• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 318

318º Dia – 14 de Novembro

O NOVO TESTAMENTO

CENÁRIO HISTÓRICO: Jesus Aparece à Sete Discípulos (Aproximadamente 29 d.C.)

CURIOSIDADES:

  • 564º ano do retorno dos judeus à Jerusalém
  • 72º ano do domínio romano sobre a Judeia
  • Tibério com 71 anos (2º Imperador Romano)
  • Herodes Filipe com 56 anos (Filho de Herodes, o Grande)
  • Herodes Antipas com 49 anos (Filho de Herodes, o Grande)
  • Caifás com 44 anos (Sumo Sacerdote)
  • Pôncio Pilatos com 41 anos (Procurador da Judeia)
  • Jesus com 33 anos
  • 33º ano do governo de Herodes Antipas sobre a Galileia
  • 33º ano do governo de Herodes Filipe sobre o Nordeste da Galileia
  • Paulo com 19 anos
  • 15º ano do reinado de Tibério César como Imperador de Roma
  • 11º ano do Sumo Sacerdócio de Caifás (Genro de Anás) em Jerusalém
  • 3º ano do governo de Poncio Pilatos como Procurador da Judeia

REGIÃO DA GALILEIA

(Mt 28.16-17) 16Então os onze discípulos partiram para a Galileia e foram ao monte que Jesus havia indicado. 17Quando o viram, o adoraram; alguns deles, porém, duvidaram (NVT).

CIDADE DE CAFARNAUM

(Jo 21.1-3) 1Depois disso Jesus apareceu novamente aos seus discípulos, à margem do mar de Tiberíades. Foi assim (NVI): 2Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael, que era de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e mais dois discípulos de Jesus. 3Simão Pedro disse aos outros: “Vou pescar”. Os outros responderam: “Nós também vamos com você”. Foram e entraram no barco, mas, naquela noite, não pegaram nada (NAA).

(Jo 21.4-6) 4Ao romper o dia, Jesus estava na praia, mas os discípulos não reconheceram que era ele. 5Jesus lhes perguntou: “Filhos, será que vocês têm aí alguma coisa para comer?” Eles responderam: “Não”. 6Então Jesus disse: “Joguem a rede à direita do barco e vocês acharão”. Assim fizeram e já não podiam puxar a rede, tão grande era a quantidade de peixes (NAA).

(Jo 21.7-9) 7O discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor Kurios !”. Quando Simão Pedro ouviu que era o Senhor Kurios , vestiu a capa, pois a havia removido para trabalhar, e saltou na água (NVT). 8Os outros discípulos vieram no barco, arrastando a rede cheia de peixes, pois estavam apenas a cerca de noventa metros da praia (NVI). 9Quando chegaram, encontraram um braseiro, no qual havia um peixe, e pão (NVT).

(Jo 21.10-11) 10Jesus lhes disse: “Tragam alguns dos peixes que vocês acabaram de pegar”. 11Simão Pedro entrou no barco e arrastou a rede para a terra. A rede estava cheia, com cento e cinquenta e três grandes peixes. E, mesmo sendo tantos peixes, a rede não se rompeu (NAA).

(Jo 21.12-14) 12Jesus disse a eles: “Venham comer”. Nenhum dos discípulos ousava perguntar: “Quem é você?” Porque sabiam que era o Senhor Kurios (NAA). 13Jesus aproximou-se, tomou o pão e o deu a eles, fazendo o mesmo com o peixe (NVI). 14E esta já era a terceira vez que Jesus se manifestava aos seus discípulos depois de ressuscitado dentre os mortos (NAA).

Jesus e Simão Pedro

(Jo 21.15-17) 15Depois de terem comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, você me ama mais do que estes outros me amam?” Ele respondeu: “Sim, o Senhor Kurios sabe que eu o amo”. Jesus lhe disse: “Apascente os meus cordeiros”. 16Jesus perguntou pela segunda vez: “Simão, filho de João, você me ama?” Ele respondeu: “Sim, o Senhor Kurios sabe que eu o amo”. Jesus lhe disse: “Pastoreie as minhas ovelhas”. 17Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: “Simão, filho de João, você me ama?” Pedro ficou triste por Jesus ter perguntado pela terceira vez: “Você me ama?” E respondeu: “O Senhor Kurios sabe todas as coisas; sabe que eu o amo”. Jesus lhe disse: “Apascente as minhas ovelhas” (NAA).

(Jo 21.18-19) 18Digo a verdade: ‘Quando você era mais jovem, vestia-se e ia para onde queria; mas, quando for velho, estenderá as mãos e outra pessoa o vestirá e o levará para onde você não deseja ir’” (NVI). 19Jesus disse isso para significar com que tipo de morte Pedro havia de glorificar a Deus Theos . Depois de falar assim, Jesus acrescentou: “Siga-me” (NAA).

Jesus e o Apóstolo Amado

(Jo 21.20-22) 20Então Pedro, voltando-se, viu que o discípulo a quem Jesus amava vinha seguindo; era o mesmo que na ceia havia se reclinado sobre o peito de Jesus para perguntar: Senhor Kurios , quem é o traidor?” 21Ao vê-lo, Pedro perguntou a Jesus: “Senhor, e quanto a este?” (NAA) 22Respondeu Jesus: “Se eu quiser que ele permaneça vivo até que eu volte, o que importa? Quanto a você, siga-me!” (NVI)

(Jo 21.23-24) 23Foi por isso que se espalhou entre os irmãos o rumor de que aquele discípulo não iria morrer. Mas Jesus não disse que ele não iria morrer; apenas disse: “Se eu quiser que ele permaneça vivo até que eu volte, o que importa?” 24Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as registrou. Sabemos que o seu testemunho é verdadeiro (NVI).

MONTE DAS OLIVEIRASA Grande Comissão (27 de maio de 29 d.C.)

(At 1.3) 3Depois de ter padecido, Jesus se apresentou vivo a seus Apóstolos, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas relacionadas com o Reino de Deus Theos (NAA).

(Lc 24.44-47) 44Em seguida, disse: “Enquanto ainda estava com vocês, eu lhes falei que devia se cumprir tudo que a Lei de Moisés, os Profetas e os Salmos diziam a meu respeito” (NVT). 45Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras (NAA). 46E lhes disse: “Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia, 47e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém” (NVI).

(Mt 28.18-20) 18Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. 19Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, 20ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos” (NAA).

(Mc 16.15-16) 15E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o Evangelho a todas as pessoas. 16Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado” (NVI).

(Mc 16.17-18) 17Os seguintes sinais acompanharão aqueles que crerem: ‘Em meu nome expulsarão demônios, falarão em novas línguas (NVT), 18pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados” (NVI).

(At 1.6-8) 6Então os que estavam reunidos com Jesus lhe perguntaram: “Será este o tempo em que o Senhor Kurios irá restaurar o reino a Israel?” 7Jesus respondeu: “Não cabe a vocês conhecerem tempos ou épocas que o Pai Patêr fixou pela sua própria autoridade. 8Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da Terra” (NAA).

(At 1.4-5) 4E, comendo com eles, deu-lhes esta ordem: “Não se afastem de Jerusalém, mas esperem a promessa do Pai Patêr , a qual vocês ouviram de mim. 5Porque João, na verdade, batizou com água, mas vocês serão batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias” (NAA).

(Lc 24.48-49) 48Vocês são testemunhas destas coisas. 49Eis que envio sobre vocês a promessa de meu Pai Patêr ; permaneçam, pois, na cidade, até que vocês sejam revestidos do poder que vem do alto” (NAA).

PROXIMIDADE DE BETÂNIAA Ascensão de Jesus aos Céus

(Lc 24.50) 50Tendo-os levado até as proximidades de Betânia, Jesus ergueu as mãos e os abençoou (NVI).

(At 1.9) 9Depois de ter dito isso, Jesus foi elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos (NAA).

(Lc 24.51) 51Estando ainda a abençoá-los, ele os deixou e foi elevado ao céu (NVI).

(At 1.10-11) 10E, estando eles com os olhos fixos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois homens vestidos de branco se puseram ao lado deles 11e lhes disseram: “Homens da Galileia, por que vocês estão olhando para as alturas? Esse Jesus que foi levado do meio de vocês para o céu virá do modo como vocês o viram subir” (NAA).

(Mc 16.19) 19Depois de lhes ter falado, o Senhor Kurios Jesus foi elevado aos céus e assentou-se à direita de Deus Theos (NVI).

TEMPLO EM JERUSALÉMAguardando a Promessa do Pai

(At 1.12) 12Então os Apóstolos voltaram do monte das Oliveiras para Jerusalém. A distância até a cidade é de cerca de um quilômetro (NAA).

(Lc 24.52) 52Então eles, adorando-o, voltaram para Jerusalém cheios de alegria (NAA).

(Lc 24.53) 53E permaneciam constantemente no Templo, louvando a Deus Theos (NVI).

Registros dos Milagres de Jesus

(Mc 16.20) 20Os discípulos foram a toda parte e anunciavam a mensagem, e o Senhor Kurios cooperava com eles, confirmando-a com muitos sinais (NVT).

(Jo 21.25) 25Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez. Se todas elas fossem relatadas uma por uma, penso que nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos (NAA).

(Jo 20.30-31) 30Na verdade, Jesus fez diante dos seus discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. 31Estes, porém, foram registrados para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus Theos , e para que, crendo, tenham vida em seu nome (NAA).

Nova Pesquisa de Lucas à Teófilo

(At 1.1-2) 1Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar (NAA) 2até o dia em que foi elevado aos céus, depois de ter dado instruções por meio do Espírito Santo aos Apóstolos que havia escolhido (NVI).

CENÁCULOReuniões de Oração

(At 1.13-14) 13Quando chegaram, subiram à sala no andar superior da casa onde estavam hospedados. Estavam ali Pedro, João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o zelote, e Judas, filho de Tiago (NVT). 14Todos eles se reuniam sempre em oração, com as mulheres, inclusive Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos dele (NVI).

A Escolha de um Novo Apóstolo

(At 1.15-19) 15Naqueles dias, Pedro se levantou no meio dos irmãos, que formavam um grupo de mais ou menos cento e vinte pessoas, e disse: 16Irmãos, era necessário que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, a respeito de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam Jesus. 17Ele era um dos nossos e teve parte neste Ministério (NAA). 18Ora, este homem adquiriu um campo com o preço da iniquidade; e, precipitando-se, rompeu-se pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram (ARA). 19Todos em Jerusalém ficaram sabendo disso, de modo que, na língua deles, esse campo passou a chamar-se Aceldama, isto é, Campo de Sangue” (NVI).

(At 1.20-23) 20“Porque”, prosseguiu Pedro, “está escrito no Livro de Salmos: ‘Fique deserto o seu lugar, e não haja ninguém que nele habite’; e ainda: ‘Que outro ocupe o seu lugar’. 21Portanto, é necessário que escolhamos um dos homens que estiveram conosco durante todo o tempo em que o Senhor Jesus Kurios Iesous viveu entre nós, 22desde o batismo de João até o dia em que Jesus foi elevado dentre nós às alturas. É preciso que um deles seja conosco testemunha de sua ressurreição”. 23Então indicaram dois nomes: José, chamado Barsabás, também conhecido como Justo, e Matias (NVI).

(At 1.24-26) 24Depois oraram: “Senhor, o Senhor Kurios conhece o coração de todos. Mostra-nos qual destes dois tem escolhido 25para assumir este Ministério Apostólico que Judas abandonou, indo para o lugar que lhe era devido”. 26Então tiraram sortes, e a sorte caiu sobre Matias; assim, ele foi acrescentado aos onze Apóstolos (NVI).

O Descer do Espírito Santo (6 de junho de 29 d.C.)

(At 2.1-4) 1Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar (NVI). 2De repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados (NAA). 3Então surgiu algo semelhante a chamas ou línguas de fogo que pousaram sobre cada um deles. 4Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os habilitava (NVT).

(At 2.5-6) 5Havia em Jerusalém judeus, tementes a Deus, vindos de todas as nações do mundo (NVI). 6Quando ouviram o som das vozes, vieram correndo e ficaram espantados, pois cada um deles ouvia em seu próprio idioma (NVT).

(At 2.7-11) 7Atônitos e maravilhados, eles perguntavam: “Acaso não são galileus todos estes homens que estão falando? 8Então, como os ouvimos, cada um de nós, em nossa própria língua materna? (NVI) 9Estão aqui partos, medos, elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia, da Capadócia, do Ponto, da província da Ásia (NVT), 10Frígia e Panfília, Egito e das partes da Líbia próximas a Cirene; visitantes vindos de Roma (NVI), 11tanto judeus como convertidos ao judaísmo, cretenses e árabes, e todos nós ouvimos estas pessoas falarem em nossa própria língua sobre as coisas maravilhosas que Deus Theos fez!” (NVT)

(At 2.12-13) 12Todos, atônitos e perplexos, perguntavam uns aos outros: “O que será que isso quer dizer?” (NAA) 13Outros, porém, zombavam e diziam: “Eles estão bêbados!” (NVT)

318º Dia – 14 de Novembro

O NOVO TESTAMENTO

CENÁRIO HISTÓRICO: Jesus Aparece à Sete Discípulos (Aproximadamente 29 d.C.)

CURIOSIDADES:

  • 564º ano do retorno dos judeus à Jerusalém
  • 72º ano do domínio romano sobre a Judeia
  • Tibério com 71 anos (2º Imperador Romano)
  • Herodes Filipe com 56 anos (Filho de Herodes, o Grande)
  • Herodes Antipas com 49 anos (Filho de Herodes, o Grande)
  • Caifás com 44 anos (Sumo Sacerdote)
  • Pôncio Pilatos com 41 anos (Procurador da Judeia)
  • Jesus com 33 anos
  • 33º ano do governo de Herodes Antipas sobre a Galileia
  • 33º ano do governo de Herodes Filipe sobre o Nordeste da Galileia
  • Paulo com 19 anos
  • 15º ano do reinado de Tibério César como Imperador de Roma
  • 11º ano do Sumo Sacerdócio de Caifás (Genro de Anás) em Jerusalém
  • 3º ano do governo de Poncio Pilatos como Procurador da Judeia

REGIÃO DA GALILEIA

(Mt 28.16-17) 16Então os onze discípulos partiram para a Galileia e foram ao monte que Jesus havia indicado. 17Quando o viram, o adoraram; alguns deles, porém, duvidaram (NVT).

CIDADE DE CAFARNAUM

(Jo 21.1-3) 1Depois disso Jesus apareceu novamente aos seus discípulos, à margem do mar de Tiberíades. Foi assim (NVI): 2Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael, que era de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e mais dois discípulos de Jesus. 3Simão Pedro disse aos outros: “Vou pescar”. Os outros responderam: “Nós também vamos com você”. Foram e entraram no barco, mas, naquela noite, não pegaram nada (NAA).

(Jo 21.4-6) 4Ao romper o dia, Jesus estava na praia, mas os discípulos não reconheceram que era ele. 5Jesus lhes perguntou: “Filhos, será que vocês têm aí alguma coisa para comer?” Eles responderam: “Não”. 6Então Jesus disse: “Joguem a rede à direita do barco e vocês acharão”. Assim fizeram e já não podiam puxar a rede, tão grande era a quantidade de peixes (NAA).

(Jo 21.7-9) 7O discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor Kurios !”. Quando Simão Pedro ouviu que era o Senhor Kurios , vestiu a capa, pois a havia removido para trabalhar, e saltou na água (NVT). 8Os outros discípulos vieram no barco, arrastando a rede cheia de peixes, pois estavam apenas a cerca de noventa metros da praia (NVI). 9Quando chegaram, encontraram um braseiro, no qual havia um peixe, e pão (NVT).

(Jo 21.10-11) 10Jesus lhes disse: “Tragam alguns dos peixes que vocês acabaram de pegar”. 11Simão Pedro entrou no barco e arrastou a rede para a terra. A rede estava cheia, com cento e cinquenta e três grandes peixes. E, mesmo sendo tantos peixes, a rede não se rompeu (NAA).

(Jo 21.12-14) 12Jesus disse a eles: “Venham comer”. Nenhum dos discípulos ousava perguntar: “Quem é você?” Porque sabiam que era o Senhor Kurios (NAA). 13Jesus aproximou-se, tomou o pão e o deu a eles, fazendo o mesmo com o peixe (NVI). 14E esta já era a terceira vez que Jesus se manifestava aos seus discípulos depois de ressuscitado dentre os mortos (NAA).

Jesus e Simão Pedro

(Jo 21.15-17) 15Depois de terem comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, você me ama mais do que estes outros me amam?” Ele respondeu: “Sim, o Senhor Kurios sabe que eu o amo”. Jesus lhe disse: “Apascente os meus cordeiros”. 16Jesus perguntou pela segunda vez: “Simão, filho de João, você me ama?” Ele respondeu: “Sim, o Senhor Kurios sabe que eu o amo”. Jesus lhe disse: “Pastoreie as minhas ovelhas”. 17Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: “Simão, filho de João, você me ama?” Pedro ficou triste por Jesus ter perguntado pela terceira vez: “Você me ama?” E respondeu: “O Senhor Kurios sabe todas as coisas; sabe que eu o amo”. Jesus lhe disse: “Apascente as minhas ovelhas” (NAA).

(Jo 21.18-19) 18Digo a verdade: ‘Quando você era mais jovem, vestia-se e ia para onde queria; mas, quando for velho, estenderá as mãos e outra pessoa o vestirá e o levará para onde você não deseja ir’” (NVI). 19Jesus disse isso para significar com que tipo de morte Pedro havia de glorificar a Deus Theos . Depois de falar assim, Jesus acrescentou: “Siga-me” (NAA).

Jesus e o Apóstolo Amado

(Jo 21.20-22) 20Então Pedro, voltando-se, viu que o discípulo a quem Jesus amava vinha seguindo; era o mesmo que na ceia havia se reclinado sobre o peito de Jesus para perguntar: Senhor Kurios , quem é o traidor?” 21Ao vê-lo, Pedro perguntou a Jesus: “Senhor, e quanto a este?” (NAA) 22Respondeu Jesus: “Se eu quiser que ele permaneça vivo até que eu volte, o que importa? Quanto a você, siga-me!” (NVI)

(Jo 21.23-24) 23Foi por isso que se espalhou entre os irmãos o rumor de que aquele discípulo não iria morrer. Mas Jesus não disse que ele não iria morrer; apenas disse: “Se eu quiser que ele permaneça vivo até que eu volte, o que importa?” 24Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as registrou. Sabemos que o seu testemunho é verdadeiro (NVI).

MONTE DAS OLIVEIRASA Grande Comissão (27 de maio de 29 d.C.)

(At 1.3) 3Depois de ter padecido, Jesus se apresentou vivo a seus Apóstolos, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas relacionadas com o Reino de Deus Theos (NAA).

(Lc 24.44-47) 44Em seguida, disse: “Enquanto ainda estava com vocês, eu lhes falei que devia se cumprir tudo que a Lei de Moisés, os Profetas e os Salmos diziam a meu respeito” (NVT). 45Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras (NAA). 46E lhes disse: “Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia, 47e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém” (NVI).

(Mt 28.18-20) 18Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. 19Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, 20ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos” (NAA).

(Mc 16.15-16) 15E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o Evangelho a todas as pessoas. 16Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado” (NVI).

(Mc 16.17-18) 17Os seguintes sinais acompanharão aqueles que crerem: ‘Em meu nome expulsarão demônios, falarão em novas línguas (NVT), 18pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados” (NVI).

(At 1.6-8) 6Então os que estavam reunidos com Jesus lhe perguntaram: “Será este o tempo em que o Senhor Kurios irá restaurar o reino a Israel?” 7Jesus respondeu: “Não cabe a vocês conhecerem tempos ou épocas que o Pai Patêr fixou pela sua própria autoridade. 8Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da Terra” (NAA).

(At 1.4-5) 4E, comendo com eles, deu-lhes esta ordem: “Não se afastem de Jerusalém, mas esperem a promessa do Pai Patêr , a qual vocês ouviram de mim. 5Porque João, na verdade, batizou com água, mas vocês serão batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias” (NAA).

(Lc 24.48-49) 48Vocês são testemunhas destas coisas. 49Eis que envio sobre vocês a promessa de meu Pai Patêr ; permaneçam, pois, na cidade, até que vocês sejam revestidos do poder que vem do alto” (NAA).

PROXIMIDADE DE BETÂNIAA Ascensão de Jesus aos Céus

(Lc 24.50) 50Tendo-os levado até as proximidades de Betânia, Jesus ergueu as mãos e os abençoou (NVI).

(At 1.9) 9Depois de ter dito isso, Jesus foi elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos (NAA).

(Lc 24.51) 51Estando ainda a abençoá-los, ele os deixou e foi elevado ao céu (NVI).

(At 1.10-11) 10E, estando eles com os olhos fixos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois homens vestidos de branco se puseram ao lado deles 11e lhes disseram: “Homens da Galileia, por que vocês estão olhando para as alturas? Esse Jesus que foi levado do meio de vocês para o céu virá do modo como vocês o viram subir” (NAA).

(Mc 16.19) 19Depois de lhes ter falado, o Senhor Kurios Jesus foi elevado aos céus e assentou-se à direita de Deus Theos (NVI).

TEMPLO EM JERUSALÉMAguardando a Promessa do Pai

(At 1.12) 12Então os Apóstolos voltaram do monte das Oliveiras para Jerusalém. A distância até a cidade é de cerca de um quilômetro (NAA).

(Lc 24.52) 52Então eles, adorando-o, voltaram para Jerusalém cheios de alegria (NAA).

(Lc 24.53) 53E permaneciam constantemente no Templo, louvando a Deus Theos (NVI).

Registros dos Milagres de Jesus

(Mc 16.20) 20Os discípulos foram a toda parte e anunciavam a mensagem, e o Senhor Kurios cooperava com eles, confirmando-a com muitos sinais (NVT).

(Jo 21.25) 25Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez. Se todas elas fossem relatadas uma por uma, penso que nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos (NAA).

(Jo 20.30-31) 30Na verdade, Jesus fez diante dos seus discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. 31Estes, porém, foram registrados para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus Theos , e para que, crendo, tenham vida em seu nome (NAA).

Nova Pesquisa de Lucas à Teófilo

(At 1.1-2) 1Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar (NAA) 2até o dia em que foi elevado aos céus, depois de ter dado instruções por meio do Espírito Santo aos Apóstolos que havia escolhido (NVI).

CENÁCULOReuniões de Oração

(At 1.13-14) 13Quando chegaram, subiram à sala no andar superior da casa onde estavam hospedados. Estavam ali Pedro, João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o zelote, e Judas, filho de Tiago (NVT). 14Todos eles se reuniam sempre em oração, com as mulheres, inclusive Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos dele (NVI).

A Escolha de um Novo Apóstolo

(At 1.15-19) 15Naqueles dias, Pedro se levantou no meio dos irmãos, que formavam um grupo de mais ou menos cento e vinte pessoas, e disse: 16Irmãos, era necessário que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, a respeito de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam Jesus. 17Ele era um dos nossos e teve parte neste Ministério (NAA). 18Ora, este homem adquiriu um campo com o preço da iniquidade; e, precipitando-se, rompeu-se pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram (ARA). 19Todos em Jerusalém ficaram sabendo disso, de modo que, na língua deles, esse campo passou a chamar-se Aceldama, isto é, Campo de Sangue” (NVI).

(At 1.20-23) 20“Porque”, prosseguiu Pedro, “está escrito no Livro de Salmos: ‘Fique deserto o seu lugar, e não haja ninguém que nele habite’; e ainda: ‘Que outro ocupe o seu lugar’. 21Portanto, é necessário que escolhamos um dos homens que estiveram conosco durante todo o tempo em que o Senhor Jesus Kurios Iesous viveu entre nós, 22desde o batismo de João até o dia em que Jesus foi elevado dentre nós às alturas. É preciso que um deles seja conosco testemunha de sua ressurreição”. 23Então indicaram dois nomes: José, chamado Barsabás, também conhecido como Justo, e Matias (NVI).

(At 1.24-26) 24Depois oraram: “Senhor, o Senhor Kurios conhece o coração de todos. Mostra-nos qual destes dois tem escolhido 25para assumir este Ministério Apostólico que Judas abandonou, indo para o lugar que lhe era devido”. 26Então tiraram sortes, e a sorte caiu sobre Matias; assim, ele foi acrescentado aos onze Apóstolos (NVI).

O Descer do Espírito Santo (6 de junho de 29 d.C.)

(At 2.1-4) 1Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar (NVI). 2De repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados (NAA). 3Então surgiu algo semelhante a chamas ou línguas de fogo que pousaram sobre cada um deles. 4Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os habilitava (NVT).

(At 2.5-6) 5Havia em Jerusalém judeus, tementes a Deus, vindos de todas as nações do mundo (NVI). 6Quando ouviram o som das vozes, vieram correndo e ficaram espantados, pois cada um deles ouvia em seu próprio idioma (NVT).

(At 2.7-11) 7Atônitos e maravilhados, eles perguntavam: “Acaso não são galileus todos estes homens que estão falando? 8Então, como os ouvimos, cada um de nós, em nossa própria língua materna? (NVI) 9Estão aqui partos, medos, elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia, da Capadócia, do Ponto, da província da Ásia (NVT), 10Frígia e Panfília, Egito e das partes da Líbia próximas a Cirene; visitantes vindos de Roma (NVI), 11tanto judeus como convertidos ao judaísmo, cretenses e árabes, e todos nós ouvimos estas pessoas falarem em nossa própria língua sobre as coisas maravilhosas que Deus Theos fez!” (NVT)

(At 2.12-13) 12Todos, atônitos e perplexos, perguntavam uns aos outros: “O que será que isso quer dizer?” (NAA) 13Outros, porém, zombavam e diziam: “Eles estão bêbados!” (NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Você não pode copiar o conteúdo desta página.