• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 318

318º Dia – 14 de Novembro

O NOVO TESTAMENTO

CALVÁRIOJoão e Maria

(Jo 19.25-27) 25E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, a irmã dela, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. 26Vendo Jesus a sua mãe e junto dela o discípulo amado, disse: “Mulher, eis aí o seu filho” (NAA). 27E ao discípulo: “Aí está a sua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a recebeu em sua família (NVI).

A Terra Escurece

(Lc 23.44) 44Já era cerca de meio-dia, e a escuridão cobriu toda a terra até as três horas da tarde (NVT).

(Mc 15.33) 33Chegado o meio-dia, houve trevas sobre toda a terra até as três horas da tarde (NAA).

(Mt 27.45) 45Ao meio-dia, desceu sobre toda a terra uma escuridão que durou três horas (NVT).

A Morte de Jesus

(Mt 27.46-49) 46Por volta das três da tarde, Jesus clamou em alta voz: “Eli, Eli, lamá sabactâni?”, que quer dizer: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonou?” (NVT) 47Quando alguns dos que estavam ali ouviram isso, disseram: “Ele está chamando Elias” (NVI). 48Um deles correu, ensopou uma esponja com vinagre e a ergueu num caniço para que ele bebesse. 49Os outros, porém, disseram: “Esperem! Vamos ver se Elias vem salvá-lo” (NVT).

(Mc 15.34-36) 34Por volta das três horas da tarde, Jesus bradou em alta voz: “Eloí, Eloí, lamá sabactâni?”, que significa “Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonou?” (NVI) 35E alguns dos que estavam ali, ouvindo isto, diziam: “Vejam! Ele chama por Elias!” (NAA) 36Um deles correu, embebeu uma esponja em vinagre, colocou-a na ponta de uma vara e deu-a a Jesus para beber. E disse: “Deixem-no. Vejamos se Elias vem tirá-lo daí” (NVI).

(Jo 19.28-30) 28Mais tarde, sabendo então que tudo estava concluído, para que a Escritura se cumprisse, Jesus disse: “Tenho sede” (NVI). 29Estava ali um vaso cheio de vinagre. Embeberam de vinagre uma esponja e, fixando-a num caniço de hissopo, aproximaram a esponja da boca de Jesus. 30Quando Jesus tomou o vinagre, disse: “Está consumado!” E, inclinando a cabeça, entregou o espírito (NAA).

(Lc 23.46) 46Então Jesus clamou em alta voz: “Pai, em tuas mãos entrego meu espírito!” E, com essas palavras, deu o último suspiro (NVT).

(Mt 27.50) 50Então Jesus clamou em alta voz novamente e entregou seu espírito (NVT).

(Mc 15.37) 37Mas Jesus, dando um forte grito, expirou (NAA).

O Véu do Templo se Rasga de Cima a Baixo

(Lc 23.45) 45A luz do sol desapareceu, e a cortina do Santuário do Templo rasgou-se ao meio (NVT).

(Mc 15.38) 38E o véu do Santuário se rasgou em duas partes, de alto a baixo (NAA).

(Mt 27.51-53) 51Naquele momento, o véu do Santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo. A terra tremeu, e as rochas se partiram. 52Os sepulcros se abriram, e os corpos de muitos santos que tinham morrido foram ressuscitados (NVI). 53E, saindo dos túmulos depois da ressurreição de Jesus, entraram na Cidade Santa e apareceram a muitos (NAA).

Verdadeiramente este era o Filho de Deus

(Mc 15.39) 39O centurião que estava em frente de Jesus, vendo que assim havia expirado, disse: “Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus”! (NAA)

(Lc 23.47) 47O centurião, vendo o que tinha acontecido, deu glória a Deus, dizendo: “Verdadeiramente este homem era justo” (NAA).

(Mt 27.54) 54Quando o centurião e os que com ele vigiavam Jesus viram o terremoto e tudo o que havia acontecido, ficaram aterrorizados e exclamaram: “Verdadeiramente este era o Filho de Deus!” (NVI)

Jesus é Transpassado por uma Lança

(Jo 19.31) 31Era o Dia da Preparação e o dia seguinte seria o Shabat especialmente sagrado. Como não queriam que os corpos permanecessem na cruz durante o Shabat, os judeus pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas dos crucificados e retirar os corpos (NVI).

(Jo 19.32-37) 32Vieram, então, os soldados e quebraram as pernas do primeiro homem que fora crucificado com Jesus e, em seguida, as do outro. 33Mas, quando chegaram a Jesus, constatando que já estava morto, não lhe quebraram as pernas. 34Em vez disso, um dos soldados perfurou o lado de Jesus com uma lança, e logo saiu sangue e água (NVI). 35Aquele que viu isso dá testemunho, e o testemunho dele é verdadeiro. E ele sabe que diz a verdade, para que também vocês creiam. 36E isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura: “Nenhum dos seus ossos será quebrado”. 37E outra vez diz a Escritura: “Olharão para aquele a quem traspassaram” (NAA).

O Corpo de Jesus é Solicitado por José de Arimatéia

(Lc 23.54) 54Era o Dia da Preparação, e o Shabat estava para começar (NAA).

(Mc 15.42-45) 42Ao cair da tarde, por ser o Dia da Preparação, isto é, a véspera do Shabat, 43José de Arimateia, ilustre membro do Sinédrio, que também esperava o Reino de Deus, dirigiu-se ousadamente a Pilatos e pediu o corpo de Jesus (NAA). 44Surpreso com o fato de Jesus já estar morto, Pilatos chamou o oficial romano e perguntou se fazia muito tempo que ele havia morrido (NVT). 45Após certificar-se, pela informação do comandante, cedeu o corpo a José (NAA).

(Lc 23.50-52) 50E eis que havia um homem, chamado José, membro do Sinédrio, homem bom e justo (NAA), 51mas que não tinha concordado com a decisão e os atos dos outros líderes religiosos. Era da cidade de Arimatéia, na Judéia, e esperava a vinda do reino de Deus (NVT). 52Dirigindo-se a Pilatos, pediu o corpo de Jesus (NVI).

(Jo 19.38) 38aDepois disso, José de Arimatéia, que tinha sido discípulo secreto de Jesus porque temia os líderes judeus, pediu autorização a Pilatos para tirar da cruz o corpo de Jesus (NVT).

(Mt 27.57-58) 57Ao cair da tarde chegou um homem rico, de Arimatéia, chamado José, que se tornara discípulo de Jesus. 58Dirigindo-se a Pilatos, pediu o corpo de Jesus, e Pilatos ordenou que lhe fosse entregue (NVI).

Seguidoras de Jesus Observam de Longe

(Mc 15.40-41) 40Estavam também ali algumas mulheres, observando de longe. Entre elas estavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, o Menor, e de José, e ainda Salomé. 41Quando Jesus estava na Galiléia, essas mulheres o acompanhavam e serviam. E, além destas, havia muitas outras que tinham ido com ele para Jerusalém (NAA).

(Mt 27.55-56) 55Muitas mulheres estavam ali, observando de longe. Elas haviam seguido Jesus desde a Galiléia, para o servir (NVI). 56Entre elas estavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e José, e a mãe dos filhos de Zebedeu (NVT).

(Lc 23.48-49) 48E, quando toda a multidão que tinha ido assistir à crucificação viu isso, voltou para casa entristecida e batendo no peito (NVT). 49Mas todos os que o conheciam, inclusive as mulheres que o haviam seguido desde a Galiléia, ficaram de longe, observando essas coisas (NVI).

Jesus é Sepultado

(Jo 19.38) 38bQuando Pilatos lhe deu permissão, José veio e levou o corpo (NVT).

(Jo 19.39-40) 39Estava com ele Nicodemos, o homem que tinha ido conversar com Jesus à noite. Nicodemos trouxe cerca de trinta e cinco litros de óleo perfumado feito com mirra e aloés (NVT). 40Tomaram, pois, o corpo de Jesus e o envolveram em lençóis com os óleos aromáticos, como é costume entre os judeus na preparação para o sepultamento (NAA).

(Mc 15.46) 46José comprou um lençol de linho, desceu o corpo de Jesus da cruz, envolveu-o no lençol e colocou-o num túmulo escavado na rocha. Então rolou uma grande pedra na entrada do túmulo (NVT).

(Lc 23.53) 53E, tirando-o da cruz, envolveu-o num lençol de linho e o depositou num túmulo aberto numa rocha, onde ninguém havia sido sepultado ainda (NAA).

(Jo 19.41-42) 41O local da crucificação ficava próximo a um jardim, onde havia um túmulo novo que nunca tinha sido usado (NVT). 42Por ser o Dia da Preparação dos judeus, e visto que o sepulcro ficava perto, colocaram Jesus ali (NVI).

(Mt 27.59-60) 59José tomou o corpo e o envolveu num lençol limpo, feito de linho (NVT), 60e o colocou num túmulo novo, de sua propriedade, escavado na rocha. Então rolou uma grande pedra na entrada do túmulo e foi embora (NVT).

(Lc 23.55) 55As mulheres que tinham vindo com Jesus desde a Galiléia seguiram José e viram o túmulo e como o corpo foi colocado ali (NAA).

(Mc 15.47) 47Maria Madalena e Maria, mãe de José, viram onde o corpo de Jesus tinha sido sepultado (NVT).

(Mt 27.61) 61Maria Madalena e a outra Maria estavam ali, sentadas em frente ao túmulo (NVT).

(Lc 23.56) 56Depois, foram para casa e prepararam especiarias e perfumes para ungir o corpo. No Shabat, descansaram, conforme a Lei exigia (NVT).

CIDADE DE JERUSALÉMA Guarda do Túmulo

(Mt 27.62-64) 62No dia seguinte, isto é, no Shabat, os chefes dos Sacerdotes e os fariseus dirigiram-se a Pilatos 63e disseram: “Senhor, lembramos que, enquanto ainda estava vivo, aquele impostor disse: ‘Depois de três dias ressuscitarei’ (NVI). 64Portanto, mande que o túmulo seja guardado com segurança até o terceiro dia, para que não aconteça que, vindo os discípulos dele, o roubem e depois digam ao povo: ‘Ressuscitou dos mortos’. E este último engano será pior do que o primeiro” (NAA).

(Mt 27.65-66) 65Pilatos respondeu: “Uma escolta está à disposição de vocês. Vão e guardem o túmulo como bem entenderem” (NAA). 66Eles foram e armaram um esquema de segurança no sepulcro; e além de deixarem um destacamento montando guarda, lacraram a pedra (NVI).

O Primeiro Dia da Semana

(Mc 16.1) 1Ao entardecer do dia seguinte, terminado o Shabat, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé foram comprar especiarias para ungir o corpo de Jesus (NVT).

A Ressurreição de Jesus

(Mt 28.2-4) 2E eis que houve um grande terremoto; porque um anjo do Senhor desceu do céu e, aproximando-se, removeu a pedra e se sentou sobre ela (NAA). 3Seu rosto brilhava como um relâmpago, e suas roupas eram brancas como a neve. 4Quando os guardas viram o anjo, tremeram de medo e caíram desmaiados, como mortos (NVT).

Maria Madalena vai ao Túmulo

(Mc 16.9) 9Havendo Jesus ressuscitado de manhã cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios (NAA).

(Mt 28.1) 1Depois do Shabat, no primeiro dia da semana, bem cedo, Maria Madalena e a outra Maria foram visitar o túmulo (NVT).

(Jo 20.1) 1No primeiro dia da semana, de madrugada, quando ainda estava escuro, Maria Madalena foi ao túmulo e viu que a pedra da entrada tinha sido removida (NAA).

Pedro e João no Túmulo

(Jo 20.2) 2Correu e encontrou Simão Pedro e o outro discípulo, aquele a quem Jesus amava, e disse: “Tiraram do túmulo o corpo do Senhor, e não sabemos onde o colocaram!” (NVT)

(Lc 24.12) 12aPedro, porém, levantando-se, correu ao túmulo.

(Jo 20.3) 3Com isso, Pedro e o outro discípulo saíram e foram até o túmulo.

(Jo 20.4-7) 4Ambos corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5E, abaixando-se, viu os lençóis de linho, mas não entrou (NAA). 6A seguir, Simão Pedro, que vinha atrás dele, chegou, entrou no sepulcro e viu as faixas de linho, 7bem como o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus. Ele estava dobrado à parte, separado das faixas de linho (NVI).

(Lc 24.12) 12bE, abaixando-se, viu somente os lençóis de linho e nada mais; e retirou-se para casa, admirado com o que tinha acontecido (NAA).

(Jo 20.8) 8Depois o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, também entrou. Ele viu e creu (NVI).

(Jo 20.9-10) 9Eles ainda não haviam compreendido que, conforme a Escritura, era necessário que Jesus ressuscitasse dos mortos (NVI). 10E os discípulos voltaram outra vez para casa (NAA).

Maria Madalena se Encontra com Jesus Ressurreto

(Jo 20.11-13) 11Maria, no entanto, permanecia junto à entrada do túmulo, chorando. Enquanto chorava, abaixou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Ela viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde o corpo de Jesus tinha sido colocado, um à cabeceira e outro aos pés. 13Então eles perguntaram: “Mulher, por que você está chorando?” Ela respondeu: “Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram” (NAA).

(Jo 20.14-17) 14Depois de dizer isso, ela se virou para trás e viu Jesus em pé, mas não reconheceu que era Jesus (NAA). 15Disse ele: “Mulher, por que está chorando? Quem você está procurando?” Pensando que fosse o jardineiro, ela disse: “Se o senhor o levou embora, diga-me onde o colocou, e eu o levarei” (NVI). 16Jesus lhe disse: “Maria!” Então, voltando-se para ele, Maria exclamou em aramaico: “Rabôni!” (que significa “Mestre!”) (NVI). 17Jesus continuou: “Não me detenha, porque ainda não subi para o meu Pai. Mas vá até os meus irmãos e diga a eles: ‘Subo para o meu Pai e o Pai de vocês, para o meu Deus e o Deus de vocês’” (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.