Bíblia Cronológica – Versões | Dia 284
284º Dia – 11 de Outubro
O NOVO TESTAMENTO
CURIOSIDADES:
- 562º ano do retorno dos judeus à Jerusalém
- 70º ano do domínio romano sobre a Judeia
- Tibério com 69 anos (2º Imperador Romano)
- Herodes Filipe com 54 anos (Filho de Herodes, o Grande)
- Herodes Antipas com 47 anos (Filho de Herodes, o Grande)
- Caifás com 42 anos (Sumo Sacerdote)
- Pôncio Pilatos com 39 anos (Procurador da Judeia)
- João Batista com 32 anos
- Jesus com 31 anos
- 31º ano do governo de Herodes Antipas sobre a Galileia
- 31º ano do governo de Herodes Filipe sobre o Nordeste da Galileia
- Paulo com 17 anos
- 13º ano do reinado de Tibério César como Imperador de Roma
- 9º ano do Sumo Sacerdócio de Caifás (Genro de Anás) em Jerusalém
- 1º ano do governo de Poncio Pilatos como Procurador da Judeia
REGIÃO DA GALILEIA
(Mt 5.27-30) 27“Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não cometa adultério’ (NAA). 28Mas eu lhes digo: ‘Qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração’ (NVI). 29Se o seu olho direito leva você a tropeçar, arranque-o e jogue-o fora. Pois é preferível você perder uma parte do seu corpo do que ter o corpo inteiro lançado no inferno. 30E, se a sua mão direita leva você a tropeçar, corte-a e jogue-a fora. Pois é preferível você perder uma parte do seu corpo do que o corpo inteiro ir para o inferno” (NAA).
Sermão da Montanha: Ensino a Respeito do Divórcio
(Mt 5.31-32) 31“Também foi dito: ‘Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio’ (ACF). 32Mas eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério” (NVI).
Sermão da Montanha: Ensino a Respeito de Juramentos
(Mt 5.33-37) 33“Vocês também ouviram o que foi dito a seus antepassados: ‘Não quebre seus juramentos; cumpra os juramentos que fizer ao Senhor Kurios ’ (NVT). 34Mas eu lhes digo: ‘Não jurem de forma alguma: nem pelo céu, porque é o trono de Deus Theos ; 35nem pela terra, porque é o estrado de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei’ (NVI). 36Nem sequer digam: ‘Juro pela minha cabeça’, pois vocês não podem tornar branco ou preto um fio de cabelo sequer (NVT). 37Seja, porém, o seu falar: ‘Sim, sim; não, não’, porque o que passa disso é de procedência maligna” (ARC).
Sermão da Montanha: Ensino a Respeito da Justiça Própria
(Mt 5.38-40) 38“Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente’. 39Eu, porém, lhes digo que não se oponham ao perverso. Se alguém lhe der um tapa na face direita, ofereça também a outra (NVT). 40E se alguém quiser processá-lo e tirar-lhe a túnica, deixe que leve também a capa” (NVI).
(Lc 6.29) 29“Ao que lhe bate numa face, ofereça também a outra; e, ao que lhe tirar a capa, deixe que leve também a túnica” (NAA).
(Mt 5.41) 41“Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas” (NVI).
(Mt 5.42) 42“Dê a quem lhe pede e não volte as costas ao que quer lhe pedir emprestado” (NAA).
(Lc 6.30-31) 30“Dê a todo o que lhe pedir alguma coisa; e, se alguém levar o que é seu, não exija que seja devolvido. 31Façam aos outros o mesmo que vocês querem que eles façam a vocês” (NAA).
Sermão da Montanha: O Amor aos Inimigos
(Mt 5.43-45) 43“Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’ (NVI). 44Eu, porém, lhes digo: ‘Amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês, 45para demonstrarem que são filhos do Pai Patêr de vocês, que está nos céus’. Porque ele faz o seu sol nascer sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos” (NAA).
(Lc 6.27-28) 27“Digo, porém, a vocês que me ouvem: ‘Amem os seus inimigos, façam o bem aos que odeiam vocês. 28Abençoem aqueles que os amaldiçoam, orem pelos que maltratam vocês’” (NAA).
(Mt 5.46-48) 46“Se amarem apenas aqueles que os amam, que recompensa receberão? Até os cobradores de impostos fazem o mesmo (NVT). 47E, se saudar unicamente os seus irmãos, que faz de mais? Não fazem os publicanos também assim? (ARC) 48Portanto, sejam perfeitos como é perfeito o Pai Patêr de vocês, que está no céu” (NAA).
(Lc 6.32-34) 32“Se vocês amam aqueles que os amam, que recompensa terão? Porque até os pecadores amam aqueles que os amam (NAA). 33E, se fazem o bem apenas aos que fazem o bem a vocês, que mérito têm? Até os pecadores agem desse modo (NVT). 34E, se emprestam àqueles de quem esperam receber, que recompensa terão? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto” (NAA).
(Lc 6.35-36) 35“Vocês, porém, amem os seus inimigos, façam o bem e emprestem, sem esperar nada em troca; vocês terão uma grande recompensa e serão filhos do Altíssimo Hupsistos . Pois ele é bondoso até para os ingratos e maus. 36Sejam misericordiosos, como também é misericordioso o Pai Patêr de vocês” (NAA).
Sermão da Montanha: Ensino a Respeito do Auxílio ao Próximo
(Mt 6.1) 1“Evitem praticar as suas obras de justiça diante dos outros para serem vistos por eles; porque, sendo assim, vocês já não terão nenhuma recompensa junto do Pai Patêr de vocês, que está nos céus” (NAA).
(Mt 6.2-4) 2“Quando ajudarem alguém necessitado, não façam como os hipócritas que tocam trombetas nas sinagogas e nas ruas para serem elogiados pelos outros. Eu lhes digo a verdade: ‘Eles não receberão outra recompensa além dessa’. 3Mas, quando ajudarem alguém necessitado, não deixem que a mão esquerda saiba o que a direita está fazendo (NVT), 4de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai Patêr , que vê o que é feito em segredo, o recompensará” (NVI).
Sermão da Montanha: Ensino a Respeito da Oração
(Mt 6.5-6) 5“E, quando orarem, não sejam como os hipócritas, que gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos pelos outros. Em verdade lhes digo que eles já receberam a sua recompensa (NAA). 6Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai Patêr , que está no secreto. Então seu Pai Patêr , que vê no secreto, o recompensará” (NVI).
(Mt 6.7-8) 7“E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. 8Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai Patêr sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem” (NVI).
(Mt 6.9-13) 9“Portanto, orem assim: ‘ Pai Patêr nosso, que está nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. 11O pão nosso de cada dia nos dá hoje (NAA). 12Perdoa as nossas ofensas como também nós perdoamos as pessoas que nos ofenderam (NTLH). 13E não nos deixe cair em tentação; mas livra-nos do mal, pois, teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém!” (NAA)
(Mt 6.14-15) 14“Porque, se perdoarem aos outros as ofensas deles, também o Pai Patêr de vocês, que está no céu, perdoará vocês; 15se, porém, não perdoarem aos outros as ofensas deles, também o Pai Patêr de vocês não perdoará as ofensas de vocês” (NAA).
Sermão da Montanha: Ensino a Respeito do Jejum
(Mt 6.16-18) 16“Quando vocês jejuarem, não fiquem com uma aparência triste, como os hipócritas; porque desfiguram o rosto a fim de parecer aos outros que estão jejuando. Em verdade lhes digo que eles já receberam a sua recompensa (NAA). 17Ao jejuar, ponha óleo sobre a cabeça e lave o rosto, 18para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai Patêr , que vê no secreto. E seu Pai Patêr , que vê no secreto, o recompensará” (NVI).
Sermão da Montanha: Ensino sobre os Bens Materiais
(Mt 6.19-21) 19“Não acumulem tesouros sobre a terra, onde as traças e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; 20mas ajuntem tesouros no céu, onde as traças e a ferrugem não corroem, e onde ladrões não escavam, nem roubam. 21Porque, onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração” (NAA).
(Mt 6.22-23) 22“Os olhos são a lâmpada do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz (NAA); 23se, porém, os seus olhos forem maus, todo o seu corpo estará em trevas. Portanto, se a luz que existe em você são trevas, que grandes trevas serão!” (NVT)
(Mt 6.24) 24“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou irá odiar um e amar o outro, ou irá se dedicar a um e desprezar o outro. Vocês não podem servir a Deus Theos e às riquezas” (NAA).
Sermão da Montanha: Ensino sobra a Ansiedade
(Mt 6.25-27) 25“Por isso eu lhes digo que não se preocupem com a vida diária, se terão o suficiente para comer, beber ou vestir. A vida não é mais que comida, e o corpo não é mais que roupa? (NVT) 26Observem as aves do céu: ‘Não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai Patêr celestial as alimenta’. Não têm vocês muito mais valor do que elas? (NVI) 27Qual de vocês, por mais preocupado que esteja, pode acrescentar ao menos uma hora à sua vida?” (NVT)
(Mt 6.28-30) 28“E por que se preocupam com o que vão vestir? Observem como crescem os lírios do campo: ‘Eles não trabalham, nem fiam’ (NAA). 29Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles (NVI). 30E, se Deus Theos veste com tamanha beleza as flores silvestres que hoje estão aqui e amanhã são lançadas ao fogo, não será muito mais generoso com vocês, gente de pequena fé?” (NVT)
(Mt 6.31-34) 31“Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘O que vamos comer? O que vamos beber? O que vamos vestir?’ (NVT) 32Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai Patêr celestial sabe que vocês precisam delas. 33Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. 34Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal” (NVI).
Sermão da Montanha: Ensino sobre Julgar os Outros
(Mt 7.1-2) 1“Não julguem, para que vocês não sejam julgados (NVI). 2Pois com o critério com que vocês julgarem vocês serão julgados; e com a medida com que vocês tiverem medido vocês também serão medidos” (NAA).
(Lc 6.37) 37“Não julguem e vocês não serão julgados; não condenem e vocês não serão condenados; perdoem e serão perdoados” (NAA).
(Mt 7.3-5) 3“Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? 4Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu? 5Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão” (NVI).
(Lc 6.41-42) 41“Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? 42Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Irmão, deixe-me tirar o cisco do seu olho’, se você mesmo não consegue ver a viga que está em seu próprio olho? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão” (NVI).
Sermão da Montanha: Jesus encoraja a Oração
(Mt 7.7-11) 7“Peçam e lhes será dado; busquem e acharão; batam, e a porta será aberta para vocês (NAA). 8Pois todos que pedem, recebem. Todos que procuram, encontram. E, para todos que batem, a porta é aberta (NVT). 9Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra? (NVI) 10Ou, se pedir um peixe, você lhe dará uma cobra? (NVT) 11Ora, se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos, quanto mais o Pai Patêr de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem?” (NAA)
Sermão da Montanha: A Regra de Ouro
(Mt 7.12) 12“Portanto, tudo o que vocês querem que os outros façam a vocês, façam também vocês a eles; porque esta é a Lei e os Profetas” (NAA).
(Lc 6.38) 38“Dêem, e lhes será dado: ‘Uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês’. Pois a medida que usarem, também será usada para medir vocês” (NVI).
(Mt 7.13-14) 13“Entrem pela porta estreita! Porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela. 14Estreita é a porta e apertado é o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que o encontram” (NAA).