Bíblia Cronológica – Versões | Dia 322
322º Dia – 18 de Novembro
O NOVO TESTAMENTO
CURIOSIDADES:
- 75º ano do domínio romano sobre a Judeia
- Tibério com 74 anos (2º Imperador Romano)
- Herodes Filipe com 59 anos (Filho de Herodes, o Grande)
- Herodes Antipas com 52 anos (Filho de Herodes, o Grande)
- Caifás com 47 anos (Sumo Sacerdote)
- Pôncio Pilatos com 44 anos (Procurador da Judeia)
- 36º ano do governo de Herodes Antipas sobre a Galileia
- 36º ano do governo de Herodes Filipe sobre o Nordeste da Galileia
- Paulo com 22 anos
- 18º ano do reinado de Tibério César como Imperador de Roma
- 13º ano do Sumo Sacerdócio de Caifás (Genro de Anás) em Jerusalém
- 6º ano do governo de Poncio Pilatos como Procurador da Judeia
- 3º ano após a Ressurreição de Jesus
ESTRADA DE JERUSALÉM À GAZA – Filipe e o Eunuco Etíope
(At 8.26-28) 26Um anjo do Senhor Kurios disse a Filipe: “Vá para o Sul, para a estrada no deserto que liga Jerusalém a Gaza”. 27Filipe partiu e encontrou no caminho um alto oficial etíope, o eunuco responsável pelos tesouros de Candace, rainha da Etiópia. Ele tinha ido a Jerusalém para participar da adoração 28e estava no caminho de volta. Sentado em sua carruagem, lia em voz alta o Livro do Profeta Isaías (NVT).
(At 8.29-31) 29Então o Espírito disse a Filipe: “Aproxime-se e acompanhe a carruagem” (NVT). 30Então Filipe correu para a carruagem, ouviu o homem lendo o Profeta Isaías e lhe perguntou: “O senhor entende o que está lendo?” (NVI) 31O homem respondeu: “Como posso entender sem que alguém me explique?” E convidou Filipe a subir na carruagem e sentar-se ao seu lado (NVT).
(At 8.32-35) 32Ora, a passagem da Escritura que ele estava lendo era esta: “Foi levado como ovelha ao matadouro; e, como um cordeiro mudo diante do seu tosquiador, ele não abriu a boca. 33Na sua humilhação, lhe negaram justiça; quem poderá falar da sua descendência? Porque a vida dele é tirada da terra” (NAA). 34Então o eunuco disse a Filipe: “Peço que você me explique a quem se refere o Profeta. Fala de si mesmo ou de outra pessoa?” (NAA) 35Então Filipe, começando com essa mesma passagem das Escrituras, anunciou-lhe as boas-novas a respeito de Jesus (NVT).
(At 8.36-38) 36Seguindo pelo caminho, chegaram a certo lugar onde havia água. Então o eunuco disse: “Eis aqui água. O que impede que eu seja batizado?” (NAA) 37Disse Filipe: “Você pode, se crê de todo o coração”. O eunuco respondeu: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus Theos ” (NVI). 38Então mandou parar a carruagem, ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco (NAA).
(At 8.39) 39Quando saíram da água, o Espírito do Senhor Kurios arrebatou Filipe repentinamente. O eunuco não o viu mais e, cheio de alegria, seguiu o seu caminho (NVI).
CIDADE DE AZOTO – Filipe segue Anunciando as Boas-Novas
(At 8.40) 40Então Filipe apareceu mais ao norte, na cidade de Azoto. Anunciou as boas-novas ali e em todas as cidades ao longo do caminho, até chegar a Cesareia (NVT).
CURIOSIDADES:
- 76º ano do domínio romano sobre a Judeia
- Tibério com 75 anos (2º Imperador Romano)
- Herodes Filipe com 60 anos (Filho de Herodes, o Grande)
- Herodes Antipas com 53 anos (Filho de Herodes, o Grande)
- Caifás com 48 anos (Sumo Sacerdote)
- Pôncio Pilatos com 45 anos (Procurador da Judeia)
- 37º ano do governo de Herodes Antipas sobre a Galileia
- 37º ano do governo de Herodes Filipe sobre o Nordeste da Galileia
- Paulo com 23 anos
- 19º ano do reinado de Tibério César como Imperador de Roma
- 14º ano do Sumo Sacerdócio de Caifás (Genro de Anás) em Jerusalém
- 7º ano do governo de Poncio Pilatos como Procurador da Judeia
- 4º ano após a Ressurreição de Jesus
SINÉDRIO
(At 9.1-2) 1Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor Kurios , dirigiu-se ao Sumo Sacerdote 2e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, tanto homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém (NAA).
ESTRADA PARA DAMASCO – Saulo se Encontra com Jesus
(At 9.3-6) 3Em sua viagem, quando se aproximava de Damasco, de repente brilhou ao seu redor uma luz vinda do céu (NVI). 4Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que você me persegue?” (NVI) 5Ele perguntou: “ Senhor Kurios , quem é você?” E a resposta foi: “Eu sou Jesus, a quem você persegue (NAA). Duro é para você dar coices contra os aguilhões (ARC). 6Agora levante-se e entre na cidade, onde lhe dirão o que fazer” (NVT).
(At 9.7-9) 7Os homens que viajavam com Saulo pararam emudecidos, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém. 8Então Saulo se levantou do chão e, abrindo os olhos, nada podia ver. E, guiando-o pela mão, levaram-no para Damasco. 9Esteve três dias sem ver, durante os quais nada comeu, nem bebeu (NAA).
CIDADE DE DAMASCO – Saulo, o Escolhido
(At 9.10-12) 10Havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. O Senhor lhe apareceu numa visão e disse: “Ananias!” Ao que ele respondeu: “Eis-me aqui, Senhor Kurios !” (NAA) 11O Senhor Kurios disse: “Vá à rua Direita, à casa de Judas. Ao chegar, pergunte por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está orando neste momento. 12Mostrei-lhe numa visão um homem chamado Ananias chegando e impondo as mãos sobre ele para que voltasse a enxergar” (NVT).
(At 9.13-16) 13Ananias, porém, respondeu: “ Senhor Kurios , ouvi muita gente falar das coisas horríveis que esse homem vem fazendo ao teu povo santo em Jerusalém (NVT). 14Ele chegou aqui com autorização dos chefes dos Sacerdotes para prender todos os que invocam o teu nome”. 15Mas o Senhor Kurios disse a Ananias: “Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel. 16Mostrarei a ele quanto deve sofrer pelo meu nome” (NVI).
(At 9.17-19) 17Então Ananias foi, entrou na casa, pôs as mãos sobre Saulo e disse: “Irmão Saulo, o Senhor Kurios Jesus, que apareceu no caminho por onde você vinha, enviou-me para que você volte a ver e seja cheio do Espírito Santo”. 18Imediatamente, algo como escamas caiu dos olhos de Saulo e ele passou a ver novamente. Levantando-se, foi batizado (NVI). 19E, depois de comer, sentiu-se fortalecido. Saulo permaneceu alguns dias com os discípulos em Damasco (NAA).
Saulo Proclama Jesus nas Sinagogas
(At 9.20-22) 20Logo começou a pregar nas sinagogas que Jesus é o Filho de Deus Theos . 21Todos os que o ouviam ficavam perplexos e perguntavam: “Não é ele o homem que procurava destruir em Jerusalém aqueles que invocam este nome? E não veio para cá justamente para levá-los presos aos chefes dos Sacerdotes?” 22Todavia, Saulo se fortalecia cada vez mais e confundia os judeus que viviam em Damasco, demonstrando que Jesus é o Cristo (NVI).
Saulo Escapa de Damasco
(At 9.23-25) 23Decorridos muitos dias, os judeus decidiram de comum acordo matá-lo, 24mas Saulo ficou sabendo do plano deles. Dia e noite eles vigiavam as portas da cidade a fim de matá-lo (NVI). 25Tomando-o de noite os discípulos o desceram, dentro de um cesto, pelo muro (ACF).
(2Co 11.32-33) 32“Em Damasco, o governador nomeado pelo rei Aretas mandou que se vigiasse a cidade para me prender. 33Mas de uma janela na muralha fui baixado numa cesta e escapei das mãos dele” (NVI).
(Gl 1.17) 17“Tampouco subi a Jerusalém para ver os que já eram Apóstolos antes de mim, mas de imediato parti para a Arábia, e tornei a voltar a Damasco” (NVI).
CURIOSIDADES:
- 79º ano do domínio romano sobre a Judeia
- Tibério com 78 anos (2º Imperador Romano)
- Herodes Filipe com 63 anos (Filho de Herodes, o Grande)
- Herodes Antipas com 56 anos (Filho de Herodes, o Grande)
- Caifás com 51 anos (Sumo Sacerdote)
- Pôncio Pilatos com 48 anos (Procurador da Judeia)
- 40º ano do governo de Herodes Antipas sobre a Galileia
- 40º ano do governo de Herodes Filipe sobre o Nordeste da Galileia
- Paulo com 26 anos
- 22º ano do reinado de Tibério César como Imperador de Roma
- 17º e último ano do Sumo Sacerdócio de Caifás (Genro de Anás) em Jerusalém que é substituído por Jonatã (filho de Anás).
- 10º e último ano do governo de Poncio Pilatos como Procurador da Judeia que é substituído por Marélio (Marcellus)
- 7º ano após a Ressurreição de Jesus
CIDADE DE JERUSALÉM
(Gl 1.18-19) 18“Depois de três anos, subi a Jerusalém para conhecer Pedro pessoalmente e estive com ele quinze dias. 19Não vi nenhum dos outros Apóstolos, a não ser Tiago, irmão do Senhor” (NVI).
(At 9.26-27) 26Quando Saulo chegou a Jerusalém, tentou se encontrar com os discípulos, mas todos estavam com medo dele, pois não acreditavam que ele tivesse de fato se tornado discípulo (NVI). 27Então Barnabé o levou aos Apóstolos e lhes contou como Saulo tinha visto o Senhor Kurios no caminho para Damasco e como ele lhe havia falado. Contou também que, em Damasco, Saulo havia pregado corajosamente em nome de Jesus (NVT).
(At 9.28-30) 28Saulo permaneceu com os Apóstolos e andava com eles por Jerusalém, pregando corajosamente em nome do Senhor Kurios . 29Também conversava e discutia com alguns judeus de fala grega, mas estes procuravam matá-lo (NVT). 30Quando isto chegou ao conhecimento dos irmãos, levaram Saulo até Cesareia e dali o enviaram para Tarso (NAA).
(Gl 1.21) 21“Depois disso, fui às províncias da Síria e da Cilícia” (NVT).
A Igreja estava em Paz
(At 9.31) 31A Igreja passava por um período de paz em toda a Judeia, Galileia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo no temor do Senhor Kurios (NVI).
CURIOSIDADES:
- 80º ano do domínio romano sobre a Judeia
- Herodes Filipe com 64 anos (Filho de Herodes, o Grande)
- Herodes Antipas com 57 anos (Filho de Herodes, o Grande)
- 41º ano do governo de Herodes Antipas sobre a Galileia
- 41º ano do governo de Herodes Filipe sobre o Nordeste da Galileia
- Paulo com 27 anos
- 23º e último ano do reinado de Tibério César como Imperador de Roma
- 8º ano após a Ressurreição de Jesus
- 1º e último ano do Sumo Sacerdócio de Jonatã (filho de Anás) que é substituído por Teófilo (outro filho de Anás) que foi nomeado durante o reinado de Calígula.
- Início do reinado de Calígula como Imperador Romano. Inicialmente popular, Calígula ficou conhecido por seu comportamento tirânico e extravagante. Seu reinado foi marcado por gastos excessivos e abusos de poder. Foi assassinado por membros de sua guarda pessoal
- 1º e último ano do governo de Marcellus como Procurador da Judeia que é substituído por Marulo (Marullus)
.
CURIOSIDADES:
- 81º ano do domínio romano sobre a Judeia
- Herodes Filipe com 65 anos (Filho de Herodes, o Grande)
- Herodes Antipas com 58 anos (Filho de Herodes, o Grande)
- 42º ano do governo de Herodes Antipas sobre a Galileia
- 42º ano do governo de Herodes Filipe sobre o Nordeste da Galileia
- Paulo com 28 anos
- 9º ano após a Ressurreição de Jesus
- 1º ano do governo de Calígula como Imperador Romano.
- 1º ano do Sumo Sacerdócio de Teófilo (filho de Anás).
- 1º ano do governo de Marullus como Procurador da Judeia
- Início do Ministério do Apóstolo André em Constantinopla. De acordo com Hipólito de Roma, André pregou na Trácia e sua presença em Bizâncio também é mencionado no apócrifo “Atos de André”, escrito no século II. A Igreja em Bizâncio de desenvolverá e acabará por se tornar o Patriarcado de Constantinopla. André é, por isso, considerado como seu fundador. De 38 a 54 – Estácio (Bispo de Constantinopla – Discípulo de André, foi ordenado Bispo de Bizâncio por ele. É um dos Setenta Discípulos)
CURIOSIDADES:
- 83º ano do domínio romano sobre a Judeia
- Herodes Filipe com 67 anos (Filho de Herodes, o Grande)
- Herodes Antipas com 60 anos (Filho de Herodes, o Grande)
- 4º ano do governo de Herodes Antipas sobre a Galileia
- 44º ano do governo de Herodes Filipe sobre o Nordeste da Galileia
- Paulo com 30 anos
- 11º ano após a Ressurreição de Jesus
- 3º ano do governo de Calígula como Imperador Romano.
- 3º ano do Sumo Sacerdócio de Teófilo (filho de Anás).
- 3º ano do governo de Marullus como Procurador da Judeia
CIDADE DE LIDA
(At 9.32-35) 32Pedro viajava por toda parte, e foi visitar o povo santo que vivia na cidade de Lida (NVT). 33Ali encontrou um paralítico chamado Eneias, que estava acamado fazia oito anos (NVI). 34Pedro lhe disse: “Eneias, Jesus Cristo cura você! Levante-se e arrume a sua cama”. Ele imediatamente se levantou (NAA). 35Todos os moradores de Lida e de Sarona viram Eneias e se converteram ao Senhor Kurios (NVT).
CURIOSIDADES:
- 84º ano do domínio romano sobre a Judeia
- Herodes Filipe com 68 anos (Filho de Herodes, o Grande)
- Herodes Antipas com 61 anos (Filho de Herodes, o Grande)
- 45º ano do governo de Herodes Antipas sobre a Galileia
- 45º ano do governo de Herodes Filipe sobre o Nordeste da Galileia
- Paulo com 31 anos
- 12º ano após a Ressurreição de Jesus
- 4º e último ano do governo de Calígula como Imperador Romano.
- 4º ano do Sumo Sacerdócio de Teófilo (filho de Anás).
- 4º e último ano do governo de Marullus como Procurador da Judeia
- Início do reinado de Herodes Agripa I, neto de Herodes, o Grande, sobre a Judeia. Foi nomeado rei da Judeia pelo imperador Calígula. Seu curto reinado foi o último sob um monarca local com o apoio de Roma.
- Início do reinado de Cláudio como Imperador Romano. Expandiu o Império Romano com a conquista da Britânia (43 d.C.). Reformou o sistema jurídico e iniciou várias obras públicas, como a construção de aquedutos. Conquistou a província da Britânia. Expulsou os judeus de Roma. Deixou-se dominar pelos libertos Palas, Narciso e Políbios, e por Messalina, sua esposa. Mandou matar Messalina e desposou Agripina, sua sobrinha. Foi envenenado por sua esposa Agripina, a Jovem
CIDADE DE JOPE – A Ressurreição de Dorcas
(At 9.36-37) 36Em Jope havia uma discípula chamada Tabita, nome este que, traduzido, é Dorcas. Ela era notável pelas boas obras e esmolas que fazia. 37Aconteceu que, naqueles dias, ela adoeceu e veio a morrer. Depois de a lavarem, puseram o corpo num quarto do andar superior (NAA).
(At 9.38-39) 38Como Lida ficava perto de Jope, os discípulos, ouvindo que Pedro estava ali, enviaram-lhe dois homens com o seguinte pedido: “Não se demore em vir até nós”. 39Pedro se aprontou e foi com eles. Quando chegou lá, eles o levaram ao quarto do andar superior. Todas as viúvas o cercaram, chorando e mostrando-lhe túnicas e vestidos que Dorcas tinha feito enquanto estava com elas (NAA).
(At 9.40-41) 40Mas Pedro mandou que todos saíssem, ajoelhou-se e orou; depois, voltando-se para o corpo, disse: “Tabita, levante-se!” Ela abriu os olhos e, vendo Pedro, sentou-se (NAA). 41Ele lhe deu a mão e a ajudou a levantar-se. Em seguida, chamou os discípulos e as viúvas e a apresentou viva (NVT).
(At 9.42-43) 42Este fato se tornou conhecido em toda a cidade de Jope, e muitos creram no Senhor Kurios (NVI). 43Pedro ficou em Jope muitos dias, na casa de um curtidor chamado Simão (NAA).
CIDADE DE CESAREIA – A Visão do Centurião Cornélio
(At 10.1-2) 1Havia em Cesareia um homem chamado Cornélio, centurião do regimento conhecido como Italiano (NVI). 2Era um homem devoto e temente a Deus Theos , como era também toda a sua família. Dava aos pobres esmolas generosas e sempre orava ao Deus Senhor (NVT).
(At 10.3-6) 3Certo dia, por volta das três horas da tarde, ele teve uma visão. Viu claramente um anjo de Deus Theos que se aproximava dele e dizia: “Cornélio!” 4Atemorizado, Cornélio olhou para ele e perguntou: “Que é, Senhor?” O anjo respondeu: “Suas orações e esmolas subiram como oferta memorial diante de Deus Theos (NVI). 5Agora, envie alguns homens a Jope e mande buscar Simão, também chamado Pedro (NVT), 6que está hospedado na casa de Simão, o curtidor de couro, que fica perto do mar” (NVI).
(At 10.7-8) 7Logo que o anjo que lhe falava se retirou, Cornélio chamou dois dos seus servos e um soldado piedoso dos que estavam a seu serviço 8e, depois de lhes explicar tudo, mandou que fossem a Jope (NAA).
CIDADE DE JOPE – A Visão de Pedro
(At 10.9) 9No dia seguinte, enquanto eles viajavam e já estavam perto da cidade de Jope, Pedro subiu ao terraço, por volta do meio-dia, a fim de orar (NAA).
(At 10.10-15) 10Estando com fome, quis comer; mas, enquanto lhe preparavam a comida, sobreveio-lhe um êxtase. 11Viu o céu aberto e um objeto como se fosse um grande lençol, que descia do céu e era baixado à terra pelas quatro pontas, 12contendo todo tipo de quadrúpedes, répteis da terra e aves do céu. 13E ouviu-se uma voz que se dirigia a ele: “Levante-se, Pedro! Mate e coma”. 14Mas Pedro respondeu: “De modo nenhum, Senhor Kurios ! Porque nunca comi nada que fosse impuro ou imundo”. 15Pela segunda vez, a voz lhe falou: “Não considere impuro aquilo que Deus Theos purificou” (NAA).
(At 10.16-17) 16A mesma visão se repetiu três vezes. Então, subitamente, o lençol foi recolhido ao céu (NVT). 17Enquanto Pedro estava perplexo sobre qual seria o significado da visão, eis que os homens enviados por Cornélio, tendo perguntado pela casa de Simão, pararam junto à porta (NAA).
(At 10.18-23) 18Chamando, perguntaram se ali estava hospedado Simão, conhecido como Pedro. 19Enquanto Pedro ainda estava pensando na visão, o Espírito lhe disse: “Simão, três homens estão procurando por você. 20Portanto, levante-se e desça. Não hesite em ir com eles, pois eu os enviei”. 21Pedro desceu e disse aos homens: “Eu sou quem vocês estão procurando. Por que motivo vieram?” 22Os homens responderam: “Viemos da parte do centurião Cornélio. Ele é um homem justo e temente a Deus Theos , respeitado por todo o povo judeu. Um santo anjo lhe disse que o chamasse à sua casa, para que ele ouça o que você tem para dizer” (NVI). 23Pedro, então, convidando-os a entrar, hospedou-os. No dia seguinte, Pedro se aprontou e foi com eles. Também alguns irmãos dos que moravam em Jope foram com ele (NAA).