• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 281

8 de Outubro

O NOVO TESTAMENTO

CENÁRIO HISTÓRICO: Da Galileia para a Judeia: Que Ele Cresça e Eu Diminua (Aproximadamente 26 d.C.)

CURIOSIDADES:

  • 561º ano do retorno dos judeus à Jerusalém
  • 89º ano do domínio romano sobre a Judeia
  • Tibério com 68 anos (2º Imperador Romano)
  • Herodes Filipe com 53 anos (Filho de Herodes, o Grande)
  • Herodes Antipas com 46 anos (Filho de Herodes, o Grande)
  • Caifás com 41 anos (Sumo Sacerdote)
  • Pôncio Pilatos com 38 anos (Procurador da Judeia)
  • João Batista com 31 anos
  • Jesus com 30 anos
  • 30º ano do governo de Herodes Antipas sobre a Galileia
  • 30º ano do governo de Herodes Filipe sobre o Nordeste da Galileia
  • Paulo com 16 anos
  • 12º ano do reinado de Tibério César como Imperador de Roma
  • 11º e último ano do governo de Valério Grato como Procurador da Judeia
  • 8º ano do Sumo Sacerdócio de Caifás (Genro de Anás) em Jerusalém
  • Início do governo de Poncio Pilatos como Procurador da Judeia

REGIÃO DA JUDEIA

(Jo 3.22-24) 22Depois disso Jesus foi com os seus discípulos para a terra da Judeia, onde passou algum tempo com eles e batizava (NVI). 23Ora, João também estava batizando em Enom, perto de Salim, porque ali havia muitas águas, e o povo se dirigia para lá e era batizado. 24Pois João ainda não havia sido preso (NAA).

(Jo 3.25-30) 25Surgiu uma discussão entre alguns discípulos de João e um certo judeu, a respeito da purificação cerimonial (NVI). 26E foram até João e lhe disseram: “Mestre, aquele que estava com o senhor no outro lado do Jordão, do qual o senhor deu testemunho, está batizando, e todos vão até ele”. 27João respondeu: “Ninguém pode receber coisa alguma se não lhe for dada do céu (NAA). 28Vocês mesmos são testemunhas de que eu disse: ‘Eu não sou o Cristo, mas sou aquele que foi enviado adiante dele’. 29A noiva pertence ao noivo. O amigo que presta serviço ao noivo e que o atende e o ouve, enche-se de alegria quando ouve a voz do noivo. Esta é a minha alegria, que agora se completa. 30É necessário que ele cresça e que eu diminua” (NVI).

(Jo 3.31-36) 31“Aquele que vem do alto está acima de todos; aquele que é da terra pertence à terra e fala como quem é da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. 32Ele testifica o que tem visto e ouvido, mas ninguém aceita o seu testemunho. 33Aquele que o aceita confirma que Deus Theos é verdadeiro (NVI). 34Pois aquele que Deus Theos enviou fala as palavras de Deus, porque Deus Theos não dá o Espírito por medida. 35O Pai ama o Filho e entregou todas as coisas nas mãos dele. 36Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus Theos (NAA).

A Prisão de João Batista

(Lc 3.19-20) 19Todavia, quando João repreendeu Herodes, o tetrarca, por causa de Herodias, mulher do próprio irmão de Herodes, e por todas as outras coisas más que ele tinha feito, 20Herodes acrescentou a todas elas a de colocar João na prisão (NVI).

Da Judeia para a Galileia

(Jo 4.1-3) 1Os fariseus ouviram falar que Jesus estava fazendo e batizando mais discípulos do que João, 2embora não fosse Jesus quem batizasse, mas os seus discípulos. 3Quando o Senhor ficou sabendo disso, saiu da Judeia e voltou uma vez mais à Galileia (NVI).

(Mt 4.12) 12Quando Jesus ouviu que João tinha sido preso, voltou para a Galileia (NVI).

CIDADE DE SICARA Mulher Samaritana

(Jo 4.4-6) 4Era-lhe necessário passar por Samaria (NVI). 5Chegou ao povoado samaritano de Sicar, perto do campo que Jacó tinha dado a seu filho José (NVT). 6Ali ficava o poço de Jacó. Cansado da viagem, Jesus sentou-se junto ao poço. Era por volta do meio-dia (NAA).

(Jo 4.8) 8Naquele momento, seus discípulos tinham ido ao povoado comprar comida (NVT).

(Jo 4.7) 7Pouco depois, uma mulher samaritana veio tirar água, e Jesus lhe disse: “Por favor, dê-me um pouco de água para beber” (NAA).

(Jo 4.9-19) 9Então a mulher samaritana perguntou a Jesus: “Como, sendo o senhor um judeu, pede água a mim, que sou mulher samaritana?” Ela disse isso porque os judeus não se dão com os samaritanos. 10Jesus respondeu: “Se você conhecesse o dom de Deus Theos e quem é que está lhe pedindo água para beber, você pediria, e ele lhe daria água viva” (NAA). 11Disse a mulher: “O Senhor Kurios não tem com que tirar a água, e o poço é fundo. Onde pode conseguir essa água viva? (NVI) 12Por acaso o senhor é maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, assim como os seus filhos e o seu gado?” 13Jesus respondeu: “Quem beber desta água voltará a ter sede, 14mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna” (NAA). 15A mulher lhe disse: Senhor Kurios , dê-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água” (NVI). 16Jesus disse: “Vá, chame o seu marido e volte aqui”. 17Ao que a mulher respondeu: “Não tenho marido”. Então Jesus disse: “Você tem razão ao dizer que não tem marido. 18Porque já teve cinco, e esse que agora tem não é seu marido. O que você disse é verdade”. 19Disse a mulher: Senhor Kurios , vejo que é Profeta” (NVI).

(Jo 4.20-26) 20“Nossos pais adoravam neste monte; vocês, entretanto, dizem que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar” (ARA). 21Jesus respondeu: “Mulher, acredite no que digo: ‘Vem a hora em que nem neste monte nem em Jerusalém vocês adorarão o Pai’ (NAA). 22Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois, a salvação vem dos judeus (NVI). 23Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. Porque são esses que o Pai procura para seus adoradores. 24 Deus Theos é Espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”. 25A mulher respondeu: “Eu sei que virá o Messias, chamado Cristo. Quando ele vier, nos anunciará todas as coisas”. 26Então Jesus disse: “Eu sou o Messias, eu que estou falando com você” (NAA).

(Jo 4.27) 27Naquele momento, chegaram os discípulos de Jesus e se admiraram ao vê-lo falando com uma mulher. Mas nenhum deles perguntou: “O que você está querendo?” Ou: “Por que o senhor está falando com ela?” (NAA)

(Jo 4.28-30) 28A mulher deixou sua vasilha de água junto ao poço e correu de volta para o povoado, dizendo a todos: 29“Venham ver um homem que me disse tudo que eu já fiz na vida! Será que não é ele o Cristo?” (NAA) 30Então as pessoas saíram do povoado para vê-lo (NVT).

(Jo 4.31-38) 31Enquanto isso, os discípulos insistiam com ele: “Mestre, come alguma coisa” (NVI). 32Mas ele lhes disse: “Tenho para comer uma comida que vocês não conhecem” (NAA). 33Então os seus discípulos disseram uns aos outros: “Será que alguém lhe trouxe comida?” (NVI) 34Então Jesus explicou: “Meu alimento consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e em terminar a sua obra (NVT). 35Vocês não dizem que ainda faltam quatro meses até a colheita? Eu, porém, lhes digo: Levantem os olhos e vejam os campos, pois estão maduros para a colheita. 36Quem colhe recebe desde já a recompensa e ajunta o seu fruto para a vida eterna, para que se alegrem ao mesmo tempo o que semeia e o que colhe. 37Pois, no caso, é verdadeiro o ditado: ‘Um é o que semeia, outro é o que colhe’. 38Eu os enviei a colher o que vocês não semearam; outros trabalharam, e vocês aproveitaram o trabalho deles” (NAA).

(Jo 4.39-43) 39Muitos samaritanos daquela cidade creram em Jesus, por causa do testemunho da mulher, que tinha dito: “Ele me disse tudo o que eu já fiz”. 40Quando, pois, os samaritanos foram até Jesus, pediram-lhe que permanecesse com eles; e Jesus ficou ali dois dias. 41Muitos outros creram nele, por causa da palavra de Jesus (NAA). 42Então disseram à mulher: “Agora cremos, não apenas por causa do que você nos contou, mas porque nós mesmos o ouvimos. Agora sabemos que ele é, de fato, o Salvador do mundo” (NVT). 43Passados dois dias, Jesus saiu dali e foi para a Galileia.

REGIÃO DA GALILEIAA Mensagem de Jesus

(Mc 1.14-15) 14Depois que João foi preso, Jesus foi para a Galiléia, proclamando as boas novas de Deus Theos (NVI): 15“Cumpriu-se o tempo e o Reino de Deus Theos está próximo. Arrependam-se e creem no Evangelho” (BJ).

(Mt 4.17) 17A partir de então, Jesus começou a anunciar sua mensagem: “Arrependam-se, pois o Reino dos Céus está próximo” (NVT).

(Lc 4.14-15) 14Jesus voltou para a Galileia no poder do Espírito, e por toda aquela região se espalhou a sua fama (NVI). 15E ensinava nas sinagogas, sendo elogiado por todos (NAA).

A Fama de Jesus

(Mt 4.24) 24As notícias a seu respeito se espalharam até a Síria, e logo o povo começou a lhe trazer todos que estavam enfermos. Qualquer que fosse a enfermidade ou dor, quer estivessem possuídos por demônio, quer sofressem de convulsões, quer fossem paralíticos, Jesus os curava (NVT).

(Mt 4.25) 25Grandes multidões o seguiam, vindas da Galileia, Decápolis, Jerusalém, Judeia e da região do outro lado do Jordão (NVI).

(Lc 4.44) 44E ele anunciava a mensagem nas sinagogas de todo o país (NTLH).

A Cura de um Leproso

(Lc 5.12-14) 12Aconteceu que, estando Jesus numa das cidades, um homem coberto de lepra veio à sua presença. Quando ele viu Jesus, prostrou-se com o rosto em terra e pediu: Senhor Kurios , se quiser, pode purificar-me”. 13E Jesus, estendendo a mão, tocou nele, dizendo: “Quero, sim. Fique limpo!” E, no mesmo instante, a lepra daquele homem desapareceu. 14Jesus ordenou-lhe que não contasse isso a ninguém. E acrescentou: “Mas vá, apresente-se ao Sacerdote e ofereça pela purificação o sacrifício que Moisés ordenou, para servir de testemunho ao povo” (NAA).

(Mt 8.2-4) 2Um leproso aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se diante dele e disse: Senhor Kurios , se quiser, pode me curar e me deixar limpo” (NVT). 3E Jesus, estendendo a mão, tocou nele, dizendo: “Quero, sim. Fique limpo!” E, no mesmo instante, ele ficou limpo da sua lepra (NAA). 4Então Jesus disse ao homem: “Não conte isso a ninguém. Vá e apresente-se ao Sacerdote para que ele o examine. Leve a oferta que a Lei de Moisés exige. Isso servirá como testemunho” (NVT).

(Mc 1.40-44) 40Um leproso veio e ajoelhou-se diante de Jesus, implorando para ser curado: “Se o senhor quiser, pode me curar e me deixar limpo”. 41Cheio de compaixão, Jesus estendeu a mão e tocou nele. “Eu quero”, respondeu. “Seja curado e fique limpo!” 42No mesmo instante, a lepra desapareceu e o homem foi curado. 43Então Jesus se despediu dele com uma forte advertência: 44Não conte isso a ninguém. Vá e apresente-se ao Sacerdote para que ele o examine. Leve a oferta que a Lei de Moisés exige pela sua purificação. Isso servirá como testemunho” (NVT).

(Mc 1.45) 45O homem, porém, saiu e começou a contar a todos o que havia acontecido. Por isso, em pouco tempo, grandes multidões cercaram Jesus, e ele já não conseguia entrar publicamente em cidade alguma. E, embora se mantivesse em lugares isolados, gente de toda parte vinha até ele (NVT).

(Lc 5.15-16) 15Porém o que se dizia a respeito de Jesus se espalhava cada vez mais, e grandes multidões afluíam para o ouvir e para serem curadas de suas enfermidades. 16Jesus, porém, se retirava para lugares solitários e orava (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha carregando...

Você não pode copiar o conteúdo desta página.