Bíblia Cronológica – Versões | Dia 363

363º Dia – 29 de Dezembro

O NOVO TESTAMENTO

CENÁRIO HISTÓRICO: Continuação do Apocalipse de João (Aproximadamente 96 d.C.)

CURIOSIDADES:

  • 139º ano do domínio romano sobre a Judeia
  • 67º ano após a Ressurreição de Jesus
  • 32º ano de Perseguição do Império Romano aos Cristãos
  • 15º e último ano do reinado de Domiciano como Imperador Romano
  • Início do reinado de Nerva como Imperador Romano

ILHA DE PATMOS – 5ª Trombeta: As Pessoas Serão Atormentadas por Demônios

(Ap 9.1-2) 1O quinto anjo tocou a trombeta, e vi uma estrela que tinha caído do céu sobre a terra. E lhe foi dada a chave do poço do abismo. 2Ela abriu o poço do abismo, e dele saiu fumaça como a fumaça de uma grande fornalha. E o sol e o ar se escureceram com a fumaça saída do poço (NAA).

(Ap 9.3-5) 3Da fumaça saíram gafanhotos que vieram sobre a terra, e lhes foi dado poder como o dos escorpiões da terra. 4Eles receberam ordens para não causar dano nem à relva da terra, nem a qualquer planta ou árvore, mas apenas àqueles que não tinham o selo de Deus Theos na testa. 5Não lhes foi dado poder para matá-los, mas sim para causar-lhes tormento durante cinco meses. A agonia que eles sofreram era como a da picada do escorpião (NVI).

(Ap 9.6) 6Naqueles dias, as pessoas buscarão a morte e não a encontrarão; também terão desejo de morrer, mas a morte fugirá delas (NAA).

(Ap 9.7-10) 7Os gafanhotos pareciam cavalos preparados para a batalha. Tinham na cabeça algo semelhante a coroas de ouro, e o rosto parecia humano (NVT). 8Tinham também cabelos, como cabelos de mulher; e os dentes eram como dentes de leão (NAA). 9Tinham couraças como couraças de ferro, e o som das suas asas era como o barulho de muitos cavalos e carruagens correndo para a batalha. 10Tinham caudas e ferrões como de escorpiões e na cauda tinham poder para causar tormento aos homens durante cinco meses (NVI).

(Ap 9.11-12) 11Tinham um rei sobre eles, o anjo do Abismo, cujo nome, em hebraico, é Abadom e, em grego, Apoliom. 12O primeiro “ai” passou; dois outros “ais” ainda virão (NVI).

6ª Trombeta: A Terça Parte da Humanidade é Morta ações Demoníacas

(Ap 9.13-14) 13O sexto anjo tocou a trombeta, e ouvi uma voz que vinha das quatro pontas do altar de ouro que se encontra na presença de Deus Theos (NAA). 14Ela disse ao sexto anjo que tinha a trombeta: “Solte os quatro anjos que estão amarrados junto ao grande rio Eufrates” (NVI).

(Ap 9.15-16) 15Os quatro anjos, que estavam preparados para aquela hora, dia, mês e ano, foram soltos para matar um terço da humanidade (NVI). 16O número de cavaleiros do exército era de duzentos milhões: ouvi bem seu número (BJ).

(Ap 9.17-19) 17 Assim, nesta visão, pude ver que os cavalos e os seus cavaleiros tinham couraças cor de fogo, de jacinto e de enxofre. A cabeça dos cavalos era como cabeça de leão, e de sua boca saíam fogo, fumaça e enxofre (NAA). 18Um terço da humanidade foi morto pelas três pragas: de fogo, fumaça e enxofre, que saíam da boca dos cavalos (NVI). 19O poder dos cavalos estava na boca e na cauda, pois a cauda tinha cabeças como de serpente, com as quais feriam as pessoas (NVT).

(Ap 9.20-21) 20Aqueles que não morreram dessas pragas ainda se recusaram a arrepender-se de seus atos perversos. Continuaram a adorar demônios e ídolos feitos de ouro, prata, bronze, pedra e madeira, ídolos que não podem ver, nem ouvir, nem andar (NVT). 21Também não se arrependeram dos seus homicídios, nem das suas feitiçarias, nem da sua imoralidade sexual, nem dos seus furtos (NAA).

O Anjo e o Livrinho

(Ap 10.1-3) 1Então vi outro anjo poderoso descendo do céu, envolto numa nuvem, com um arco-íris sobre a cabeça. Seu rosto brilhava como o sol, e seus pés eram como colunas de fogo (NVT). 2Ele segurava um livrinho, que estava aberto em sua mão. Colocou o pé direito sobre o mar e o pé esquerdo sobre a terra (NVI), 3e gritou com voz forte, como ruge um leão. E, quando ele gritou, os sete trovões fizeram soar as suas próprias vozes (NAA).

(Ap 10.4-7) 4Logo que os sete trovões falaram, eu ia escrever, mas ouvi uma voz do céu, dizendo: “Guarde em segredo as coisas que os sete trovões falaram. Não escreva nada” (NAA). 5Então o anjo que vi em pé sobre o mar e sobre a terra levantou a mão direita para o céu. 6Jurou em nome daquele que vive para todo o sempre, que criou os céus, a terra, o mar e tudo que neles há. “Não haverá mais demora”, disse ele (NVT). 7Mas, nos dias em que o sétimo anjo estiver para tocar sua trombeta, vai cumprir-se o mistério de Deus Theos , como ele o anunciou aos seus servos, os Profetas” (NVI).

(Ap 10.8-11) 8Depois falou comigo mais uma vez a voz que eu tinha ouvido falar dos céus: “Vá, pegue o livro aberto que está na mão do anjo que se encontra em pé sobre o mar e sobre a terra”. 9Assim me aproximei do anjo e lhe pedi que me desse o livrinho. Ele me disse: “Pegue-o e coma-o! Ele será amargo em seu estômago, mas em sua boca será doce como mel” (NVI). 10Peguei o livrinho da mão do anjo e o comi. Em minha boca, era doce como mel, mas, quando o engoli, tornou-se amargo em meu estômago. 11Então me foi dito: “É necessário que você profetize outra vez a respeito de muitos povos, nações, línguas e reis” (NVT).

(Ap 11.14) 14Passou o segundo “ai”. Eis que, sem demora, vem o terceiro “ai” (NAA)

7ª Trombeta: As Nações do Mundo se Tornam Reino de Deus

(Ap 11.15-18) 15O sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve altas vozes no céu que diziam: “O reino do mundo se tornou de nosso Senhor Kurios e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre” (NVI). 16Os vinte e quatro anciãos que estavam assentados em seus tronos diante de Deus Theos prostraram-se sobre seus rostos e adoraram a Deus Theos , 17dizendo: “Graças te damos, Senhor Deus Todo-Poderoso Kurios Theos Pantokratôr , que é e que era, porque assumiu o teu grande poder e começou a reinar. 18As nações se iraram; e chegou a tua ira. Chegou o tempo de julgar os mortos e de recompensar os teus servos, os Profetas, os teus santos e os que temem o teu nome, tanto pequenos como grandes, e de destruir os que destroem a terra” (NVI).

Os Avisos e Alertas dos Três Anjos

1º Aviso: A Última Chamada Antes do Juízo

(Ap 14.6-7) 6Vi outro anjo que voava no ponto mais alto do céu, levando as boas-novas eternas para anunciá-las aos habitantes da terra, a toda nação, tribo, língua e povo (NVT). 7Ele disse em alta voz: “Temam a Deus Theos e glorifiquem-no, pois chegou a hora do seu juízo. Adorem aquele que fez os céus, a terra, o mar e as fontes das águas” (NVI).

2º Aviso: Iminente Destruição do Sistema Político

(Ap 14.8) 8Então outro anjo o seguiu, dizendo em alta voz: “Caiu a Babilônia! Caiu a grande cidade que fez todas as nações beberem do vinho da fúria de sua imoralidade!” (NVT)

3º Aviso: Iminente Destruição do Sistema Religioso

(Ap 14.9-12) 9Um terceiro anjo os seguiu, dizendo em alta voz: “Se alguém adorar a Besta e a sua imagem e receber a sua marca na testa ou na mão, 10também beberá do vinho do furor de Deus Theos que foi derramado sem mistura no cálice da sua ira. Será ainda atormentado com enxofre ardente na presença dos santos anjos e do Cordeiro (NVI). 11A fumaça de seu tormento subirá para todo o sempre, e não terão alívio de dia nem de noite, pois adoraram a Besta e sua estátua e aceitaram a marca de seu nome” (NVT). 12Aqui está a perseverança dos santos que obedecem aos mandamentos de Deus Theos e permanecem fiéis a Jesus (NVI).

(Ap 14.13) 13Então ouvi uma voz do céu, dizendo: “Escreva: ‘Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor Kurios ’. Sim, diz o Espírito, “para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham” (NAA).

A Colheita da Terra

(Ap 14.14-15) 14Em seguida, vi uma nuvem branca e, sentado na nuvem, alguém semelhante ao Filho do Homem. Tinha uma coroa de ouro na cabeça e uma foice afiada na mão. 15Então outro anjo veio do Templo e gritou bem forte para aquele que estava sentado na nuvem: “Use a foice e comece a ceifar, pois chegou a hora da colheita; a safra da terra está madura!” (NVT)

(Ap 14.16-18) 16Assim, aquele que estava assentado sobre a nuvem passou sua foice pela terra, e a terra foi ceifada (NVI). 17Depois disso, outro anjo saiu do Templo no céu, e ele também tinha uma foice afiada. 18Então ainda outro anjo, que tinha poder para destruir com fogo, veio do altar e gritou bem forte para o anjo que segurava a foice afiada: “Agora use sua foice para ajuntar os cachos de uvas da videira da terra, pois estão maduras!” (NVT)

(Ap 14.19-20) 19O anjo passou a foice pela terra, ajuntou as uvas e as lançou no grande lagar da ira de Deus Theos (NVI). 20As uvas foram pisadas no tanque, fora da cidade, e dele correu sangue como um rio de quase trezentos quilômetros de comprimento, com altura que chegava aos freios de um cavalo (NVT).

O Cântico de Moisés e do Cordeiro

(Ap 15.1-4) 1Vi no céu outro sinal grande e maravilhoso. Sete anjos seguravam as últimas sete pragas que completariam a fúria de Deus Theos . 2Vi diante de mim algo semelhante a um mar de vidro misturado com fogo. Nele estavam em pé todos os que haviam vencido a Besta, sua estátua e o número que representa seu nome. Todos seguravam harpas que Deus Theos lhes tinha dado (NVT) 3e cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus Theos , e o cântico do Cordeiro: “Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-Poderoso Kurios Theos Pantokratôr . Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações. 4Quem não te temerá, ó Senhor Kurios ? Quem não glorificará o teu nome? Pois somente o Senhor é santo. Todas as nações virão à tua presença e te adorarão, pois os teus atos de justiça se tornaram manifestos” (NVI).

As Taças são Entregue aos Anjos

(Ap 15.5-8) 5Depois disso olhei e vi que se abriu nos céus o Santuário, o Tabernáculo da Aliança. 6Saíram do Santuário os sete anjos com as sete pragas. Eles estavam vestidos de linho puro e resplandecente e tinham cinturões de ouro ao redor do peito (NVI). 7Um dos quatro seres vivos entregou a cada um dos sete anjos uma taça de ouro cheia da fúria de Deus Theos , que vive para todo o sempre. 8O Templo se encheu da fumaça da glória e do poder de Deus Theos , e ninguém podia entrar no Templo enquanto os anjos não tivessem terminado de derramar as sete pragas (NVT).

(Ap 16.1) 1Então ouvi uma poderosa voz que vinha do Templo dizer aos sete anjos: “Vão e derramem sobre a terra as sete taças da fúria de Deus Theos (NVT).

1ª Taça: Pestilência

(Ap 16.2) 2O primeiro anjo foi e derramou a sua taça pela terra, e abriram-se feridas malignas e dolorosas naqueles que tinham a marca da Besta e adoravam a sua imagem (NVI).

2ª Taça: Toda a Vida Marinha é Extinta

(Ap 16.3) 3O segundo anjo derramou a sua taça no mar, e este se transformou em sangue como de um morto, e morreu toda criatura que vivia no mar (NVI).

3ª Taça: Toda a Água Potável fica Contaminada

(Ap 16.4-7) 4O terceiro anjo derramou a sua taça nos rios e nas fontes, e eles se transformaram em sangue. 5Então ouvi o anjo que tem autoridade sobre as águas dizer: “O Senhor é justo, o Senhor, o Santo, que é e que era, porque julgou estas coisas; 6pois eles derramaram o sangue dos teus santos e dos teus Profetas, e o Senhor lhes deu sangue para beber, como eles merecem”. 7E ouvi o altar responder: “Sim, Senhor Deus Todo-Poderoso Kurios Theos Pantokratôr , verdadeiros e justos são os teus juízos” (NVI).

4ª Taça: A Intensidade Solar é Aumentada

(Ap 16.8-9) 8O quarto anjo derramou a sua taça no sol, e foi dado poder ao sol para queimar os homens com fogo. 9Estes foram queimados pelo forte calor e amaldiçoaram o nome de Deus Theos , que tem domínio sobre estas pragas; contudo, recusaram arrepender-se e glorificá-lo (NVI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Você não pode copiar o conteúdo desta página.