Bíblia Cronológica – Versões | Dia 324
O NOVO TESTAMENTO
CURIOSIDADES:
- 88º ano do domínio romano sobre a Judeia
- Paulo com 35 anos
- 16º ano após a Ressurreição de Jesus
- 4º ano do governo de Cláudio como Imperador Romano
- 4º ano do Sumo Sacerdócio de Simão Cantatero em Jerusalém
- Após a morte de Herodes Agripa I a Judeia foi governada por uma série de procuradores romanos até o início da Primeira Revolta Judaica. Esses procuradores tinham como principal responsabilidade manter a ordem e garantir a coleta de impostos para o Império Romano
- 1º ano de Cuspio Fado (Cuspius Fadus) como procurador da Judeia
- 1º ano da grande fome profetizada por Ágabo
CIDADE DE JERUSALÉM
Saudação
(Tg 1.1) 1Tiago, servo de Deus Theos e do Senhor Jesus Cristo Kurios Iesous Christos , às doze tribos dispersas entre as nações: “Saudações” (NVI).
O Teste de sua Fé
(Tg 1.2-4) 2Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações (NVI), 3pois sabem que, quando sua fé é provada, a perseverança tem a oportunidade de crescer. 4E é necessário que ela cresça, pois quando estiver plenamente desenvolvida vocês serão maduros e completos, sem que nada lhes falte (NVT).
(Tg 1.5-8) 5Se, porém, algum de vocês necessita de sabedoria, peça a Deus Theos , que a todos dá com generosidade e sem reprovações, e ela lhe será concedida (NAA). 6Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois, aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. 7Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor Kurios (NVI), 8sendo indecisa e inconstante em todos os seus caminhos (NAA).
(Tg 1.9-11) 9O irmão de condição humilde deve orgulhar-se quando estiver em elevada posição. 10E o rico deve orgulhar-se caso passe a viver em condição humilde, porque o rico passará como a flor do campo. 11Pois o sol se levanta, traz o calor e seca a planta; cai então a sua flor, e a sua beleza é destruída. Da mesma forma o rico murchará em meio aos seus afazeres (NVI).
(Tg 1.12-15) 12Bem-aventurado é aquele que suporta com perseverança a provação. Porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor Kurios prometeu aos que o amam (NAA). 13E, quando vocês forem tentados, não digam: “Esta tentação vem de Deus Theos “, pois Deus Theos nunca é tentado a fazer o mal, e ele mesmo nunca tenta alguém. 14A tentação vem de nossos próprios desejos, que nos seduzem e nos arrastam. 15Esses desejos dão à luz o pecado, e quando o pecado se desenvolve plenamente, gera a morte (NVT).
(Tg 1.16-18) 16Não se deixem enganar, meus amados irmãos (NVT). 17Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm lá do alto, descendo do Pai Patêr das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança. 18Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas (NAA).
A Prática da Palavra de Deus
(Tg 1.19-21) 19Meus amados irmãos, tenham isto em mente: “Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se” (NVI). 20Porque a ira humana não produz a justiça de Deus Theos (NAA). 21Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los (NVI).
(Tg 1.22-24) 22Sejam praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando a vocês mesmos (NAA). 23Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho (NVI), 24pois contempla a si mesmo, se retira e logo esquece como era a sua aparência (NAA).
(Tg 1.25) 25Mas o homem que observa atentamente a Lei Perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa Lei, não esquecendo o que ouviu, mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer (NVI).
(Tg 1.26-27) 26Se alguém diz que é cristão e não controla a sua língua ferina, está apenas enganando-se a si mesmo, e a sua religião não vale muita coisa (BV). 27A religião que Deus Theos , o nosso Pai Patêr , aceita como pura e imaculada é esta: “Cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo” (NVI).
O Pecado da Parcialidade
(Tg 2.1-4) 1Meus irmãos, vocês não podem ter fé em nosso Senhor Jesus Cristo Kurios Iesous Christos , o Senhor da glória, e ao mesmo tempo tratar as pessoas com parcialidade (NAA). 2Se, por exemplo, alguém chegar a uma de suas reuniões vestido com roupas elegantes e usando joias caras, e também entrar um pobre com roupas sujas, 3e vocês derem atenção ao que está bem-vestido, dizendo-lhe: “Sente-se aqui neste lugar especial”, mas disserem ao pobre: “Fique em pé ali ou sente-se aqui no chão” (NVT), 4será que vocês não estarão fazendo distinção entre vocês mesmos e julgando as pessoas com critérios errados? (NAA)
(Tg 2.5-7) 5Ouçam, meus amados irmãos: “Não escolheu Deus Theos os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam?” 6Mas vocês têm desprezado o pobre. Não são os ricos que oprimem vocês? Não são eles os que os arrastam para os tribunais? (NVI) 7Não são eles os que blasfemam o bom nome que foi invocado sobre vocês?
(Tg 2.8-11) 8Se vocês, de fato, observam a Lei do Reino, conforme está na Escritura: “Ame o seu próximo como a si mesmo”, fazem bem. 9Se, no entanto, vocês tratam as pessoas com parcialidade, cometem pecado, sendo condenados pela Lei como transgressores. 10Pois quem guarda toda a Lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos. 11Porque, aquele que disse: “Não cometa adultério”, também ordenou: “Não mate”. Ora, se você não comete adultério, porém mata, acaba sendo transgressor da Lei (NAA).
(Tg 2.12-13) 12Portanto, em tudo que disserem e fizerem, lembrem-se de que serão julgados pela Lei que os liberta. 13Não haverá misericórdia para quem não tiver demonstrado misericórdia. Mas, se forem misericordiosos, haverá misericórdia quando forem julgados (NVT).
Fé sem Obras é Morta
(Tg 2.14-16) 14De que adianta, meus irmãos, dizerem que têm fé se não a demonstram por meio de suas ações? Acaso esse tipo de fé pode salvar alguém? (NVT) 15Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia 16e um de vocês lhe disser: “Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se”, sem, porém, lhe dar nada, de que adianta isso? (NVI)
(Tg 2.17-19) 17Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. 18Mas alguém dirá: “Você tem fé, e eu tenho obras”. Mostre-me essa sua fé sem as obras, e eu, com as obras, lhe mostrarei a minha fé. 19Você crê que Deus Theos é um só? Faz muito bem! Até os demônios creem e tremem (NAA).
(Tg 2.20-24) 20Insensato! Quer certificar-se de que a fé sem obras é inútil? (NVI) 21Por acaso não foi pelas obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu o seu filho Isaque sobre o altar? (NAA) 22Você pode ver que tanto a fé como as obras estavam atuando juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras. 23Cumpriu-se assim a Escritura que diz: “Abraão creu em Deus Theos , e isso lhe foi creditado como justiça”, e ele foi chamado amigo de Deus Theos (NVI). 24Assim, vocês percebem que uma pessoa é justificada pelas obras e não somente pela fé (NAA).
(Tg 2.25-26) 25Caso semelhante é o de Raabe, a prostituta: Não foi ela justificada pelas obras, quando acolheu os espias e os fez sair por outro caminho? 26Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta (NVI).
Refreie a Língua
(Tg 3.1-2) 1Meus irmãos, não sejam muitos de vocês Mestres, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor (NVI). 2É verdade que todos nós cometemos muitos erros. Se pudéssemos controlar a língua, seríamos perfeitos, capazes de nos controlar em todos os outros sentidos (NVT).
(Tg 3.3-4) 3Quando colocamos freios na boca dos cavalos para que eles nos obedeçam, podemos controlar o animal todo (NVI). 4Observem, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e impelidos por fortes ventos, são dirigidos por um pequeníssimo leme, e levados para onde o piloto quer (NAA).
(Tg 3.5-6) 5Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha. 6Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniquidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno (NVI).
(Tg 3.7-8) 7Pois toda espécie de animais, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano (NAA), 8a língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero (NVI).
(Tg 3.9-12) 9Com ela, bendizemos o Senhor Theos e Pai Patêr ; também, com ela, amaldiçoamos as pessoas, criadas à semelhança de Deus Theos . 10De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, isso não deveria ser assim. 11Por acaso pode a fonte jorrar do mesmo lugar água doce e água amarga? 12Meus irmãos, será que a figueira pode produzir azeitonas ou a videira, figos? Assim, também, uma fonte de água salgada não pode dar água doce (NAA).
Sabedoria do Alto
(Tg 3.13-16) 13Se vocês são sábios e inteligentes, demonstrem isso vivendo honradamente, realizando boas obras com a humildade que vem da sabedoria (NVT). 14Se, pelo contrário, vocês têm em seu coração inveja amargurada e sentimento de rivalidade, não se gloriem disso, nem mintam contra a verdade (NAA). 15Porque essas coisas não são a espécie de sabedoria que vem do alto; antes, são terrenas, mundanas e demoníacas. 16Pois onde há inveja e ambição egoísta, também há confusão e males de todo tipo (NVT).
(Tg 3.17-18) 17Mas a sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura. Também é pacífica, sempre amável e disposta a ceder a outros. É cheia de misericórdia e é o fruto de boas obras. Não mostra favoritismo e é sempre sincera. 18E aqueles que são pacificadores plantarão sementes de paz e ajuntarão uma colheita de justiça (NVT).
A Amizade com o Mundo
(Tg 4.1-3) 1De onde vêm as discussões e brigas em seu meio? Acaso não procedem dos prazeres que guerreiam dentro de vocês? 2Querem o que não têm, e até matam para consegui-lo. Invejam o que outros possuem, lutam e fazem guerra para tomar deles. E, no entanto, não têm o que desejam porque não pedem (NVT). 3Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres (NVI).
(Tg 4.4-7) 4Gente infiel! Vocês não sabem que a amizade do mundo é inimizade contra Deus Theos ? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus Theos (NAA). 5O que vocês acham que as Escrituras querem dizer quando afirmam que o espírito colocado por Deus em nós tem ciúmes? 6Contudo, ele generosamente nos concede graça. Como dizem as Escrituras: “ Deus Theos se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes” (NVT). 7Portanto, submetam-se a Deus Theos . Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês (NVI).
(Tg 4.8-10) 8Cheguem perto de Deus Theos , e ele se chegará a vocês. Limpem as mãos, pecadores! E vocês que são indecisos, purifiquem o coração. 9Reconheçam a sua miséria, lamentem e chorem. Que o riso de vocês se transforme em pranto, e que a alegria de vocês se transforme em tristeza. 10Humilhem-se diante do Senhor Kurios , e ele os exaltará (NAA).
(Tg 4.11-12) 11Irmãos, não falem mal uns dos outros. Aquele que fala mal do irmão ou julga o seu irmão fala mal da Lei e julga a Lei; ora, se você julga a Lei, não é observador da Lei, mas juiz. 12Um só é Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e fazer perecer. Mas quem é você para julgar o seu próximo? (NAA)
Desfrutando o Amanhã
(Tg 4.13-17) 13Escutem, agora, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e faremos negócios, e teremos lucros” (NAA). 14Vocês nem sabem o que acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa (NVI). 15Em vez disso, deveriam dizer: “Se Deus Kurios quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo”. 16Agora, entretanto, vocês se orgulham das suas arrogantes pretensões. Todo orgulho semelhante a esse é mau. 17Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz, nisso está pecando (NAA).
Exortação às Riquezas Mal Adquiridas e Mal Empregadas
(Tg 5.1-3) 1Ouçam agora vocês, ricos! Chorem e lamentem-se, tendo em vista a desgraça que virá sobre vocês (NVI). 2As suas riquezas apodreceram, e as suas roupas foram comidas pelas traças (NAA). 3Seu ouro e sua prata estão corroídos. A mesma riqueza com a qual vocês contavam devorará sua carne como fogo. Esse tesouro corroído que vocês acumularam testemunhará contra vocês nos últimos dias (NVT).
(Tg 5.4-6) 4Por isso, ouçam os clamores dos que trabalharam em seus campos, cujo salário vocês retiveram de modo fraudulento! Sim, os clamores dos que fizeram a colheita em seus campos chegaram aos ouvidos do Senhor Kurios dos Exércitos. 5Vocês levam uma vida de luxo na terra, satisfazendo seus desejos e engordando a si mesmos para o dia do abate (NVT). 6Vocês têm condenado e matado o justo, sem que ele ofereça resistência (NAA).
Paciência no Sofrimento
(Tg 5.7-8) 7Portanto, irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor Kurios . Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas. 8Sejam também vocês pacientes e fortaleçam o seu coração, pois a vinda do Senhor Kurios está próxima (NAA).
(Tg 5.9-11) 9Irmãos, não se queixem uns dos outros, para que vocês não sejam julgados. Eis que o juiz está às portas. 10Irmãos, tomem como exemplo de sofrimento e de paciência os Profetas, que falaram em nome do Senhor Kurios . 11Eis que consideramos felizes os que foram perseverantes. Vocês ouviram a respeito da paciência de Jó e sabem como o Senhor Kurios fez com que tudo acabasse bem; porque o Senhor Kurios é cheio de misericórdia e compaixão (NAA).
(Tg 5.12) 12Acima de tudo, meus irmãos, não jurem nem pelo céu, nem pela terra, nem por outra coisa qualquer, mas que o “sim” de vocês seja “sim”, e que o “não” de vocês seja “não”, para que vocês não incorram em condenação (NAA).
A Oração da Fé
(Tg 5.13-15) 13Alguém de vocês está sofrendo? Faça oração. Alguém está alegre? Cante louvores. 14Alguém de vocês está doente? Chame os Presbíteros da Igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor Kurios . 15E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor Kurios o levantará. E, se houver cometido pecados, estes lhe serão perdoados (NAA).
(Tg 5.16-18) 16Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros, para que vocês sejam curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo. 17Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou com fervor para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu. 18Depois, orou de novo, e então o céu deu chuva, e a terra produziu os seus frutos (NAA).
(Tg 5.19-20) 19Meus irmãos, se algum de vocês se desviar da verdade e alguém o trouxer de volta (NVI), 20saibam que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá uma multidão de pecados (NAA).