• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 280

280º Dia – 7 de Outubro

O NOVO TESTAMENTO

REGIÃO DA PERÉIAJoão Batista Prepara o Caminho para o Messias

(Lc 1.80) 80João cresceu e se fortaleceu em espírito. E viveu no deserto até chegar o tempo de se apresentar ao povo de Israel (NVT).

(Lc 3.1-2) 1Era o décimo quinto ano do reinado do imperador Tibério César. Pôncio Pilatos era governador da Judeia; Herodes Antipas governava a Galileia; seu irmão Filipe governava a Itureia e Traconites; e Lisânias governava Abilene. 2Anás e Caifás eram os sumos sacerdotes. Nesse ano, veio uma mensagem de Deus a João, filho de Zacarias, que vivia no deserto (NVT).

(Jo 1.6-9) 6Houve um homem enviado por Deus, e o nome dele era João. 7Este veio como testemunha para testificar a respeito da luz, para que todos viessem a crer por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz, 9a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina toda a humanidade (NAA).

(Jo 1.19-23) 19Este foi o testemunho de João quando os líderes judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para lhe perguntar: “Quem é você?” 20Ele respondeu com toda franqueza: “Eu não sou o Cristo” (NVT). 21Diante disso, lhe perguntaram: “Quem é você, então? Você é Elias?” Ele disse: “Não sou”. Então perguntaram: “Você é o profeta?” Ele respondeu: “Não, não sou” (NAA). 22Finalmente perguntaram: “Quem é você? Dê-nos uma resposta, para que a levemos àqueles que nos enviaram. Que diz você acerca de si próprio?” (NVI) 23João respondeu com as palavras do profeta Isaías: “Eu sou uma voz que clama no deserto: ‘Preparem o caminho para a vinda do Senhor!’” (NVT)

(Mt 3.3) 3Este é aquele que foi anunciado pelo profeta Isaías: “Voz do que clama no deserto: ‘Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele’” (NVI).

(Mc 1.2-3) 2Como está escrito na profecia de Isaías: “Eis que envio o meu mensageiro adiante de você, o qual preparará o seu caminho. 3Voz do que clama no deserto: ‘Preparem o caminho do Senhor, endireitem as suas veredas’(NAA).

(Lc 3.4-6) 4Conforme está escrito no livro das palavras do profeta Isaías: “Voz do que clama no deserto: Preparem o caminho do Senhor, endireitem as suas veredas. 5Todos os vales serão aterrados, e todos os montes e colinas serão nivelados; os caminhos tortuosos serão retificados, e as estradas irregulares serão aplanadas; 6e toda a humanidade verá a salvação que vem de Deus’(NAA).

O Estilo de João Batista

(Mt 3.4) 4As roupas de João eram feitas de pêlos de camelo, e ele usava um cinto de couro na cintura. O seu alimento era gafanhotos e mel silvestre (NVI).

(Mc 1.6) 6A roupa de João era feita de pelos de camelo. Ele usava um cinto de couro e se alimentava de gafanhotos e mel silvestre (NAA).

A Mensagem de João Batista

(Mt 3.1-2) 1Naqueles dias surgiu João Batista, pregando no deserto da Judéia (NVI). 2Ele dizia: “Arrependam-se, porque está próximo o Reino dos Céus” (NAA).

(Mc 1.4) 4Assim surgiu João, batizando no deserto e pregando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados (NVI).

(Lc 3.3) 3João percorreu os arredores do rio Jordão, pregando o batismo como sinal de arrependimento para o perdão dos pecados (NVT).

A Reação do Povo diante João Batista

(Mc 1.5) 5E toda a região da Judeia e todos os moradores de Jerusalém iam até ele. E, confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão (NAA).

(Mt 3.5-6) 5A ele vinha gente de Jerusalém, de toda a Judéia e de toda a região ao redor do Jordão (NVI). 6E, confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão (NAA).

A Advertência de João Batista

(Lc 3.7-9) 7João dizia às multidões que vinham até ele para ser batizadas: “Raça de víboras! Quem os convenceu a fugir da ira que está por vir? 8Provem por suas ações que vocês se arrependeram. Não digam uns aos outros: ‘Estamos a salvo, pois somos filhos de Abraão’. Isso não significa nada, pois eu lhes digo que até destas pedras Deus pode fazer surgir filhos de Abraão. 9Agora mesmo o machado do julgamento está pronto para cortar as raízes das árvores. Toda árvore que não produz bons frutos será cortada e lançada ao fogo” (NVT).

(Lc 3.10-14) 10Então as multidões perguntaram a João: “O que é que devemos fazer?” 11Ele respondeu: “Quem tiver duas túnicas reparta com quem não tem, e quem tiver comida faça o mesmo”. 12Também alguns publicanos chegaram para ser batizados e perguntaram a João: “Mestre, o que devemos fazer?” (NAA) 13Ele respondeu: “Não cobrem nada além do que lhes foi estipulado”. 14Então alguns soldados lhe perguntaram: “E nós, o que devemos fazer?” Ele respondeu: “Não pratiquem extorsão nem acusem ninguém falsamente; contentem-se com o seu salário” (NVI).

(Mt 3.7-10) 7Quando João viu que muitos fariseus e saduceus vinham ao seu batismo, disse-lhes: “Raça de víboras! Quem deu a entender que vocês podem fugir da ira que está por vir? 8Produzam fruto digno de arrependimento! (NAA) 9Não pensem que podem dizer uns aos outros: ‘Estamos a salvo, pois somos filhos de Abraão’. Isso não significa nada, pois eu lhes digo que até destas pedras Deus pode fazer surgir filhos de Abraão. 10Agora mesmo o machado do julgamento está pronto para cortar as raízes das árvores. Toda árvore que não produz bons frutos será cortada e lançada ao fogo” (NVT).

O Testemunho acerca do Messias

(Lc 3.15-17) 15O povo estava em grande expectativa, questionando em seus corações se acaso João não seria o Cristo (NVI). 16João tratou de explicar a todos: “Eu, na verdade, batizo vocês com água, mas vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desamarrar as correias das suas sandálias; ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo. 17Ele tem a pá em suas mãos, para limpar a sua eira e recolher o trigo no seu celeiro; porém queimará a palha num fogo que nunca se apaga” (NAA).

(Mc 1.7-8) 7E João pregava, dizendo: “Depois de mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de, curvando-me, desamarrar as correias das suas sandálias (NAA). 8Eu os batizo com água, mas ele os batizará com o Espírito Santo!” (NVT)

(Mt 3.11-12) 11“Eu batizo com água aqueles que se arrependem. Depois de mim, porém, virá alguém mais poderoso que eu, alguém muito superior, cujas sandálias não sou digno de carregar. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo. 12Ele já tem na mão a pá, e com ela separará a palha do trigo e limpará a área onde os cereais são debulhados. Juntará o trigo no celeiro, mas queimará a palha no fogo que nunca se apaga” (NVT).

(Jo 1.24-27) 24Então os fariseus que tinham sido enviados 25lhe perguntaram: “Se você não é o Cristo, nem Elias, nem o Profeta, que direito tem de batizar?” (NVT) 26Respondeu João: “Eu batizo com água, mas entre vocês está alguém que vocês não conhecem. 27Ele é aquele que vem depois de mim, cujas correias das sandálias não sou digno de desamarrar” (NVI).

(Lc 3.18) 18E assim, com muitas outras exortações, João anunciava o Evangelho ao povo (NAA).

(Jo 1.28) 28Tudo isso aconteceu em Betânia, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando (NVI).

ETERNIDADEA Eternidade do Messias

(Mc 1.1) 1Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus (NAA).

(Jo 1.1) 1No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus (NAA).

(Jo 1.2-5) 2Ele estava no princípio com Deus. 3Todas as coisas foram feitas por ele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez (NAA). 4Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens (NVI). 5A luz brilha na escuridão, e a escuridão nunca conseguiu apagá-la (NVT).

(Jo 1.10-13) 10O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por meio dele, mas o mundo não o conheceu. 11Veio para o que era seu, e os seus não o receberam (NAA). 12Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, 13os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus (NVI).

(Jo 1.14) 14E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai (NAA).

(Jo 1.16-18) 16Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça (NAA). 17Pois a Lei foi dada por meio de Moisés, mas a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo (NVT). 18 Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido (NVI).

CIDADE DE NAZARÉGenealogia de Jesus

(Mt 1.1-2) 1Registro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão (NVI): 2Abraão gerou Isaque; Isaque gerou Jacó; Jacó gerou Judá e os seus irmãos (NAA);

(Mt 1.3-4) 3Judá gerou Perez e Zera, cuja mãe foi Tamar; Perez gerou Esrom; Esrom gerou Arão; 4Arão gerou Aminadabe; Aminadabe gerou Naassom; Naassom gerou Salmom (NAA);

(Mt 1.5-6) 5Salmom gerou Boaz, cuja mãe foi Raabe; Boaz gerou Obede, cuja mãe foi Rute; e Obede gerou Jessé; 6Jessé gerou o rei Davi; e o rei Davi gerou Salomão, cuja mãe foi aquela que tinha sido mulher de Urias (NAA);

(Mt 1.7-11) 7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Uzias; 9Uzias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amom; Amom gerou Josias; 11Josias gerou Jeconias e os seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia (NAA).

(Mt 1.12-16) 12Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; e Salatiel gerou Zorobabel; 13Zorobabel gerou Abiúde; Abiúde gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14Azor gerou Sadoque; Sadoque gerou Aquim; Aquim gerou Eliúde; 15Eliúde gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. 16E Jacó gerou José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo (NAA).

(Mt 1.17) 17Assim, todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze; desde Davi até o exílio na Babilônia, catorze gerações; e desde o exílio na Babilônia até Cristo, catorze gerações (NAA).

(Lc 3.23-28) 23Jesus estava com cerca de trinta anos quando começou seu ministério. Jesus era conhecido como filho de José. José era filho de Eli. 24Eli era filho de Matate. Matate era filho de Levi. Levi era filho de Melqui. Melqui era filho de Janai. Janai era filho de José. 25José era filho de Matatias. Matatias era filho de Amós. Amós era filho de Naum. Naum era filho de Esli. Esli era filho de Nagai. 26Nagai era filho de Maate. Maate era filho de Matatias. Matatias era filho de Semei. Semei era filho de Joseque. Joseque era filho de Jodá. 27Jodá era filho de Joanã. Joanã era filho de Ressa. Ressa era filho de Zorobabel. Zorobabel era filho de Salatiel. Salatiel era filho de Neri. 28Neri era filho de Melqui. Melqui era filho de Adi. Adi era filho de Cosã. Cosã era filho de Elmadã. Elmadã era filho de Er (NVT).

(Lc 3.29-33) 29Er era filho de Josué. Josué era filho de Eliézer. Eliézer era filho de Jorim. Jorim era filho de Matate. Matate era filho de Levi. 30Levi era filho de Simeão. Simeão era filho de Judá. Judá era filho de José. José era filho de Jonã. Jonã era filho de Eliaquim. 31Eliaquim era filho de Meleá. Meleá era filho de Mená. Mená era filho de Matatá. Matatá era filho de Natã. Natã era filho de Davi. 32Davi era filho de Jessé. Jessé era filho de Obede. Obede era filho de Boaz. Boaz era filho de Salmom. Salmom era filho de Naassom. 33Naassom era filho de Aminadabe. Aminadabe era filho de Admim. Admim era filho de Arni. Arni era filho de Esrom. Esrom era filho de Perez. Perez era filho de Judá (NVT).

(Lc 3.34-38) 34Judá era filho de Jacó. Jacó era filho de Isaque. Isaque era filho de Abraão. Abraão era filho de Terá. Terá era filho de Naor. 35Naor era filho de Serugue. Serugue era filho de Ragaú. Ragaú era filho de Faleque. Faleque era filho de Éber. Éber era filho de Salá. 36Salá era filho de Cainã. Cainã era filho de Arfaxade. Arfaxade era filho de Sem. Sem era filho de Noé. Noé era filho de Lameque. 37Lameque era filho de Matusalém. Matusalém era filho de Enoque. Enoque era filho de Jarede. Jarede era filho de Maalaleel. Maalaleel era filho de Cainã. 38Cainã era filho de Enos. Enos era filho de Sete. Sete era filho de Adão. Adão era filho de Deus (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.