos que me insultam, pois confio na tua palavra (NAA). 43Não tire jamais de minha boca a palavra da verdade, pois tenho esperado nos teus juízos (ARA). 44Assim, observarei continuamente a tua Lei, para todo o sempre (NAA).

(Sl 119.45-46) 45Andarei em verdadeira liberdade, pois tenho buscado os teus preceitos (NVI). 46Também falarei dos teus testemunhos na presença dos reis e não me envergonharei (ARA).

(Sl 119.47-48) 47Terei prazer nos teus mandamentos, os quais eu amo (ARA). 48Também levantarei as minhas mãos para os teus mandamentos, que amo, e meditarei nos teus estatutos (ARC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Você não pode copiar o conteúdo desta página.