• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 321

321º Dia – 17 de Novembro

O NOVO TESTAMENTO

CENÁRIO HISTÓRICO: A Defesa de Estevão (Aproximadamente 31 d.C.)

CURIOSIDADES:

  • 74º ano do domínio romano sobre a Judeia
  • Tibério com 73 anos (2º Imperador Romano)
  • Herodes Filipe com 58 anos (Filho de Herodes, o Grande)
  • Herodes Antipas com 51 anos (Filho de Herodes, o Grande)
  • Caifás com 46 anos (Sumo Sacerdote)
  • Pôncio Pilatos com 43 anos (Procurador da Judeia)
  • 35º ano do governo de Herodes Antipas sobre a Galileia
  • 35º ano do governo de Herodes Filipe sobre o Nordeste da Galileia
  • Paulo com 21 anos
  • 17º ano do reinado de Tibério César como Imperador de Roma
  • 13º ano do Sumo Sacerdócio de Caifás (Genro de Anás) em Jerusalém
  • 5º ano do governo de Poncio Pilatos como Procurador da Judeia
  • 2º ano após a Ressurreição de Jesus

SINÉDRIO

(At 7.1-5) 1Então o Sumo Sacerdote perguntou a Estêvão: “São verdadeiras estas acusações?” (NVI) 2Estêvão respondeu: “Irmãos e pais, escutem. O Deus Theos da glória apareceu a Abraão, nosso pai, quando este estava na Mesopotâmia, antes de morar em Harã, 3e lhe disse: ‘Saia da sua terra e do meio da sua parentela e vá para a terra que eu lhe mostrarei’. 4Então Abraão saiu da terra dos caldeus e foi morar em Harã. E dali, com a morte de seu pai, Deus o trouxe para esta terra em que vocês agora estão morando. 5Nela, não lhe deu herança, nem sequer o espaço de um pé; mas prometeu dar-lhe a posse dela e, depois dele, à sua descendência, embora Abraão ainda não tivesse filhos” (NAA).

(At 7.6-7) 6E Deus Theos falou que a descendência dele seria peregrina em terra estrangeira, onde seriam escravizados e maltratados durante quatrocentos anos (NAA). 7Mas Deus Theos disse: ‘Eu castigarei a nação que os escravizar, e, por fim, sairão dali e me adorarão neste lugar’(NVT).

(At 7.8) 8“Naquele tempo, Deus deu a Abraão a aliança da circuncisão. Assim, quando seu filho Isaque nasceu, ele o circuncidou no oitavo dia. Essa prática continuou quando nasceu Jacó, filho de Isaque, e quando nasceram os doze filhos de Jacó, os patriarcas de Israel” (NVT).

(At 7.9-10) 9“Os patriarcas, tendo inveja de José, venderam-no como escravo para o Egito. Mas Deus Theos estava com ele (NVI) 10e o livrou de todas as suas dificuldades. Deus concedeu a José favor e sabedoria diante do Faraó, rei do Egito, e o Faraó o nomeou governador de todo o Egito e administrador de seu palácio” (NVT).

(At 7.11-13) 11Depois houve fome em todo o Egito e em Canaã, trazendo grande sofrimento, e os nossos antepassados não encontravam alimento. 12Ouvindo que havia trigo no Egito, Jacó enviou nossos antepassados em sua primeira viagem. 13Na segunda viagem deles, José fez-se reconhecer por seus irmãos, e o Faraó pôde conhecer a família de José” (NVI).

(At 7.14-16) 14Depois disso, José mandou buscar seu pai, Jacó, e toda a sua família, que eram setenta e cinco pessoas (NVI). 15Assim, Jacó foi para o Egito e ali morreu, bem como nossos antepassados (NVT). 16Seus corpos foram levados de volta a Siquém e colocados no túmulo que Abraão havia comprado ali dos filhos de Hamor, por certa quantia” (NVI).

(At 7.17-19) 17Aproximando-se o tempo em que Deus Theos cumpriria sua promessa a Abraão, nosso povo se multiplicou grandemente no Egito. 18Então subiu ao trono do Egito um novo rei, que nada sabia a respeito de José. 19Esse rei explorou e oprimiu nosso povo, forçando os pais a abandonarem seus filhos recém-nascidos, para que morressem” (NVT).

(At 7.20-22) 20Por essa época, nasceu Moisés, um bebê especial aos olhos de Deus Theos . Seus pais cuidaram dele em casa por três meses (NVT). 21Quando tiveram de abandoná-lo, a filha de Faraó o recolheu e criou como seu próprio filho (NAA). 22Moisés foi educado em toda a sabedoria dos egípcios e veio a ser poderoso em palavras e obras” (NVI).

(At 7.23-25) 23Ao completar quarenta anos, Moisés decidiu visitar seus irmãos israelitas. 24Ao ver um deles sendo maltratado por um egípcio, saiu em defesa do oprimido e o vingou, matando o egípcio. 25Ele pensava que seus irmãos compreenderiam que Deus Theos o estava usando para salvá-los, mas eles não o compreenderam” (NVI).

(At 7.26-29) 26No dia seguinte, Moisés dirigiu-se a dois israelitas que estavam brigando, e tentou reconciliá-los, dizendo: ‘Homens, vocês são irmãos; por que ferem um ao outro?’ 27Mas o homem que maltratava o outro empurrou Moisés e disse: ‘Quem o nomeou líder e juiz sobre nós? (NVI) 28Vai me matar como matou o egípcio ontem?’ (NVT) 29Ouvindo isso, Moisés fugiu para Midiã, onde ficou morando como estrangeiro e teve dois filhos” (NVI).

(At 7.30-34) 30Passados quarenta anos, apareceu a Moisés um anjo nas labaredas de uma sarça em chamas no deserto, perto do monte Sinai (NVI). 31Quando Moisés viu aquilo, ficou admirado. Aproximando-se para observar melhor, ouviu a voz do Senhor Kurios , que disse (NVT): 32Eu sou o Deus Theos dos seus antepassados, o Deus Theos de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó’. Moisés, tremendo de medo, não ousava olhar. 33Então o Senhor Kurios lhe disse: ‘Tire as sandálias dos pés, porque o lugar em que você está é terra santa. 34De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito. Ouvi seus gemidos e desci para livrá-lo. Venha agora, e eu o enviarei de volta ao Egito’(NVI).

(At 7.35-38) 35A este Moisés, a quem tinham rejeitado, dizendo: ‘Quem colocou você como chefe e juiz?’, Deus Theos enviou como chefe e libertador, com a assistência do anjo que lhe apareceu na sarça. 36Foi Moisés quem os tirou de lá, fazendo prodígios e sinais na terra do Egito, no mar Vermelho e no deserto, durante quarenta anos. 37Foi ainda Moisés quem disse aos filhos de Israel: ‘ Deus Theos fará com que, do meio dos irmãos de vocês, se levante um Profeta semelhante a mim’. 38É este Moisés quem esteve na congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai e com os nossos pais. Foi ele quem recebeu palavras vivas para nos transmitir” (NAA).

(At 7.44-45) 44No deserto os nossos antepassados tinham o Tabernáculo da Aliança, que fora feito segundo a ordem de Deus a Moisés, de acordo com o modelo que ele tinha visto. 45Tendo recebido o Tabernáculo, nossos antepassados o levaram, sob a liderança de Josué, quando tomaram a terra das nações que Deus Theos expulsou de diante deles. Esse Tabernáculo permaneceu nesta terra até a época de Davi” (NVI).

(At 7.46-50) 46Davi encontrou favor diante de Deus Theos e pediu para construir um Templo permanente para o Deus Theos de Jacó (NVT), 47mas foi Salomão quem lhe construiu a casa (NVI). 48O Altíssimo Hupsistos , porém, não habita em Templos feitos por mãos humanas. Como diz o Profeta: 49‘O céu é meu trono, e a Terra é o suporte de meus pés. Acaso construiriam para mim um Templo assim tão bom?’, diz o Senhor Kurios . ‘Que lugar de descanso me poderiam fazer? 50Acaso não foram minhas mãos que criaram o céu e a Terra?’(NVT)

(At 7.39-43) 39Nossos pais não quiseram obedecer a Moisés, mas o rejeitaram e, no seu coração, voltaram para o Egito, 40dizendo a Arão: ‘Faça para nós deuses que vão adiante de nós; porque, quanto a este Moisés, que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu’ (NAA). 41Naquela ocasião fizeram um ídolo em forma de bezerro. Trouxeram-lhe sacrifícios e fizeram uma celebração em honra ao que suas mãos tinham feito. 42Mas Deus Theos afastou-se deles e os entregou à adoração dos astros, conforme o que foi escrito no Livro dos Profetas: ‘Foi a mim que vocês apresentaram sacrifícios e ofertas durante os quarenta anos no deserto, ó nação de Israel? 43Em vez disso, levantaram o santuário de Moloque e a estrela do seu deus Renfã, ídolos que vocês fizeram para adorar! Portanto, eu os enviarei para o exílio, para além da Babilônia’(NVI).

(At 7.51-53) 51Homens teimosos e incircuncisos de coração e de ouvidos, vocês sempre resistem ao Espírito Santo. Vocês fazem exatamente o mesmo que fizeram os seus pais. 52Qual dos Profetas os pais de vocês não perseguiram? Eles mataram os que anteriormente anunciavam a vinda do Justo, do qual vocês agora se tornaram traidores e assassinos (NAA), 53vocês, que receberam a Lei por intermédio de anjos, mas não lhe obedeceram” (NVI).

Estevão é Apedrejado

(At 7.54-57) 54Ouvindo isso, ficaram furiosos e rangeram os dentes contra ele (NVI). 55Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, levantou os olhos para o céu e viu a glória de Deus Theos , e Jesus em pé, à direita de Deus, 56e disse: “Vejo os céus abertos e o Filho do Homem em pé, à direita de Deus Theos (NVI). 57Eles, porém, gritando bem alto, taparam os ouvidos e, unânimes, avançaram contra ele (NAA).

(At 7.58-60) 58Arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. Seus acusadores tiraram os mantos e os deixaram aos pés de um jovem chamado Saulo. 59Enquanto atiravam as pedras, Estêvão orou: Senhor Jesus Kurios Iesous , recebe o meu espírito” (NVT). 60Então, ajoelhando-se, gritou bem alto: Senhor Kurios , não os condene por causa deste pecado!” E, depois que ele disse isso, morreu (NAA).

(At 8.1) 1aE Saulo estava ali, consentindo na morte de Estêvão (NVI).

(At 8.2) 2Alguns homens piedosos sepultaram Estêvão e fizeram grande lamentação por ele (NAA).

CENÁRIO HISTÓRICO: A Perseguição Contra a Igreja (Aproximadamente 32 d.C.)

CURIOSIDADES:

  • 75º ano do domínio romano sobre a Judeia
  • Tibério com 74 anos (2º Imperador Romano)
  • Herodes Filipe com 59 anos (Filho de Herodes, o Grande)
  • Herodes Antipas com 52 anos (Filho de Herodes, o Grande)
  • Caifás com 47 anos (Sumo Sacerdote)
  • Pôncio Pilatos com 44 anos (Procurador da Judeia)
  • 36º ano do governo de Herodes Antipas sobre a Galileia
  • 36º ano do governo de Herodes Filipe sobre o Nordeste da Galileia
  • Paulo com 22 anos
  • 18º ano do reinado de Tibério César como Imperador de Roma
  • 13º ano do Sumo Sacerdócio de Caifás (Genro de Anás) em Jerusalém
  • 6º ano do governo de Poncio Pilatos como Procurador da Judeia
  • 3º ano após a Ressurreição de Jesus

REGIÃO CENTRO-SUL

(At 8.1) 1bNaquela ocasião desencadeou-se grande perseguição contra a Igreja em Jerusalém. Todos, exceto os Apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judeia e de Samaria (NVI).

(At 8.3-4) 3Saulo, por sua vez, devastava a Igreja. Indo de casa em casa, arrastava homens e mulheres e os lançava na prisão (NVI). 4Os que haviam sido dispersos, porém, anunciavam as boas-novas a respeito de Jesus por onde quer que fossem (NVT).

REGIÃO DE SAMARIAFilipe, o Evangelista

(At 8.5-8) 5Indo Filipe para uma cidade de Samaria, ali lhes anunciava o Cristo (NVI). 6Quando as multidões ouviram sua mensagem e viram os sinais que ele realizava, deram total atenção às suas palavras (NVT). 7Os espíritos imundos saíam de muitos, dando gritos, e muitos paralíticos e mancos foram curados. 8Assim, houve grande alegria naquela cidade (NVI).

Simão, o Feiticeiro

(At 8.9-10) 9Um homem chamado Simão praticava feitiçaria ali havia anos. Ele deixava o povo de Samaria admirado, e afirmava ser alguém importante (NVT). 10E todo o povo, do mais simples ao mais rico, dava-lhe atenção e exclamava: “Este homem é o poder divino conhecido como Grande Poder” (NVI).

(At 8.11-13) 11Eles davam atenção ao que Simão fazia porque durante muito tempo ele os havia deixado assombrados com as suas feitiçarias (NTLH). 12No entanto, quando Filipe lhes levou a mensagem sobre as boas-novas do Reino de Deus Theos e sobre o nome de Jesus Cristo, eles creram e, como resultado, muitos homens e mulheres foram batizados (NVT). 13O próprio Simão abraçou a fé e, tendo sido batizado, acompanhava Filipe de perto, observando extasiado os sinais e grandes milagres praticados (NAA).

(At 8.14-17) 14Quando os Apóstolos, que estavam em Jerusalém, ouviram que o povo de Samaria tinha recebido a palavra de Deus Theos , enviaram-lhes Pedro e João (NAA). 15Assim que os dois chegaram, oraram para que aqueles convertidos recebessem o Espírito Santo, 16pois, apesar de terem sido batizados em nome do Senhor Jesus Kurios Iesous , o Espírito Santo ainda não havia descido sobre nenhum deles (NVT). 17Então Pedro e João lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo (NVI).

(At 8.18-24) 18Quando Simão viu que, pelo fato de os Apóstolos imporem as mãos, era concedido o Espírito Santo, ofereceu-lhes dinheiro (NAA), 19dizendo: “Deem-me este poder também, para que, quando eu impuser as mãos sobre as pessoas, elas recebam o Espírito Santo!” 20Pedro, porém, respondeu: “Que seu dinheiro seja destruído com você, por imaginar que o dom de Deus Theos pode ser comprado! (NVT) 21Você não tem parte nem direito algum neste Ministério, porque o seu coração não é reto diante de Deus Theos (NVI). 22Arrependa-se de sua maldade e ore ao Senhor Kurios . Talvez ele perdoe esses seus maus pensamentos, 23pois vejo que você está cheio de amarga inveja e é prisioneiro do pecado”. 24Simão exclamou: “Orem ao Senhor Kurios por mim, para que essas coisas terríveis não me aconteçam!” (NVT)

(At 8.25) 25Depois de terem testemunhado e proclamado a palavra do Senhor em Samaria, Pedro e João voltaram a Jerusalém. Ao longo do caminho, pararam em muitas vilas samaritanas para anunciar as boas-novas (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Você não pode copiar o conteúdo desta página.