• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 324

324º Dia – 20 de Novembro

O NOVO TESTAMENTO

CIDADE DE LIDAA Cura de Enéias

(At 9.32-35) 32Pedro viajava por toda parte, e foi visitar o povo santo que vivia na cidade de Lida (NVT). 33Ali encontrou um paralítico chamado Enéias, que estava acamado fazia oito anos (NVI). 34Pedro lhe disse: “Eneias, Jesus Cristo cura você! Levante-se e arrume a sua cama”. Ele imediatamente se levantou (NAA). 35Todos os moradores de Lida e de Sarona viram Enéias e se converteram ao Senhor (NVT).

CIDADE DE JOPEA Ressurreição de Dorcas

(At 9.36-37) 36Em Jope havia uma discípula chamada Tabita, nome este que, traduzido, é Dorcas. Ela era notável pelas boas obras e esmolas que fazia. 37Aconteceu que, naqueles dias, ela adoeceu e veio a morrer. Depois de a lavarem, puseram o corpo num quarto do andar superior (NAA).

(At 9.38-39) 38Como Lida ficava perto de Jope, os discípulos, ouvindo que Pedro estava ali, enviaram-lhe dois homens com o seguinte pedido: “Não se demore em vir até nós”. 39Pedro se aprontou e foi com eles. Quando chegou lá, eles o levaram ao quarto do andar superior. Todas as viúvas o cercaram, chorando e mostrando-lhe túnicas e vestidos que Dorcas tinha feito enquanto estava com elas (NAA).

(At 9.40-41) 40Mas Pedro mandou que todos saíssem, ajoelhou-se e orou; depois, voltando-se para o corpo, disse: “Tabita, levante-se!” Ela abriu os olhos e, vendo Pedro, sentou-se (NAA). 41Ele lhe deu a mão e a ajudou a levantar-se. Em seguida, chamou os discípulos e as viúvas e a apresentou viva (NVT).

(At 9.42-43) 42Este fato se tornou conhecido em toda a cidade de Jope, e muitos creram no Senhor (NVI). 43Pedro ficou em Jope muitos dias, na casa de um curtidor chamado Simão (NAA).

CIDADE DE CESARÉIAA Visão do Centurião Cornélio

(At 10.1-2) 1Havia em Cesaréia um homem chamado Cornélio, centurião do regimento conhecido como Italiano (NVI). 2Era um homem devoto e temente a Deus, como era também toda a sua família. Dava aos pobres esmolas generosas e sempre orava ao Senhor (NVT).

(At 10.3-6) 3Certo dia, por volta das três horas da tarde, ele teve uma visão. Viu claramente um anjo de Deus que se aproximava dele e dizia: “Cornélio!” 4Atemorizado, Cornélio olhou para ele e perguntou: “Que é, Senhor?” O anjo respondeu: “Suas orações e esmolas subiram como oferta memorial diante de Deus (NVI). 5Agora, envie alguns homens a Jope e mande buscar Simão, também chamado Pedro (NVT), 6que está hospedado na casa de Simão, o curtidor de couro, que fica perto do mar” (NVI).

(At 10.7-8) 7Logo que o anjo que lhe falava se retirou, Cornélio chamou dois dos seus servos e um soldado piedoso dos que estavam a seu serviço 8e, depois de lhes explicar tudo, mandou que fossem a Jope (NAA).

CIDADE DE JOPEA Visão de Pedro

(At 10.9) 9No dia seguinte, enquanto eles viajavam e já estavam perto da cidade de Jope, Pedro subiu ao terraço, por volta do meio-dia, a fim de orar (NAA).

(At 10.10-15) 10Estando com fome, quis comer; mas, enquanto lhe preparavam a comida, sobreveio-lhe um êxtase. 11Viu o céu aberto e um objeto como se fosse um grande lençol, que descia do céu e era baixado à terra pelas quatro pontas, 12contendo todo tipo de quadrúpedes, répteis da terra e aves do céu. 13E ouviu-se uma voz que se dirigia a ele: “Levante-se, Pedro! Mate e coma”. 14Mas Pedro respondeu: “De modo nenhum, Senhor! Porque nunca comi nada que fosse impuro ou imundo”. 15Pela segunda vez, a voz lhe falou: “Não considere impuro aquilo que Deus purificou” (NAA).

(At 10.16-17) 16A mesma visão se repetiu três vezes. Então, subitamente, o lençol foi recolhido ao céu (NVT). 17Enquanto Pedro estava perplexo sobre qual seria o significado da visão, eis que os homens enviados por Cornélio, tendo perguntado pela casa de Simão, pararam junto à porta (NAA).

(At 10.18-23) 18Chamando, perguntaram se ali estava hospedado Simão, conhecido como Pedro. 19Enquanto Pedro ainda estava pensando na visão, o Espírito lhe disse: “Simão, três homens estão procurando por você. 20Portanto, levante-se e desça. Não hesite em ir com eles, pois eu os enviei”. 21Pedro desceu e disse aos homens: “Eu sou quem vocês estão procurando. Por que motivo vieram?” 22Os homens responderam: “Viemos da parte do centurião Cornélio. Ele é um homem justo e temente a Deus, respeitado por todo o povo judeu. Um santo anjo lhe disse que o chamasse à sua casa, para que ele ouça o que você tem para dizer” (NVI). 23Pedro, então, convidando-os a entrar, hospedou-os. No dia seguinte, Pedro se aprontou e foi com eles. Também alguns irmãos dos que moravam em Jope foram com ele (NAA).

CIDADE DE CESARÉIAPedro e o Centurião Cornélio

(At 10.24-26) 24Chegaram a Cesaréia no dia seguinte. Cornélio os esperava e havia reunido seus parentes e amigos íntimos (NVT). 25Quando Pedro estava por entrar, Cornélio foi ao seu encontro e, prostrando-se aos pés dele, o adorou (NAA). 26Mas Pedro o levantou e disse: “Fique de pé! Eu sou apenas um homem como você” (NVT).

(At 10.27-29) 27Os dois conversaram e depois entraram na casa, onde muitos outros estavam reunidos. 28Pedro lhes disse: “Vocês sabem que nossas leis proíbem que um judeu entre num lar gentio como este ou se associe com os gentios. No entanto, Deus me mostrou que não devo mais considerar ninguém impuro ou impróprio. 29Por isso, vim assim que fui chamado, sem levantar objeções. Agora digam por que vocês mandaram me buscar” (NVT).

(At 10.30-33) 30Cornélio respondeu: “Quatro dias atrás, eu estava orando em casa por volta deste mesmo horário, às três da tarde. De repente, um homem vestido com roupas resplandecentes apareceu diante de mim (NVT) 31que disse: ‘Cornélio, a sua oração foi ouvida e as suas esmolas foram lembradas na presença de Deus (NAA). 32Envie, pois, alguém a Jope e mande chamar Simão, que também é chamado de Pedro; ele está hospedado na casa de Simão, curtidor, à beira-mar’ (NAA). 33Assim, mandei buscá-lo de imediato, e foi bom que tenha vindo. Agora estamos todos aqui, esperando diante de Deus para ouvir a mensagem que o Senhor mandou que você nos trouxesse” (NVT).

Os Gentios Recebem as Boas-Novas

(At 10.34-36) 34Então Pedro respondeu: “Vejo claramente que Deus não mostra nenhum favoritismo. 35Em todas as nações ele aceita aqueles que o temem e fazem o que é certo (NVT). 36Esta é a palavra que Deus enviou aos filhos de Israel, anunciando-lhes o Evangelho da paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de todos” (NAA).

(At 10.37-39) 37“Vocês sabem o que aconteceu em toda a Judéia, começando na Galiléia, depois do batismo que João proclamou (NVT), 38como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder. Jesus andou por toda parte, fazendo o bem e curando todos os oprimidos do Diabo, porque Deus estava com ele (NAA). 39Nós somos testemunhas de tudo o que ele fez na terra dos judeus e em Jerusalém, onde o mataram, suspendendo-o num madeiro” (NVI).

(At 10.40-43) 40“Deus, porém, o ressuscitou no terceiro dia e fez que ele fosse visto (NVI), 41não por todo o povo, mas por nós que fomos escolhidos por Deus de antemão para sermos suas testemunhas. Nós fomos os que comemos e bebemos com ele depois que ele ressuscitou dos mortos. 42E ele nos mandou anunciar sua mensagem em toda parte e testemunhar que Deus o designou juiz dos vivos e dos mortos. 43É a respeito dele que todos os Profetas dão testemunho, dizendo que todo o que nele crer receberá o perdão de seus pecados por meio de seu nome” (NVT).

O Espírito Santo Desce Sobre os Gentios

(At 10.44-48) 44Enquanto Pedro ainda estava falando estas palavras, o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a mensagem. 45Os judeus convertidos que vieram com Pedro ficaram admirados de que o dom do Espírito Santo fosse derramado até sobre os gentios (NVI), 46pois eles os ouviam falando em línguas e engrandecendo a Deus. Então Pedro disse: 47“Será que alguém poderia recusar a água e impedir que sejam batizados estes que, assim como nós, receberam o Espírito Santo?” (NAA) 48Então ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Depois, pediram que Pedro ficasse com eles alguns dias (NVT).

CIDADE DE JERUSALÉMOs Gentios Também são Alvos do Amor de Deus

(At 11.1-10) 1Logo chegou aos Apóstolos e a outros irmãos da Judéia a notícia de que os gentios haviam recebido a palavra de Deus (NVT). 2Quando Pedro voltou para Jerusalém, os que eram da circuncisão começaram a questioná-lo, dizendo: 3“Você entrou na casa de homens incircuncisos e comeu com eles” (NAA). 4Pedro, então, começou a explicar-lhes exatamente como tudo havia acontecido (NVI): 5“Eu estava na cidade de Jope orando e, num êxtase, tive uma visão em que observei descer um objeto como se fosse um grande lençol baixado do céu pelas quatro pontas e vindo até perto de mim (NAA). 6Quando olhei dentro do lençol, vi toda espécie de animais domésticos e selvagens, répteis e aves (NVT). 7Então ouvi uma voz que me dizia: ‘Levante-se, Pedro; mate e coma’ (NVI). 8Ao que eu respondi: ‘De modo nenhum, Senhor; porque em minha boca nunca entrou nada que fosse impuro ou imundo’. 9Pela segunda vez, a voz do céu falou: ‘Não considere impuro aquilo que Deus purificou’ (NAA). 10Isso aconteceu três vezes, antes que o lençol, com tudo que ele continha, fosse recolhido ao céu” (NVT).

(At 11.11-14) 11“Nesse momento, três homens que haviam sido enviados de Cesaréia chegaram à casa onde eu estava hospedado. 12O Espírito me disse que eu fosse com eles, sem nada questionar. Esses seis irmãos me acompanharam, e logo entramos na casa do homem que havia mandado nos buscar (NVT). 13E ele nos contou como tinha visto na casa dele um anjo, em pé, que lhe disse: ‘Envie alguém a Jope e mande chamar Simão, que também é chamado de Pedro, 14o qual lhe dirá palavras mediante as quais você e toda a sua casa serão salvos’(NAA).

(At 11.15-17) 15“Quando comecei a falar, o Espírito Santo desceu sobre eles, como ocorreu conosco, no princípio (NVT). 16Então me lembrei da palavra do Senhor, quando disse: ‘João, na verdade, batizou com água, mas vocês serão batizados com o Espírito Santo’ (NAA). 17Se, pois, Deus lhes deu o mesmo dom que nos tinha dado quando cremos no Senhor Jesus Cristo, quem era eu para pensar em opor-me a Deus?” (NVI)

(At 11.18) 18Ao ouvirem isso, pararam de levantar objeções e começaram a louvar a Deus, dizendo: “Vemos que Deus deu aos gentios o mesmo privilégio de se arrepender e receber a vida eterna!” (NVT)

CIDADE DE ANTIOQUIA DA SÍRIAA Expansão da Igreja

(At 11.19-21) 19Enquanto isso, os discípulos que haviam sido dispersos na perseguição depois da morte de Estêvão chegaram até a Fenícia, Chipre e Antioquia da Síria. Pregaram a palavra, mas somente aos judeus (NVT). 20Alguns deles, porém, que eram de Chipre e de Cirene e que foram até Antioquia, falavam também aos gregos, anunciando-lhes o Evangelho do Senhor Jesus (NAA). 21A mão do Senhor estava com eles, e muitos desses gentios creram e se converteram ao Senhor (NVT).

(At 11.22-23) 22A notícia a respeito deles chegou aos ouvidos da Igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé até Antioquia. 23Quando ele chegou e viu a graça de Deus, ficou muito alegre. E exortava todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor (NAA).

(At 11.24) 24Barnabé era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E uma grande multidão se converteu ao Senhor (NVT).

Barnabé vai buscar Saulo

(At 11.25-26) 25Então Barnabé foi a Tarso procurar Saulo (NVT). 26E, quando o encontrou, levou-o para Antioquia. E, durante um ano inteiro, se reuniram naquela Igreja e ensinaram numerosa multidão. Em Antioquia, os discípulos foram, pela primeira vez, chamados de cristãos (NAA).

CIDADE DE JERUSALÉM – Tiago, Irmão de João é Morto

(At 12.1-2) 1Nessa ocasião, o rei Herodes prendeu alguns que pertenciam à Igreja, com a intenção de maltratá-los, 2e mandou matar à espada Tiago, irmão de João (NVI).

Pedro é Preso por Herodes

(At 12.3) 3Quando Herodes viu quanto isso agradava os judeus, também prendeu Pedro durante a celebração da Festa dos Pães sem Fermento (NVT).

(At 12.4-5) 4Tendo-o prendido, lançou-o no cárcere, entregando-o para ser guardado por quatro escoltas de quatro soldados cada uma. Herodes pretendia submetê-lo a julgamento público depois da Páscoa. 5Pedro, então, ficou detido na prisão, mas a Igreja orava intensamente a Deus por ele (NVI).

Pedro é Liberto de Modo Sobrenatural

(At 12.6-8) 6Na noite antes de Pedro ser levado a julgamento, ele dormia, preso com duas correntes entre dois soldados, e outros montavam guarda na porta da prisão. 7De repente, uma luz intensa brilhou na cela, e um anjo do Senhor apareceu. Tocou no lado de Pedro para acordá-lo e disse: “Depressa! Levante-se!”, e as correntes caíram dos pulsos de Pedro. 8Então o anjo lhe disse: “Vista-se e calce as sandálias”, e Pedro obedeceu. “Agora vista a capa e siga-me”, ordenou o anjo (NVT).

(At 12.9-10) 9Pedro deixou a cela, seguindo o anjo. O tempo todo, porém, pensava que era uma visão, sem entender que era real o que ocorria. 10Passaram o primeiro e o segundo postos de guarda e, quando chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade, o portão se abriu sozinho para eles. Os dois passaram e foram caminhando ao longo da rua até que, subitamente, o anjo o deixou (NVT).

(At 12.11-12) 11Por fim, Pedro caiu em si. “É verdade mesmo!”, disse ele. “O Senhor enviou seu anjo para me salvar daquilo que Herodes e os judeus planejavam me fazer!” (NVT) 12Percebendo isso, ele se dirigiu à casa de Maria, mãe de João, também chamado Marcos, onde muita gente se havia reunido e estava orando (NVI).

(At 12.13-15) 13Quando ele bateu à porta da frente, uma empregada, chamada Rode, foi ver quem era (NAA). 14Ao reconhecer a voz de Pedro, ficou tão contente que, em vez de abrir a porta, correu de volta para dentro dizendo a todos: “Pedro está à porta!” (NVT) 15Eles porém lhe disseram: “Você está fora de si!” Insistindo ela em afirmar que era Pedro, disseram-lhe: “Deve ser o anjo dele” (NVI).

(At 12.16-17) 16Enquanto isso, Pedro continuava a bater. Quando, por fim, abriram a porta e o viram, ficaram admirados (NVT). 17Ele, porém, fazendo-lhes sinal com a mão para que se calassem, contou-lhes como o Senhor o tinha tirado da prisão. E acrescentou: “Anunciem isto a Tiago e aos irmãos”. E, saindo, foi para outro lugar (NAA).

(At 12.18-19) 18Quando amanheceu, houve grande alvoroço entre os soldados sobre o que teria acontecido com Pedro. 19Herodes, tendo-o procurado e não o achando, submetendo as sentinelas a interrogatório, ordenou que se aplicasse a pena de morte. E, descendo da Judéia para Cesaréia, Herodes passou ali algum tempo (NAA).

CIDADE DE ANTIOQUIA DA SÍRIAProfecia sobre um Grande Período de Fome

(At 11.27-28) 27Naqueles dias, alguns Profetas foram de Jerusalém para Antioquia (NAA). 28Um deles, chamado Ágabo, pôs-se em pé numa das reuniões e predisse, pelo Espírito, que uma grande fome viria sobre todo o mundo romano. Isso se cumpriu durante o reinado de Cláudio (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.