• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 299

299º Dia – 26 de Outubro

O NOVO TESTAMENTO

CIDADE DE CAFARNAUMJesus Deixa a Galiléia Definitivamente

(Lc 9.51) 51E aconteceu que, ao se completarem os dias em que seria elevado ao céu, Jesus manifestou, no semblante, a firme resolução de ir para Jerusalém (NAA).

REGIÃO DE SAMARIAJesus é Rejeitado pelos Samaritanos

(Lc 9.52-53) 52E enviou mensageiros que fossem na frente. Indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos para lhe preparar pousada (NAA). 53Contudo, os habitantes do povoado não receberam Jesus, porque parecia evidente que ele estava a caminho de Jerusalém (NVT).

(Lc 9.54-56) 54Ao verem isso, os discípulos Tiago e João perguntaram: “Senhor, quer que façamos cair fogo do céu para destruí-los?” (NVI) 55Mas Jesus, voltando-se, os repreendeu, dizendo: “Vocês não sabem de que espécie de espírito são (ARC), 56pois o Filho do Homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las”. E seguiram para outra aldeia (ARA).

(Mt 19.1-2) 1Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, deixou a Galiléia e foi para o território da Judéia, além do Jordão. 2Grandes multidões o seguiram, e ele as curou ali (NAA).

REGIÃO DA PERÉIARecrutamento para uma Nova Missão

(Lc 9.57) 57Quando andavam pelo caminho, alguém disse a Jesus: “Eu o seguirei aonde quer que vá” (NVT).

(Mt 8.19) 19Um mestre da Lei chegou perto dele e disse: “Mestre, estou pronto a seguir o senhor para qualquer lugar aonde o senhor for!” (NTLH)

(Lc 9.58) 58Mas Jesus lhe respondeu: “As raposas têm as suas tocas e as aves do céu têm os seus ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça” (NAA).

(Mt 8.20) 20Jesus respondeu: “As raposas têm tocas onde morar e as aves têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem sequer um lugar para recostar a cabeça” (NVT).

(Lc 9.59) 59A outro Jesus disse: “Siga-me!” Mas ele respondeu: “Senhor, deixe-me ir primeiro sepultar o meu pai” (NAA).

(Mt 8.21) 21E outro dos discípulos lhe disse: “Senhor, deixe-me ir primeiro sepultar o meu pai” (NAA).

(Mt 8.22) 22Mas Jesus lhe disse: “Siga-me, e deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos” (NVI).

(Lc 9.60) 60Mas Jesus insistiu: “Deixe que os mortos sepultem os seus mortos. Você, porém, vá e anuncie o Reino de Deus” (NAA).

(Lc 9.61-62) 61Outro lhe disse: “Senhor, quero segui-lo, mas permita que antes disso eu me despeça das pessoas da minha casa”. 62Mas Jesus lhe respondeu: “Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus” (NAA).

A Missão dos Setenta

(Lc 10.1) 1Depois disso, o Senhor escolheu outros setenta e os enviou de dois em dois, para que fossem adiante dele a cada cidade e lugar onde ele haveria de passar (NAA).

(Lc 10.2) 2E lhes disse: “A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, peçam ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara” (NAA).

(Lc 10.3-4) 3Agora vão e lembrem-se de que eu os envio como cordeiros no meio de lobos. 4Não levem dinheiro algum, nem bolsa de viagem, nem um par de sandálias extras. E não se detenham para cumprimentar ninguém pelo caminho” (NVT).

(Lc 10.5-6) 5Ao entrarem numa casa, digam primeiro: ‘Paz seja nesta casa!’ (NAA) 6Se houver ali um homem de paz, a paz de vocês repousará sobre ele; se não, ela voltará para vocês” (NVI).

(Lc 10.7) 7Fiquem na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem; porque o trabalhador é digno do seu salário. Não fiquem mudando de casa em casa” (NAA).

(Lc 10.8-12) 8Quando entrarem numa cidade e ali forem bem-recebidos, comam do que lhes for oferecido (NAA). 9Curem os doentes que ali houver e digam-lhes: ‘O Reino de Deus está próximo de vocês’ (NVI). 10Porém, quando entrarem numa cidade e não forem bem-recebidos, saiam pelas ruas, dizendo: 11‘Até o pó desta cidade, que grudou nos nossos pés, sacudimos contra vocês! No entanto, saibam que está próximo o Reino de Deus’. 12Eu digo a vocês que, naquele dia, haverá menos rigor para Sodoma do que para aquela cidade” (NAA).

(Lc 10.16) 16Quem ouve vocês ouve a mim; e quem rejeita vocês é a mim que rejeita; quem, porém, me rejeita está rejeitando aquele que me enviou” (NAA).

A Parábola do Bom Samaritano

(Lc 10.25-29) 25Certa ocasião, um perito na Lei levantou-se para pôr Jesus à prova e lhe perguntou: “Mestre, o que preciso fazer para herdar a vida eterna?” (NVI) 26Jesus respondeu: “O que diz a Lei de Moisés? Como você a entende?” (NVT) 27A isto ele respondeu: “Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, com todas as suas forças e todo o seu entendimento. E: Ame o seu próximo como você ama a si mesmo”. 28Então Jesus lhe disse: “Você respondeu corretamente. Faça isto e você viverá” (NAA). 29O homem, porém, querendo justificar suas ações, perguntou a Jesus: “E quem é o meu próximo?” (NVT)

(Lc 10.30-35) 30Jesus respondeu com uma história: “Certo homem descia de Jerusalém a Jericó, quando foi atacado por bandidos. Eles lhe tiraram as roupas, o espancaram e o deixaram quase morto à beira da estrada. 31Por acaso, descia por ali um sacerdote. Quando viu o homem caído, atravessou para o outro lado da estrada. 32Um levita fazia o mesmo caminho e viu o homem caído, mas também atravessou e passou longe (NVT). 33Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou perto do homem e, vendo-o, compadeceu-se dele. 34E, aproximando-se, fez curativos nos ferimentos dele, aplicando-lhes óleo e vinho. Depois, colocou aquele homem sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele (NAA). 35No dia seguinte, deu duas moedas de prata ao dono da hospedaria e disse: ‘Cuide deste homem. Se você precisar gastar a mais com ele, eu lhe pagarei a diferença quando voltar’(NVT).

(Lc 10.36-37) 36Então Jesus perguntou: “Qual destes três lhe parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos ladrões?” 37O intérprete da Lei respondeu: “O que usou de misericórdia para com ele”. Então Jesus lhe disse: “Vá e faça o mesmo” (NAA).

O Retorno dos Setenta

(Lc 10.17-20) 17Então os setenta voltaram, cheios de alegria, dizendo: Senhor, em seu nome os próprios demônios se submetem a nós!” 18Jesus lhes disse: Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago. 19Eis que eu dei a vocês autoridade para pisarem cobras e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, lhes causará dano. 20No entanto, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, e sim porque o nome de cada um de vocês está registrado no céu” (NAA).

(Lc 10.21) 21Naquele momento, Jesus foi tomado da alegria do Espírito Santo e disse: “Pai, Senhor dos céus e da terra, eu te agradeço porque escondeu estas coisas dos que se consideram sábios e inteligentes e as revelou aos que são como crianças. Sim, Pai, foi do teu agrado fazê-lo assim” (NVT).

(Lc 10.22-24) 22“Meu Pai me confiou todas as coisas. Ninguém conhece verdadeiramente o Filho, a não ser o Pai, e ninguém conhece verdadeiramente o Pai, a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho escolhe revelá-lo” (NVT). 23E, voltando-se para os seus discípulos, Jesus lhes disse em particular: “Bem-aventurados os olhos que veem as coisas que vocês estão vendo. 24Pois eu lhes digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que vocês estão vendo, mas não viram; e quiseram ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram” (NAA).

CIDADE DE BETÂNIACasa de Lázaro e sua Irmãs

(Lc 10.38-42) 38Quando eles seguiam viagem, Jesus entrou numa aldeia. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa. 39Marta tinha uma irmã, chamada Maria, que, assentada aos pés do Senhor, ouvia o seu ensino. 40Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então se aproximou de Jesus e disse: “O Senhor não se importa com o fato de minha irmã ter deixado que eu fique sozinha para servir? Diga-lhe que venha me ajudar”. 41Mas o Senhor respondeu: “Marta! Marta! Você anda inquieta e se preocupa com muitas coisas, 42mas apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada” (NAA).

CIDADE DE JERUSALÉMA Cura de um Cego de Nascença

(Jo 9.1-5) 1Enquanto Jesus caminhava, viu um homem cego de nascença. 2E os seus discípulos perguntaram: “Mestre, quem pecou para que este homem nascesse cego? Ele ou os pais dele?” 3Jesus respondeu: “Nem ele pecou, nem os pais dele; mas isso aconteceu para que nele se manifestem as obras de Deus. 4É necessário que façamos as obras daquele que me enviou enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. 5Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo” (NAA).

(Jo 9.6-7) 6Depois de dizer isso, Jesus cuspiu no chão, misturou a terra com saliva e aplicou-a nos olhos do cego. 7Em seguida, disse: “Vá lavar-se no tanque de Siloé” (que significa ‘enviado’). O homem foi, lavou-se e voltou enxergando (NVT).

(Jo 9.8-12) 8Então os vizinhos e os que antes o conheciam de vista, como mendigo, perguntavam: “Não é este o que ficava sentado pedindo esmolas?” (NAA) 9Alguns afirmavam que era ele. Outros diziam: “Não, apenas se parece com ele”. Mas ele próprio insistia: “Sou eu mesmo” (NVI). 10Então lhe perguntaram: “Como foram abertos os seus olhos?” 11Ele respondeu: “O homem chamado Jesus fez lama, passou nos meus olhos e disse: ‘Vá ao tanque de Siloé e lave-se’. Então fui, lavei-me e estou vendo”. 12Eles perguntaram: “Onde está ele?” Respondeu: “Não sei” (NAA).

(Jo 9.13-16) 13Então levaram aos fariseus o homem que havia sido cego, 14pois foi no Shabat que Jesus misturou terra com saliva e o curou (NVT). 15Os fariseus encheram o homem de perguntas sobre o que havia acontecido, e ele respondeu: “Ele colocou terra com saliva em meus olhos e, depois que eu me lavei, passei a enxergar!” (NAA) 16Alguns dos fariseus disseram: “Esse homem não é de Deus, pois não guarda o Shabat”. Mas outros perguntavam: “Como pode um pecador fazer tais sinais miraculosos?” E houve divisão entre eles (NVI).

(Jo 9.17-23) 17De novo perguntaram ao cego: “O que você diz a respeito dele, uma vez que lhe abriu os olhos?” Ele respondeu: “É um profeta”. 18Os judeus não acreditaram que ele tinha sido cego e que agora podia ver, enquanto não chamaram os pais dele 19e lhes perguntaram: “É este o filho de vocês, que vocês dizem que nasceu cego? Como é que agora ele está vendo?” (NAA) 20Responderam os pais: “Sabemos que ele é nosso filho e que nasceu cego (NVI), 21mas não sabemos como agora está vendo. E também não sabemos quem lhe abriu os olhos. Perguntem a ele, pois já tem idade e poderá falar por si mesmo” (NAA). 22Seus pais disseram isso por medo dos líderes judeus, pois estes haviam anunciado que, se alguém dissesse que Jesus era o Cristo, seria expulso da sinagoga. 23Por isso disseram: “Ele tem idade suficiente. Perguntem a ele” (NVT).

(Jo 9.24-34) 24Então, pela segunda vez, chamaram o homem que havia sido cego e lhe disseram: “Deus é quem deve receber glória por aquilo que aconteceu, pois sabemos que esse Jesus é pecador” (NVT). 25Ele respondeu: “Se é pecador, não sei. Uma coisa sei: ‘Eu era cego e agora vejo’” (NAA). 26Então lhe perguntaram: “O que ele lhe fez? Como lhe abriu os olhos?” 27Ele respondeu: “Eu já lhes disse, e vocês não me deram ouvidos. Por que querem ouvir outra vez? Acaso vocês também querem ser discípulos dele?” 28Então o insultaram e disseram: “Discípulo dele é você! Nós somos discípulos de Moisés! 29Sabemos que Deus falou a Moisés, mas, quanto a esse, nem sabemos de onde ele vem”. 30O homem respondeu: “Ora, isso é extraordinário! Vocês não sabem de onde ele vem, contudo ele me abriu os olhos. 31Sabemos que Deus não ouve a pecadores, mas ouve ao homem que o teme e pratica a sua vontade (NVI). 32Desde que o mundo existe, jamais se ouviu que alguém tenha aberto os olhos a um cego de nascença (NAA). 33Se esse homem não fosse de Deus, não poderia fazer coisa alguma” (NVI). 34Eles disseram: “Você nasceu cheio de pecado e é você que quer nos ensinar?” E o expulsaram da sinagoga (NTLH).

(Jo 9.35-38) 35Jesus ouviu que eles tinham expulsado o homem. Ao encontrá-lo, perguntou: “Você crê no Filho do Homem?” 36Ele respondeu: “Quem é, Senhor, para que eu creia nele?” 37E Jesus lhe disse: “Você já o tem visto, e é aquele que está falando com você”. 38Então ele afirmou: “Eu creio, Senhor!” E o adorou (NAA).

(Jo 9.39-41) 39Jesus continuou: “Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não veem vejam, e os que veem se tornem cegos” (NAA). 40Alguns fariseus que estavam por perto o ouviram e perguntaram: “Você está dizendo que nós somos cegos?” (NVT) 41Jesus respondeu: “Se vocês fossem cegos, não teriam pecado algum. Mas, porque agora dizem: ‘Nós vemos’, o pecado de vocês permanece” (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.