Bíblia Cronológica – Versões | Dia 319
319º Dia – 15 de Novembro
O NOVO TESTAMENTO
CURIOSIDADES:
- 564º ano do retorno dos judeus à Jerusalém
- 72º ano do domínio romano sobre a Judeia
- Tibério com 71 anos (2º Imperador Romano)
- Herodes Filipe com 56 anos (Filho de Herodes, o Grande)
- Herodes Antipas com 49 anos (Filho de Herodes, o Grande)
- Caifás com 44 anos (Sumo Sacerdote)
- Pôncio Pilatos com 41 anos (Procurador da Judeia)
- Jesus com 33 anos
- 33º ano do governo de Herodes Antipas sobre a Galileia
- 33º ano do governo de Herodes Filipe sobre o Nordeste da Galileia
- Paulo com 19 anos
- 15º ano do reinado de Tibério César como Imperador de Roma
- 11º ano do Sumo Sacerdócio de Caifás (Genro de Anás) em Jerusalém
- 3º ano do governo de Poncio Pilatos como Procurador da Judeia
PROXIMIDADES DO CENÁCULO
(At 2.14-15) 14Então Pedro se levantou, junto com os onze, e, erguendo a voz, dirigiu-se à multidão nestes termos: “Homens da Judeia e todos vocês que moram em Jerusalém, tomem conhecimento disto e prestem atenção no que vou dizer (NAA). 15Estas pessoas não estão bêbadas, como alguns de vocês pensam, pois são apenas nove horas da manhã” (NVT).
(At 2.16-21) 16“Mas o que está acontecendo é o que foi dito por meio do Profeta Joel: 17‘E acontecerá nos últimos dias’, diz Deus Theos , que derramarei o meu Espírito sobre toda a humanidade. Os filhos e as filhas de vocês profetizarão, os seus jovens terão visões, e os seus velhos sonharão. 18Até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei o meu Espírito naqueles dias, e profetizarão. 19Mostrarei prodígios em cima no céu e sinais embaixo na terra: sangue, fogo e nuvens de fumaça. 20O sol se transformará em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e glorioso Dia do Senhor Kurios . 21E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor Kurios será salvo’” (NAA).
(At 2.22-24) 22“Israelitas, escutem o que vou dizer: ‘Jesus, o Nazareno, homem aprovado por Deus Theos diante de vocês com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus Theos realizou entre vocês por meio dele, como vocês mesmos sabem (NAA), 23este homem foi entregue por propósito determinado e pré-conhecimento de Deus Theos ; e vocês, com a ajuda de homens perversos, o mataram, pregando-o na cruz (NVI). 24Mas Deus Theos o ressuscitou dos mortos, rompendo os laços da morte, porque era impossível que a morte o retivesse’” (NVI).
(At 2.25-28) 25“A respeito dele, disse Davi: ‘Eu sempre via o Senhor Kurios diante de mim. Porque ele está à minha direita, não serei abalado (NVI). 26Não é de admirar que meu coração esteja alegre e que minha língua o louve; meu corpo repousa em esperança. 27Pois o Senhor não deixará minha alma entre os mortos, nem permitirá que o teu Santo apodreça no túmulo. 28O Senhor me mostrou o caminho da vida, e me encherá com a alegria de tua presença’” (NVT).
(At 2.29-31) 29“Irmãos, permitam-me dizer com toda convicção que o patriarca Davi não estava se referindo a si mesmo, pois ele morreu e foi sepultado, e seu túmulo ainda está aqui, entre nós. 30Mas ele era Profeta e sabia que Deus Theos havia prometido sob juramento que um de seus descendentes se sentaria em seu trono. 31Davi estava olhando para o futuro e falando da ressurreição do Cristo, que não foi deixado entre os mortos nem seu corpo apodreceu no túmulo” (NVT).
(At 2.32-35) 32“Foi esse Jesus que Deus Theos ressuscitou, e todos nós somos testemunhas disso. 33Ele foi exaltado ao lugar de honra, à direita de Deus Theos . E, conforme havia prometido, o Pai Patêr lhe deu o Espírito Santo, que ele derramou sobre nós, como vocês estão vendo e ouvindo hoje (NVT). 34Pois Davi não subiu aos céus, mas ele mesmo declarou: ‘O Senhor Kurios disse ao meu Senhor Kurios : ‘Sente-se à minha direita 35até que eu ponha os teus inimigos como estrado para os teus pés’’” (NVI).
(At 2.36) 36“Portanto, saibam com certeza todos em Israel que a esse Jesus, que vocês crucificaram, Deus Theos fez Senhor Kurios e Cristo!” (NVT)
(At 2.37-39) 37Quando ouviram isso, ficaram aflitos em seu coração e perguntaram a Pedro e aos outros Apóstolos: “Irmãos, que faremos?” (NVI) 38Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos seus pecados, e vocês receberão o dom do Espírito Santo (NAA). 39Essa promessa é para vocês, para seus filhos e para os que estão longe, isto é, para todos que forem chamados pelo Senhor Kurios , nosso Deus Theos ” (NVT).
(At 2.40-41) 40Pedro continuou a pregar, advertindo com insistência a seus ouvintes: “Salvem-se desta geração corrompida!” (NVT) 41Então os que aceitaram a palavra de Pedro foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas (NAA).
CIDADE DE JERUSALÉM – A Comunhão dos Fiéis
(At 2.42-45) 42E perseveravam na doutrina dos Apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. 43Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por meio dos Apóstolos (NAA). 44Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum (NVI). 45Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo entre todos, à medida que alguém tinha necessidade (NAA).
(At 2.46-47) 46Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do Templo. Partiam o pão em casa e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração (NVI), 47louvando a Deus Theos e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, o Senhor Kurios lhes acrescentava, dia a dia, os que iam sendo salvos (NAA).
TEMPLO ME JERUSALÉM – A Cura de um Paralítico
(At 3.1-2) 1Pedro e João estavam se dirigindo ao Templo para a oração das três horas da tarde (NAA). 2Estava sendo levado para a porta do Templo chamada Formosa um aleijado de nascença, que ali era colocado todos os dias para pedir esmolas aos que entravam no Templo (NVI).
(At 3.3-7) 3Vendo que Pedro e João iam entrar no pátio do Templo, pediu-lhes esmola. 4Pedro e João olharam bem para ele e, então, Pedro disse: “Olhe para nós!” 5O homem olhou para eles com atenção, esperando receber deles alguma coisa (NVI). 6Pedro, porém, lhe disse: “Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso lhe dou: ‘Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levante-se e ande!’” (NAA) 7Segurando-o pela mão direita, ajudou-o a levantar-se, e imediatamente os pés e os tornozelos do homem ficaram firmes (NVI).
(At 3.8-10) 8De um salto, ele se levantou e começou a andar. Em seguida, caminhando, saltando e louvando a Deus Theos , entrou no Templo com eles (NVT). 9Quando todo o povo o viu andando e louvando a Deus Theos (NVI), 10reconheceram que ele era o mesmo que pedia esmolas, assentado à Porta Formosa do Templo; e ficaram muito admirados e espantados com o que lhe tinha acontecido (NAA).
O Discurso de Pedro no Pórtico de Salomão
(At 3.11-13) 11Enquanto aquele homem ainda se mantinha ao lado de Pedro e João, todo o povo, perplexo, correu para junto deles no pórtico chamado de Salomão. 12Quando Pedro viu isso, dirigiu-se ao povo, dizendo: “Israelitas, por que vocês estão admirados com isto ou por que estão com os olhos fixos em nós como se pelo nosso próprio poder ou piedade tivéssemos feito este homem andar? 13O Deus Theos de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, o Deus Theos dos nossos pais, glorificou o seu Servo Jesus, a quem vocês traíram e negaram diante de Pilatos, quando este já havia decidido soltá-lo” (NAA).
(At 3.14-16) 14“Vocês negaram publicamente o Santo e Justo e pediram que fosse libertado um assassino. 15Vocês mataram o Autor da Vida, mas Deus Theos o ressuscitou dos mortos. E nós somos testemunhas disso (NVI). 16Pela fé no nome de Jesus, este homem que vocês veem e conhecem foi curado. A fé no nome de Jesus o curou diante de seus olhos” (NVT).
(At 3.17-20) 17“Irmãos, sei que vocês e seus líderes agiram por ignorância (NVT). 18Mas Deus Theos , assim, cumpriu o que tinha anunciado anteriormente pela boca de todos os Profetas: ‘Que o seu Cristo havia de padecer’. 19Portanto, arrependam-se e se convertam, para que sejam cancelados os seus pecados (NAA). 20Então, da presença do Senhor Kurios virão tempos de renovação, e ele enviará novamente Jesus, o Cristo que lhes foi designado” (NVT).
(At 3.21-26) 21“Pois ele deve permanecer no céu até o tempo da restauração final de todas as coisas, conforme Deus Theos prometeu há muito tempo por meio de seus santos Profetas (NVT). 22Porque Moisés disse: ‘O Senhor Kurios Deus Theos fará com que, do meio dos irmãos de vocês, se levante um Profeta semelhante a mim; a esse vocês ouvirão em tudo o que ele lhes disser (NAA). 23Quem não ouvir esse Profeta, será eliminado do meio do seu povo’ (NVT). 24De fato, todos os Profetas, de Samuel em diante, um por um, falaram e predisseram estes dias (NVI). 25Vocês são descendentes desses Profetas e estão incluídos na aliança que Deus Theos fez com seus antepassados ao dizer a Abraão: ‘Por meio de sua descendência, todas as famílias da terra serão abençoadas’. 26Quando Deus Theos ressuscitou seu Servo, ele o enviou primeiro a vocês, o povo de Israel, para abençoá-los, fazendo cada um de vocês se afastar de seus caminhos pecaminosos” (NVT).
SINÉDRIO – Pedro e João Perante o Sinédrio
(At 4.1-2) 1Enquanto Pedro e João ainda falavam ao povo, chegaram os Sacerdotes, o capitão do Templo e os saduceus (NAA). 2Eles estavam muito perturbados porque os Apóstolos estavam ensinando o povo e proclamando em Jesus a ressurreição dos mortos (NVI).
(At 4.3-4) 3Agarraram Pedro e João e, como já estava anoitecendo, os colocaram na prisão até o dia seguinte (NVI). 4Porém muitos dos que ouviram a palavra creram, subindo o número desses homens a quase cinco mil (NAA).
(At 4.5-6) 5No dia seguinte, as autoridades, os líderes religiosos e os Mestres da Lei reuniram-se em Jerusalém. 6Estavam ali Anás, o Sumo Sacerdote, bem como Caifás, João, Alexandre e todos os que eram da família do Sumo Sacerdote (NVI).
(At 4.7-10) 7Mandaram trazer Pedro e João diante deles e começaram a interrogá-los: “Com que poder ou em nome de quem vocês fizeram isso?” (NVI) 8Então Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: “Autoridades e líderes do povo! (NVI) 9Estamos sendo interrogados hoje porque realizamos uma boa ação em favor de um aleijado, e os senhores querem saber como ele foi curado. 10Saibam os senhores e todo o povo de Israel que ele foi curado pelo nome de Jesus Cristo, o nazareno, a quem os senhores crucificaram, mas a quem Deus Theos ressuscitou dos mortos” (NVT).
(At 4.11-12) 11“Pois é a respeito desse Jesus que se diz: ‘A pedra que vocês, os construtores, rejeitaram se tornou a pedra angular’ (NVT). 12E não há salvação em nenhum outro, porque debaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (NAA).
(At 4.13-14) 13Quando os membros do conselho viram a coragem de Pedro e João, ficaram admirados, pois perceberam que eram homens comuns, sem instrução religiosa formal. Reconheceram também que eles haviam estado com Jesus. 14Mas não havia nada que pudessem fazer, pois o homem que tinha sido curado estava ali diante deles (NVT).
(At 4.15-17) 15Assim, ordenaram que Pedro e João fossem retirados da sala do conselho e começaram a discutir entre si. 16“Que faremos com esses homens?”, perguntavam uns aos outros. “Não podemos negar que realizaram um sinal, como todos em Jerusalém sabem (NVT). 17Mas, para que não haja maior divulgação entre o povo, vamos ameaçá-los para não falarem mais neste nome a quem quer que seja” (NAA).
(At 4.18-20) 18Então os chamaram de volta e ordenaram que nunca mais falassem nem ensinassem em nome de Jesus (NVT). 19Mas Pedro e João responderam: “Julguem os senhores mesmos se é justo aos olhos de Deus Theos obedecer aos senhores e não a Deus Theos . 20Pois não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos” (NVI).
(At 4.21-22) 21Depois, ameaçando-os mais ainda, os soltaram, não tendo achado como os castigar, por causa do povo, porque todos glorificavam a Deus Theos pelo que tinha acontecido. 22Ora, o homem em quem tinha sido operado esse milagre de cura tinha mais de quarenta anos de idade (NAA).