• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 185

185º Dia – 4 de Julho

O REINO DE JUDÁ

CENÁRIO HISTÓRICO: Continuação do Ministério Profético de Isaías (Aproximadamente 712 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Isaías com 55 anos (Profeta do Reino de Judá)
  • Ezequias com 46 anos (filho de Acaz)
  • 21º ano do reinado de Ezequias (co-regente) (filho de Acaz) sobre Judá
  • 15º ano do reinado de Ezequias (oficial) sobre Judá

CIDADE DE JERUSALÉM – Profeta Isaías: Profecia contra o Reino de Judá – O inútil auxílio do Egito

(Is 30.1-3) 1“Ai dos filhos rebeldes”, diz o Senhor Yahweh , “que executam planos que não procedem de mim e fazem aliança sem consultar o meu Espírito, para acrescentarem pecado sobre pecado! 2Eles descem ao Egito sem me consultar, buscando refúgio em Faraó e abrigo à sombra do Egito! 3Mas o refúgio de Faraó se transformará em vergonha para vocês, e o abrigo na sombra do Egito resultará em humilhação” (NAA).

(Is 30.4-5) 4Porque os príncipes de Judá já estão em Zoã, e os seus embaixadores já chegaram a Hanes. 5Mas todos ficarão envergonhados por causa de um povo que não os ajudará em nada, que não servirá nem de ajuda nem de proveito, porém de vergonha e de vexame (NAA).

(Is 30.6-7) 6Recebi esta mensagem acerca dos animais do Neguebe: As caravanas se movem lentamente pelo terrível deserto, lugar de leoas e leões, de serpentes e cobras venenosas. Seguem em direção ao Egito, com jumentos carregados de riquezas, camelos levando muitos tesouros, pagamentos em troca de proteção. O Egito nada dará como retribuição (NVT); 7o Egito, cujo socorro é totalmente inútil. Por isso eu o chamo Raabe, fera que nada faz (NVI).

(Is 30.8-14) 8“Agora vá e escreva isso numa tabuinha diante deles, escreva-o num livro, para que fique registrado para os dias vindouros, para sempre, perpetuamente. 9Porque este é um povo rebelde; são filhos mentirosos, filhos que não querem ouvir a Lei do Senhor Yahweh . 10Eles dizem aos videntes: ‘Não tenham mais visões!’ E aos Profetas: ‘Não profetizem para nós o que é reto; digam-nos coisas agradáveis, profetizem ilusões. 11Desviem-se do caminho, afastem-se da vereda; não nos falem mais a respeito do Santo Kadosh de Israel” (NAA). 12Esta é a resposta do Santo Kadosh de Israel: “Porque desprezam o que lhes digo e preferem confiar em opressão e mentiras, 13a calamidade virá sobre vocês de repente, como um muro inclinado que se rompe e desmorona. Num instante desabará e cairá por terra. 14Serão despedaçados como vasilha de barro, esmigalhados tão completamente que não sobrará um caco grande o suficiente para tirar brasas da lareira ou um pouco de água do poço” (NVT).

(Is 30.15-17) 15Assim diz o Senhor Yahoweh Soberano Adonay , o Santo Kadosh de Israel: “Vocês só serão salvos se voltarem para mim e em mim descansarem. Na tranquilidade e na confiança está sua força, mas vocês não quiseram saber (NVT). 16Pelo contrário, disseram: ‘Nada disso! Nós vamos fugir a cavalo!’ Portanto, vocês fugirão. E vocês disseram: ‘Vamos cavalgar sobre cavalos ligeiros!’ Portanto, ligeiros serão aqueles que perseguem vocês. 17Mil homens fugirão pela ameaça de apenas um; pela ameaça de cinco, todos vocês fugirão, até que sejam deixados como um mastro no alto do monte e como um estandarte no topo da colina” (NAA).

(Is 30.18) 18Por isso, o Senhor Yahweh espera, para ter misericórdia de vocês, e se levanta, para se compadecer de vocês, porque o Senhor Yahweh é Deus Elohym de justiça. Bem-aventurados todos os que nele esperam (NAA).

(Is 30.19-21) 19Porque o povo habitará em Sião, em Jerusalém. Vocês não vão chorar mais. Ele certamente se compadecerá, ao ouvir o clamor de vocês; e, ouvindo-o, lhes responderá (NAA). 20Embora o Senhor Adonay lhes tenha dado angústia como alimento e aflição como bebida, ele permanecerá com vocês para lhes ensinar. Vocês verão seu Mestre com os próprios olhos, 21e seus ouvidos o ouvirão. Uma voz atrás de vocês dirá: “Este é o caminho pelo qual devem andar”, quer se voltem para a direita, quer para a esquerda (NVT).

(Is 30.22-24) 22Vocês tratarão como impuras as imagens esculpidas cobertas de prata e as imagens de fundição revestidas de ouro; vocês as jogarão fora como coisa impura e dirão a cada uma delas: “Fora daqui!” (NAA) 23Ele também lhe mandará chuva para a semente que você semear, e a terra dará alimento rico e farto. Naquele dia o seu gado pastará em grandes prados (NVI), 24e os bois e jumentos que vocês usam para arar os campos comerão da melhor ração, preparada cuidadosamente e misturada com sal (NTLH).

(Is 30.25-26) 25Em todo monte alto e em todo outeiro elevado haverá ribeiros e correntes de águas, no dia da grande matança quando caírem as torres (ARA). 26A luz da lua será como a do sol, e a do sol será sete vezes maior, como a luz de sete dias, no dia em que o Senhor Yahweh tratar as fraturas do seu povo e curar a ferida do golpe que ele deu (NAA).

(Is 30.27-29) 27Eis que o nome do Senhor Yahweh vem de longe, ardendo na sua ira, no meio de espessas nuvens. Os seus lábios estão cheios de indignação, e a sua língua é como fogo devorador. 28A sua respiração é como a torrente que transborda e chega até o pescoço. Ele vem peneirar as nações com peneira de destruição; porá na boca dos povos um freio para fazer com que andem errantes. 29Vocês cantarão como nas noites em que se celebra uma Festa Santa; terão alegria de coração como a daquele que sai ao som da flauta para ir ao monte do Senhor Yahweh , à Rocha de Israel (NAA).

(Is 30.30-33) 30O Senhor Yahweh fará ouvir a sua voz majestosa e fará ver o golpe do seu braço, que desce com indignação de ira, no meio de chamas devoradoras, de chuvas torrenciais, de tempestades e de granizo. 31Porque a Assíria ficará apavorada com a voz do Senhor Yahweh , quando ele a ferir com o seu bastão. 32Cada pancada castigadora que o Senhor Yahweh lhe der com o bastão será ao som de tamborins e harpas; ele combaterá desferindo golpes contra eles (NAA). 33Porque há muito está preparada a fogueira, preparada para o rei; a pira é profunda e larga, com fogo e lenha em abundância; o assopro do Senhor Yahweh , como torrente de enxofre, a acenderá (ARA).

Profeta Isaías: Aí dos que descem ao Egito

(Is 31.1-2) 1Ai dos que descem ao Egito em busca de ajuda, que contam com cavalos. Eles confiam na multidão dos seus carros e na grande força dos seus cavaleiros, mas não olham para o Santo Kadosh de Israel, nem buscam a ajuda que vem do Senhor Yahweh ! (NVI) 2Porém o Senhor também é sábio e faz vir a desgraça; ele não volta atrás naquilo que falou. Ele se levantará contra a casa dos malfeitores e contra os que ajudam os que praticam o mal (NAA).

(Is 31.3-5) 3Pois os egípcios são homens e não deuses; os seus cavalos são carne, e não espírito. Quando o Senhor Yahweh estender a mão, tropeçará aquele que ajuda e cairá quem é ajudado; e juntos todos perecerão. 4Porque assim me disse o Senhor Yahweh : “Como o leão e o filhote do leão rugem sobre a sua presa e, ainda que se convoque contra eles grande número de pastores, não se espantam com o barulho nem se apavoram com os gritos desses pastores, assim o Senhor Yahweh dos Exércitos descerá para lutar sobre o monte Sião e sobre a sua colina. 5Como uma ave paira sobre o seu ninho, assim o Senhor Yahweh dos Exércitos defenderá Jerusalém; ele a defenderá e salvará, poupará e livrará” (NAA).

(Is 31.6-9) 6Ó filhos de Israel, voltem-se para aquele contra quem vocês se rebelaram tão profundamente (NAA). 7Chegará o dia em que cada um de vocês jogará fora os ídolos de ouro e as imagens de prata que suas mãos pecaminosas fizeram. 8“Os assírios serão destruídos, mas não por espadas de homens. A espada de Deus os ferirá; entrarão em pânico e fugirão. Os jovens assírios serão levados como escravos (NVT). 9Sua fortaleza cairá por causa do pavor; ao verem a bandeira da batalha, seus líderes entrarão em pânico”, anuncia o Senhor Yahweh , cujo fogo está em Sião, cuja fornalha está em Jerusalém (NVI).

OUTROS REINOS: Profeta Isaías: O Reinado do Justo Rei (Alusão à Era Messiânica)

(Is 32.1-4) 1Eis aí um rei que irá reinar com justiça, e príncipes que irão governar com retidão. 2Cada um deles servirá de esconderijo contra o vento, de refúgio contra a tempestade, de torrentes de água em lugares secos e de sombra de uma grande rocha em terra sedenta (NAA). 3Então os olhos dos que veem não estarão mais fechados, e os ouvidos dos que ouvem escutarão. 4A mente do precipitado saberá julgar, e a língua gaguejante falará com facilidade e clareza (NVI).

(Is 32.5-8) 5O tolo já não será chamado nobre e o homem sem caráter não será tido em alta estima. 6Pois o insensato fala com insensatez e só pensa no mal: Ele pratica a maldade e espalha mentiras sobre o Senhor Yahweh ; deixa o faminto sem nada e priva de água o sedento (NVI). 7Quanto ao fraudulento, os seus projetos são maus. Ele planeja intrigas para, com palavras mentirosas, arruinar os necessitados, mesmo quando a causa dos pobres é justa (NAA). 8Mas o homem nobre faz planos nobres, e graças aos seus feitos nobres permanece firme (NVI).

Profeta Isaías: Mensagem contra a Cidade de Tiro na Fenícia

(Is 23.1-3) 1Advertência contra Tiro: Pranteiem, navios de Társis! Pois Tiro foi destruída e ficou sem casa e sem porto. De Chipre lhe veio essa mensagem (NVI). 2Calem-se, moradores do litoral, vocês que foram enriquecidos pelos mercadores de Sidom, navegando pelo mar. 3Através das vastas águas, você recebeu o cereal dos canais do Egito e a colheita do Nilo, e você, ó Tiro, se tornou a feira das nações (NAA).

(Is 23.4-6) 4Fique envergonhada, ó Sidom, porque o mar, a fortaleza do mar, fala, dizendo: “Não tive dores de parto, não dei à luz, não criei rapazes, nem eduquei moças”. 5Quando a notícia a respeito de Tiro chegar ao Egito, eles ficarão angustiados. 6Fujam para Társis! Lamentem, moradores do litoral (NAA).

(Is 23.7-9) 7É esta a cidade jubilosa que existe desde tempos muito antigos, cujos pés levaram a conquistar terras distantes? (NVI) 8Quem decretou isso contra Tiro, a cidade distribuidora de coroas, cujos mercadores são príncipes e cujos negociantes são os mais nobres da terra? 9O Senhor Yahweh dos Exércitos decretou isso, para abater o orgulho de toda beleza e humilhar os mais nobres da terra (NAA).

(Is 23.10-12) 10Cultive a sua terra como se cultiva as margens do Nilo, ó povo de Társis, pois você não tem mais porto (NVI). 11O Senhor Yahweh estendeu a mão sobre o mar e sacudiu os reinos da terra. Pronunciou-se contra a Fenícia e ordenou que suas fortalezas fossem destruídas (NVT). 12Ele disse: “Nunca mais você irá se alegrar, ó oprimida virgem filha de Sidom! Levante-se, vá até Chipre, mas nem ali você terá descanso” (NAA).

(Is 23.13-14) 13Olhem para a terra dos babilônios, esse é o povo que não existe mais! Os assírios o deixaram para as criaturas do deserto; ergueram torres de vigia, despojaram suas cidadelas e fizeram dela uma ruína (NVI). 14Lamentem, navios de Társis, porque aquela que era a fortaleza de vocês foi destruída! (NAA)

(Is 23.15-18) 15Naquele dia, Tiro ficará no esquecimento por setenta anos, o tempo de vida de um rei. Mas no fim dos setenta anos acontecerá com Tiro o que diz a canção da prostituta: 16“Pegue a harpa, rodeie a cidade, ó prostituta esquecida; toque bem, cante muitas canções, para que se lembrem de você” (NAA). 17Depois de setenta anos, o Senhor Yahweh fará Tiro renascer. Contudo, não será diferente do que era antes. Voltará a ser prostituta de todos os reinos do mundo (NVT). 18Mas o seu lucro e a sua renda serão separados para o Senhor Yahweh ; não serão guardados nem depositados. Seus lucros irão para os que vivem na presença do Senhor Yahweh , para que tenham bastante comida e roupas finas (NVI).

CENÁRIO HISTÓRICO: Nascimento de Manassés (filho de Ezequias) (Aproximadamente 709 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Isaías com 58 anos (Profeta do Reino de Judá)
  • Ezequias com 49 anos (filho de Acaz)
  • 24º ano do reinado de Ezequias (co-regente) (filho de Acaz) sobre Judá
  • 19º ano do reinado de Ezequias (oficial) sobre Judá
CENÁRIO HISTÓRICO: Sargão II morre e é sucedido por Senaqueribe ( (Reino da Assíria) (Aproximadamente 709 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Isaías com 58 anos (Profeta do Reino de Judá)
  • Ezequias com 49 anos (filho de Acaz)
  • 24º ano do reinado de Ezequias (co-regente) (filho de Acaz) sobre Judá
  • 19º ano do reinado de Ezequias (oficial) sobre Judá
  • Manassés (Recém-nascido) (filho de Ezequias)

OUTROS REINOS: REINO DA ASSÍRIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha carregando...

Você não pode copiar o conteúdo desta página.