Bíblia Cronológica – Versões | Dia 357
![](https://aguavivabocaina.com.br/wp-content/uploads/2023/01/Leia-a-Biblia-100x170-2.png)
357º Dia – 23 de Dezembro
O NOVO TESTAMENTO
CURIOSIDADES:
- 112º ano do domínio romano sobre a Judeia
- 40º ano após a Ressurreição de Jesus
- 5º ano de Perseguição do Império Romano aos Cristãos
- 3º ano da Primeira Guerra Judaico-Romana
- Início do reinado de Vespasiano como Imperador Romano
A Plena Certeza da Fé
(Hb 10.19-22) 19Portanto, irmãos, por causa do sangue de Jesus, podemos entrar com toda confiança no Lugar Santíssimo (NVT), 20pelo novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, pela sua carne (NAA). 21E, uma vez que temos um Sumo Sacerdote que governa sobre a Casa de Deus Theos , 22entremos com coração sincero e plena confiança, pois nossa consciência culpada foi purificada, e nosso corpo, lavado com água pura (NVT).
(Hb 10.23-25) 23Apeguemo-nos firmemente, sem vacilar, à esperança que professamos, porque Deus é fiel para cumprir sua promessa. 24Pensemos em como motivar uns aos outros na prática do amor e das boas obras (NVT). 25Não deixemos de nos reunir como Igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos nos encorajar uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia (NVI).
(Hb 10.26-31) 26Se continuamos a pecar deliberadamente depois de ter recebido o conhecimento da verdade, já não há sacrifício que cubra esses pecados (NVT), 27mas tão somente uma terrível expectativa de juízo e de fogo intenso que consumirá os inimigos de Deus (NVI). 28Pois quem se recusava a obedecer à Lei de Moisés era morto sem misericórdia, com base no depoimento de duas ou três testemunhas (NVT), 29imaginem quanto mais severo deve ser o castigo daquele que pisou o Filho de Deus Theos , profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado e insultou o Espírito da graça! (NAA) 30Pois conhecemos aquele que disse: “A vingança cabe a mim; eu lhes darei o que merecem”. E também: “O Senhor Kurios julgará o seu povo” (NVT). 31Terrível coisa é cair nas mãos do Deus Theos vivo! (NVI)
(Hb 10.32-35) 32Lembrem-se dos primeiros dias, quando foram iluminados, e de como permaneceram firmes apesar de muita luta e sofrimento (NVT). 33Em certos momentos vocês foram transformados em espetáculo, tanto para serem insultados quanto para serem maltratados; em outros vocês se tornaram coparticipantes com aqueles que foram tratados assim (NAA). 34Vocês se compadeceram dos que estavam na prisão e aceitaram alegremente o confisco dos seus próprios bens, pois sabiam que possuíam bens superiores e permanentes. 35Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada (NVI).
(Hb 10.36-39) 36Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus Theos , recebam o que ele prometeu; 37pois em breve, muito em breve “Aquele que vem virá, e não demorará. 38Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele” (NVI). 39Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição, mas somos da fé, para a preservação da alma (NAA).
Vivendo pela Fé
(Hb 11.1-3) 1Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem (NAA). 2Foi pela fé que as pessoas do passado conseguiram a aprovação de Deus (NTLH). 3Pela fé, entendemos que o Universo foi formado pela palavra de Deus Theos , de maneira que o visível veio a existir das coisas que não são visíveis (NAA).
(Hb 11.4) 4Pela fé, Abel ofereceu a Deus Theos um sacrifício mais excelente do que Caim, pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus Theos quanto às suas ofertas. Por meio da fé, mesmo depois de morto, ainda fala (NAA).
(Hb 11.5) 5Pela fé, Enoque foi levado para o céu sem ver a morte; “ele desapareceu porque Deus Theos o levou para junto de si”. Porque, antes de ser levado, ele era conhecido por agradar a Deus Theos (NVT).
(Hb 11.6) 6De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus Theos creia que ele existe e que recompensa os que o buscam (NAA).
(Hb 11.7) 7Pela fé, Noé, divinamente instruído a respeito de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, construiu uma arca para a salvação de sua família. Assim, ele condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé (NAA).
(Hb 11.8-10) 8Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber como herança; e partiu sem saber para onde ia (NAA). 9Pela fé ele morou como estrangeiro na terra que Deus lhe havia prometido (NTLH), habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa (NAA). 10Abraão esperava confiantemente pela cidade de alicerces eternos, planejada e construída por Deus Theos (NVT).
(Hb 11.11-12) 11Pela fé, até mesmo Sara, embora estéril e idosa, pôde ter um filho. Ela creu que Deus era fiel para cumprir sua promessa (NVT). 12Assim, daquele homem já sem vitalidade originaram-se descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e tão incontáveis como a areia da praia do mar (NVI).
(Hb 11.13-16) 13Todos eles morreram na fé e, embora não tenham recebido todas as coisas que lhes foram prometidas, as avistaram de longe e de bom grado as aceitaram. Reconheceram que eram estrangeiros e peregrinos neste mundo. 14Evidentemente, quem fala desse modo espera ter sua própria pátria. 15Se quisessem, poderiam ter voltado à terra de onde saíram, 16mas buscavam uma pátria superior, um lar celestial. Por isso Deus Theos não se envergonha de ser chamado o Deus Theos deles, pois lhes preparou uma cidade (NVT).
(Hb 11.17-19) 17Pela fé, Abraão, ao ser posto à prova, ofereceu Isaque como sacrifício. Abraão, que havia recebido as promessas, estava disposto a sacrificar seu único filho (NVT), 18do qual havia sido dito: “A sua descendência virá por meio de Isaque”. 19Abraão considerou que Deus Theos era poderoso até para ressuscitar Isaque dentre os mortos, de onde também figuradamente o recebeu de volta (NAA).
(Hb 11.20-22) 20Pela fé, igualmente Isaque abençoou Jacó e Esaú, a respeito de coisas que ainda estavam para vir (NAA). 21Pela fé, Jacó, prestes a morrer, abençoou cada um dos filhos de José e se curvou para adorar, apoiado em seu cajado (NVT). 22Pela fé, José, próximo do seu fim, fez menção do êxodo dos filhos de Israel, bem como deu ordens a respeito de seus próprios ossos (NAA).
(Hb 11.23-26) 23Pela fé Moisés, recém-nascido, foi escondido durante três meses por seus pais, pois estes viram que ele não era uma criança comum e não temeram o decreto do rei (NVI). 24Pela fé, Moisés, sendo homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, 25preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus Theos a usufruir prazeres transitórios do pecado (NAA). 26Considerou melhor sofrer por causa do Cristo do que possuir os tesouros do Egito, pois tinha em vista sua grande recompensa (NVT).
(Hb 11.27-29) 27Pela fé, Moisés abandonou o Egito, não ficando amedrontado com a ira do rei, pois permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível (NAA). 28Pela fé, ordenou que o povo de Israel celebrasse a Páscoa e aspergisse com sangue os batentes das portas, para que o anjo da morte não matasse seus filhos mais velhos. 29Pela fé, o povo de Israel atravessou o mar Vermelho, como se estivesse em terra seca. Quando os egípcios tentaram segui-los, morreram todos afogados (NVT).
(Hb 11.30-31) 30Pela fé, o povo marchou ao redor de Jericó durante sete dias, e suas muralhas caíram. 31Pela fé, a prostituta Raabe não foi morta com os habitantes de sua cidade que se recusaram a obedecer, pois ela acolheu em paz os espiões (NVT).
(Hb 11.32-34) 32E que mais direi? Certamente me faltará o tempo necessário para falar de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas (NAA), 33os quais pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leões, 34apagaram o poder do fogo e escaparam do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram-se poderosos na batalha e puseram em fuga exércitos estrangeiros (NVI).
(Hb 11.35-38) 35Houve mulheres que, pela ressurreição, tiveram de volta os seus mortos. Uns foram torturados e recusaram ser libertados, para poderem alcançar uma ressurreição superior; 36outros enfrentaram zombaria e açoites; outros ainda foram acorrentados e colocados na prisão (NVI). 37Alguns morreram apedrejados, outros foram serrados ao meio, e outros ainda, mortos à espada. Alguns andavam vestidos com peles de ovelhas e cabras, necessitados, afligidos e maltratados. 38Este mundo não era digno deles. Vagaram por desertos e montes, escondendo-se em cavernas e buracos na terra (NVT).
(Hb 11.39-40) 39Todos eles obtiveram aprovação por causa de sua fé; no entanto, nenhum deles recebeu tudo que havia sido prometido (NVT). 40 Deus Theos havia planejado algo melhor para nós, para que conosco fossem eles aperfeiçoados (NVI).
Jesus, o Autor e Consumador da nossa Fé
(Hb 12.1-3) 1Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta (NVI), 2olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, sem se importar com a vergonha, e agora está sentado à direita do trono de Deus Theos (NAA). 3Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem (NVI).
A Disciplina de Deus
(Hb 12.4-6) 4Na luta contra o pecado, vocês ainda não resistiram até o ponto de derramar o próprio sangue (NVI). 5Acaso vocês se esqueceram das palavras de ânimo que Deus lhes dirigiu como filhos dele? Ele disse: “Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor Kurios ; não desanime quando ele o corrigir (NVT), 6pois o Senhor Kurios disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho” (NVI).
(Hb 12.7-8) 7Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus Theos os trata como filhos. Ora, qual o filho que não é disciplinado por seu pai? (NVI) 8Se Deus não os disciplina como faz com todos os seus filhos, significa que vocês não são filhos de verdade, mas ilegítimos (NVT).
(Hb 12.9-11) 9Além disso, tínhamos os nossos pais humanos, que nos corrigiam, e nós os respeitávamos. Será que, então, não nos sujeitaremos muito mais ao Pai Patêr espiritual, para vivermos? (NAA) 10Pois nossos pais nos disciplinaram por alguns anos como julgaram melhor, mas a disciplina de Deus é sempre para o nosso bem, a fim de que participemos de sua santidade. 11Nenhuma disciplina é agradável no momento em que é aplicada; ao contrário, é dolorosa. Mais tarde, porém, produz uma colheita de vida justa e de paz para os que assim são corrigidos (NVT).
(Hb 12.12-13) 12Portanto, revigorem suas mãos cansadas e seus joelhos enfraquecidos (NVT). 13“Façam caminhos retos para os seus pés”, para que o manco não se desvie; antes, seja curado (NVI).
(Hb 12.14) 14Procurem viver em paz com todos e busquem a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor Kurios (NAA).
(Hb 12.15-17) 15Cuidem uns dos outros para que nenhum de vocês deixe de experimentar a graça de Deus Theos . Fiquem atentos para que não brote nenhuma raiz venenosa de amargura que cause perturbação, contaminando muitos (NVT). 16E cuidem para que não haja nenhum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um prato de comida, vendeu o seu direito de primogenitura. 17Vocês sabem também que, posteriormente, querendo herdar a bênção, foi rejeitado, pois não achou lugar de arrependimento, embora, com lágrimas, o tivesse buscado (NAA).
Um Reino Inabalável
(Hb 12.18-21) 18Vocês não chegaram ao monte que se podia tocar, e que estava em chamas, nem às trevas, à escuridão, nem à tempestade, 19ao soar da trombeta e ao som de palavras tais que os ouvintes rogaram que nada mais lhes fosse dito; 20pois não podiam suportar o que lhes estava sendo ordenado: “Até um animal, se tocar no monte, deve ser apedrejado”. 21O espetáculo era tão terrível que até Moisés disse: “Estou apavorado e trêmulo!” (NVI)
(Hb 12.22-24) 22Vocês, porém, chegaram ao monte Sião, à cidade do Deus Theos vivo, à Jerusalém celestial, aos incontáveis milhares de anjos em alegre reunião (NVT), 23à Igreja dos primogênitos, cujos nomes estão escritos nos céus. Vocês chegaram a Deus Theos , juiz de todos os homens, aos espíritos dos justos aperfeiçoados (NVI), 24a Jesus, o Mediador da nova aliança, e ao sangue aspergido, que fala de coisas melhores do que falava o sangue de Abel (NVT).
(Hb 12.25) 25Tenham cuidado para não se recusarem a ouvir aquele que fala. Porque, se aqueles que se recusaram a ouvir o mensageiro terreno não escaparam, certamente não escaparemos se rejeitarmos aquele que nos fala do céu (NVT).
(Hb 12.26-27) 26Naquele tempo, a voz dele abalou a terra, mas agora ele promete, dizendo: “Mais uma vez eu farei tremer não só a terra, mas também o céu”. 27Ora, as palavras “mais uma vez” significam a remoção dessas coisas abaladas, ou seja, das coisas criadas, para que permaneçam as coisas que não podem ser abaladas (NAA).
(Hb 12.28-29) 28Visto que recebemos um reino inabalável, guardemos bem esta graça. Por ela, sirvamos a Deus Theos de modo que lhe seja agradável, com submissão e temor (BJ), 29pois o nosso “ Deus Theos é fogo consumidor!” (NVI)