• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 298

298º Dia – 25 de Outubro

O NOVO TESTAMENTO

CIDADE DE JERUSALÉMO Novo Nascimento

(Jo 3.1-7) 1Havia um fariseu chamado Nicodemos, líder religioso entre os judeus (NVT). 2Este, de noite, foi até Jesus e lhe disse: “Rabi, sabemos que o senhor é Mestre vindo da parte de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que o senhor faz, se Deus não estiver com ele”. 3Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade lhe digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus”. 4Nicodemos perguntou: “Como pode um homem nascer, sendo velho? Será que pode voltar ao ventre materno e nascer uma segunda vez?” 5Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade lhe digo: ‘Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus’. 6O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito (NAA). 7Portanto, não se surpreenda quando eu digo: ‘É necessário nascer de novo’”.

(Jo 3.8-13) 8O vento sopra onde quer. Assim como você ouve o vento, mas não é capaz de dizer de onde ele vem nem para onde vai, também é incapaz de explicar como as pessoas nascem do Espírito” (NVT). 9Então Nicodemos perguntou: “Como pode ser isso?” (NAA) Jesus respondeu: “Você é um mestre respeitado em Israel e não entende essas coisas? (NVT) 11Em verdade, em verdade lhe digo que nós falamos do que sabemos e damos testemunho do que vimos, mas vocês não aceitam o nosso testemunho. 12Se vocês não creem quando falo sobre coisas terrenas, como crerão se eu lhes falar sobre as celestiais? 13Ora, ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que de lá desceu, o Filho do Homem” (NAA).

(Jo 3.14-17) 14E assim como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todo o que nele crê tenha a vida eterna. 16Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” (NAA).

(Jo 3.18-21) 18Quem nele crê não é condenado; mas o que não crê já está condenado, porque não crê no nome do unigênito Filho de Deus. 19A condenação é esta: ‘A luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más’. 20Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas. 21Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus” (NVI).

A Água Viva

(Jo 7.37-39) 37No último e mais importante dia da Festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. 38Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”. 39Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. Até então o Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado (NVI).

(Jo 7.40-43) 40Ouvindo as suas palavras, alguns dentre o povo disseram: “Certamente este homem é o Profeta”. 41Outros disseram: “Ele é o Cristo”. Ainda outros perguntaram: “Como pode o Cristo vir da Galiléia? (NVI) 42Não diz a Escritura que o Cristo vem da descendência de Davi e da aldeia de Belém, de onde era Davi?” (NAA) 43Assim, a multidão estava dividida a respeito de Jesus (NVT).

(Jo 7.44-49) 44Alguns queriam que ele fosse preso, mas ninguém pôs as mãos nele (NVT). 45Finalmente, os guardas do Templo voltaram aos chefes dos sacerdotes e aos fariseus, os quais lhes perguntaram: “Por que vocês não o trouxeram?” (NVI) 46Eles responderam: “Jamais alguém falou como este homem”. 47Os fariseus disseram aos guardas: “Será que também vocês foram enganados? 48Por acaso alguma das autoridades ou algum dos fariseus creu nele? (NAA) 49Não! Mas essa ralé que nada entende da Lei é maldita!” (NVI).

(Jo 7.50-53) 50Nicodemos, um deles, que antes tinha ido conversar com Jesus, perguntou-lhes: 51Será que a nossa Lei condena um homem sem primeiro ouvi-lo e saber o que ele fez?” 52Eles responderam: “Por acaso também você é da Galiléia? Examine e verá que da Galiléia não se levanta profeta”. 53E cada um foi para a sua casa (NAA).

(Jo 8.1) 1Jesus, no entanto, foi para o monte das Oliveiras (NAA).

A Mulher Pega em Adultério

(Jo 8.2) 2Antes do nascer do sol, já se achava outra vez no Templo. Todo o povo vinha a ele e, sentando-se, os ensinava (BJ).

(Jo 8.3-8) 3Então os mestres da Lei e os fariseus lhe trouxeram uma mulher pega em adultério e a colocaram diante da multidão (NVT), 4disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. 5Na Lei, Moisés nos ordenou que tais mulheres sejam apedrejadas. E o senhor, o que tem a dizer?” (NAA) 6Eles estavam usando essa pergunta como armadilha, a fim de terem uma base para acusá-lo. Mas Jesus inclinou-se e começou a escrever no chão com o dedo (NVI). 7Como eles insistiam na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: “Quem de vocês estiver sem pecado seja o primeiro a atirar uma pedra nela”. 8E, inclinando-se novamente, continuou a escrever no chão (NAA).

(Jo 8.9-11) 9Mas eles, ouvindo essa resposta, foram saindo um por um, a começar pelos mais velhos até os últimos, ficando só Jesus e a mulher em pé diante dele (NAA). 10Então Jesus se levantou de novo e disse à mulher: “Onde estão seus acusadores? Nenhum deles a condenou?” (NVT) 11Ela respondeu: “Ninguém, Senhor!” Então Jesus disse: “Também eu não a condeno; vá e não peque mais” (NAA).

A Luz do Mundo

(Jo 8.12-16) 12Jesus voltou a falar ao povo e disse: “Eu sou a luz do mundo. Se vocês me seguirem, não andarão no escuro, pois terão a luz da vida”. 13Os fariseus disseram: “Você faz essas declarações a respeito de si mesmo! Seu testemunho não é válido” (NVT). 14Respondeu Jesus: “Ainda que eu mesmo testemunhe em meu favor, o meu testemunho é válido, pois sei de onde vim e para onde vou. Mas vocês não sabem de onde vim nem para onde vou (NVI). 15Vocês julgam segundo a carne; eu não julgo ninguém. 16E, se eu julgo, o meu juízo é verdadeiro, porque não sou só eu que julgo, mas eu e o Pai, que me enviou” (NAA).

(Jo 8.17-20) 17A Lei de vocês diz que, se duas pessoas concordarem sobre alguma coisa, seu testemunho é aceito como fato (NVT). 18Eu testemunho acerca de mim mesmo; a minha outra testemunha é o Pai, que me enviou”. 19Então lhe perguntaram: “Onde está o seu pai?” Respondeu Jesus: “Vocês não conhecem nem a mim nem a meu Pai. Se me conhecessem, também conheceriam a meu Pai” (NVI). 20Jesus fez essas declarações enquanto ensinava na parte do Templo onde eram colocadas as ofertas. No entanto, não foi preso, pois ainda não havia chegado sua hora (NVT).

(Jo 8.21-22) 21Mais tarde, Jesus lhes disse outra vez: “Eu vou embora. Vocês procurarão por mim, mas morrerão em seus pecados. Não podem ir para onde eu vou”. 22Os judeus perguntaram: “Será que ele está planejando cometer suicídio? A que ele se refere quando diz: ‘Não podem ir para onde eu vou?’(NVT)

(Jo 8.23-29) 23Mas ele continuou: “Vocês são daqui de baixo; eu sou lá de cima. Vocês são deste mundo; eu não sou deste mundo. 24Eu lhes disse que vocês morrerão em seus pecados. Se vocês não crerem que Eu Sou, de fato morrerão em seus pecados”. 25“Quem é você?”, perguntaram eles. “Exatamente o que tenho dito o tempo todo”, respondeu Jesus (NVI). 26Muitas coisas tenho para falar e julgar a respeito de vocês. Porém aquele que me enviou é verdadeiro, de modo que as coisas que dele ouvi, essas digo ao mundo”. 27Eles não entenderam que Jesus lhes falava do Pai (NAA). 28Então Jesus disse: “Quando vocês levantarem o Filho do Homem, saberão que Eu Sou, e que nada faço de mim mesmo, mas falo exatamente o que o Pai me ensinou. 29Aquele que me enviou está comigo; ele não me deixou sozinho, pois sempre faço o que lhe agrada” (NVI).

(Jo 8.30-36) 30Tendo dito essas coisas, muitos creram nele. 31Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. 32E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará” (NVI). 33Eles lhe responderam: “Somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como você pode dizer que seremos livres?” 34Jesus respondeu: “Digo-lhes a verdade: ‘Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado’. 35O escravo não tem lugar permanente na família, mas o filho pertence a ela para sempre (NVI). 36Se, pois, o Filho os libertar, vocês serão verdadeiramente livres” (NAA).

(Jo 8.37-42) 37Eu sei que vocês são descendentes de Abraão. Contudo, estão procurando matar-me, porque em vocês não há lugar para a minha palavra (NVI). 38Eu falo das coisas que vi junto de meu Pai; vocês, porém, fazem o que ouviram do pai de vocês”. 39Então lhe disseram: “Nosso pai é Abraão”. Mas Jesus respondeu: “Se vocês fossem filhos de Abraão, fariam as obras que ele fez. 40Mas agora vocês estão querendo me matar, a mim que lhes falei a verdade que ouvi de Deus; Abraão não fez isso. 41Vocês fazem as obras do pai de vocês”. Eles responderam: “Nós não somos filhos ilegítimos. Temos um pai, que é Deus”. 42Jesus disse: “Se Deus fosse, de fato, o pai de vocês, certamente me amariam, porque eu vim de Deus e aqui estou; pois não vim de mim mesmo, mas ele me enviou” (NAA).

(Jo 8.43-47) 43Por que vocês não compreendem a minha linguagem? É porque vocês são incapazes de ouvir a minha palavra (NAA). 44Vocês são filhos do Diabo e querem fazer o que o pai de vocês quer. Desde a criação do mundo ele foi assassino e nunca esteve do lado da verdade porque nele não existe verdade. Quando o Diabo mente, está apenas fazendo o que é o seu costume, pois é mentiroso e é o pai de todas as mentiras. 45Mas, porque eu digo a verdade, vocês não creem em mim (NTLH). 46Qual de vocês pode me acusar de pecado? E, uma vez que lhes digo a verdade, por que não creem em mim? (NVT) 47Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, vocês não me ouvem, porque não são de Deus” (NAA).

(Jo 8.48-50) 48Responderam, pois, os judeus e lhe disseram: “Porventura, não temos razão em dizer que é samaritano e tem demônio?” (ARA) 49Jesus respondeu: “Eu não tenho demônio; pelo contrário, honro o meu Pai, mas vocês me desonram (NAA). 50Não estou buscando glória para mim mesmo; mas, há quem a busque e julgue” (NVI).

(Jo 8.51-55) 51Em verdade, em verdade lhes digo que, se alguém guardar a minha palavra, não verá a morte eternamente”. 52Então os judeus disseram: “Agora estamos certos de que você tem demônio. Abraão morreu, e também os profetas, e você diz: ‘Se alguém guardar a minha palavra, não provará a morte eternamente’. 53Você não está querendo dizer que é maior do que Abraão, o nosso pai, que morreu? Também os profetas morreram. Quem você pensa que é?” 54Jesus respondeu: “Se eu glorifico a mim mesmo, a minha glória não é nada. Quem me glorifica é o meu Pai, o qual vocês dizem que é o Deus de vocês. 55Entretanto, vocês não o conhecem; eu, porém, o conheço. Se eu disser que não o conheço, serei como vocês: mentiroso; mas eu o conheço e guardo a sua palavra” (NAA).

(Jo 8.56-59) 56Abraão, o pai de vocês, alegrou-se por ver o meu dia; e ele viu esse dia e ficou alegre”. 57Então os judeus lhe perguntaram: “Você não tem nem cinquenta anos e viu Abraão?” 58Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade lhes digo que, antes que Abraão existisse, Eu Sou” (NAA). 59Então apanharam pedras para atirar em Jesus, mas ele se ocultou deles e saiu do Templo (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.