• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 279

279º Dia – 6 de Outubro

O NOVO TESTAMENTO

CENÁRIO HISTÓRICO: O Batismo de Jesus (Aproximadamente 26 d.C.)

CURIOSIDADES:

  • 561º ano do retorno dos judeus à Jerusalém
  • 89º ano do domínio romano sobre a Judeia
  • Tibério com 68 anos (2º Imperador Romano)
  • Herodes Filipe com 53 anos (Filho de Herodes, o Grande)
  • Herodes Antipas com 46 anos (Filho de Herodes, o Grande)
  • Caifás com 41 anos (Sumo Sacerdote)
  • Pôncio Pilatos com 38 anos (Procurador da Judeia)
  • João Batista com 31 anos
  • Jesus com 30 anos
  • 30º ano do governo de Herodes Antipas sobre a Galileia
  • 30º ano do governo de Herodes Filipe sobre o Nordeste da Galileia
  • Paulo com 16 anos
  • 12º ano do reinado de Tibério César como Imperador de Roma
  • 11º e último ano do governo de Valério Grato como Procurador da Judeia
  • 8º ano do Sumo Sacerdócio de Caifás (Genro de Anás) em Jerusalém
  • Início do governo de Poncio Pilatos como Procurador da Judeia

REGIÃO DA JUDEIA: RIO JORDÃO

(Mc 1.9) 9Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no rio Jordão (NAA).

(Mt 3.13-15) 13Por esse tempo, Jesus foi da Galileia para o rio Jordão, a fim de que João o batizasse. 14João, porém, quis convencê-lo a mudar de ideia, dizendo: “Eu é que preciso ser batizado por você, e é você que vem a mim?” 15Mas Jesus respondeu: “Deixe por enquanto, porque assim nos convém cumprir toda a justiça”. Então ele concordou (NAA).

(Lc 3.21) 21aAo ser todo o povo batizado, Jesus também foi batizado (NAA).

A Voz de Deus

(Mt 3.16-17) 16Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento os céus se abriram, e ele viu o Espírito de Deus Theos descendo como pomba e pousando sobre ele. 17Então uma voz dos céus disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado” (NVI).

(Mc 1.10-11) 10Logo ao sair da água, Jesus viu os céus se abrindo e o Espírito descendo como pomba sobre ele. 11Então veio uma voz dos céus, que dizia: “Você é o meu Filho amado; em você me agrado” (NAA).

(Lc 3.21-22) 21bE aconteceu que, enquanto ele orava, o céu se abriu (NAA), 22e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea como uma pomba. E uma voz do céu disse: “Você é meu filho amado, que me dá grande alegria” (NVT).

DESERTO DA JUDÉIAA Tentação de Jesus

(Lc 4.1-2) 1Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do rio Jordão e foi conduzido pelo Espírito no deserto, 2onde foi tentado pelo Diabo durante quarenta dias. Não comeu nada durante todo esse tempo, e teve fome (NVT).

(Mc 1.12-13) 12Em seguida, o Espírito conduziu Jesus ao deserto (NVT). 13Ali esteve quarenta dias, sendo tentado por Satanás. Estava com os animais selvagens, e os anjos o serviam (NVI).

(Mt 4.1-2) 1A seguir, Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo. 2E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome (NAA).

Pedras em Pães

(Lc 4.3-4) 3Então o Diabo disse a Jesus: “Se você é o Filho de Deus Theos , mande que esta pedra se transforme em pão” (NAA). 4Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem’” (NVI).

(Mt 4.3-4) 3Então o Tentador, aproximando-se, disse a Jesus: “Se você é o Filho de Deus Theos , mande que estas pedras se transformem em pães” (NAA). 4Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus Theos ’” (NVI).

No Pináculo do Templo

(Mt 4.5-7) 5Então o Diabo o levou à Cidade Santa, até o ponto mais alto do Templo (NVT), 6e disse: “Se você é o Filho de Deus Theos , jogue-se para baixo, porque está escrito: ‘Aos seus anjos ele dará ordens a seu respeito. E eles o sustentarão nas suas mãos, para que você não tropece em alguma pedra’“. 7Jesus respondeu: “Também está escrito: ‘Não ponha à prova o Senhor Kurios , seu Deus Theos ’” (NAA).

(Lc 4.9-12) 9Então o Diabo o levou a Jerusalém, até o ponto mais alto do Templo, e disse: “Se você é o Filho de Deus Theos , salte daqui (NVT), 10porque está escrito: ‘Aos seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o guardem (NAA), 11com as mãos eles os segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’(NVI). 12Jesus respondeu ao Diabo: “Também foi dito: ‘Não ponha à prova o Senhor Kurios , seu Deus Theos ’” (NAA).

A Glória de Todos os Reinos da Terra

(Lc 4.5-8) 5Então o Diabo o levou para um lugar mais alto e num instante lhe mostrou todos os reinos do mundo. 6E disse: “Eu lhe darei todo este poder e a glória destes reinos, porque isso me foi entregue, e posso dar a quem eu quiser. 7Portanto, se você me adorar, tudo isso será seu”. 8Mas Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Adore o Senhor Kurios , seu Deus Theos , e preste culto somente a ele’” (NAA).

(Mt 4.8-10) 8Depois, o Diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor (NVI), 9e disse: “Tudo isso lhe darei se, prostrado, você me adorar”. 10Então Jesus lhe ordenou: “Vá embora, Satanás, porque está escrito: ‘Adore o Senhor Kurios , seu Deus Theos , e preste culto somente a ele’” (NAA).

(Lc 4.13) 13Tendo concluído todas as tentações, o Diabo afastou-se de Jesus, até momento oportuno (NAA).

(Mt 4.11) 11Com isto, o Diabo deixou Jesus, e eis que vieram anjos e o serviram (NAA).

O Testemunho de João Batista e os Primeiros Discípulos

(Jo 1.29-31) 29No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus Theos , que tira o pecado do mundo! (NVI) 30Este é aquele a respeito de quem eu falava, quando disse: ‘Depois de mim vem um homem que é mais importante do que eu, porque já existia antes de mim’ (NVT). 31Eu mesmo não o conhecia, mas por isso é que vim batizando com água: para que ele viesse a ser revelado a Israel” (NVI).

(Jo 1.15) 15João deu testemunho dele quando disse em alta voz: “Este é aquele a quem eu me referia quando disse: ‘Alguém virá depois de mim, muito mais poderoso que eu, pois existia muito antes de mim’” (NVT).

(Jo 1.32-34) 32E João testemunhou, dizendo: “Vi o Espírito descer do céu como pomba e pousar sobre ele (NAA). 33Eu não sabia quem ele era, mas, quando Deus me enviou para batizar com água, disse-me: ‘Aquele sobre o qual você vir o Espírito descer e permanecer, esse é o que batizará com o Espírito Santo’. 34Eu vi isso acontecer e, portanto, dou testemunho de que ele é o Filho de Deus Theos (NVT).

(Jo 1.35-37) 35No dia seguinte, João estava outra vez na companhia de dois dos seus discípulos (NAA) 36Quando viu Jesus passando, disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus Theos !” (NVI) 37Ao ouvirem isso, os dois discípulos de João seguiram Jesus (NVT).

(Jo 1.38-39) 38Jesus olhou em volta e viu que o seguiam. “O que vocês querem?”, perguntou. Eles responderam: “Rabi (que significa ‘Mestre’), onde o senhor está hospedado?” (NVT) 39Jesus respondeu: “Venham ver!” Então eles foram, viram onde Jesus estava morando e ficaram com ele aquele dia. Eram mais ou menos quatro horas da tarde (NAA).

(Jo 1.40-42) 40André, o irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido o testemunho de João e seguido Jesus. 41Ele encontrou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: “Achamos o Messias!” (‘Messias’ quer dizer ‘Cristo’). 42E o levou a Jesus. Jesus olhou para ele e disse: “Você é Simão, filho de João, mas agora será chamado Cefas” (‘Cefas’ quer dizer ‘Pedro’) (NAA).

(Jo 1.43-46) 43No dia seguinte, Jesus resolveu ir para a Galileia e encontrou Filipe, a quem disse: “Siga-me” (NAA). 44Filipe era de Betsaida, cidade natal de André e Pedro. 45Filipe foi procurar Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele sobre quem Moisés, na Lei, e os Profetas escreveram! Seu nome é Jesus de Nazaré, filho de José”. 46“Nazaré!”, exclamou Natanael. “Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?” “Venha e veja você mesmo”, respondeu Filipe (NVT).

(Jo 1.47-51) 47Ao ver Natanael se aproximando, disse Jesus: “Aí está um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade” (NVI). 48Natanael perguntou a Jesus: “De onde o senhor me conhece?” Jesus respondeu: “Antes de Filipe chamá-lo, eu já tinha visto você debaixo da figueira”. 49Então Natanael exclamou: “Mestre, o senhor é o Filho de Deus Theos ! O senhor é o Rei de Israel!” 50Ao que Jesus lhe respondeu: “Você crê porque eu disse que tinha visto você debaixo da figueira? Pois você verá coisas maiores do que estas”. 51E acrescentou: “Em verdade, em verdade lhes digo que vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus Theos subindo e descendo sobre o Filho do Homem” (NAA).

CIDADE DE CANÁA Transformação da Água em Vinho

(Jo 2.1-5) 1Três dias depois, houve uma festa de casamento no povoado de Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava ali (NVT), 2Jesus e seus discípulos também haviam sido convidados para o casamento (NVI). 3Durante a festa, o vinho acabou, e a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. 4“Mulher, isso não me diz respeito”, respondeu Jesus. “Minha hora ainda não chegou”. 5Sua mãe, porém, disse aos empregados: “Façam tudo que ele mandar” (NVT).

(Jo 2.6-10) 6Ali perto havia seis potes de pedra, do tipo usado pelos judeus para as purificações cerimoniais; em cada pote cabia entre oitenta a cento e vinte litros. 7Disse Jesus aos serviçais: “Encham os potes com água”. E os encheram até à borda (NVI). 8Disse: “Agora tirem um pouco e levem ao Mestre de cerimônias”. Os empregados seguiram suas instruções. 9O Mestre de cerimônias provou a água transformada em vinho, sem conhecer sua procedência (embora os empregados obviamente soubessem). Então chamou o noivo (NVT), 10e disse: “Todos servem primeiro o melhor vinho e, depois que os convidados já beberam bastante, o vinho inferior é servido; mas você guardou o melhor até agora” (NVI).

(Jo 2.11-12) 11Esse sinal em Caná da Galileia foi o primeiro milagre que Jesus fez. Com isso ele manifestou sua glória, e seus discípulos creram nele (NVT). 12Depois disso, ele foi a Cafarnaum, com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos; e ficaram ali não muitos dias (NAA).

CIDADE DE CANÁA Cura do Filho de um Oficial

(Jo 4.46-50) 46Jesus foi outra vez a Caná da Galileia, onde tinha transformado água em vinho. E havia ali um oficial do rei, cujo filho estava doente em Cafarnaum. 47Quando ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judeia para a Galileia, foi até ele e pediu-lhe que fosse curar o seu filho, que estava morrendo. 48Então Jesus lhe disse: “Se vocês não virem sinais e prodígios, de modo nenhum crerão”. 49O oficial pediu mais uma vez: Senhor Kurios , venha, antes que o meu filho morra!” 50Jesus respondeu: “Vá, o seu filho vai viver”. O homem creu na palavra de Jesus e partiu (NAA).

(Jo 4.51-53) 51Enquanto estava a caminho, alguns de seus servos vieram a seu encontro com a notícia de que seu filho estava vivo e bem. 52Ele perguntou quando o menino havia começado a melhorar, e eles responderam: “Ontem à tarde, à uma hora, a febre subitamente desapareceu!” 53Então o pai percebeu que havia sido naquele exato momento que Jesus tinha dito: “Seu filho viverá”. E o oficial e todos de sua casa creram em Jesus (NVT).

(Jo 4.54) 54Esse foi o segundo sinal miraculoso que Jesus realizou, depois que veio da Judéia para a Galiléia (NVI).

CIDADE DE NAZARÉ Jesus é Rejeitado

(Jo 4.44) 44Jesus tinha afirmado que nenhum Profeta tem honra em sua própria terra (NVI).

(Lc 4.16-20) 16Jesus foi para Nazaré, onde havia sido criado. No Shabat, entrou na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. 17Então lhe deram o livro do Profeta Isaías. E, abrindo o livro, achou o lugar onde está escrito: 18“O Espírito do Senhor Kurios está sobre mim, porque ele me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, 19e proclamar o ano aceitável do Senhor Kurios “. 20Tendo fechado o livro, Jesus o devolveu ao assistente e sentou-se. Todos na sinagoga tinham os olhos fixos nele (NAA).

(Lc 4.21-27) 21Então ele começou a dizer: “Hoje se cumpriram as Escrituras que vocês acabaram de ouvir”. 22Todos falavam bem dele e estavam admirados com as palavras de graça que saíam de seus lábios. Contudo, perguntavam: “Não é esse o filho de José?” 23Então ele disse: “Sem dúvida, vocês citarão para mim o ditado: ‘Médico, cure a si mesmo’, ou seja, ‘Faça aqui, em sua cidade, o mesmo que fez em Cafarnaum’(NVT). 24E Jesus prosseguiu: “De fato, afirmo a vocês que nenhum Profeta é bem recebido na sua própria terra. 25Na verdade lhes digo que havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando o céu se fechou por três anos e seis meses, reinando grande fome em toda a terra (NAA), 26E, no entanto, Elias não foi enviado a nenhuma delas, mas sim a uma estrangeira, uma viúva de Sarepta, na região de Sidom. 27E havia muitos leprosos em Israel no tempo do Profeta Eliseu, mas o único que ele curou foi Naamã, o sírio” (NVT).

(Lc 4.28-30) 28Quando ouviram isso, aqueles que estavam na sinagoga ficaram furiosos (NVT). 29E, levantando-se, expulsaram Jesus da cidade e o levaram até o alto do monte sobre o qual a cidade estava edificada, para que, de lá, pudessem atirá-lo abaixo. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, foi embora (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Você não pode copiar o conteúdo desta página.