• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 309

309º Dia – 5 de Novembro

O NOVO TESTAMENTO

CENÁRIO HISTÓRICO: Jesus Continua com seus Ensinos (Aproximadamente 29 d.C. (12 de abril de 29 d.C. – Terça-feira))

CURIOSIDADES:

  • 564º ano do retorno dos judeus à Jerusalém
  • 72º ano do domínio romano sobre a Judeia
  • Tibério com 71 anos (2º Imperador Romano)
  • Herodes Filipe com 56 anos (Filho de Herodes, o Grande)
  • Herodes Antipas com 49 anos (Filho de Herodes, o Grande)
  • Caifás com 44 anos (Sumo Sacerdote)
  • Pôncio Pilatos com 41 anos (Procurador da Judeia)
  • Jesus com 33 anos
  • 33º ano do governo de Herodes Antipas sobre a Galileia
  • 33º ano do governo de Herodes Filipe sobre o Nordeste da Galileia
  • Paulo com 19 anos
  • 15º ano do reinado de Tibério César como Imperador de Roma
  • 11º ano do Sumo Sacerdócio de Caifás (Genro de Anás) em Jerusalém
  • 3º ano do governo de Poncio Pilatos como Procurador da Judeia

MONTE DAS OLIVEIRASA Parábola dos Talentos

(Mt 25.14-15) 14“O Reino dos Céus também pode ser ilustrado com a história de um homem que estava para fazer uma longa viagem. Ele reuniu seus servos e lhes confiou seu dinheiro (NVT). 15A um deu cinco talentos, a outro deu dois e a outro deu um, de acordo com a capacidade de cada um deles; e então partiu” (NAA).

(Mt 25.16-18) 16O servo que tinha recebido cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco (NAA). 17O servo que recebeu dois talentos também se pôs a trabalhar e ganhou outros dois. 18Mas o servo que recebeu um talento cavou um buraco no chão e ali escondeu o dinheiro de seu senhor” (NVT).

(Mt 25.19) 19Depois de muito tempo, o senhor voltou de viagem e os chamou para prestarem contas de como haviam usado o dinheiro” (NVT).

(Mt 25.20-21) 20Aproximando-se o que tinha recebido cinco talentos, entregou outros cinco, dizendo: ‘O senhor me confiou cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei’. 21O senhor disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel; você foi fiel no pouco, sobre o muito o colocarei; venha participar da alegria do seu senhor’(NAA).

(Mt 25.22-23) 22E, aproximando-se também o que tinha recebido dois talentos, disse: ‘O senhor me confiou dois talentos; eis aqui outros dois que ganhei’. 23Então o senhor disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel; você foi fiel no pouco, sobre o muito o colocarei; venha participar da alegria do seu senhor’(NAA).

(Mt 25.24-30) 24Chegando, por fim, o que tinha recebido um talento, disse: ‘Sabendo que o senhor é um homem severo, que colhe onde não plantou e ajunta onde não espalhou, 25fiquei com medo e escondi o seu talento na terra; aqui está o que é seu’. 26Mas o senhor respondeu: ‘Servo mau e preguiçoso! Você sabia que eu colho onde não plantei e ajunto onde não espalhei? 27Então você devia ter entregado o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu. 28Portanto, tirem dele o talento e deem ao que tem dez. 29Porque a todo o que tem, mais será dado, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. 30Quanto ao servo inútil, lancem-no para fora, nas trevas’. Ali haverá choro e ranger de dentes” (NAA).

O Julgamento Final

(Mt 25.31-33) 31Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, ele se sentará em seu trono glorioso. 32Todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará as pessoas como um pastor separa as ovelhas dos bodes. 33Colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda” (NVT).

(Mt 25.34-40) 34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai Patêr ! Venham herdar o Reino que está preparado para vocês desde a fundação do mundo (NAA). 35Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; 36necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’ (NVI). 37Então os justos perguntarão: ‘Quando foi que vimos o senhor com fome e lhe demos de comer? Ou com sede e lhe demos de beber? (NAA) 38Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? (NVI) 39E quando foi que vimos o senhor enfermo ou preso e fomos visitá-lo?’ 40O Rei, respondendo, lhes dirá: ‘Em verdade lhes digo que, sempre que o fizeram a um destes meus pequeninos irmãos, foi a mim que o fizeram’” (NAA).

(Mt 25.41-46) 41Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos. 42Pois eu tive fome, e vocês não me deram de comer; tive sede, e nada me deram para beber; 43fui estrangeiro, e vocês não me acolheram; necessitei de roupas, e vocês não me vestiram; estive enfermo e preso, e vocês não me visitaram’. 44Eles também responderão: Senhor Kurios , quando te vimos com fome ou com sede ou estrangeiro ou necessitado de roupas ou enfermo ou preso, e não te ajudamos?’ (NVI) 45Então o Rei responderá: ‘Em verdade lhes digo que, sempre que o deixaram de fazer a um destes mais pequeninos, foi a mim que o deixaram de fazer’ (NAA). 46E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna” (NVI).

TEMPLO DE JERUSALÉMA Rotina da Última Semana de Jesus (13 de abril de 29 d.C. – Quarta-feira)

(Lc 19.47-48) 47Jesus ensinava todos os dias no Templo, mas os principais Sacerdotes, os Mestres da Lei e outros líderes do povo planejavam matá-lo (NVT). 48Todavia, não conseguiam encontrar uma forma de fazê-lo, porque todo o povo estava fascinado pelas suas palavras (NVI).

(Lc 21.37-38) 37Todos os dias, Jesus ia ao Templo ensinar e, à tarde, voltava para passar a noite no monte das Oliveiras. 38Pela manhã, o povo se reunia bem cedo no Templo para ouvi-lo falar (NVT).

O Plano para Matar Jesus

(Lc 22.1-2) 1A Festa dos Pães sem Fermento, também chamada de Páscoa, se aproximava (NVT), 2e os chefes dos Sacerdotes e os Mestres da Lei estavam procurando um meio de matar Jesus, mas tinham medo do povo (NVI).

Jesus Prediz Novamente Sobre sua Morte e Ressurreição

(Mt 26.1-2) 1Quando acabou de dizer essas coisas, Jesus disse aos seus discípulos: 2Como vocês sabem, estamos a dois dias da Páscoa, e o Filho do Homem será entregue para ser crucificado” (NVI).

(Mc 14.1-2) 1Dois dias depois seria celebrada a Páscoa e a Festa dos Pães sem Fermento. Os principais Sacerdotes e os escribas procuravam uma forma de  prender Jesus, à traição, para matá-lo. 2Pois diziam: “Não durante a Festa, para que não haja tumulto entre o povo” (NAA).

(Mt 26.3-5) 3Naquela ocasião, os chefes dos Sacerdotes e os líderes religiosos do povo se reuniram no palácio do Sumo Sacerdote, cujo nome era Caifás, 4e juntos planejaram prender Jesus à traição e matá-lo. 5Mas diziam: “Não durante a Festa, para que não haja tumulto entre o povo” (NVI).

CIDADE DE BETÂNIAJesus é Ungido

(Mt 26.6-7) 6Estando Jesus em Betânia, na casa de Simão, o leproso (NVI), 7aproximou-se dele uma mulher com um frasco de alabastro contendo um perfume muito caro. Ela o derramou sobre a cabeça de Jesus quando ele se encontrava reclinado à mesa (NVI).

(Mc 14.3) 3Enquanto isso, Jesus estava em Betânia, na casa de Simão, o leproso. Quando ele estava à mesa, uma mulher entrou com um frasco de alabastro contendo um perfume caro, feito de essência de nardo. Ela quebrou o frasco e derramou o perfume sobre a cabeça dele (NVT).

(Mc 14.4-5) 4Alguns dos que estavam ali ficaram indignados e diziam entre si: “Para que este desperdício de perfume? (NAA) 5Poderia ter sido vendido por trezentas moedas de prata, e o dinheiro, dado aos pobres!” E repreenderam a mulher severamente (NVT).

(Mt 26.8-9) 8Vendo isto, os discípulos ficaram indignados e disseram: “Para que este desperdício? 9Este perfume poderia ser vendido por alto preço, e o dinheiro dado aos pobres” (NAA).

(Mt 26.10-11) 10Percebendo isso, Jesus lhes disse: “Por que vocês estão perturbando essa mulher? Ela praticou uma boa ação para comigo (NVI). 11Porque os pobres estarão sempre com vocês, mas a mim vocês nem sempre terão” (NAA).

(Mc 14.6-7) 6Jesus, porém, disse: “Deixem-na em paz. Por que a criticam por ter feito algo tão bom para mim? 7Vocês sempre terão os pobres em seu meio e poderão ajudá-los sempre que desejarem, mas nem sempre terão a mim (NVT).

(Mt 26.12-13) 12Ela derramou este perfume em mim a fim de preparar meu corpo para o sepultamento. 13Eu lhes garanto: ‘Onde quer que as boas-novas sejam anunciadas pelo mundo, o que esta mulher fez será contado, e dela se lembrarão’” (NVT).

(Mc 14.8-9) 8Ela fez o que pôde. Derramou o perfume em meu corpo antecipadamente, preparando-o para o sepultamento. 9Eu asseguro que onde quer que o Evangelho for anunciado, em todo o mundo, também o que ela fez será contado em sua memória” (NVI).

CIDADE DE JERUSALÉMJudas Combina o Preço da Traição

(Lc 22.3-4) 3Então Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, um dos Doze. 4Judas dirigiu-se aos chefes dos Sacerdotes e aos oficiais da guarda do Templo e tratou com eles como lhes poderia entregar Jesus (NVI).

(Mc 14.10) 10Então Judas Iscariotes, um dos Doze, dirigiu-se aos chefes dos Sacerdotes a fim de lhes entregar Jesus (NVI).

(Mt 26.14-15) 14Então um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi falar com os principais Sacerdotes (NAA). 15E perguntou: “Quanto vocês me pagarão se eu lhes entregar Jesus?” E eles lhe deram trinta moedas de prata (NVT).

(Mc 14.11)  11Quando souberam por que ele tinha vindo, ficaram muito satisfeitos e lhe prometeram dinheiro. Então ele começou a procurar uma oportunidade para trair Jesus (NVT).

(Lc 22.5-6) 5A proposta muito os alegrou, e lhe prometeram dinheiro. 6Ele consentiu e ficou esperando uma oportunidade para lhes entregar Jesus quando a multidão não estivesse presente (NVI).

(Mt 26.16) 16Daquele momento em diante, Judas começou a procurar uma oportunidade para trair Jesus (NVT).

TEMPLO DE JERUSALÉMGregos Procuram por Jesus (14 de abril de 29 d.C. – Quinta-feira)

(Jo 12.20-26) 20Entre os que tinham ido adorar a Deus na Festa da Páscoa, estavam alguns gregos (NVI). 21Procuraram Filipe, que era de Betsaida, da Galileia, e lhe disseram: “Por favor, gostaríamos de ver Jesus” (NVT). 22Filipe foi dizer isso a André, e os dois foram falar com Jesus (NTLH). 23Jesus respondeu: “Chegou a hora de o Filho do Homem ser glorificado (NVT). 24Em verdade, em verdade lhes digo: ‘Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto’ (NAA). 25Quem ama sua vida neste mundo a perderá. Quem odeia sua vida neste mundo a conservará por toda a eternidade. 26Se alguém quer ser meu discípulo, siga-me, pois, meus servos devem estar onde eu estou. E o Pai Patêr honrará quem me servir” (NVT).

O Filho do Homem Será Levantado

(Jo 12.27-28) 27Agora a minha alma está angustiada, e o que direi? ‘ Pai Patêr , salva-me desta hora?’ Não, pois foi precisamente com este propósito que eu vim para esta hora (NAA). 28 Pai Patêr , glorifica o teu nome!” Então veio uma voz dos céus: “Eu já o glorifiquei e o glorificarei novamente” (NVI).

(Jo 12.29-33) 29Quando a multidão ouviu a voz, alguns pensaram que era um trovão, enquanto outros afirmavam que um anjo havia falado com ele. 30Então Jesus lhes disse: “A voz foi por causa de vocês, e não por minha causa (NVT). 31Chegou o momento de este mundo ser julgado, e agora o seu príncipe será expulso. 32E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim” (NAA). 33Ele disse isso para indicar o tipo de morte que haveria de sofrer (NVI).

(Jo 12.34-36) 34A multidão disse: “Nós ouvimos da Lei que o Cristo permanece para sempre. Como, então, você diz que é necessário que o Filho do Homem seja levantado? Quem é esse Filho do Homem?” (NAA) 35Disse-lhes então Jesus: “Por mais um pouco de tempo a luz estará entre vocês. Andem enquanto vocês têm a luz, para que as trevas não os surpreendam, pois aquele que anda nas trevas não sabe para onde está indo (NVI). 36Creiam na luz enquanto ainda há tempo; desse modo vocês se tornarão filhos da luz”. Depois de dizer essas coisas, Jesus foi embora e se ocultou deles (NVT).

(Jo 12.37-41) 37Apesar de todos os sinais que Jesus havia realizado, não creram nele (NVT). 38Isso aconteceu para se cumprir a palavra do Profeta Isaías, que disse: Senhor Kurios , quem creu em nossa mensagem, e a quem foi revelado o braço do Senhor Kurios ?” (NVI) 39Mas o povo não podia crer, pois como Isaías também disse (NVT): 40Cegou os olhos deles e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos, nem entendam com o coração, e se convertam, e sejam por mim curados” (NAA). 41Isaías disse isso porque viu a glória de Jesus e falou sobre ele (NVI).

(Jo 12.42-43) 42Ainda assim, muitos líderes dos judeus creram nele. Mas, por causa dos fariseus, não confessavam a sua fé, com medo de serem expulsos da sinagoga; 43pois preferiam a aprovação dos homens do que a aprovação de Deus Theos (NVI).

Jesus é o Salvador do Mundo

(Jo 12.44-48) 44Então Jesus disse em alta voz: “Quem crê em mim, não crê apenas em mim, mas naquele que me enviou. 45Quem me vê, vê aquele que me enviou. 46Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. 47Se alguém ouve as minhas palavras e não lhes obedece, eu não o julgo. Pois não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo (NVI). 48Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que falei, essa o julgará no último dia” (NAA).

(Jo 12.49-50) 49Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai Patêr , que me enviou, esse me ordenou o que dizer e o que anunciar. 50E sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, as coisas que eu digo, digo exatamente assim como o Pai Patêr me falou” (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Você não pode copiar o conteúdo desta página.