• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 327

23 de Novembro

O NOVO TESTAMENTO

CENÁRIO HISTÓRICO: A Segunda Viagem Missionária (Aproximadamente 51 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • 94º ano do domínio romano sobre a Judeia
  • Paulo com 41 anos
  • 22º ano após a Ressurreição de Jesus
  • 10º ano do governo de Cláudio como Imperador Romano
  • 3º ano de Ventídio Cumano (Ventidius Cumanus) como procurador da Judeia

De FILIPOS à ATENAS

Paulo, Silas e Timóteo na Cidade de Tessalônica

(At 17.1-3) 1Então Paulo e Silas passaram pelas cidades de Anfípolis e Apolônia e chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga judaica. 2Como era seu costume, Paulo foi à sinagoga e, durante três Shabat seguidos, discutiu as Escrituras com o povo. 3Explicou as profecias e provou que era necessário o Cristo sofrer e ressuscitar dos mortos. “Esse Jesus de que lhes falo é o Cristo”, disse ele (NVT).

(At 17.4-9) 4Alguns dos judeus que o ouviam foram convencidos e se uniram a Paulo e Silas, bem como muitos gregos tementes a Deus e várias mulheres de alta posição. 5Alguns judeus, porém, ficaram com inveja, reuniram alguns desordeiros e desocupados e, com a multidão, começaram um tumulto. Invadiram a casa de Jasom em busca de Paulo e Silas para entregá-los ao conselho da cidade, 6mas, como não os encontraram, arrastaram para fora Jasom e alguns outros irmãos e os levaram diante do conselho. Gritavam: “Aqueles que têm causado transtornos no mundo todo agora estão aqui, perturbando nossa cidade, 7e Jasom os recebeu em sua casa! São todos culpados de traição contra César, pois afirmam que existe um outro rei, um tal de Jesus”. 8Ao ouvir isso, o povo da cidade e o conselho se agitaram (NVT). 9Porém, depois de terem recebido deles a fiança estipulada, as autoridades soltaram Jasom e os outros (NVI).

Paulo, Silas e Timóteo na Cidade de Bereia

(At 17.10-12) 10Ao anoitecer, os irmãos enviaram Paulo e Silas a Bereia. Quando lá chegaram, foram à sinagoga judaica (NVT). 11Ora, estes de Bereia eram mais nobres do que os de Tessalônica, pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim (NAA). 12Como resultado, muitos judeus creram, assim como vários gregos de alta posição, tanto homens como mulheres (NVT).

(At 17.13-14) 13Mas, quando os judeus de Tessalônica souberam que Paulo estava pregando a palavra de Deus Theos em Bereia, foram até lá e criaram um alvoroço. 14Os irmãos agiram de imediato e enviaram Paulo para o litoral, enquanto Silas e Timóteo permaneceram na cidade (NVT).

(At 17.15) 15Os que acompanharam Paulo o levaram até Atenas e, depois, voltaram a Bereia com instruções para Silas e Timóteo irem ao encontro dele o mais depressa possível (NVT).

Paulo na Cidade de Atenas

(At 17.16-17) 16Enquanto esperava por eles em Atenas, Paulo ficou profundamente indignado ao ver que a cidade estava cheia de ídolos (NVI). 17Por isso, ia à sinagoga debater com os judeus e com os gentios tementes a Deus e falava diariamente na praça pública a todos que ali estavam (NVT).

(At 17.18-21) 18Paulo também debateu com alguns dos filósofos epicureus e estoicos. Quando lhes falou de Jesus e da ressurreição, eles perguntaram: “O que esse tagarela está querendo dizer?” Outros disseram: “Parece estar falando de deuses estrangeiros” (NVT). 19Então o levaram a uma reunião do Areópago, onde lhe perguntaram: “Podemos saber que novo ensino é esse que você está anunciando? (NVI). 20Você diz coisas um tanto estranhas, e queremos saber o que significam” (NVT). 21Acontece que todos os de Atenas e os estrangeiros residentes não se ocupavam com outra coisa senão dizer ou ouvir as últimas novidades (NAA).

Paulo Discursa no Areópago da Cidade de Atenas

(At 17.22-23) 22Então Paulo, levantando-se no meio do Areópago, disse: “Senhores atenienses! Percebo que em tudo vocês são bastante religiosos, 23porque, andando pela cidade e observando os objetos de culto que vocês têm, encontrei também um altar no qual aparece a seguinte inscrição: ‘Ao Deus Theos Desconhecido Agnostos ’. Pois esse que vocês adoram sem conhecer é precisamente aquele que eu lhes anuncio” (NAA).

(At 17.24-26) 24“O Deus Theos que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor Kurios do céu e da Terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas (NAA); 25ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas (NVI). 26De um só homem fez todas as nações para habitarem sobre a face da Terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação (NAA).

(At 17.27-29) 27“Seu propósito era que as nações buscassem a Deus Theos e, tateando, talvez viessem a encontrá-lo, embora ele não esteja longe de nenhum de nós. 28Pois nele vivemos, nos movemos e existimos. Como disseram alguns de seus próprios poetas: ‘Somos descendência dele’ (NVT). 29Assim, visto que somos descendência de Deus Theos , não devemos pensar que a Divindade é semelhante a uma escultura de ouro, prata ou pedra, feita pela arte e imaginação do homem” (NVI).

(At 17.30-31) 30 Deus Theos não levou em conta os tempos da ignorância, mas agora ele ordena a todas as pessoas, em todos os lugares, que se arrependam. 31Porque Deus estabeleceu um dia em que julgará o mundo com justiça, por meio de um homem que escolheu. E deu certeza disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos” (NAA).

(At 17.32-34) 32Quando ouviram falar de ressurreição de mortos, uns zombaram, e outros disseram: “A respeito disso ouviremos você em outra ocasião” (NAA). 33Com isso, Paulo retirou-se do meio deles. 34Alguns homens juntaram-se a ele e creram. Entre eles estava Dionísio, membro do Areópago, e também uma mulher chamada Dâmaris, e outros com eles (NVI).

CENÁRIO HISTÓRICO: A Segunda Viagem Missionária (Aproximadamente 52 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • 95º ano do domínio romano sobre a Judeia
  • Paulo com 42 anos
  • 23º ano após a Ressurreição de Jesus
  • 11º ano do governo de Cláudio como Imperador Romano
  • 4º e último ano de Ventídio Cumano (Ventidius Cumanus) como procurador da Judeia que é substituído por Marco Antônio Félix (Antonius Felix)

De ATENAS à CORINTO

PROVÍNCIA DA ACAIA Paulo na Cidade de Corinto

(At 18.1-4) 1Algum tempo depois, Paulo deixou Atenas e foi para Corinto (NVT). 2Lá, encontrou um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, recentemente chegado da Itália, com Priscila, sua mulher, porque o Imperador Cláudio havia decretado que todos os judeus deviam sair de Roma. Paulo aproximou-se deles. 3E, como tinham o mesmo ofício, passou a morar com eles e ali trabalhava. O ofício deles era fazer tendas (NAA). 4A cada Shabat, Paulo ia à sinagoga e buscava convencer tanto judeus como gregos (NVT).

Silas e Timóteo se juntam a Paulo

(At 18.5) 5Depois que Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo se dedicou totalmente à pregação da palavra e testemunhava aos judeus que Jesus era o Cristo (NVT).

(At 18.6-8) 6Mas, quando eles se opuseram a Paulo e o insultaram, ele sacudiu o pó da roupa e disse: “Vocês são responsáveis por sua própria destruição! Eu sou inocente. De agora em diante, pregarei aos gentios”. 7Então saiu dali e foi à casa de Tício Justo, um gentio temente a Deus Theos que morava ao lado da sinagoga (NVT). 8Crispo, o chefe da sinagoga, creu no Senhor Kurios , com toda a sua casa; também muitos dos coríntios, ouvindo, creram e foram batizados (NAA).

Jesus Reanima a Paulo

(At 18.9-11) 9Certa noite Paulo teve uma visão em que o Senhor Kurios lhe disse: “Não tenha medo! Pelo contrário, fale e não fique calado, 10porque eu estou com você, e ninguém ousará lhe fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade”. 11Assim, Paulo permaneceu em Corinto um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus Theos (NAA).

A Indiferença do Procônsul da Acaia

(At 18.12-17) 12Quando Gálio era procônsul da Acaia, os judeus, de comum acordo, se levantaram contra Paulo e o levaram ao tribunal (NAA). 13Eles o acusaram de convencer as pessoas a adorar a Deus Theos de maneira contrária à Lei Judaica. 14Mas, assim que Paulo começou a apresentar sua defesa, Gálio se voltou para os acusadores e disse: “Ouçam, judeus! Se sua queixa envolvesse algum delito ou crime grave, eu teria motivo para aceitar o caso. 15Mas, como se trata apenas de uma questão de palavras e nomes e da sua Lei, resolvam isso vocês mesmos. Recuso-me a julgar essas coisas”. 16E mandou expulsá-los do tribunal. 17A multidão agarrou Sóstenes, o novo líder da sinagoga, e o espancou ali mesmo, no tribunal. Gálio, no entanto, não se importou com isso (NVT).

CIDADE DE CORINTOA 1ª CARTA AOS TESSALONICENSES

Saudação

(1Ts 1.1) 1Nós, Paulo, Silas e Timóteo, escrevemos esta carta à Igreja em Tessalônica, a vocês que estão em Deus Theos , o Pai Patêr , e no Senhor Jesus Cristo Kurios Iesous Christos (NVT). Que a graça e a paz estejam com vocês (NAA).

A Fé e Exemplo dos Tessalonicenses

(1Ts 1.2-3) 2Sempre damos graças a Deus Theos por todos vocês e os mencionamos constantemente em nossas orações (NVT). 3Lembramos continuamente, diante de nosso Deus Theos e Pai Patêr , o que vocês têm demonstrado: O trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo Kurios Iesous Christos (NVI).

(1Ts 1.4-7) 4Sabemos, irmãos, que Deus Theos os ama e os escolheu. 5Pois, quando lhes apresentamos as boas-novas, não o fizemos apenas com palavras, mas também com poder, visto que o Espírito Santo lhes deu plena certeza de que era verdade o que lhes dizíamos. E vocês sabem como nos comportamos entre vocês e em seu favor. 6Assim, apesar do sofrimento que isso lhes trouxe, vocês receberam a mensagem com a alegria que vem do Espírito Santo e se tornaram imitadores nossos e do Senhor Kurios (NVT). 7E, assim, tornaram-se modelo para todos os crentes que estão na Macedônia e na Acaia (NVI).

(1Ts 1.8-10) 8Porque, partindo de vocês, propagou-se a mensagem do Senhor Kurios na Macedônia e na Acaia. Não somente isso, mas também por toda parte tornou-se conhecida a fé que vocês têm em Deus Theos . O resultado é que não temos necessidade de dizer mais nada sobre isso, 9pois eles mesmos relatam de que maneira vocês nos receberam, como se voltaram para Deus Theos , deixando os ídolos a fim de servir ao Deus Theos vivo e verdadeiro (NVI). 10Também comentam como vocês esperam do céu a vinda de Jesus, o Filho de Deus, a quem ele ressuscitou dos mortos e que nos livrará da ira que está para vir (NVT).

Os Bons Frutos sobre os Tessalonicenses

(1Ts 2.1-2) 1Irmãos, vocês sabem muito bem que a nossa chegada no meio de vocês não foi em vão (NAA). 2Sabem como fomos maltratados e quanto sofremos em Filipos, antes de chegarmos aí. E, no entanto, com confiança em nosso Deus Theos , anunciamos a vocês as boas-novas de Deus Theos , apesar de grande oposição (NVT).

(1Ts 2.3-6) 3Pois nossa exortação não tem origem no erro nem em motivos impuros, nem temos intenção de enganá-los (NVI), 4pelo contrário, visto que fomos aprovados por Deus Theos , a ponto de ele nos confiar o Evangelho, assim falamos, não para agradar as pessoas, e sim para agradar a Deus Theos , que prova o nosso coração. 5A verdade, como vocês sabem, é que nunca usamos de linguagem de bajulação, nem de pretextos gananciosos. Deus Theos é testemunha disso (NAA). 6 Nem buscamos reconhecimento humano, quer de vocês quer de outros (NVI).

(1Ts 2.7-8) 7Embora, como Apóstolos de Cristo, pudéssemos ter sido um peso, tornamo-nos bondosos entre vocês, como uma mãe que cuida dos próprios filhos. 8Sentindo, assim, tanta afeição por vocês, decidimos dar-lhes não somente o Evangelho de Deus Theos , mas também a nossa própria vida, porque vocês se tornaram muito amados por nós (NVI).

(1Ts 2.9-12) 9Irmãos, certamente vocês se lembram do nosso trabalho esgotante e da nossa fadiga; trabalhamos noite e dia para não sermos pesados a ninguém, enquanto lhes pregávamos o Evangelho de Deus Theos . 10 Tanto vocês como Deus Theos são testemunhas de como nos portamos de maneira santa, justa e irrepreensível entre vocês, os que creem (NVI). 11E vocês sabem muito bem que tratamos cada um de vocês como um pai trata os seus filhos, 12exortando, consolando e admoestando vocês a viverem de uma maneira digna de Deus Theos , que os chama para o seu Reino e a sua glória (NAA).

(1Ts 2.13-16) 13Temos mais uma razão para, incessantemente, dar graças a Deus Theos : é que, ao receberem a palavra que de nós ouviram, que é de Deus Theos , vocês a acolheram não como palavra humana, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus Theos , a qual está atuando eficazmente em vocês, os que creem (NAA). 14Porque vocês, irmãos, tornaram-se imitadores das Igrejas de Deus Theos em Cristo Jesus que estão na Judeia. Vocês sofreram da parte dos seus próprios conterrâneos as mesmas coisas que aquelas Igrejas sofreram da parte dos judeus (NVI), 15os quais não somente mataram o Senhor Jesus Kurios Iesous e os Profetas, como também nos perseguiram, não agradam a Deus Theos e são adversários de todos, 16 a ponto de nos impedirem de falar aos gentios para que estes sejam salvos, a fim de encherem sempre a medida de seus pecados. A ira, porém, caiu sobre eles, definitivamente (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Você não pode copiar o conteúdo desta página.