• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 326

326º Dia – 22 de Novembro

O NOVO TESTAMENTO

CENÁRIO HISTÓRICO: Fim da Primeira Viagem Missionária de Paulo (Aproximadamente 48 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • 91º ano do domínio romano sobre a Judeia
  • Paulo com 38 anos
  • 19º ano após a Ressurreição de Jesus
  • 7º ano do governo de Cláudio como Imperador Romano
  • 7º ano do Sumo Sacerdócio de Simão Cantatero em Jerusalém
  • 3º e último ano da grande fome profetizada por Ágabo
  • 2º e último ano de Tibério Alexandre (Tiberius Julius Alexander) como procurador da Judeia que é substituído por Ventídio Cumano (Ventidius Cumanus)

De ANTIOQUIA DA PISÍDIA à ANTIOQUIA DA SÍRIA

(At 14.24-26) 24Atravessando a Pisídia, Paulo e Barnabé se dirigiram à Panfília (NAA), 25e, tendo pregado a palavra em Perge, desceram para Atália (NVI). 26Por fim, voltaram de navio para Antioquia, onde sua viagem tinha começado e onde haviam sido entregues à graça de Deus Theos para realizar o trabalho que agora completavam (NVT).

Paulo e Barnabé na Cidade Antioquia da Síria

(At 14.27-28) 27Quando chegaram a Antioquia, reuniram a Igreja e relataram tudo o que Deus Theos havia feito com eles e como tinha aberto aos gentios a porta da fé (NAA). 28E permaneceram ali com os discípulos por muito tempo (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: O Imperador Romano Cláudio César expulsa os Judeus de Roma (Aproximadamente 49 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • 92º ano do domínio romano sobre a Judeia
  • Paulo com 39 anos
  • 20º ano após a Ressurreição de Jesus
  • 8º ano do governo de Cláudio como Imperador Romano
  • 1º ano de Tibério Alexandre (Tiberius Julius Alexander) como procurador da Judeia
  • Os judeus foram expulsos de Roma pelo imperador Cláudio devido a conflitos internos na comunidade judaica, causados pela pregação sobre Cristo. Esses tumultos provavelmente ocorreram entre judeus que haviam se convertido ao cristianismo e aqueles que mantinham o judaísmo tradicional, levando a conflitos intensos na comunidade judaica em Roma. A decisão de Cláudio de expulsá-los foi uma medida para restaurar a ordem pública. Essa expulsão forçou muitos judeus e cristãos judeus, como Áquila e Priscila, a deixarem Roma temporariamente, mudando-se para outras cidades, onde continuaram a compartilhar sua fé

CENÁRIO HISTÓRICO: O Concílio de Jerusalém (Aproximadamente 50 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • 93º ano do domínio romano sobre a Judeia
  • Paulo com 40 anos
  • 21º ano após a Ressurreição de Jesus
  • 9º ano do governo de Cláudio como Imperador Romano
  • 2º ano de Ventídio Cumano (Ventidius Cumanus) como procurador da Judeia

CIDADE DE ANTIOQUIA DA SÍRIADebate sobre a Circuncisão

(At 15.1-2) 1Chegaram a Antioquia alguns homens da Judeia e começaram a ensinar aos irmãos: “A menos que sejam circuncidados, conforme exige a Lei de Moisés, vocês não poderão ser salvos”. 2Paulo e Barnabé discordaram deles e discutiram energicamente. Por fim, a Igreja decidiu enviar Paulo e Barnabé a Jerusalém, acompanhados de alguns irmãos de Antioquia, para tratar dessa questão com os Apóstolos e Presbíteros (NVT).

Viagem para Jerusalém

(At 15.3) 3A Igreja, portanto, enviou seus representantes a Jerusalém. No caminho, eles pararam na Fenícia e em Samaria para visitar os irmãos e contaram que os gentios também estavam sendo convertidos, o que muito alegrou a todos (NVT).

CIDADE DE JERUSALÉMO Concílio Apostólico

(At 15.4-5) 4Quando chegaram a Jerusalém, foram bem-recebidos pela Igreja, pelos Apóstolos e pelos Presbíteros, a quem relataram tudo o que Deus Theos havia feito com eles (NAA). 5Contudo, alguns dos irmãos que pertenciam à seita dos fariseus se levantaram e disseram: “É necessário que os convertidos gentios sejam circuncidados e guardem a Lei de Moisés” (NVT).

(At 15.6-11) 6Então os Apóstolos e os Presbíteros se reuniram para examinar a questão (NAA). 7Depois de uma longa discussão, Pedro se levantou e se dirigiu a eles, dizendo: “Irmãos, vocês sabem que, há muito tempo, Deus Theos me escolheu dentre vocês para falar aos gentios a fim de que eles pudessem ouvir as boas-novas e crer. 8 Deus Theos conhece o coração humano e confirmou que aceita os gentios ao lhes dar o Espírito Santo, como o deu a nós. 9Não fez distinção alguma entre nós e eles, pois purificou o coração deles por meio da fé. 10Então por que agora vocês provocam a Deus Theos , sobrecarregando os discípulos gentios com um jugo que nem nós nem nossos antepassados conseguimos suportar? 11Cremos que todos, nós e eles, somos salvos da mesma forma, pela graça do Senhor Jesus Kurios Iesous (NVT).

(At 15.12) 12Todos ouviram em silêncio enquanto Barnabé e Paulo lhes relatavam os sinais e maravilhas que Deus Theos havia realizado por meio deles entre os gentios (NVT).

(At 15.13-18) 13Depois que eles terminaram, Tiago tomou a palavra e disse: “Irmãos, ouçam o que tenho a dizer (NAA). 14Simão nos expôs como Deus Theos , no princípio, voltou-se para os gentios a fim de reunir dentre as nações um povo para o seu nome (NVI). 15E isso está em pleno acordo com o que disseram os Profetas. Como está escrito (NVT): 16‘Depois disso, voltarei e reedificarei o Tabernáculo caído de Davi; reedificarei as suas ruínas e o restaurarei. 17Para que o restante da humanidade busque o Senhor Kurios , juntamente com todos os gentios sobre os quais tem sido invocado o meu nome’, 18diz o Senhor Kurios , ‘que faz estas coisas conhecidas desde os tempos antigos’(NAA).

(At 15.19-21) 19“Portanto, considero que não devemos criar dificuldades para os gentios que se convertem a Deus Theos . 20Ao contrário, devemos escrever a eles dizendo-lhes que se abstenham de alimentos oferecidos a ídolos, da imoralidade sexual, da carne de animais estrangulados e do sangue. 21Pois essas Leis de Moisés são pregadas a cada Shabat nas sinagogas judaicas em todas as cidades há muitas gerações” (NVT).

A Carta do Concílio aos Cristãos Gentios

(At 15.22) 22Então os Apóstolos e Presbíteros e toda a Igreja em Jerusalém escolheram representantes e os enviaram a Antioquia da Síria, com Paulo e Barnabé, para informar sobre essa decisão. Os homens escolhidos eram dois líderes entre os irmãos: Judas, também chamado Barsabás, e Silas (NVT).

(At 15.23-27) 23Esta foi a carta que levaram: “Nós, os Apóstolos e Presbíteros, e seus irmãos em Jerusalém, escrevemos esta carta aos irmãos gentios em Antioquia, Síria e Cilícia. Saudações. 24Soubemos que alguns homens, que daqui saíram sem nossa autorização, têm perturbado e inquietado vocês com seu ensino. 25Portanto, depois de chegarmos a um consenso, resolvemos enviar-lhes alguns representantes com nossos amados irmãos Barnabé e Paulo (NVT), 26homens que têm arriscado a vida pelo nome de nosso Senhor Kurios Jesus Cristo. 27Portanto, estamos enviando Judas e Silas, os quais pessoalmente lhes dirão as mesmas coisas” (NAA).

(At 15.28-29) 28“Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não impor a vocês maior encargo além destas coisas essenciais (NAA): 29‘Abstenham-se de comer alimentos oferecidos a ídolos, de consumir o sangue ou a carne de animais estrangulados, e de praticar a imoralidade sexual’. Farão muito bem se evitarem essas coisas. Que tudo lhes vá bem” (NVT).

CIDADE DE ANTIOQUIA DA SÍRIA – A Receptividade da Igreja

(At 15.30-31) 30Uma vez despedidos, os homens desceram para Antioquia, onde reuniram a Igreja e entregaram a carta (NVI). 31Quando estes a leram, ficaram muito alegres com as palavras de ânimo que havia nela (NTLH).

(At 15.32-35) 32Então Judas e Silas, ambos Profetas, encorajaram e fortaleceram os irmãos com muitas palavras. 33Permaneceram ali algum tempo, e depois os irmãos os enviaram em paz de volta à Igreja de Jerusalém. 34Silas, porém, resolveu permanecer ali (NVT). 35Paulo e Barnabé permaneceram em Antioquia, onde, com muitos outros, ensinavam e pregavam a palavra do Senhor Kurios (NVI).

Paulo e Barnabé se Separam

(At 15.36) 36Algum tempo depois, Paulo disse a Barnabé: “Voltemos para visitar os irmãos em todas as cidades onde pregamos a palavra do Senhor Kurios , para ver como estão indo” (NVI).

(At 15.37-40) 37Barnabé queria levar João, também chamado Marcos (NVI). 38Mas Paulo não achava justo levar aquele que tinha se afastado deles desde a Panfília, não os acompanhando no trabalho (NAA). 39Tiveram um desentendimento tão sério que se separaram. Barnabé, levando consigo Marcos, navegou para Chipre (NVI), 40enquanto que Paulo escolheu Silas e seguiu viagem, depois que os irmãos o entregaram aos cuidados do Senhor Kurios (NTLH).

Paulo e Silas Partem em mais uma Viagem Missionária

(At 15.41) 41Então ele viajou por toda a Síria e Cilícia, fortalecendo as igrejas de lá (NVT).

De ANTIOQUIA DA SÍRIA à TRÔADE

CIDADE DE LISTRATimóteo junta-se à Paulo e Silas

(At 16.1-3) 1Paulo foi primeiro a Derbe e depois a Listra, onde havia um jovem discípulo chamado Timóteo. A mãe dele era uma judia convertida, e o pai era grego (NVT). 2Todos os irmãos que moravam em Listra e Icônio falavam bem de Timóteo (NTLH). 3Paulo queria que Timóteo fosse em sua companhia e, por isso, circuncidou-o por causa dos judeus daqueles lugares; pois todos sabiam que o pai dele era grego (NAA).

(At 16.4-5) 4Ao passar pelas cidades, entregavam aos irmãos as decisões tomadas pelos Apóstolos e Presbíteros de Jerusalém, para que as observassem. 5Assim, as Igrejas eram fortalecidas na fé e, dia a dia, aumentavam em número (NAA).

REGIÃO DA FRÍGIA-GALÁCIA A Conversão do Povo da Galácia e Região

(At 16.6) 6Paulo e seus companheiros viajaram pela região da Frígia e da Galácia, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na província da Ásia (NVI).

(Gl 4.13-14) 13“E vocês sabem que eu lhes preguei o evangelho a primeira vez por causa de uma enfermidade física (NAA). 14Embora minha saúde precária fosse uma tentação para me rejeitarem, vocês não me desprezaram nem me mandaram embora. Ao contrário, acolheram-me e cuidaram de mim como se eu fosse um anjo de Deus Theos , ou mesmo o próprio Cristo Jesus” (NVT).

(At 16.7-8) 7Então, chegando à fronteira da Mísia, tentaram ir para o norte, em direção à Bitínia, mas o Espírito de Jesus não permitiu (NVT). 8Então, contornaram a Mísia e desceram a Trôade (NVI).

CIDADE DE TRÔADEPaulo, Silas, Timóteo e Lucas na Cidade de TrôadeO Chamado Macedônio

(At 16.9-10) 9Durante a noite Paulo teve uma visão, na qual um homem da Macedônia estava em pé e lhe suplicava: “Passe à Macedônia e ajude-nos”. 10Depois que Paulo teve essa visão, preparamo-nos imediatamente para partir para a Macedônia, concluindo que Deus Theos nos tinha chamado para lhes pregar o Evangelho (NVI).

De TRÔADE à FILIPOS

Paulo, Silas, Timóteo e Lucas na Cidade de FiliposA Conversão de Lídia

(At 16.11-12) 11Embarcamos em Trôade e navegamos diretamente para a ilha de Samotrácia e, no dia seguinte, chegamos a Neápolis (NVT). 12Dali partimos para Filipos, na Macedônia, que é colônia romana e a principal cidade daquele distrito. Ali ficamos vários dias (NVI).

(At 16.13-14) 13No Shabat, saímos da cidade e fomos à margem do rio, onde esperávamos encontrar um lugar de oração. Sentamo-nos e começamos a conversar com algumas mulheres ali reunidas. 14Uma delas era uma mulher temente a Deus Theos chamada Lídia, da cidade de Tiatira, comerciante de tecido de púrpura. Enquanto ela nos ouvia, o Senhor Kurios lhe abriu o coração, e ela aceitou aquilo que Paulo estava dizendo (NVT).

(At 16.15) 15Foi batizada, junto com sua família, e pediu que nos hospedássemos em sua casa. “Se concordam que creio de fato no Senhor Kurios , venham ficar em minha casa”, disse ela, e insistiu até que aceitamos (NVT).

A Libertação de uma Jovem Endemoninhada

(At 16.16-18) 16Aconteceu que, indo nós para o lugar de oração, veio ao nosso encontro uma jovem possuída de espírito adivinhador, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus donos. 17Seguindo a Paulo e a nós, gritava, dizendo: “Estes homens são servos do Deus Theos Altíssimo Hupsistos e anunciam a vocês o caminho da salvação”. 18Isto se repetiu por muitos dias. Então Paulo, já indignado, voltando-se, disse ao espírito: “Em nome de Jesus Cristo, eu ordeno que você saia dela”. E, na mesma hora, o espírito saiu (NAA).

(At 16.19-22) 19Percebendo que a sua esperança de lucro tinha se acabado, os donos da escrava agarraram Paulo e Silas e os arrastaram para a praça principal, diante das autoridades. 20E, levando-os aos magistrados, disseram: “Estes homens são judeus e estão perturbando a nossa cidade, 21propagando costumes que a nós, romanos, não é permitido aceitar nem praticar” (NVI). 22Logo, uma multidão revoltada se juntou contra Paulo e Silas, e os magistrados ordenaram que os dois fossem despidos e açoitados com varas (NVT).

Paulo e Silas na Prisão

(At 16.23-24) 23E, depois de lhes darem muitos açoites, os lançaram na prisão, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança. 24Este, recebendo tal ordem, levou-os para o cárcere interior e prendeu os pés deles no tronco (NAA).

A Conversão do Carcereiro e de Todos em sua Casa

(At 16.25-26) 25Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus Theos , e os demais companheiros de prisão escutavam. 26De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; todas as portas se abriram e as correntes de todos os presos se soltaram (NAA).

(At 16.27-28) 27Quando o carcereiro acordou, viu as portas da prisão escancaradas. Imaginando que os prisioneiros haviam escapado, puxou a espada para se matar (NVT). 28Mas Paulo gritou bem alto: “Não faça nenhum mal a si mesmo! Estamos todos aqui” (NAA).

(At 16.29-31) 29Então o carcereiro, tendo pedido uma luz, entrou correndo e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas. 30Depois, trazendo-os para fora, disse: “Senhores, que devo fazer para que seja salvo?” (NAA) 31Responderam-lhe: “Crê no Senhor Jesus e será salvo, você e sua casa” (ARA).

(At 16.34) 34aEntão, levando-os para a sua própria casa, deu-lhes de comer (NAA).

(At 16.33) 33aNaquela mesma hora da noite, cuidando deles, lhes lavou as feridas dos açoites (NAA).

(At 16.32-33) 32E pregaram a palavra de Deus Kurios ao carcereiro e a todos os que faziam parte da casa dele. 33bLogo a seguir, ele e todos os membros da casa dele foram batizados (NAA).

(At 16.34) 34bE, com todos os seus, manifestava grande alegria por ter crido em Deus Theos (NAA).

Paulo Exige uma Retratação Formal

(At 16.35-37) 35Quando amanheceu, os magistrados enviaram oficiais de justiça, com a seguinte ordem para o carcereiro: “Ponha aqueles homens em liberdade”. 36 Então o carcereiro comunicou isso a Paulo, dizendo: “Os magistrados ordenaram que vocês fossem postos em liberdade. Portanto, vocês podem sair. Vão em paz”. 37Paulo, porém, lhes disse: “Sem ter havido processo formal contra nós, nos açoitaram publicamente e nos jogaram na cadeia, sendo nós cidadãos romanos. Querem agora nos mandar embora sem maior alarde? Nada disso! Pelo contrário, que eles venham e, pessoalmente, nos ponham em liberdade” (NAA).

(At 16.38-40) 38Os oficiais de justiça comunicaram isso aos magistrados. Quando estes souberam que Paulo e Silas eram cidadãos romanos, ficaram com medo (NAA). 39Foram até a prisão e lhes pediram desculpas. Então os trouxeram para fora e suplicaram que deixassem a cidade. 40Quando Paulo e Silas saíram da prisão, voltaram à casa de Lídia. Ali se encontraram com os irmãos e os encorajaram mais uma vez. Depois, partiram (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Você não pode copiar o conteúdo desta página.