• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 185

185º Dia – 4 de Julho

O REINO DIVIDIDO: ISRAEL AO NORTE E JUDÁ AO SUL

REINO DE ISRAEL: CIDADE DE SAMARIAProfeta Miqueias: Ameaças contra Sacerdotes e Profetas

(Mq 3.1-4) 1“Eu disse: ‘Escutem agora, governantes de Jacó e chefes da casa de Israel: Por acaso não é a vocês que compete conhecer a justiça? 2Mas vocês odeiam o bem e amam o mal; arrancam a pele do meu povo e a carne de cima dos seus ossos (NAA). 3Sim, comem a carne de meu povo; arrancam sua pele e quebram seus ossos. Cortam-no em pedaços, como carne para a panela’” (NVT). 4Um dia eles hão de invocar o Senhor, mas ele não os ouvirá; naquele tempo, esconderá deles a sua face, por causa do mal que praticaram (NAA).

(Mq 3.5-6) 5Assim diz o Senhor aos profetas que fazem o meu povo desviar-se; quando lhes dão o que mastigar, proclamam paz, mas proclamam guerra santa contra quem não lhes enche a boca (NVI): 6“Por isso, vocês terão noites sem visões; vocês terão trevas sem adivinhações. O sol se porá sobre os profetas, e o dia se transformará em escuridão” (NAA).

(Mq 3.7-8) 7Os videntes serão envergonhados, e os adivinhos serão humilhados. Todos eles colocarão a mão sobre a boca, porque não haverá resposta de Deus. 8Quanto a mim, estou cheio do poder do Espírito do Senhor, cheio de justiça e de força, para declarar a Jacó a sua transgressão e a Israel, o seu pecado (NAA).

Profeta Isaías: Julgamento contra a Síria e contra Israel (Dois anos antes da invasão da Assíria)

(Is 8.1-2) 1O Senhor me disse: “Tome uma placa de bom tamanho e nela escreva de forma legível: Maher-Shalal-Hash-Baz. 2E chame o sacerdote Urias, e Zacarias, filho de Jeberequias, como testemunhas de confiança” (NVI).

(Is 8.3-4) 3Então deitei-me com a profetisa, minha mulher, e ela engravidou e deu à luz um filho. E o Senhor me disse: “Dê-lhe o nome de Maher-Shalal-Hash-Baz. 4Pois, antes que ele aprenda a dizer ‘papai’ ou ‘mamãe’, o rei da Assíria levará embora todas as riquezas de Damasco e de Samaria” (NVI).

O Reino de Israel torna-se tributário da Assíria

(2Rs 17.3) 3Salmaneser, rei da Assíria, fez guerra contra Oseias, e este ficou sendo servo dele e lhe pagava tributo (NAA).

A Prisão do rei Oseias

(2Rs 17.4) 4Oseias, porém, conspirou contra o rei da Assíria. Deixou de pagar o tributo anual e pediu ajuda a Sô, rei do Egito. Quando o rei da Assíria descobriu a traição de Oseias, mandou colocá-lo na prisão (NVI).

Profeta Oseias: O Senhor irá punir Israel

(Os 9.1-2) 1Não se alegre, Israel, nem exulte como os outros povos. Porque você se prostituiu, abandonando o seu Deus. Você gostou de receber o pagamento de prostituta em todas as eiras de cereais (NAA). 2Mas daqui a pouco não haverá trigo nem azeite, e faltará vinho (NTLH).

(Os 9.3-4) 3Vocês não permanecerão na terra do Senhor; em vez disso, voltarão para o Egito e, na Assíria, comerão alimentos impuros. 4Ali não apresentarão ofertas de vinho ao Senhor; seus sacrifícios não o agradarão. Serão impuros, como o alimento tocado por uma pessoa de luto; todos que apresentarem esses sacrifícios se contaminarão. Eles próprios comerão o alimento, mas não poderão oferecê-lo ao Senhor (NVT).

(Os 9.5-6) 5O que farão vocês no dia de suas Festas fixas, nos dias de Festa do Senhor? 6Vejam! Fogem da destruição, mas o Egito os ajuntará, e Mênfis os sepultará. Os seus tesouros de prata as urtigas vão herdar; os cardos cobrirão totalmente as suas tendas (NVI).

(Os 9.7-9) 7Os dias de castigo vêm, os dias de punição estão chegando. Que Israel o saiba. Por serem tantos os pecados, e tanta a hostilidade de vocês, o profeta é considerado um tolo, o homem inspirado, um louco violento. 8O profeta, junto ao meu Deus, é a sentinela que vigia Efraim, contudo, laços o aguardam em todas as suas veredas, e a hostilidade no Templo do seu Deus (NVI). 9Eles se afundaram na corrupção, como nos dias de Gibeá. O Senhor se lembrará das suas injustiças e castigará os pecados que eles cometeram (NAA).

(Os 9.10) 10“Quando encontrei você, Israel, foi como encontrar uvas no deserto. Quando vi seus antepassados, foi como ver os primeiros figos maduros. Mas eles me abandonaram por causa de Baal-Peor e se entregaram à vergonhosa idolatria. Logo se tornaram tão repugnantes quanto o ídolo que adoravam” (NVT).

(Os 9.11-12) 11“A glória de Efraim lhe fugirá como pássaro: nenhum nascimento, nenhuma gravidez, nenhuma concepção (NVI). 12Ainda que venham a criar os seus filhos, eu os privarei deles, para que não fique nem um sequer. Ai deles, quando deles eu me afastar!” (NAA)

(Os 9.13-14) 13“Aos meus olhos, Efraim era como Tiro, plantado num lugar agradável; mas Efraim levará os seus filhos ao matador” (NAA). 14Ó Senhor, o que devo pedir para teu povo? Pedirei ventres que não deem à luz e seios que não deem leite (NVT).

(Os 9.15-17) 15“Toda a perversidade deles começou em Gilgal; ali comecei a odiá-los. Eu os expulsarei de minha terra por causa de suas maldades. Não os amarei mais, porque todos os seus líderes são rebeldes (NVT). 16Efraim está ferido. Secaram-se as suas raízes; não dará fruto. E mesmo que as mulheres voltem a dar à luz, eu matarei esses filhos queridos”. 17O meu Deus os rejeitará, porque não lhe dão ouvidos; e andarão sem rumo entre as nações (NAA).

Profeta Oseias: Israel semeou Maldade e colherá Destruição

(Os 10.1-2) 1Israel era uma videira de ramagem viçosa, que dava o seu fruto. Quanto mais abundantes os frutos, maior o número de altares; quanto mais a terra produzia, tanto mais embelezavam as colunas sagradas (NAA). 2O coração deles é enganoso, e agora devem carregar sua culpa. O Senhor demolirá os seus altares e destruirá suas colunas sagradas (NVI).

(Os 10.3-4) 3Então eles dirão: “Não temos rei, pois não tememos o Senhor. Mas, ainda que tivéssemos rei, o que ele poderia fazer por nós?” 4Proferem palavras vazias e fazem alianças que não pretendem cumprir. Por isso disputas legais brotam em seu meio, como ervas daninhas num campo arado (NVT).

(Os 10.5-6) 5O povo que mora em Samaria teme pelo ídolo em forma de bezerro de Bete-Áven. Seu povo pranteará por ele, como também os seus sacerdotes idólatras, que se regozijavam por seu esplendor; porque foi tirado deles e levado para o exílio. 6Sim, até ele será levado para a Assíria como tributo para o grande rei. Efraim sofrerá humilhação; e Israel será envergonhado pelo seu ídolo de madeira (NVI).

(Os 10.7-8) 7Samaria e seu rei serão arrastados como um graveto nas águas (NVI). 8Os lugares altos de Áven, que são o pecado de Israel, serão destruídos; espinhos e ervas daninhas crescerão sobre os seus altares. E o povo dirá aos montes: “Cubram-nos!” E às colinas: “Caiam em cima de nós!” (NAA)

Profeta Oseias: Deus dá a sentença contra Israel

(Os 10.9-10) 9“Desde os dias de Gibeá, você pecou, ó Israel, e nesse pecado você permaneceu. Será que a batalha contra os filhos da perversidade não há de alcançá-los em Gibeá? 10Eu os castigarei na medida do meu desejo. Os povos se ajuntarão contra eles, quando eu os punir por causa de sua dupla transgressão” (NAA).

(Os 10.11-15) 11“Porque Efraim era uma bezerra domada, que gostava de pisar o trigo na eira. Coloquei o jugo sobre o seu belo pescoço; atrelei Efraim ao carro. Judá lavrará, Jacó lhe desfará os torrões” (NAA). 12Então eu disse: “Semeiem a justiça e colham a misericórdia. Lavrem o campo não cultivado, porque é tempo de buscar o Senhor, até que ele venha, e chova a justiça sobre vocês” (NAA). 13Mas vocês cultivaram a maldade e juntaram uma farta colheita de pecados. Comeram o fruto das mentiras ao confiar em carros de guerra. e em seus grandes exércitos. 14Agora os horrores da guerra surgirão no meio de seu povo. Todas as suas fortalezas cairão, como quando Salmã destruiu Bete-Arbel. Até mães e crianças foram despedaçadas ali (NVT). 15Assim se fará com você, ó Betel, por causa da sua grande maldade. Ao amanhecer, o rei de Israel será totalmente destruído (NAA).

Profeta Oseias: O Amor do Senhor por Israel e a Ingratidão do Povo

(Os 11.1-4) 1“Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei o meu filho (NAA). 2Mas, quanto mais o chamava, mais ele se afastava de mim; oferecia sacrifícios às imagens de Baal e queimava incenso aos ídolos (NVT). 3Mas fui eu que ensinei Efraim a andar; tomei-os nos meus braços, mas eles não entenderam que era eu que os curava (NAA). 4Guiei Israel com meus laços de amor. Tirei o jugo de seu pescoço e eu mesmo me inclinei para alimentá-lo” (NVT).

(Os 11.5-7) 5“Mas, porque meu povo não quer voltar para mim, voltará para o Egito e será obrigado a viver na Assíria. 6A guerra devastará suas cidades, e os inimigos derrubarão suas portas. Destruirão os israelitas, por causa de suas tramas. 7Pois meu povo está decidido a me abandonar; eles me chamam Altíssimo, mas não me honram de verdade” (NVT).

(Os 11.8-9) 8“Como eu poderia desistir de você, Israel? Como poderia deixá-lo? Como poderia destruí-lo como Admá ou arrasá-lo como Zeboim? Meu coração está dilacerado, e minha compaixão transborda (NVT). 9Não executarei o furor da minha ira; não voltarei para destruir Efraim. Porque eu sou Deus e não homem; sou o Santo no meio de vocês. Não virei com ira” (NAA).

(Os 11.10-11) 10“Pois, um dia, meu povo me seguirá; eu, o Senhor, rugirei como leão, e, quando eu rugir, meu povo retornará, tremendo, desde o oeste. 11Como um bando de aves, virão do Egito; tremendo como pombas, voltarão da Assíria. Eu os trarei de volta para casa”, diz o Senhor (NVT).

(Os 11.12) 12“Efraim me cercou com mentiras, e a casa de Israel, com engano; mas Judá ainda está do lado de Deus e permanece fiel ao Santo” (NAA).

(Os 12.1) 1Efraim apascenta o vento e persegue o vento leste o dia inteiro. Multiplica mentiras e destruição. Faz aliança com a Assíria, mas o azeite é levado para o Egito (NAA).

(Os 12.8-9) 8“Efraim orgulha-se e exclama: ‘Como fiquei rico e abastado! Em todos os trabalhos que realizei, não encontrarão em mim nenhum crime ou pecado’. 9Mas eu sou o Senhor, o seu Deus, desde a terra do Egito; farei vocês voltarem a morar em tendas, como no dia de suas Festas Fixas” (NVI).

(Os 12.10-11) 10Enviei meus profetas para adverti-los com muitas visões e parábolas. 11Mas os habitantes de Gileade não valem nada, por causa de seu pecado. Em Gilgal também sacrificam bois; seus altares são enfileirados como montes de pedras à beira de um campo arado” (NVT).

(Os 12.12-14) 12Jacó fugiu para a terra de Arã e ali cuidou de ovelhas para obter uma esposa (NVT). 13O Senhor usou um profeta para tirar Israel do Egito, e por meio de um profeta cuidou dele (NVI). 14Efraim amargamente o provocou à ira; por isso, o seu Senhor fará com que ele pague pelo sangue que derramou e lhe retribuirá pelas suas afrontas (NAA).

Profeta Oseias: O Castigo Definitivo contra Israel

(Os 13.1-3) 1Quando Efraim falava, os homens tremiam; ele era exaltado em Israel. Mas tornou-se culpado da adoração de Baal e começou a morrer. 2Agora eles pecam cada vez mais; com sua prata fazem ídolos de metal para si, imagens modeladas com muita inteligência, todas elas obras de artesãos. Dizem desse povo: “Eles oferecem sacrifício humano e beijam os ídolos feitos em forma de bezerro”. 3Por isso serão como a neblina da manhã, como o orvalho que bem cedo evapora, como palha que num redemoinho vai-se de uma eira, como a fumaça que sai pela chaminé (NVI).

(Os 13.4-8) 4“Mas eu sou o Senhor, o seu Deus, desde a terra do Egito. Vocês não reconhecerão nenhum outro Deus além de mim, nenhum outro Salvador senão a mim (NVI). 5Cuidei de vocês no deserto, naquela terra seca e sedenta (NVT). 6Quando tinham comida, eles se fartaram, e, uma vez fartos, seu coração se encheu de orgulho; por isso, se esqueceram de mim. 7Portanto, serei para eles como um leão; como um leopardo, ficarei espreitando no caminho (NAA). 8Como uma ursa da qual roubaram os filhotes, arrancarei seu coração. Como uma leoa faminta os devorarei, e como um animal selvagem os despedaçarei” (NVT).

(Os 13.9-11) 9“A sua ruína, ó Israel, vem de você, e só de mim, o seu socorro. 10Onde está, agora, o seu rei, para que o salve em todas as suas cidades? E os seus juízes, dos quais você disse: ‘Dê-me um rei e príncipes?’ 11Eu lhe dei um rei na minha ira, e o tirei de você no meu furor” (NAA).

(Os 13.12-14) 12A culpa de Efraim foi acumulada, e seu pecado, armazenado para o castigo. 13O povo sentiu dores, como as dores do parto, mas é insensato como uma criança que não quer nascer. A hora do nascimento chegou, mas ele fica no ventre. Devo resgatá-los da sepultura? Devo redimi-los da morte? Ó morte, traga seus horrores! Ó sepultura, traga suas pragas! Pois não terei compaixão deles” (NVT).

(Os 13.15-16) 15Efraim é o mais próspero de seus irmãos, mas um vento leste, uma rajada do Senhor, se levantará no deserto. Suas fontes se esgotarão, e seus poços secarão. Todas as suas riquezas serão saqueadas e levadas embora (NVT). 16Samaria levará sobre si a sua culpa, porque se rebelou contra o seu Deus; cairá à espada, seus filhos serão despedaçados, e as suas mulheres grávidas serão abertas pelo meio (NAA).

Profeta Oseias: Um chamado para voltar ao Senhor

(Os 14.1-3) 1Volte, ó Israel, para o Senhor, para o seu Deus. Seus pecados causaram sua queda! (NVI) 2Tragam palavras de arrependimento e convertam-se ao Senhor, dizendo: “Perdoa toda a nossa iniquidade, aceita o que é bom e, em vez de novilhos, os sacrifícios dos nossos lábios (NAA). 3A Assíria não nos pode salvar; não montaremos cavalos de guerra. Nunca mais diremos: ‘Nossos deuses’ àquilo que as nossas próprias mãos fizeram, porque o Senhor ama o órfão” (NVI).

(Os 14.4-7) 4“Eu curarei a infidelidade deles e os amarei de todo o meu coração, pois a minha ira desviou-se deles (NVI). 5Serei para Israel como o orvalho refrescante. Israel florescerá como o lírio; lançará raízes profundas no solo, como os cedros do Líbano (NVT). 6Os seus ramos se estenderão, o seu esplendor será como o da oliveira, e a sua fragrância, como a do cedro do Líbano (NAA). 7Os que habitavam à sua sombra voltarão. Reviverão como o trigo. Florescerão como a videira, e a fama de Israel será como o do vinho do Líbano” (NVI).

Profeta Oseias: Apelo Final

(Os 14.8-9) 8“Ó Efraim, que tenho eu a ver com os ídolos? Sou eu que ouço as suas orações e cuido de você! Eu sou como o cipreste verde; de mim procede o seu fruto” (NAA). 9Quem for sábio, entenda estas coisas; quem tiver discernimento, ouça com atenção. Os caminhos do Senhor são retos, e neles andam os justos. Mas, nesses mesmos caminhos, os pecadores tropeçam e caem (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.