Bíblia Cronológica – Versões | Dia 282
9 de Outubro
O NOVO TESTAMENTO
CURIOSIDADES:
- 561º ano do retorno dos judeus à Jerusalém
- 89º ano do domínio romano sobre a Judeia
- Tibério com 68 anos (2º Imperador Romano)
- Herodes Filipe com 53 anos (Filho de Herodes, o Grande)
- Herodes Antipas com 46 anos (Filho de Herodes, o Grande)
- Caifás com 41 anos (Sumo Sacerdote)
- Pôncio Pilatos com 38 anos (Procurador da Judeia)
- João Batista com 31 anos
- Jesus com 30 anos
- 30º ano do governo de Herodes Antipas sobre a Galileia
- 30º ano do governo de Herodes Filipe sobre o Nordeste da Galileia
- Paulo com 16 anos
- 12º ano do reinado de Tibério César como Imperador de Roma
- 11º e último ano do governo de Valério Grato como Procurador da Judeia
- 8º ano do Sumo Sacerdócio de Caifás (Genro de Anás) em Jerusalém
- Início do governo de Poncio Pilatos como Procurador da Judeia
CIDADE DE CAFARNAUM
(Mt 9.1) 1Entrando num barco, Jesus passou para o outro lado do mar e foi para a sua própria cidade (NAA).
(Lc 5.17) 17Certo dia, enquanto Jesus ensinava, alguns fariseus e Mestres da Lei estavam sentados por perto. Eles vinham de todos os povoados da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. E o poder do Senhor Kurios para curar estava sobre Jesus (NVT).
(Mc 2.1-2) 1Dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum, e logo se ouviu dizer que ele estava em casa. 2Muitos se reuniram ali, a ponto de não haver lugar nem mesmo junto à porta. E Jesus anunciava-lhes a palavra (NAA).
(Mc 2.3-5) 3Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. 4E, não podendo aproximar-se de Jesus, por causa da multidão, removeram o telhado no ponto correspondente ao lugar onde Jesus se encontrava e, pela abertura, desceram o leito em que o paralítico estava deitado. 5Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os seus pecados estão perdoados” (NAA).
(Lc 5.18-20) 18Alguns homens vieram carregando um paralítico numa maca. Tentaram levá-lo para dentro da casa, até Jesus (NVT), 19e, não encontrando uma forma de fazer isso por causa da multidão, subiram ao telhado e, por entre as telhas, desceram o paralítico no seu leito, deixando-o no meio das pessoas, diante de Jesus. 20Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: “Homem, os seus pecados estão perdoados” (NAA).
(Mt 9.2) 2Alguns homens trouxeram-lhe um paralítico, deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Tenha bom ânimo, filho; os seus pecados estão perdoados” (NVI).
(Mt 9.3-5) 3Alguns Mestres da Lei disseram a si mesmos: “Isso é blasfêmia!” (NVT). 4Conhecendo Jesus seus pensamentos, disse-lhes: “Por que vocês pensam maldosamente em seus corações? (NVI) 5Pois o que é mais fácil? Dizer: ‘Os seus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levante-se e ande?’” (NAA)
(Lc 5.21-23) 21Mas os fariseus e Mestres da Lei pensavam: “Quem ele pensa que é? Isso é blasfêmia! Somente Deus pode perdoar pecados!” 22Jesus, sabendo o que pensavam, perguntou: “Por que vocês questionam essas coisas em seu coração? 23O que é mais fácil dizer: ‘Seus pecados estão perdoados?’ ou ‘Levante-se e ande?’” (NVT)
(Mc 2.6-9) 6Alguns escribas estavam sentados ali e pensavam em seu coração: 7“Como ele se atreve a falar assim? Isto é blasfêmia! Quem pode perdoar pecados, a não ser um, que é Deus Theos ?” 8E Jesus, percebendo imediatamente em seu espírito que eles assim pensavam, disse-lhes: “Por que vocês estão pensando essas coisas em seu coração? (NAA) 9Que é mais fácil dizer ao paralítico: ‘Os seus pecados estão perdoados’, ou: ‘Levante-se, pegue a sua maca e ande?’” (NVI)
(Mt 9.6-8) 6“Mas, para que vocês saibam que o Filho do Homem tem na terra autoridade para perdoar pecados”, disse ao paralítico: “Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa” (NVI). 7E o homem se levantou e voltou para casa (NAA). 8Ao ver isso, a multidão se encheu de temor e louvou a Deus Theos por ele ter dado tal autoridade aos seres humanos (NVT).
(Mc 2.10-12) 10“Mas, para que vocês saibam que o Filho do Homem tem na terra autoridade para perdoar pecados”, disse ao paralítico (NVI): 11“Eu lhe digo: ‘Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa’” (NVI). 12O homem se levantou de um salto, pegou sua maca e saiu andando diante de todos. A multidão ficou admirada e louvava a Deus Theos , exclamando: “Nunca vimos nada igual!” (NVT)
(Lc 5.24-26) 24“Mas, para que vocês saibam que o Filho do Homem tem na terra autoridade para perdoar pecados”, disse ao paralítico: “Eu lhe digo: ‘Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa’” (NVI). 25E imediatamente ele se levantou diante de todos e, pegando o leito em que até então estava deitado, voltou para casa, glorificando a Deus Theos (NAA). 26Todos ficaram atônitos e glorificavam a Deus Theos , e, cheios de temor, diziam: “Hoje vimos coisas extraordinárias!” (NVI)
CIDADE DE JERUSALÉM – A Cura de um Paralítico no Shabat
(Jo 5.1) 1Depois disso, Jesus voltou a Jerusalém para uma das Festas Religiosas dos judeus (NVT).
PLANTA DA CIDADE DE JERUSALÉM
(Jo 5.2-4) 2Dentro da cidade, junto à Porta das Ovelhas, ficava o tanque de Betesda, com cinco pátios cobertos (NVT). 3Ali costumava ficar grande número de pessoas doentes e inválidas: cegos, mancos e paralíticos. Eles esperavam um movimento nas águas (NVI), 4pois um anjo do Senhor descia de vez em quando e agitava a água. O primeiro que entrava no tanque após a água ser agitada era curado de qualquer enfermidade que tivesse (NVT).
(Jo 5.5-9) 5Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. 6Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim havia muito tempo, perguntou: “Você quer ser curado?” 7O enfermo respondeu: “ Senhor Kurios , não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada. Quando tento entrar, outro enfermo chega antes de mim” (NAA). 8Então Jesus lhe disse: “Levante-se! Pegue a sua maca e ande”. 9Imediatamente o homem ficou curado, pegou a maca e começou a andar. Isso aconteceu num Shabat (NVI).
(Jo 5.10-13) 10E, por essa razão, os judeus disseram ao homem que havia sido curado: “Hoje é Shabat, não lhe é permitido carregar a maca”. 11Mas ele respondeu: “O homem que me curou me disse: ‘Pegue a sua maca e ande’”. 12Então lhe perguntaram: “Quem é esse homem que lhe mandar pegar a maca e andar?” (NVI) 13O homem não sabia, pois Jesus havia desaparecido no meio da multidão (NVT).
(Jo 5.14-18) 14Mais tarde, Jesus o encontrou no Templo e lhe disse: “Olhe, você foi curado. Não peque mais, para que não lhe aconteça coisa pior” (NAA). 15O homem foi até os líderes judeus e lhes disse que tinha sido Jesus quem o havia curado. 16Então os líderes judeus começaram a perseguir Jesus por não respeitar as regras do Shabat (NVT). 17Mas Jesus lhes disse: “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também” (NAA). 18Assim, os líderes judeus se empenharam ainda mais em encontrar um modo de matá-lo, pois ele não apenas violava o Shabat, mas afirmava que Deus Theos era seu Pai e, portanto, se igualava a Deus Theos (NVT).
A Autoridade de Jesus dada pelo Pai
(Jo 5.19-21) 19Então Jesus lhes disse: “Em verdade, em verdade lhes digo que o Filho nada pode fazer por si mesmo, senão somente aquilo que vê o Pai fazer; porque tudo o que este fizer, o Filho também faz (NAA). 20Pois o Pai ama o Filho e lhe mostra tudo que faz. Na verdade, o Pai lhe mostrará obras ainda maiores que estas, para que vocês fiquem admirados (NVT). 21Pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica aqueles a quem quer” (NAA).
(Jo 5.22-24) 22“Além disso, o Pai não julga ninguém, mas deu ao Filho autoridade absoluta para julgar (NVT), 23para que todos honrem o Filho assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou. 24“Em verdade, em verdade lhes digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida” (NAA).
(Jo 5.25-27) 25“Em verdade, em verdade lhes digo que vem a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus Theos ; e os que a ouvirem viverão. 26Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo (NAA), 27e lhe deu autoridade para julgar a todos, porque ele é o Filho do Homem” (NVT).
(Jo 5.28-30) 28“Não fiquem admirados com isto, pois está chegando a hora em que todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz 29e sairão; os que fizeram o bem ressuscitarão para a vida, e os que fizeram o mal ressuscitarão para serem condenados (NVI). 30Não posso fazer coisa alguma por minha própria conta. Julgo conforme aquilo que Deus me diz. Logo, meu julgamento é justo, pois não faço minha própria vontade, mas a vontade do Pai, que me enviou” (NVT).
(Jo 5.31-34) 31“Se eu testemunhasse a respeito de mim mesmo, meu testemunho não seria válido. 32Mas há outro que também testemunha sobre mim, e eu lhes asseguro que tudo que ele diz a meu respeito é verdadeiro (NVT). 33Vocês mandaram mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade (NAA). 34Claro que não tenho necessidade alguma de testemunhas humanas, mas digo estas coisas para que vocês sejam salvos” (NVT).
(Jo 5.35-40) 35“João era como uma lâmpada que queimava e brilhava e, por algum tempo, vocês se empolgaram com a mensagem dele. 36Mas eu tenho um testemunho maior que o de João: as obras que realizo. O Pai me deu essas obras para concluir, e elas provam que ele me enviou (NVT). 37E o Pai que me enviou, ele mesmo testemunhou a meu respeito. Vocês nunca ouviram a sua voz, nem viram a sua forma, 38nem a sua palavra habita em vocês, pois não creem naquele que ele enviou (NVI). 39Vocês examinam as Escrituras, porque julgam ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim (NAA). 40E, no entanto, vocês se recusam a vir a mim para receber essa vida” (NVT).
(Jo 5.41-44) 41“Eu não aceito glória que vem dos homens (ARA), 42mas conheço vocês. Sei que vocês não têm o amor de Deus Theos (NVI). 43Eu vim em nome de meu Pai, e vocês me rejeitaram. Se outro vier em seu próprio nome, vocês o receberão. 44Não é de admirar que não possam crer, pois vocês honram uns aos outros, mas não se importam com a honra que vem do único Deus Theos !” (NVT)
(Jo 5.45-47) 45“Mas não sou eu quem os acusará diante do Pai. Moisés os acusará! Sim, Moisés, em quem vocês põem sua esperança (NVT). 46Porque, se vocês, de fato, cressem em Moisés, também creriam em mim; pois ele escreveu a meu respeito (NAA). 47Contudo, uma vez que não creem naquilo que ele escreveu, como crerão no que eu digo?” (NVT)
Jesus é o Senhor do Shabat
(Mt 12.1) 1Poucos dias depois, num Shabat, Jesus estava atravessando uma plantação de trigo. Os seus discípulos estavam com fome e por isso começaram a colher espigas e a comer os grãos de trigo (NTLH).
(Mc 2.23) 23Aconteceu que, num Shabat, Jesus atravessava as searas, e os seus discípulos, ao passar, começaram a colher espigas (NAA).
(Lc 6.1) 1Aconteceu que, num Shabat, Jesus passava pelas searas, e os seus discípulos colhiam e comiam espigas, debulhando-as com as mãos (NAA).
(Mt 12.2-4) 2Quando alguns fariseus viram aquilo, disseram a Jesus: “Veja! Os seus discípulos estão fazendo uma coisa que a nossa Lei proíbe fazer no Shabat!” (NTLH) 3Mas Jesus lhes disse: “Vocês não leram o que Davi fez quando ele e os seus companheiros tiveram fome? (NAA) 4Ele entrou na Casa de Deus Theos e, com seus companheiros, comeram os pães sagrados que só os Sacerdotes tinham permissão de comer” (NVT).
(Mc 2.24-26) 24Os fariseus lhe perguntaram: “Olha, por que eles estão fazendo o que não é permitido no Shabat?” (NVI) 25Jesus respondeu: “Vocês não leram nas Escrituras o que fez Davi quando ele e seus companheiros tiveram fome? 26Ele entrou na Casa de Deus Theos , nos dias em que Abiatar era Sumo Sacerdote, comeu os pães sagrados que só os Sacerdotes tinham permissão de comer e os deu também a seus companheiros” (NVT).
(Lc 6.2-5) 2Alguns fariseus perguntaram: “Por que vocês estão fazendo o que não é permitido no Shabat?” (NVI) 3Jesus tomou a palavra e disse: “Vocês nem ao menos leram o que Davi fez quando teve fome, ele e os seus companheiros? (NAA) 4Ele entrou na Casa de Deus, comeu os pães sagrados que só os Sacerdotes tinham permissão de comer e os deu também a seus companheiros. 5E acrescentou: “O Filho do Homem é Senhor Kurios até mesmo do Shabat” (NVT).
(Mt 12.5) 5“Ou não têm lido na Lei que, no Shabat, os Sacerdotes no Templo violam o Shabat e ficam sem culpa?” (ARC)
(Mt 12.6-8) 6“Pois eu lhes digo que aqui está quem é maior do que o Templo. 7Mas, se vocês soubessem o que significa: ‘Quero misericórdia, e não sacrifício’, não teriam condenado inocentes (NAA). 8Pois o Filho do Homem é Senhor Kurios do Shabat” (NVI).
(Mc 2.27-28) 27E Jesus acrescentou: “O Shabat foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do Shabat” (NAA).