• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 309

309º Dia – 5 de Novembro

O NOVO TESTAMENTO

CIDADE DE JERUSALÉMO Messias é Filho de Quem?

(Mt 22.41-45) 41Então, rodeado pelos fariseus, Jesus lhes fez a seguinte pergunta (NVT): 42“O que vocês pensam a respeito do Cristo? De quem ele é filho?” “É filho de Davi”, responderam eles. 43Ele lhes disse: “Então, como é que Davi, falando pelo Espírito, o chama ‘Senhor’? Pois ele afirma: 44‘O Senhor disse ao meu Senhor: ‘Senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo de teus pés’. 45Portanto, se Davi chamou o Cristo de ‘meu Senhor’, como ele pode ser filho de Davi?” (NVI)

(Lc 20.41-44) 41Mas Jesus lhes perguntou: “Como se pode dizer que o Cristo é filho de Davi? 42Pois o próprio Davi afirma no Livro dos Salmos: ‘Disse o Senhor ao meu Senhor: ‘Sente-se à minha direita, 43até que eu ponha os seus inimigos por estrado dos seus pés’ (NAA). 44Uma vez que Davi chamou o Cristo de ‘meu Senhor’, como ele pode ser filho de Davi?” (NVT)

(Mc 12.35-37) 35Jesus, ensinando no Templo, perguntou: “Como dizem os escribas que o Cristo é filho de Davi? (NAA) 36O próprio Davi, falando pelo Espírito Santo, disse: ‘O Senhor disse ao meu Senhor: ‘Senta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos debaixo de teus pés’ (NVI). 37Uma vez que Davi chamou o Cristo de ‘meu Senhor’, como ele pode ser filho de Davi?” E a grande multidão o ouvia com prazer (NVT).

(Mt 22.46) 46Ninguém conseguiu responder e, depois disso, não se atreveram a lhe fazer mais perguntas (NVT).

Jesus Censura os Escritas e os Fariseus

(Mt 23.1-6) 1Então, Jesus disse à multidão e aos seus discípulos: 2“Os mestres da Lei e os fariseus se assentam na cadeira de Moisés. 3Obedeçam-lhes e façam tudo o que eles dizem a vocês. Mas não façam o que eles fazem, pois não praticam o que pregam (NVI). 4Atam fardos pesados, difíceis de carregar, e os põem sobre os ombros dos outros, mas eles mesmos nem com o dedo querem movê-los (NAA). 5Tudo que fazem é para se exibir. Usam nos braços filactérios mais largos que de costume e vestem mantos com franjas mais longas. 6Gostam de sentar-se à cabeceira da mesa nos banquetes e de ocupar os lugares de honra nas sinagogas” (NVT).

(Lc 20.45-47) 45Então, enquanto as multidões o ouviam, Jesus se voltou para seus discípulos e disse (NVT): 46Cuidado com os mestres da Lei. Eles fazem questão de andar com roupas especiais e gostam muito de receber saudações nas praças e de ocupar os lugares mais importantes nas sinagogas e os lugares de honra nos banquetes(NVI). 47Eles devoram as casas das viúvas e, para o justificar, fazem longas orações. Estes sofrerão juízo muito mais severo” (NAA).

(Mc 12.38-40) 38Jesus também ensinou: “Cuidado com os mestres da Lei! Eles gostam de se exibir com vestes longas e de receber saudações respeitosas quando andam pelas praças. 39E como gostam de sentar-se nos lugares de honra nas sinagogas e à cabeceira da mesa nos banquetes! 40No entanto, tomam posse dos bens das viúvas de maneira desonesta e, depois, para dar a impressão de piedade, fazem longas orações em público. Por causa disso, serão duramente castigados” (NVT).

(Mt 23.7-10) 7Gostam de receber saudações respeitosas enquanto andam pelas praças e de ser chamados de ‘Rabi’ (NVT). 8Mas vocês não devem ser chamados mestres; um só é o Mestre de vocês, e todos vocês são irmãos (NVI). 9Não se dirijam a pessoa alguma aqui na terra como ‘Pai’, pois somente Deus no céu é seu Pai (NVT). 10Nem queiram ser chamados de ‘guias’, porque um só é o Guia de vocês, o Cristo” (NAA).

(Mt 23.11-12) 11O mais importante entre vocês deve ser servo dos outros, 12pois os que se exaltam serão humilhados, e os que se humilham serão exaltados” (NVT).

(Mt 23.13) 13“Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Vocês fecham o Reino dos Céus diante dos homens! Vocês mesmos não entram, nem deixam entrar aqueles que gostariam de fazê-lo” (NVI).

(Mt 23.14) 14Ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas, porque vocês devoram as casas das viúvas e, para o justificar, fazem longas orações; por isso, vocês sofrerão juízo muito mais severo!” (NAA)

(Mt 23.15) 15“Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas, porque percorrem terra e mar para fazer um convertido e, quando conseguem, vocês o tornam duas vezes mais filho do inferno do que vocês” (NVT).

(Mt 23.16-19) 16“Ai de vocês, guias cegos! Pois dizem: ‘Se alguém jurar pelo Santuário, isto nada significa; mas, se alguém jurar pelo ouro do Santuário, está obrigado por seu juramento’. 17Cegos insensatos! Que é mais importante: ‘O ouro ou o Santuário que santifica o ouro?’ 18Vocês também dizem: ‘Se alguém jurar pelo altar, isto nada significa; mas, se alguém jurar pela oferta que está sobre ele, está obrigado por seu juramento’. 19Cegos! Que é mais importante: ‘A oferta, ou o altar que santifica a oferta?’” (NVI)

(Mt 23.20-22) 20Portanto, quem jurar pelo altar jura por ele e por tudo o que está sobre ele. 21Quem jurar pelo Santuário jura por ele e por aquele que nele habita (NAA). 22E aquele que jurar pelos céus jura pelo trono de Deus e por aquele que nele se assenta” (NVI).

(Mt 23.23-24) 23“Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas (NVI). 24Guias cegos! Coam um mosquito, mas engolem um camelo!” (NAA)

(Mt 23.25-26) 25Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Vocês limpam o exterior do copo e do prato, mas por dentro eles estão cheios de ganância e cobiça. 26Fariseu cego! Limpe primeiro o interior do copo e do prato, para que o exterior também fique limpo” (NVI).

(Mt 23.27-28) 27Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície (NVI). 28Assim também vocês, por fora, parecem justos aos olhos dos outros, mas, por dentro, estão cheios de hipocrisia e de maldade” (NAA).

(Mt 23.29-32) 29Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Vocês edificam os túmulos dos profetas e adornam os monumentos dos justos. 30E dizem: ‘Se tivéssemos vivido no tempo dos nossos antepassados, não teríamos tomado parte com eles no derramamento do sangue dos profetas’ (NVI). 31Assim, vocês dão testemunho contra si mesmos de que são filhos dos que mataram os profetas. 32Portanto, tratem de terminar aquilo que os pais de vocês começaram” (NAA).

(Mt 23.33-35) 33Serpentes, raça de víboras! Como esperam escapar da condenação do inferno? (NAA) 34Por isso, eu estou enviando profetas, sábios e mestres. A uns vocês matarão e crucificarão; a outros açoitarão nas sinagogas de vocês e perseguirão de cidade em cidade. 35E, assim, sobre vocês recairá todo o sangue justo derramado na terra, desde o sangue do justo Abel, até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, a quem vocês assassinaram entre o Santuário e o altar” (NVI).

(Mt 23.36) 36Em verdade lhes digo que todas estas coisas hão de vir sobre a presente geração” (NAA).

(Mt 23.37-39) 37Jerusalém, Jerusalém! Você mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, mas vocês não quiseram! (NAA) 38Eis que a casa de vocês ficará deserta (NVI). 39Pois eu lhes afirmo que, desde agora, não me verão mais, até que venham a dizer: ‘Bendito o que vem em nome do Senhor!’(NAA)

A Oferta da Viúva Pobre

(Mc 12.41-44) 41Sentado diante da caixa de ofertas, Jesus observava como o povo lançava ali o dinheiro. Ora, muitos ricos depositavam grandes quantias (NAA). 42Então, uma viúva pobre chegou-se e colocou duas pequeninas moedas de cobre, de muito pouco valor. 43Chamando a si os seus discípulos, Jesus declarou: “Afirmo que esta viúva pobre colocou na caixa de ofertas mais do que todos os outros. 44Todos deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver” (NVI).

(Lc 21.1-4) 1Estando Jesus no Templo, observava os ricos depositarem suas contribuições na caixa de ofertas (NVT). 2Viu também uma viúva pobre colocar duas pequeninas moedas de cobre (NVI). 3Então Jesus disse: “Em verdade lhes digo que esta viúva pobre deu mais do que todos. 4Porque todos esses deram como oferta daquilo que lhes sobrava; esta, porém, da sua pobreza deu tudo o que possuía, todo o seu sustento” (NAA).

Acontecimentos Futuros

(Mt 24.1) 1Jesus saiu do Templo e, enquanto caminhava, os seus discípulos se aproximaram para lhe mostrar as construções do Templo (NAA).

(Lc 21.5) 5aAlguns dos seus discípulos estavam comentando como o Templo era adornado com lindas pedras e dádivas dedicadas a Deus (NVI).

(Mc 13.1) 1Quando ele estava saindo do Templo, um de seus discípulos lhe disse: “Olha, Mestre! Que pedras enormes! Que construções magníficas!” (NVI)

(Lc 21.5-6) 5bMas Jesus disse: 6Disso que vocês estão vendo, dias virão em que não ficará pedra sobre pedra; serão todas derrubadas” (NVI).

(Mt 24.2) 2“Vocês estão vendo tudo isto?”, perguntou ele. “Eu garanto que não ficará aqui pedra sobre pedra; serão todas derrubadas” (NVI).

(Mc 13.2) 2“Você está vendo todas estas grandes construções?”, perguntou Jesus. “Aqui não ficará pedra sobre pedra; serão todas derrubadas” (NVI).

MONTE DAS OLIVEIRASPerguntas dos Discípulos (12 de abril de 29 d.C. – Terça-feira 18:00h)

(Mt 24.3) 3Mais tarde, Jesus sentou-se no monte das Oliveiras. Seus discípulos vieram até ele em particular e perguntaram: “Diga-nos, quando isso tudo vai acontecer? Que sinal indicará sua volta e o fim dos tempos?” (NVT)

(Lc 21.7) 7Então eles perguntaram: “Mestre, quando isso tudo acontecerá? Que sinal indicará que essas coisas estão prestes a se cumprir?” (NVT)

(Mc 13.3-4) 3Tendo Jesus se assentado no monte das Oliveiras, de frente para o Templo, Pedro, Tiago, João e André lhe perguntaram em particular (NVI): 4Diga-nos quando essas coisas vão acontecer e que sinal haverá quando todas elas estiverem para se cumprir?” (NAA)

A Destruição de Jerusalém

(Lc 21.20) 20“Quando virem Jerusalém rodeada de exércitos, vocês saberão que a sua devastação está próxima” (NVI).

(Mc 13.14-17) 14Quando vocês virem ‘o sacrilégio terrível’ no lugar onde não deve estar; quem lê, entenda; então, os que estiverem na Judéia fujam para os montes (NVI). 15Quem estiver no terraço não desça nem entre para tirar de casa alguma coisa (NAA). 16Quem estiver no campo, não volte nem para pegar o manto (NVT). 17Como serão terríveis aqueles dias para as grávidas e para as que estiverem amamentando!” (NVI)

(Mt 24.15-19) 15Quando, pois, vocês virem, situado no lugar santo, o abominável da desolação de que falou o profeta Daniel (quem lê entenda), 16então os que estiverem na Judéia fujam para os montes. 17Quem estiver no terraço no alto da casa, não desça para pegar suas coisas. 18Quem estiver no campo, não volte nem para pegar o manto. 19Que terríveis serão aqueles dias para as grávidas e para as mães que estiverem amamentando!” (NVT)

(Lc 21.21-23) 21“Então os que estiverem na Judéia fujam para os montes, os que estiverem na cidade saiam, e os que estiverem no campo não entrem na cidade. 22Pois esses são os dias da vingança, em cumprimento de tudo o que foi escrito (NVI). 23Ai das que estiverem grávidas e das que amamentarem naqueles dias! Porque haverá grande aflição na terra e ira contra este povo” (NAA).

(Mt 24.20-21) 20Orem para que a fuga de vocês não aconteça no inverno nem no Shabat (NVI). 21Porque nesse tempo haverá grande tribulação, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora e nunca jamais haverá” (NAA).

(Mc 13.18-19) 18Orem para que essas coisas não aconteçam no inverno (NVI). 19Porque aqueles dias serão de tamanha tribulação, como nunca houve desde o princípio do mundo criado por Deus até agora e nunca jamais haverá” (NAA).

(Lc 21.24) 24Serão mortos pela espada ou levados como prisioneiros para todas as nações do mundo. E Jerusalém será pisoteada pelos gentios até que o tempo deles chegue ao fim” (NVT).

(Mt 24.22) 22Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados” (NAA).

(Mc 13.20) 20De fato, se o Senhor não tivesse limitado esse tempo, ninguém sobreviveria, mas, por causa de seus escolhidos, ele limitou aqueles dias” (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.