Bíblia Cronológica – Versões | Dia 286
286º Dia – 13 de Outubro
O NOVO TESTAMENTO
CURIOSIDADES:
- 562º ano do retorno dos judeus à Jerusalém
- 70º ano do domínio romano sobre a Judeia
- Tibério com 69 anos (2º Imperador Romano)
- Herodes Filipe com 54 anos (Filho de Herodes, o Grande)
- Herodes Antipas com 47 anos (Filho de Herodes, o Grande)
- Caifás com 42 anos (Sumo Sacerdote)
- Pôncio Pilatos com 39 anos (Procurador da Judeia)
- João Batista com 32 anos
- Jesus com 31 anos
- 31º ano do governo de Herodes Antipas sobre a Galileia
- 31º ano do governo de Herodes Filipe sobre o Nordeste da Galileia
- Paulo com 17 anos
- 13º ano do reinado de Tibério César como Imperador de Roma
- 9º ano do Sumo Sacerdócio de Caifás (Genro de Anás) em Jerusalém
- 1º ano do governo de Poncio Pilatos como Procurador da Judeia
REGIÃO DA GALILEIA
(Mt 11.20-22) 20Então Jesus começou a repreender as cidades nas quais ele tinha feito muitos milagres, pelo fato de não terem se arrependido (NAA): 21“Ai de você, Corazim! Ai de você, Betsaida! Porque se os milagres que foram realizados entre vocês tivessem sido realizados em Tiro e Sidom, há muito tempo elas se teriam arrependido, vestindo roupas de saco e cobrindo-se de cinzas. 22Mas eu lhes afirmo que no dia do juízo haverá menor rigor para Tiro e Sidom do que para vocês” (NVI).
(Lc 10.13-14) 13“Ai de você, Corazim! Ai de você, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se tivessem operado os milagres que foram feitos em vocês, há muito que elas teriam se arrependido, assentadas em pano de saco e cinza (NAA). 14Eu lhes digo que, no dia do juízo, Tiro e Sidom serão tratadas com menos rigor que vocês” (NVT).
(Lc 10.15) 15“E você, Cafarnaum, pensa que será elevada até o céu? Será jogada no Hades!” (NAA)
(Mt 11.23-24) 23“E você, Cafarnaum, pensa que será elevada até o céu? Será jogada no Hades! Porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que foram feitos em você, ela teria permanecido até o dia de hoje. 24Mas eu digo a vocês que, no Dia do Juízo, haverá menos rigor para a terra de Sodoma do que para você” (NAA).
Venham até Mim
(Mt 11.25-26) 25Naquela ocasião Jesus disse: “Eu te louvo, Pai Patêr , Senhor Kurios dos céus e da Terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai Patêr , pois assim foi do teu agrado” (NVI).
(Mt 11.27) 27“Meu Pai Patêr me confiou todas as coisas. Ninguém conhece verdadeiramente o Filho, a não ser o Pai Patêr , e ninguém conhece verdadeiramente o Pai Patêr , a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho escolhe revelá-lo” (NVT).
(Mt 11.28-30) 28“Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei (NAA). 29Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (NVI).
Os Pés de Jesus são Ungidos
(Lc 7.36-38) 36Um dos fariseus convidou Jesus para que fosse jantar com ele. Jesus, entrando na casa do fariseu, tomou lugar à mesa. 37E eis que uma mulher da cidade, pecadora, sabendo que ele estava jantando na casa do fariseu, foi até lá com um frasco feito de alabastro cheio de perfume. 38E, estando por detrás, aos pés de Jesus, chorando, molhava-os com as suas lágrimas e os enxugava com os próprios cabelos. Ela beijava os pés de Jesus e os ungia com o perfume (NAA).
(Lc 7.39-43) 39Quando o fariseu que havia convidado Jesus viu isso, disse consigo: “Se este homem fosse Profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele. Ela é uma pecadora!” (NVT) 40Jesus se dirigiu ao fariseu e lhe disse: “Simão, tenho uma coisa para lhe dizer”. Ele respondeu: “Diga, Mestre” (NAA). 41Jesus disse: “Dois homens tinham uma dívida com um homem que costumava emprestar dinheiro. Um deles devia quinhentas moedas de prata, e o outro, cinquenta (NTLH), 42e, como eles não tinham com que pagar, o credor perdoou a dívida de ambos. Qual deles, portanto, o amará mais?” (NAA) 43Simão respondeu: “Suponho que aquele de quem ele perdoou a dívida maior”. “Você está certo”, disse Jesus (NVT).
(Lc 7.44-47) 44Então voltou-se para a mulher e disse a Simão: “Veja esta mulher ajoelhada aqui. Quando entrei em sua casa, você não ofereceu água para eu lavar os pés, mas ela os lavou com suas lágrimas e os secou com seus cabelos (NVT). 45Você não me saudou com um beijo, mas esta mulher, desde que entrei aqui, não parou de beijar os meus pés (NVI). 46Você não ungiu a minha cabeça com óleo, mas esta, com perfume, ungiu os meus pés. 47Por isso, afirmo a você que os muitos pecados dela foram perdoados, porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama” (NAA).
(Lc 7.48-50) 48Então Jesus disse à mulher: “Os seus pecados estão perdoados”. 49Os que estavam com ele à mesa começaram a dizer entre si: “Quem é este que até perdoa pecados?” (NAA) 50Jesus disse à mulher: “Sua fé a salvou; vá em paz” (NVI).
As Mulheres que Davam Assistência ao Ministério de Jesus
(Lc 8.1-3) 1Aconteceu, depois disto, que andava Jesus de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o Evangelho do Reino de Deus Theos , e os doze iam com ele (ARA), 2e também algumas mulheres que tinham sido curadas de espíritos impuros e enfermidades. Entre elas estavam Maria Madalena, de quem ele havia expulsado sete demônios; 3Joana, esposa de Cuza, administrador de Herodes; Susana, e muitas outras que contribuíam com seus próprios recursos para o sustento de Jesus e seus discípulos (NVT).
A Blasfêmia Contra o Espírito Santo
(Mt 12.22-23) 22Depois disso, levaram-lhe um endemoninhado que era cego e mudo, e Jesus o curou, de modo que ele pôde falar e ver (NVI). 23E toda a multidão se admirava e dizia: “Não seria este, por acaso, o Filho de Davi?” (NAA)
(Mc 3.22) 22Então os Mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, disseram: “Está possuído por Belzebu, príncipe dos demônios. É dele que recebe poder para expulsar demônios” (NVT).
(Mt 12.24) 24No entanto, quando os fariseus souberam do milagre, disseram: “Ele só expulsa demônios porque seu poder vem de Belzebu, o príncipe dos demônios” (NVT).
(Mt 12.25-26) 25Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá. 26Se Satanás expulsa Satanás, está dividido contra si mesmo. Como, então, subsistirá seu reino?” (NVI)
(Mc 3.23-26) 23Então, convocando-os, Jesus lhes disse, por meio de parábolas: “Como pode Satanás expulsar Satanás? (NAA) 24Se um reino estiver dividido contra si mesmo, não poderá subsistir. 25Se uma casa estiver dividida contra si mesma, também não poderá subsistir (NVI). 26E, se Satanás está dividido e luta contra si mesmo, não pode se manter de pé; está acabado” (NVT).
(Mt 12.27-28) 27“Se eu expulso demônios pelo poder de Belzebu, o que dizer de seus discípulos? Eles também expulsam demônios, de modo que condenarão vocês pelo que acabaram de dizer (NVT). 28Se, porém, eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus Theos , certamente é chegado o Reino de Deus Theos sobre vocês” (NAA).
(Mt 12.29) 29“Afinal, quem tem poder para entrar na casa de um homem forte e saquear seus bens? Somente alguém ainda mais forte, alguém capaz de amarrá-lo e saquear sua casa” (NVT).
(Mc 3.27) 27“Ninguém pode entrar na casa do valente para roubar-lhe os bens, sem primeiro amarrá-lo; e só então saqueará a casa dele” (NAA).
(Mt 12.30) 30“Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha” (NAA).
(Mt 12.31-32) 31“Por esse motivo eu lhes digo: ‘Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada’ (NVI). 32Se alguém disser alguma palavra contra o Filho do Homem, isso lhe será perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, isso não lhe será perdoado, nem neste mundo nem no porvir” (NAA).
(Mc 3.28-30) 28“Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados (NVI), 29mas quem blasfemar contra o Espírito Santo jamais será perdoado. Esse é um pecado com consequências eternas” (NVT). 30Jesus disse isto porque diziam: “Está possuído de um espírito imundo” (NAA).
(Mt 12.43-45) 43“Quando o espírito imundo sai de uma pessoa, anda por lugares áridos procurando repouso, porém não encontra. 44Por isso, diz: ‘Voltarei para a minha casa, de onde saí’. E, voltando, ele a encontra vazia, varrida e arrumada. 45Então vai e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali. E o último estado daquela pessoa se torna pior do que o primeiro. Assim também acontecerá a esta geração perversa” (NAA).
(Mt 12.33-35) 33“Ou dizeis que a árvore é boa e o seu fruto, bom, ou dizeis que a árvore é má e o seu fruto, mau; porque pelo fruto se conhece a árvore (ARC). 34Raça de víboras! Como vocês podem falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração. 35A pessoa boa tira do tesouro bom coisas boas; mas a pessoa má do mau tesouro tira coisas más” (NAA).
(Mt 12.36-37) 36“Eu lhes digo: ‘No dia do juízo, vocês prestarão contas de toda palavra inútil que falarem (NVT). 37Pois por suas palavras você será absolvido, e por suas palavras será condenado” (NVI).
O Sinal do Profeta Jonas
(Mt 12.38-40) 38Então alguns escribas e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver algum sinal feito pelo senhor”. 39Mas ele respondeu: “Uma geração perversa e adúltera pede um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, senão o do Profeta Jonas. 40Porque assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra” (NAA).
(Mt 12.41-42) 41“Ninivitas se levantarão, no Juízo, com esta geração e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas. 42A rainha do Sul se levantará, no Juízo, com esta geração e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão” (NAA).
A Família de Jesus
(Mc 3.20-21) 20Então Jesus foi para casa. E outra vez se ajuntou uma multidão, de tal modo que nem podiam comer (NAA). 21Quando os familiares de Jesus souberam o que estava acontecendo, tentaram impedi-lo de continuar. “Está fora de si”, diziam (NVT).
(Lc 8.19) 19A mãe e os irmãos de Jesus chegaram até onde ele estava, mas não podiam aproximar-se por causa da multidão (NAA).
(Mt 12.46) 46Falava ainda Jesus à multidão quando sua mãe e seus irmãos chegaram do lado de fora, querendo falar com ele (NVI).
(Mc 3.31) 31Então chegaram a mãe e os irmãos de Jesus. Ficando do lado de fora, mandaram alguém chamá-lo (NVI).
(Mc 3.32) 32Muita gente estava sentada ao redor de Jesus, e alguns lhe disseram: “Olhe, a sua mãe, os seus irmãos e as suas irmãs estão lá fora, procurando o senhor” (NAA).
(Mt 12.47) 47Alguém disse a Jesus: “Sua mãe e seus irmãos estão lá fora e querem falar com o senhor” (NVT).
(Lc 8.20) 20Alguém disse a Jesus: “Sua mãe e seus irmãos estão lá fora e querem vê-lo” (NVT).
(Mt 12.48) 48Porém Jesus respondeu ao que lhe trouxe o aviso: “Quem é a minha mãe e quem são os meus irmãos?” (NAA)
(Mc 3.33) 33Então Jesus perguntou: “Quem é a minha mãe e quem são os meus irmãos?” (NAA)
(Mc 3.34-35) 34Então olhou para aqueles que estavam ao seu redor e disse: “Vejam, estes são minha mãe e meus irmãos (NVT). 35Portanto, aquele que fizer a vontade de Deus Theos , esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe” (NAA).
(Mt 12.49-50) 49E, estendendo a mão para os discípulos, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos! (NVI) 50Portanto, aquele que fizer a vontade de meu Pai Patêr celeste, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe” (NAA).
(Lc 8.21) 21Jesus, porém, lhes respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus Theos e a praticam” (NAA).