• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 351

351º Dia – 17 de Dezembro

O NOVO TESTAMENTO

LOCAL INCERTO – A 1ª CARTA À TIMÓTEO

Saudação

(1Tm 1.1-2) 1Eu, Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por ordem de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança (NVT), 2a Timóteo, verdadeiro filho na fé. Que a graça, a misericórdia e a paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor, estejam com você (NAA).

Exortações aos Falsos Mestres

(1Tm 1.3-4) 3Partindo eu para a Macedônia, roguei que você permanecesse em Éfeso para ordenar a certas pessoas que não mais ensinem doutrinas falsas 4e que deixem de dar atenção a mitos e genealogias intermináveis, que causam controvérsias em vez de promoverem a obra de Deus, que é pela fé (NVI).

(1Tm 1.5-7) 5O objetivo desta instrução é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera (NVI). 6Algumas pessoas se desviaram destas coisas e se perderam em discussões inúteis, 7pretendendo passar por Mestres da Lei, não compreendendo, porém, nem o que dizem, nem os assuntos sobre os quais falam com tanta ousadia (NAA).

(1Tm 1.8-11) 8Sabemos que a Lei é boa, se alguém a usa de maneira adequada (NVI). 9Tendo em vista que não se promulga lei para quem é justo, mas para os transgressores e rebeldes, para os ímpios e pecadores, para os iníquos e profanos, para os que matam o pai ou a mãe, para os homicidas (NAA), 10para os que vivem na imoralidade sexual, para os que praticam a homossexualidade, e também para os sequestradores, os mentirosos, os que juram falsamente ou que fazem qualquer outra coisa que contradiga o ensino verdadeiro (NVT), 11segundo o Evangelho da glória do Deus bendito, do qual fui encarregado (NAA).

Jesus Cristo Veio Salvar Pecadores

(1Tm 1.12-14) 12Dou graças a Cristo Jesus, nosso Senhor, que me deu forças e me considerou fiel, designando-me para o Ministério, 13a mim que anteriormente fui blasfemo, perseguidor e insolente; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância e na minha incredulidade; 14contudo, a graça de nosso Senhor transbordou sobre mim, com a fé e o amor que estão em Cristo Jesus (NVI).

(1Tm 1.15-17) 15Esta palavra é fiel e digna de toda aceitação: “Que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal” (NAA). 16Mas foi por isso que eu, o pior dos pecadores, recebi misericórdia, para que assim Cristo Jesus mostrasse quanto é paciente. Desse modo, sirvo de exemplo a todos que vierem a crer nele para a vida eterna (NVT). 17Ao Rei eterno, o Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém! (NVI)

O Bom Combate

(1Tm 1.18-20) 18Timóteo, meu filho, estas são minhas instruções para você, com base nas palavras proféticas ditas tempos atrás a seu respeito. Que elas o ajudem a lutar o bom combate. 19Apegue-se à fé e mantenha a consciência limpa, pois alguns rejeitaram deliberadamente a consciência e, como resultado, a fé que tinham naufragou (NVT). 20Entre eles estão Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar (NVI).

Orar por Todas as Pessoas

(1Tm 2.1-4) 1Antes de tudo, peço que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças em favor de todas as pessoas. 2Orem em favor dos reis e de todos os que exercem autoridade, para que vivamos vida mansa e tranquila, com toda piedade e respeito (NAA). 3Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador (NVI), 4que deseja que todos sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade (NAA).

(1Tm 2.5-7) 5Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: “O homem Cristo Jesus (NVI), 6que deu a si mesmo em resgate por todos, testemunho que se deve dar em tempos oportunos” (NAA). 7E eu fui escolhido como Pregador e Apóstolo para ensinar aos gentios essa mensagem a respeito da fé e da verdade. Não estou mentindo; digo a verdade (NVT).

Instruções para Homens e Mulheres

(1Tm 2.8-10) 8Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem discussões (NVI). 9Da mesma forma, quero que as mulheres tenham discrição em sua aparência. Que usem roupas decentes e apropriadas, sem chamar a atenção pela maneira como arrumam o cabelo ou por usarem ouro, pérolas ou roupas caras. 10Pois as mulheres que afirmam ser devotas a Deus devem se embelezar com as boas obras que praticam (NVT).

(1Tm 2.11-15) 11A mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão. 12E não permito que a mulher ensine, nem que exerça autoridade sobre o homem; esteja, porém, em silêncio (NAA). 13Porque primeiro Deus fez Adão e, depois, Eva (NVT). 14E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. 15Mas ela será salva tendo filhos, se permanecer em fé, amor e santificação, com bom senso (NAA).

Qualificações para os Bispos

(1Tm 3.1-5) 1Fiel é a palavra: “Se alguém deseja o episcopado, excelente obra almeja” (NAA). 2É necessário, pois, que o Bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, moderado, sensato, respeitável, hospitaleiro e apto para ensinar (NVI); 3não deve beber vinho em excesso, nem ser violento. Antes, deve ser amável, pacífico e desapegado do dinheiro (NVT). 4Ele deve governar bem sua própria família, tendo os filhos sujeitos a ele, com toda a dignidade (NVI). 5Pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da Igreja de Deus? (NAA)

(1Tm 3.6-7) 6Que o Bispo não seja recém-convertido, para não acontecer que fique cheio de orgulho e incorra na condenação do Diabo (NAA). 7Também deve ter boa reputação perante os de fora, para que não caia em descrédito nem na cilada do Diabo (NVI).

Qualificações para os Diáconos

(1Tm 3.8-11) 8Do mesmo modo, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não gananciosos, 9conservando o mistério da fé com a consciência limpa. 10Também estes devem ser primeiramente experimentados; e, caso se mostrem irrepreensíveis, que exerçam o diaconato. 11Do mesmo modo, quanto a mulheres, é necessário que elas sejam respeitáveis, não maldizentes, moderadas e fiéis em tudo (NAA).

(1Tm 3.12-13) 12O diácono deve ser marido de uma só mulher e governar bem seus filhos e sua própria casa (NVI). 13Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançarão para si mesmos uma posição de honra e muita ousadia na fé em Cristo Jesus (NAA).

O Mistério da Piedade

(1Tm 3.14-16) 14Escrevo estas coisas a você, esperando ir vê-lo em breve. 15Mas, se eu demorar, você saberá como se deve proceder na Casa de Deus, que é a Igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade. 16Sem dúvida, grande é o mistério da piedade: “Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, visto pelos anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória” (NAA).

Alguns Abandonarão Fé

(1Tm 4.1-5) 1O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios. 2Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada 3e proíbem o casamento e o consumo de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ação de graças pelos que creem e conhecem a verdade (NVI). 4Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças, 5pois é santificado pela palavra de Deus e pela oração (NVI).

(1Tm 4.6) 6Se você transmitir essas instruções aos irmãos, será um bom ministro de Cristo Jesus, nutrido com as verdades da fé e da boa doutrina que tem seguido (NVI).

O Exercício da Devoção

(1Tm 4.7-8) 7Não perca tempo discutindo mitos profanos e crendices absurdas. Em vez disso, exercite-se na devoção. 8O exercício físico tem algum valor, mas exercitar-se na devoção é muito melhor, pois promete benefícios não apenas nesta vida, mas também na vida futura (NVT).

(1Tm 4.9-11) 9Fiel é esta palavra e digna de inteira aceitação. 10Pois é para esse fim que trabalhamos e nos esforçamos, porque temos posto a nossa esperança no Deus vivo, salvador de todos, especialmente dos que creem. 11Ordene estas coisas e ensine-as (NAA).

Ser Bom Exemplo

(1Tm 4.12-16) 12Não deixe que ninguém o menospreze porque você é jovem. Seja exemplo para todos os fiéis nas palavras, na conduta, no amor, na fé e na pureza. 13Até minha chegada, dedique-se à leitura pública das Escrituras, ao encorajamento e ao ensino (NVT). 14Não negligencie o dom que foi dado a você por mensagem profética com imposição de mãos dos Presbíteros (NVI). 15Dedique total atenção a essas questões. Entregue-se inteiramente a suas tarefas, para que todos vejam seu progresso (NVT). 16Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, agindo assim, você salvará tanto você mesmo quanto aos que o ouvem (NVI).

A Administração da Igreja

(1Tm 5.1-2) 1Nunca fale com dureza a um homem mais velho, mas aconselhe-o como faria com seu próprio pai. Quanto aos mais jovens, aconselhe-os como a irmãos. 2Trate as mulheres mais velhas como trataria sua mãe, e as mais jovens, com toda pureza, como se fossem suas irmãs (NVT).

(1Tm 5.3-4) 3Trate adequadamente as viúvas que são realmente necessitadas (NVI). 4 Mas, se elas tiverem filhos ou netos, a primeira responsabilidade deles é mostrar devoção no lar e retribuir aos pais o cuidado recebido. Isso é algo que agrada a Deus (NVT).

(1Tm 5.7-8) 7Ordene estas coisas, para que sejam irrepreensíveis (NAA). 8Aqueles que não cuidam dos seus, especialmente dos de sua própria família, negaram a fé e são piores que os descrentes (NVT).

(1Tm 5.5-6) 5A verdadeira viúva, uma mulher sozinha no mundo, põe sua esperança em Deus. Dia e noite, faz súplicas e orações. 6Mas a viúva que vive apenas para o prazer está morta, ainda que esteja viva (NVT).

(1Tm 5.9-10) 9A viúva incluída na lista para receber sustento deve ter pelo menos sessenta anos e ter sido esposa de um só marido. 10Deve ser respeitada pelo bem que praticou, como alguém que soube criar os filhos, foi hospitaleira, serviu o povo santo com humildade, ajudou os que estavam em dificuldade e sempre se dedicou a fazer o bem (NVT).

(1Tm 5.11-15) 11As viúvas mais jovens não devem fazer parte dessa lista, pois, quando seus desejos físicos forem mais fortes que sua devoção a Cristo, desejarão se casar novamente (NVT), 12tornando-se condenáveis por anularem o seu primeiro compromisso (NAA). 13Além disso, aprendem a ficar ociosas, andando de casa em casa; e não se tornam apenas ociosas, mas também fofoqueiras e indiscretas, falando coisas que não devem (NVI). 14Portanto, aconselho que essas viúvas mais jovens se casem de novo, tenham filhos e tomem conta do próprio lar. Então o inimigo não poderá dizer coisa alguma contra elas. 15Pois, de fato, algumas já se desviaram e agora seguem Satanás (NVT).

(1Tm 5.16) 16Se alguma irmã na fé tem viúvas na família, deve tomar conta delas e não sobrecarregar a Igreja, que assim poderá cuidar das viúvas que estiverem verdadeiramente sozinhas (NVT).

Honra aos Presbíteros

(1Tm 5.17-18) 17Os Presbíteros que lideram bem a Igreja são dignos de dupla honra , especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino (NVI). 18Pois a Escritura declara: “Não amordace o boi quando ele pisa o trigo”. E, ainda: “O trabalhador é digno do seu salário” (NAA).

(1Tm 5.19-20) 19Não aceite acusação contra um Presbítero sem que seja confirmada por duas ou três testemunhas. 20Aqueles que pecarem devem ser repreendidos diante de todos, o que servirá de forte advertência para os demais (NVT).

(1Tm 5.21-22) 21Ordeno solenemente, na presença de Deus, de Cristo Jesus e dos anjos eleitos que você obedeça a estas instruções sem tomar partido nem demonstrar favoritismo (NVT). 22Não tenha pressa para impor as mãos sobre alguém. Não seja cúmplice dos pecados dos outros. Conserve-se puro (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.