• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 352

352º Dia – 18 de Dezembro

O NOVO TESTAMENTO

CENÁRIO HISTÓRICO: A Primeira Carta de Pedro (Aproximadamente 65 d.C.)

CURIOSIDADES:

  • 108º ano do domínio romano sobre a Judeia
  • Paulo com 55 anos
  • 36º ano após a Ressurreição de Jesus
  • 1º ano de Gésio Floro (Gessius Florus) como procurador da Judeia
  • 10º ano do Reinado de Nero como Imperador Romano
  • 1º ano de Perseguição do Império Romano aos Cristãos

CIDADE DE ROMA /span>Saudação

(1Pe 1.1-2) 1Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos de Deus, peregrinos dispersos no Ponto, na Galácia, na Capadócia, na província da Ásia e na Bitínia (NVI). 2 Deus Theos , o Pai Patêr , os conhecia de antemão e os escolheu, e o Espírito os santificou para a obediência e a purificação pelo sangue de Jesus Cristo. Que vocês tenham cada vez mais graça e paz (NVT).

Nascidos de Novo para uma Vida Plena

(1Pe 1.3-5) 3Bendito seja o Deus Theos e Pai Patêr de nosso Senhor Jesus Cristo Kurios Iesous Christos ! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 4para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês 5que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus Theos até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo (NVI).

(1Pe 1.6-7) 6Portanto, alegrem-se com isso, ainda que agora, por algum tempo, vocês precisem suportar muitas provações. 7Elas mostrarão que sua fé é autêntica. Como o fogo prova e purifica o ouro, assim sua fé está sendo experimentada, e ela é muito mais preciosa que o simples ouro. Isso resultará em louvor, glória e honra no dia em que Jesus Cristo for revelado (NVT).

(1Pe 1.8-9) 8Embora nunca o tenham visto, vocês o amam. E, ainda que não o vejam agora, creem nele e se regozijam com alegria inexprimível e gloriosa (NVT), 9pois vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas (NVI).

(1Pe 1.10-11) 10Foi a respeito dessa salvação que os Profetas que falaram da graça destinada a vocês investigaram e examinaram, 11procurando saber o tempo e as circunstâncias para os quais apontava o Espírito de Cristo que neles estava, quando predisse a vocês os sofrimentos de Cristo e as glórias que se seguiriam àqueles sofrimentos (NVI).

(1Pe 1.12) 12Foi-lhes dito que suas mensagens não eram para eles, mas para vocês. E, agora, essas boas-novas lhes foram anunciadas por aqueles que pregaram pelo poder do Espírito Santo enviado do céu. É algo tão maravilhoso que até os anjos anseiam observar (NVT).

Chamados para Serem Santos

(1Pe 1.13-16) 13Portanto, preparem sua mente para a ação e exercitem o autocontrole. Depositem toda a sua esperança na graça que receberão quando Jesus Cristo for revelado. 14Sejam filhos obedientes. Não voltem ao seu antigo modo de viver, quando satisfaziam os próprios desejos e viviam na ignorância (NVT). 15Pelo contrário, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, 16porque está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo” (NAA).

(1Pe 1.17-19) 17Uma vez que vocês chamam Pai Patêr àquele que julga imparcialmente as obras de cada um, portem-se com temor durante a jornada terrena de vocês. 18Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver, transmitida por seus antepassados (NVI), 19mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mácula (NAA).

(1Pe 1.20-21) 20Ele foi conhecido antes da fundação do mundo, mas foi manifestado nestes últimos tempos, em favor de vocês (NAA). 21Por meio dele vocês creem em Deus Theos , que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus Theos (NVI).

(1Pe 1.22-25) 22Uma vez que vocês foram purificados de seus pecados quando obedeceram à verdade, tenham como alvo agora o amor fraternal sem fingimento. Amem uns aos outros sinceramente, de todo o coração (NVT). 23Vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus Theos , viva e permanente (NVI). 24Porque “toda a humanidade é como a erva do campo, e toda a sua glória é como a flor da erva. A erva seca, e a flor cai; 25mas a palavra do Senhor Kurios permanece para sempre”. Esta palavra é o Evangelho que foi anunciado a vocês (NAA).

Casa Espiritual

(1Pe 2.1-3) 1Portanto, abandonem toda maldade, todo engano, hipocrisia e inveja, bem como todo tipo de maledicência (NAA). 2Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação (NVI), 3se é que vocês já têm a experiência de que o Senhor Kurios é bondoso (NAA).

(1Pe 2.4-8) 4À medida que se aproximam dele, a pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus Theos e preciosa para ele, 5vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem Sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus Theos , por meio de Jesus Cristo. 6Pois assim é dito na Escritura: “Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa, e aquele que nela confia jamais será envergonhado”. 7Portanto, para vocês, os que creem, esta pedra é preciosa; mas, para os que não creem, “a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular” 8e, “pedra de tropeço e rocha que faz cair”. Os que não creem tropeçam, porque desobedecem à mensagem; para o que também foram destinados (NVI).

(1Pe 2.9-10) 9Vocês, porém, são geração eleita, Sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamar as virtudes daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. 10Antes, vocês nem eram povo, mas agora são povo de Deus Theos ; antes, não tinham alcançado misericórdia, mas agora alcançaram misericórdia (NAA).

Vida Cristã Exemplar

(1Pe 2.11-12) 11Amados, peço a vocês, como peregrinos e forasteiros que são, que se abstenham das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma, 12tendo conduta exemplar no meio dos gentios, para que, quando eles os acusarem de malfeitores, observando as boas obras que vocês praticam, glorifiquem a Deus Theos no dia da visitação (NAA).

(1Pe 2.13-15) 13Por causa do Senhor Kurios , sujeitem-se a toda autoridade constituída entre os homens; seja ao rei, como autoridade suprema, 14seja aos governantes, como por ele enviados para punir os que praticam o mal e honrar os que praticam o bem. 15Pois é da vontade de Deus Theos que, praticando o bem, vocês silenciem a ignorância dos insensatos (NVI).

(1Pe 2.16-17) 16Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus Theos . 17Tratem a todos com o devido respeito: amem os irmãos, temam a Deus Theos e honrem o rei (NVI).

(1Pe 2.18-21) 18Servos, sejam obedientes ao senhor de vocês, com todo o temor. E não somente se ele for bom e cordial, mas também se for mau. 19Porque isto é agradável a Deus, que alguém suporte tristezas, sofrendo injustamente, por motivo de sua consciência para com Deus Theos (NAA). 20Pois que vantagem há em suportar açoites recebidos por terem cometido o mal? Mas, se vocês suportam o sofrimento por terem feito o bem, isso é louvável diante de Deus Theos (NVI). 21Porque Deus os chamou para fazerem o bem, mesmo que isso resulte em sofrimento, pois Cristo sofreu por vocês. Ele é seu exemplo; sigam seus passos (NVT).

(1Pe 2.22-25) 22Ele não cometeu pecado, nem foi encontrado engano em sua boca. 23Pois ele, quando insultado, não revidava com insultos; quando maltratado, não fazia ameaças, mas se entregava àquele que julga retamente, 24carregando ele mesmo, em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça. Pelas feridas dele vocês foram sarados. 25Porque vocês estavam desgarrados como ovelhas; agora, porém, se converteram ao Pastor e Bispo da alma de vocês (NAA).

Esposas e Maridos

(1Pe 3.1-2) 1Igualmente vocês, esposas, estejam sujeitas, cada uma a seu próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho sem palavra alguma, por meio da conduta de sua esposa, 2ao observar o comportamento honesto e cheio de temor que vocês têm.

(1Pe 3.3-6) 3Que a beleza de vocês não seja exterior, como tranças nos cabelos, joias de ouro e vestidos finos, 4mas que ela esteja no ser interior, uma beleza permanente de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus Theos . 5Pois foi assim também que, no passado, costumavam se enfeitar as santas mulheres que esperavam em Deus Theos , estando cada qual sujeita a seu próprio marido. 6Foi o que fez Sara, que obedeceu a Abraão, chamando-o de “senhor”, da qual vocês se tornaram filhas, praticando o bem e não temendo perturbação alguma (NAA).

(1Pe 3.7) 7Maridos, vocês, igualmente, vivam a vida comum do lar com discernimento, dando honra à esposa, por ser a parte mais frágil e por ser coerdeira da mesma graça da vida. Agindo assim, as orações de vocês não serão interrompidas (NAA).

Amor Fraternal

(1Pe 3.8-12) 8Finalmente, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes. 9Não paguem mal com mal, nem ofensa com ofensa. Pelo contrário, respondam com palavras de bênção, pois para isto mesmo vocês foram chamados, a fim de receberem bênção por herança. 10Pois: “Aquele que quer amar a vida e ter dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem palavras enganosas; 11afaste-se do mal e pratique o bem, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la. 12Porque os olhos do Senhor Kurios repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor Kurios está contra aqueles que praticam o mal” (NAA).

Sofrendo como Seguidores de Cristo

(1Pe 3.13-17) 13Ora, quem há de maltratá-los, se vocês forem zelosos na prática do bem? 14Mas, mesmo que venham a sofrer por causa da justiça vocês são bem-aventurados. Não tenham medo das ameaças, nem fiquem angustiados (NAA). 15Antes, santifiquem Cristo como Senhor Kurios em seu coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que pedir a razão da esperança que há em vocês. 16Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias. 17É melhor sofrer por fazer o bem, se for da vontade de Deus Theos , do que por fazer o mal (NVI).

(1Pe 3.18-22) 18Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus Theos . Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito (NVI), 19no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão (NAA), 20que há muito tempo desobedeceram, quando Deus Theos esperava pacientemente nos dias de Noé, enquanto a arca era construída. Nela apenas algumas pessoas, a saber, oito, foram salvas por meio da água (NVI)21e aquela água simboliza o batismo que agora os salva, não pela remoção da sujeira do corpo, mas porque no batismo vocês declaram ter boa consciência diante de Deus Theos . Ela é eficaz por meio da ressurreição de Jesus Cristo (NVT), 22que subiu aos céus e está à direita de Deus Theos ; a ele estão sujeitos anjos, autoridades e poderes (NVI).

(1Pe 4.1-2) 1Ora, tendo Cristo sofrido na carne, estejam também vocês armados do mesmo pensamento. Pois aquele que sofreu na carne rompeu com o pecado (NAA), 2para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus Theos (NVI).

(1Pe 4.3-6) 3No passado vocês já gastaram tempo suficiente fazendo o que agrada aos pagãos. Naquele tempo vocês viviam em libertinagem, na sensualidade, nas bebedeiras, orgias e farras, e na idolatria repugnante. 4Eles acham estranho que vocês não se lancem com eles na mesma torrente de imoralidade e por isso os insultam. 5Contudo, eles terão que prestar contas àquele que está pronto para julgar os vivos e os mortos (NVI). 6Pois, para este fim, o Evangelho foi pregado também a mortos, para que, mesmo julgados na carne segundo os homens, vivam em espírito segundo Deus Theos (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Você não pode copiar o conteúdo desta página.