• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 317

317º Dia – 13 de Novembro

O NOVO TESTAMENTO

CENÁRIO HISTÓRICO: As Demais Mulheres Encontram o Túmulo Vazio (Aproximadamente 29 d.C. (17 de abril de 29 d.C. – Domingo))

CURIOSIDADES:

  • 564º ano do retorno dos judeus à Jerusalém
  • 72º ano do domínio romano sobre a Judeia
  • Tibério com 71 anos (2º Imperador Romano)
  • Herodes Filipe com 56 anos (Filho de Herodes, o Grande)
  • Herodes Antipas com 49 anos (Filho de Herodes, o Grande)
  • Caifás com 44 anos (Sumo Sacerdote)
  • Pôncio Pilatos com 41 anos (Procurador da Judeia)
  • Jesus com 33 anos
  • 33º ano do governo de Herodes Antipas sobre a Galileia
  • 33º ano do governo de Herodes Filipe sobre o Nordeste da Galileia
  • Paulo com 19 anos
  • 15º ano do reinado de Tibério César como Imperador de Roma
  • 11º ano do Sumo Sacerdócio de Caifás (Genro de Anás) em Jerusalém
  • 3º ano do governo de Poncio Pilatos como Procurador da Judeia

HORTO DO SEPULCRO

(Lc 24.1) 1No primeiro dia da semana, bem cedo, as mulheres foram ao túmulo, levando as especiarias que haviam preparado (NVT).

(Mc 16.2-4) 2No primeiro dia da semana, bem cedo, ao nascer do sol, elas se dirigiram ao sepulcro (NVI). 3No caminho, perguntavam umas às outras: “Quem removerá para nós a pedra da entrada do túmulo?” 4Mas, quando chegaram, foram verificar e viram que a pedra, que era muito grande, já havia sido removida (NVT).

(Lc 24.2-4) 2Encontraram a pedra removida do túmulo, 3mas, ao entrar, não acharam o corpo do Senhor Jesus Kurios Iesous (NAA). 4Ficaram perplexas, sem saber o que fazer. De repente, dois homens com roupas que brilhavam como a luz do sol colocaram-se ao lado delas (NVI).

(Mc 16.5) 5Entrando no túmulo, viram um jovem sentado ao lado direito, vestido de branco, e ficaram atemorizadas (NAA).

(Lc 24.5-8) 5Amedrontadas, as mulheres baixaram o rosto para o chão, e os homens lhes disseram: “Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive? 6Ele não está aqui! Ressuscitou! Lembrem-se do que ele disse, quando ainda estava com vocês na Galileia (NVI): 7‘É necessário que o Filho do Homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, seja crucificado e ressuscite no terceiro dia’(NVI). 8Então elas se lembraram das palavras de Jesus (NAA).

(Mc 16.6-7) 6Mas ele disse: “Não tenham medo. Vocês procuram Jesus de Nazaré, que foi crucificado. Ele não está aqui. Ressuscitou! Vejam, este é o lugar onde haviam colocado seu corpo (NVT). 7Mas vão e digam aos discípulos dele e a Pedro que ele vai adiante de vocês para a Galileia; lá vocês o verão, como ele disse” (NAA).

(Mt 28.5-7) 5O anjo disse às mulheres: “Não tenham medo! Sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado (NVI). 6Ele não está aqui! Ressuscitou, como tinha dito que aconteceria. Venham, vejam onde seu corpo estava (NVT). 7Vão depressa e digam aos discípulos dele: ‘Ele ressuscitou dentre os mortos e está indo adiante de vocês para a Galileia’. Lá vocês o verão. Notem que eu já os avisei” (NVI).

(Mc 16.8) 8Trêmulas e desnorteadas, as mulheres fugiram do túmulo e não disseram coisa alguma a ninguém, pois estavam assustadas demais (NVT).

Jesus Reforça a Mensagem do Anjo

(Mt 28.9-10) 9De repente, Jesus as encontrou e disse: “Salve!” Elas se aproximaram dele, abraçaram-lhe os pés e o adoraram (NVI). 10Então Jesus lhes disse: “Não tenham medo! Vão e digam a meus irmãos que se dirijam à Galileia. Lá eles me verão” (NVT).

(Mt 28.8) 8As mulheres saíram apressadas do túmulo e, assustadas, mas cheias de alegria, correram para transmitir aos discípulos a mensagem do anjo (NVT).

(Lc 24.9) 9E, voltando do túmulo, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os outros que estavam com eles (NAA).

CENÁCULOOs Discípulos Não Acreditaram nas Mulheres

(Jo 20.18) 18Então Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: “Eu vi o Senhor Kurios !” E contava que Jesus lhe tinha dito essas coisas (NAA).

(Mc 16.10) 10Ela foi aos discípulos, que lamentavam e choravam, e contou o que havia acontecido (NVT).

(Mc 16.11) 11Quando ela disse que Jesus estava vivo e que o tinha visto, eles não acreditaram (NVT).

(Lc 24.10-11) 10As que contaram estas coisas aos Apóstolos foram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago, e as outras que estavam com elas. 11Mas eles não acreditaram nas mulheres; as palavras delas lhes pareciam loucura (NVI).

SINÉDRIOA Trama do Sinédrio

(Mt 28.11) 11Enquanto as mulheres estavam a caminho, alguns dos guardas entraram na cidade e contaram aos principais Sacerdotes o que havia acontecido (NVT).

(Mt 28.12-14) 12Quando os chefes dos Sacerdotes se reuniram com os líderes religiosos, elaboraram um plano. Deram aos soldados grande soma de dinheiro (NVI). 13Instruíram os soldados: “Vocês devem dizer o seguinte: ‘Os discípulos de Jesus vieram durante a noite, enquanto dormíamos, e roubaram o corpo’. 14Se o governador ficar sabendo disso, nós os defenderemos, para que não se compliquem” (NVT).

(Mt 28.15) 15Os guardas aceitaram o suborno e falaram conforme tinham sido instruídos. Essa versão se espalhou entre os judeus, que continuam a contá-la até hoje (NVT).

ESTRADA DE JERUSALÉM PARA EMAÚSJesus Aparece à Dois Discípulos

(Mc 16.12) 12Depois, Jesus apareceu em outra forma a dois de seus seguidores, enquanto iam de Jerusalém para o campo (NVT).

(Lc 24.13-16) 13Naquele mesmo dia, dois discípulos estavam indo para uma aldeia chamada Emaús, que ficava a uns dez quilômetros de Jerusalém. 14E iam conversando a respeito de tudo o que tinha acontecido (NAA). 15Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles (NVI). 16Porém os olhos deles estavam como que impedidos de o reconhecer (NAA).

(Lc 24.17-21) 17Então ele lhes perguntou: “O que é que vocês estão discutindo pelo caminho?” E eles pararam entristecidos. 18Um, porém, chamado Cleopas, respondeu: “Será que você é o único que esteve em Jerusalém e não sabe o que aconteceu lá, nestes últimos dias?” 19Ele lhes perguntou: “Do que se trata?” Eles explicaram: “Aquilo que aconteceu com Jesus, o Nazareno, que era Profeta, poderoso em obras e palavras, diante de Deus Theos e de todo o povo, 20e como os principais Sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. 21Nós esperávamos que fosse ele quem havia de redimir Israel. Mas, depois de tudo isto, já estamos no terceiro dia desde que essas coisas aconteceram” (NAA).

(Lc 24.22-24) 22É verdade também que algumas mulheres do nosso grupo nos surpreenderam. Indo de madrugada ao túmulo 23e não achando o corpo de Jesus, voltaram dizendo que tinham tido uma visão de anjos, os quais afirmam que ele vive. 24De fato, alguns dos nossos foram ao túmulo e verificaram a exatidão do que as mulheres disseram; mas não o viram” (NAA).

(Lc 24.25-27) 25Então ele lhes disse: “Como vocês são insensatos e demoram para crer em tudo o que os Profetas disseram! (NAA) 26Não percebem que era necessário que o Cristo sofresse essas coisas antes de entrar em sua glória?” (NVT) 27E, começando por Moisés e todos os Profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras (NAA).

(Lc 24.28-31) 28Quando se aproximavam da aldeia para onde iam, ele fez menção de passar adiante. 29Mas eles o convenceram a ficar, dizendo: “Fique conosco, porque é tarde, e o dia já está chegando ao fim”. E entrou para ficar com eles. 30E aconteceu que, quando estavam à mesa, ele pegou o pão e o abençoou; depois, partiu o pão e o deu a eles. 31Então os olhos deles se abriram, e eles reconheceram Jesus; mas ele desapareceu da presença deles (NAA).

(Lc 24.32) 32E disseram um ao outro: “Não é verdade que o coração nos ardia no peito, quando ele nos falava pelo caminho, quando nos explicava as Escrituras?” (NAA)

(Mc 16.13) 13Voltaram correndo para contar aos outros, mas eles não acreditaram (NVT).

CENÁCULO

(Lc 24.33-35) 33E, na mesma hora, levantaram-se e voltaram para Jerusalém. Ali, encontraram os onze discípulos e os outros que estavam reunidos com eles (NVT), 34os quais diziam: “De fato, o Senhor Kurios ressuscitou e já apareceu a Simão!” (NAA) 35Então os dois contaram como Jesus tinha aparecido enquanto andavam pelo caminho, e como o haviam reconhecido quando ele partiu o pão (NVT).

Jesus Aparece aos seus Discípulos (18 de abril de 29 d.C. – Segunda-feira  18:00h)

(Lc 24.36) 36Falavam eles ainda estas coisas quando Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “Que a paz esteja com vocês!” (NAA)

(Jo 20.19) 19Ao entardecer daquele primeiro dia da semana, os discípulos estavam reunidos com as portas trancadas, por medo dos líderes judeus. De repente, Jesus surgiu no meio deles e disse: “Paz seja com vocês!” (NVT)

(Lc 24.37-40) 37Eles, porém, ficaram assustados e com medo, pensando que estavam vendo um espírito. 38Mas ele lhes disse: “Por que vocês estão assustados? E por que surgem dúvidas no coração de vocês? 39Vejam as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo. Toquem em mim e vejam que é verdade, porque um espírito não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho”. 40Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés (NAA).

(Jo 20.20) 20Enquanto falava, mostrou-lhes as feridas nas mãos e no lado. Eles se encheram de alegria quando viram o Senhor Kurios (NVT).

(Lc 24.41-43) 41Eles continuaram sem acreditar, cheios de alegria e espanto. Então Jesus perguntou: “Vocês têm aqui alguma coisa para comer?” (NVT) 42Então lhe apresentaram um pedaço de peixe assado,(NAA) 43e ele o comeu na presença deles (NVI).

(Jo 20.21-24) 21E Jesus lhes disse outra vez: “Que a paz esteja com vocês! Assim como o Pai Patêr me enviou, eu também envio vocês”. 22E, havendo dito isso, soprou sobre eles e disse-lhes: “Recebam o Espírito Santo (NAA). 23Se perdoarem os pecados de alguém, estarão perdoados; se não os perdoarem, não estarão perdoados”. 24Tomé, chamado Dídimo, um dos Doze, não estava com os discípulos quando Jesus apareceu (NVI).

A Incredulidade de Tomé

(Jo 20.25) 25Então os outros discípulos disseram a Tomé: “Vimos o Senhor Kurios “. Mas ele respondeu: “Se eu não vir o sinal dos pregos nas mãos dele, ali não puser o dedo e não puser a minha mão no lado dele, de modo nenhum acreditarei” (NAA).

Jesus e Tomé (26 de abril de 29 d.C. – Segunda-feira)

(Jo 20.26-29) 26Oito dias depois, os discípulos estavam juntos novamente e, dessa vez, Tomé estava com eles. As portas estavam trancadas, mas, de repente, como antes, Jesus surgiu no meio deles. “Paz seja com vocês!”, disse ele (NVT). 27E Jesus disse a Tomé: “Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia” (NVI). 28Ao que Tomé lhe respondeu: Senhor Kurios meu e Deus Theos meu!” 29Jesus lhe disse: “Você creu porque me viu? Bem-aventurados são os que não viram e creram” (NAA).

(Mc 16.14) 14Mais tarde, enquanto os onze discípulos comiam, Jesus lhes apareceu. Ele os repreendeu por sua incredulidade obstinada, pois se recusaram a crer naqueles que o tinham visto depois de sua ressurreição (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Você não pode copiar o conteúdo desta página.