• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 006

6º Dia – 6 de Janeiro

CONTINUAÇÃO DA HISTÓRIA DE JÓ

CENÁRIO HISTÓRICO: A 1ª Fala de Bildade – Incentivo a Buscar Deus (Aproximadamente 1.967 a.C.)CURIOSIDADES

  • Sem com 450 anos (Filho de Noé)
  • Arfaxade com 350 anos (Neto de Noé)
  • Selá com 315 anos (Bisneto de Noé)
  • Héber com 285 anos (Trineto de Noé)
  • Reú com 221 anos (Triavô de Abraão)
  • Serugue com 189 anos (Bisavô de Abraão)
  • Terá com 130 anos (Pai de Abraão)
  • Harã com 60 anos (Irmão de Abraão)
  • Jó com 60 anos
  • Naor com 30 anos (Irmão de Abraão)
  • Abraão e Ló (Recém-nascidos)

TERRA DE UZ

(Jó 8.1-7) 1Então Bildade, o suíta, tomou a palavra e disse: 2“Até quando você falará estas coisas? E até quando as palavras da sua boca serão como um vento impetuoso? 3Será que Deus El perverteria o direito? Será que o Todo-Poderoso Shadday perverteria a justiça? (NAA) 4Certamente seus filhos pecaram contra ele e, por isso, receberam o castigo devido (NVT). 5Mas, se você procurar a Deus El e implorar junto ao Todo-Poderoso Shadday , 6se você for íntegro e puro, ele se levantará agora mesmo em seu favor e o restabelecerá no lugar que por justiça cabe a você (NVI). 7E você verá que o que tinha antes era pouco, comparado com o que Deus lhe dará” (BV).

Deus Não Abandona os Retos

(Jó 8.8-10) 8Pergunta às gerações passadas e medita a experiência dos antepassados (BJ). 9Porque nós somos de ontem e nada sabemos; pois os nossos dias sobre a Terra são como a sombra (NAA). 10Eles, porém, te instruirão e falarão contigo, e em sua experiência encontrarão palavras adequadas” (BJ).

(Jó 8.11-22) 11Pode o papiro crescer fora do pântano? Ou cresce o junco sem água? (NAA) 12Verdes ainda e mesmo sem serem cortados, eles secam antes das outras ervas. 13Assim acontece com os que esquecem de Deus El ; assim dá em nada a esperança dos maus. 14A segurança deles é um fio de linha; a sua confiança é como uma teia de aranha (NTLH). 15Ele se encosta em sua casa, mas ela não resiste; agarra-se a ela, mas ela não fica em pé (NAA). 16O ímpio é como a planta verdejante que cresce ao sol; seus ramos se espalham pelo jardim (NVT), 17entrelaça as raízes em torno de um monte de pedras e procura um lugar entre as rochas. 18Mas, quando é arrancada do seu lugar, este o rejeita e diz: ‘Nunca o vi’ (NVI). 19Esse é o fim de sua vida, e do solo brotam outras plantas que tomam seu lugar (NVT). 20Esteja certo de que Deus El não abandona as pessoas honestas, nem dá a mão para ajudar os maus (NTLH). 21Voltará a encher sua boca de riso, e seus lábios, de gritos de alegria. 22Os que odeiam você serão cobertos de vergonha, e o lar dos perversos será destruído” (NVT).

Resposta de Jó à BildadeJó Lamenta por Ser Impossível Responder a Deus

(Jó 9.1-13) 1Então em resposta Jó disse (NTLH): 2“Sim, eu sei que tudo isso é verdade de modo geral, mas como alguém pode ser inocente aos olhos de Deus El ? (NVT) 3Ainda que quisesse discutir com ele, não conseguiria argumentar nem uma vez em mil (NVI). 4A sua sabedoria é profunda, e o seu poder é grande; quem pode desafiá-lo e vencer? 5Sem aviso ele muda de lugar os montes e na sua ira os destrói (NTLH). 6Sacode a Terra de seu lugar e faz tremer seus alicerces (NVT). 7Fala com o sol, e ele não brilha; ele veda e esconde a luz das estrelas (NVI). 8Sozinho, Ele formou os céus! Ele anda sobre as grandes ondas do oceano (BV). 9Ele é o Criador da Ursa MaiorA Ursa Maior é uma constelação no hemisfério norte. É notável por seu formato distintivo de “carroça” ou “panela” e contém a famosa estrela Polar, usada como referência de direção. e do ÓrionÓrion é uma das constelações mais reconhecíveis no céu noturno. Caracteriza-se pelas três estrelas alinhadas conhecidas como “Cinturão de Órion” ou “Três Marias”., das PlêiadesAs Plêiades são um aglomerado estelar aberto na constelação de Touro, composto por estrelas jovens e brilhantes. e das constelações do sulAs constelações do sul são agrupamentos aparentes de estrelas vistas do hemisfério sul da Terra. Muitas constelações do sul não são visíveis ou são apenas parcialmente visíveis a partir de latitudes mais ao norte. Algumas das constelações notáveis do hemisfério sul incluem Cruzeiro do Sul, Peixe Voador e Centauro. (NVI). 10Ele faz grandes coisas, maravilhosas demais para entender, e realiza milagres incontáveis (NVT). 11Eis que passa por diante de mim, e não o vejo; e torna a passar perante mim, e não o sinto (ACF). 12Se Deus quer ficar com alguma coisa, quem pode impedi-lo? Quem se atreve a perguntar: ‘O que estás fazendo?’ (NTLH) 13E Deus Eloah não restringe a sua ira; debaixo dele se encurvam os aliados de RaabeRaabe é uma representação simbólica da resistência feroz que Deus pode encontrar e subjugar. Essa referência não descreve um monstro, mas simbolicamente aborda a soberania divina sobre as forças caóticas. (ECA).

Jó Argumenta que o Mundo está Entregue às Mãos dos Maus

(Jó 9.14-24) 14Como então poderei eu discutir com ele? Como achar palavras para com ele argumentar? (NVI) 15Ainda que eu tivesse razão, eu não responderia. Ele é o meu Juiz; só posso pedir misericórdia (NTLH). 16Mesmo que eu o chamasse e ele me respondesse, não creio que me daria ouvidos. 17Ele me esmagaria com uma tempestade e sem motivo multiplicaria minhas feridas (NVI). 18Ele não me deixa nem respirar e enche de amargura a minha vida (NTLH). 19Se é questão de força, ele é poderoso! E se é questão de justiça, quem o intimará? 20Mesmo sendo eu inocente, minha boca me condenaria; 21se eu fosse íntegro, ela me declararia culpado (NVI). Sou íntegro? Eu mesmo já não sei, desprezo a existência! (BJ) 22Para mim, é tudo a mesma coisa; por isso, digo que Deus destrói tanto os bons como os maus (NTLH). 23Quando uma praga vem repentinamente, ele ri da morte dos inocentes (NVT). 24A Terra está entregue nas mãos dos ímpios, e Deus ainda cobre o rosto dos juízes. Se ele não é o causador disso, quem seria?” (NAA)

Jó se Queixa que Não Há Quem Interceda a seu Favor

(Jó 9.25-35) 25“Os meus dias correm mais depressa do que um atleta; eles fogem sem ter visto a felicidade (NTLH). 26Minha vida passou depressa e desapareceu como um barco veloz, como a águia que se lança sobre sua vítima (BV). 27Se eu disser: ‘Vou esquecer a minha queixa, vou mudar o meu semblante e sorrir’ (NVI), 28nada disso adianta porque as minhas dores não me deixam em paz e porque eu sei que Deus não me considerará inocente (BV). 29Uma vez que já fui considerado culpado, por que deveria eu lutar em vão? (NVI) 30Mesmo que eu me lave com a água mais pura e limpe minhas mãos com soda cáustica (BV), 31Deus me joga na lama, e até a minha roupa tem nojo de mim (NTLH). 32Ele não é homem como eu, para que eu lhe responda, e nos enfrentemos em juízo (NVI). 33Não existe um árbitro entre nós, que ponha a mão sobre nós dois (BJ). 34Alguém que afastasse de mim a vara de Deus, para que o seu terror não mais me assustasse! 35Então eu falaria sem medo; mas não é esse o caso” (NVI).

Jó Protesta Contra a Severidade de Deus

(Jó 10.1-7) 1“Estou cansado de viver. Vou me desabafar e falar da amargura que tenho no coração (NTLH). 2Pedirei a Deus Eloah : ‘Não me condene!’ Faça-me saber o que tem contra mim (NVT). 3Tem prazer em oprimir-me, em rejeitar a obra de tuas mãos, enquanto sorri para o plano dos ímpios? (NVI) 4Por acaso, tem olhos, como nós? Será que vê as coisas como nós vemos? 5Por acaso, a tua vida é tão curta como a nossa? Será que vive tão pouco quanto os seres humanos? 6Então por que procura saber de todos os meus pecados? Por que se informa das maldades que cometi? 7Pois sabe que não sou culpado e que ninguém pode me salvar das tuas mãos” (NTLH).

(Jó 10.8-17) 8As tuas mãos me fizeram, me deram forma e agora essas mesmas mãos me destroem. 9Lembra que me fez de barro; vai me fazer virar pó outra vez? (NTLH) 10Acaso não me despejou como leite e não me coalhou como queijo? (NVI) 11Formou o meu corpo de ossos e nervos e os cobriu com carne e pele (NTLH). 12Deu-me vida e foi bondoso para comigo, e na tua providência cuidou do meu espírito (NVI). 13Em todo esse tempo, havia um propósito secreto em seu coração; mas agora, eu sei bem qual é esse propósito (BV). 14O Senhor queria ver se eu ia pecar para depois me negar o teu perdão. 15Se sou culpado, estou perdido; se sou inocente, não tenho coragem para levantar a cabeça, pois fico envergonhado quando olho para a minha desgraça. 16Se levanto a cabeça, orgulhoso da minha inocência, o Senhor, como um leão, me persegue; e até faz milagres para me destruir (NTLH). 17Traz novas testemunhas contra mim e contra mim aumenta a tua ira; teus exércitos atacam-me em batalhões sucessivos (NVI).

(Jó 10.18-22) 18“Por que, então, me tirou do ventre de minha mãe? Por que não me deixou morrer antes de vir ao mundo? (NVT) 19Teria sido como alguém que nunca existiu e já do ventre teria sido levado à sepultura (NAA). 20A minha vida está chegando ao fim. Então me deixa em paz! Deixa que eu tenha um pouco de alegria (NTLH) 21antes que eu vá para o lugar de que não voltarei, à terra da escuridão e da sombra da morte (ACF), 22terra de negridão, de profunda escuridade, terra da sombra da morte e do caos, onde a própria luz é tenebrosa” (ARA).

A 1ª Fala de ZofarZofar Acusa Jó de Iniquidade

(Jó 11.1-6) 1Então Zofar, da região de Naamá, em resposta disse: 2Será que todo esse palavrório vai ficar sem resposta? Por acaso, quem fala muito é quem tem razão? (NTLH) 3Você pensa que elogiando a si mesmo será capaz de calar outras pessoas? Pensa que pode zombar e desafiar a Deus sem ser repreendido por alguém? (BV) 4Pois você diz: ‘A minha doutrina é pura, e sou limpo aos olhos de Deus’ (NAA). 5Ah, quem dera que Deus Eloah falasse e dissesse o que Ele pensa a respeito de você! (BV) 6Se ao menos lhe revelasse os segredos da sabedoria, pois a verdadeira sabedoria não é coisa simples! Escute! Deus Eloah sem dúvida o está castigando muito menos do que você merece (NVT).

(Jó 11.7-12) 7“Acaso você pode desvendar os mistérios de Deus Eloah e descobrir tudo sobre o Todo-Poderoso Shadday ? (NVT) 8São mais altos que os céus! Que é que você poderá fazer? São mais profundos que as profundezas! O que você poderá saber? 9Seu comprimento é maior do que a Terra e a sua largura é maior do que o mar (NVI). 10Se Deus passar e prender alguém e o levar para ser julgado, quem o poderá impedir? (NTLH) 11Deus conhece os homens falsos e, sem esforço, vê a iniquidade (NAA). 12Mas o homem vão é falto de entendimento; sim, o homem nasce como a cria do jumento montês” (ACF).

(Jó 11.13-20) 13Contudo, se você lhe consagrar o coração, e estender as mãos para ele; 14se afastar das suas mãos o pecado, e não permitir que a maldade habite em sua tenda, 15então você levantará o rosto sem envergonhar-se; serás firme e destemido. 16Você esquecerá as suas desgraças, lembrando-as apenas como águas passadas (NVI). 17A sua vida brilhará mais do que o sol do meio-dia, e as suas horas mais escuras serão claras como o amanhecer (NTLH). 18Você estará confiante, graças a esperança que haverá; olhará ao redor, e repousará em segurança. 19Você se deitará, e ninguém lhe causará medo, e muitos procurarão o seu favor (NVI). 20Os perversos, porém, ficarão cegos, sem ter para onde fugir; sua única esperança será a morte” (NVT).

Resposta de Jó à ZofarJó é Irônico com seus Amigos

(Jó 12.1-6) 1Então em resposta Jó disse (NTLH): 2Sem dúvida vocês são o povo, e a sabedoria morrerá com vocês! 3Mas eu tenho a mesma capacidade de pensar que vocês têm; não sou inferior a vocês. Quem não sabe dessas coisas? 4Tornei-me objeto de riso para os meus amigos, eu que clamava a Deus Eloah e ele me respondia, eu, íntegro e irrepreensível, um mero objeto de riso! (NVI) 5Os que estão seguros desprezam os desgraçados e empurram os que estão para cair (NTLH). 6Os opressores têm paz em suas tendas, e os que provocam a Deus El estão seguros; o deus deles é a sua própria força” (NAA).

Deus Faz o que Quer

(Jó 12.7-11) 7Pergunte, porém, aos animais, e eles o ensinarão, ou às aves do céu, e elas lhe contarão (NVI); 8ou fale com a Terra, e ela o instruirá; até os peixes do mar lhe contarão (NAA). 9Quem de todos eles ignora que a mão do Senhor Yahweh fez isso? (NVI) 10Na sua mão está a vida de todos os seres vivos e o espírito de todo o gênero humano (NAA). 11Meus amigos, assim como os ouvidos julgam o valor das palavras, e o paladar prova os alimentos, assim escuto o que vocês dizem, mas só aceito aquilo que acho certo” (NTLH).

(Jó 12.12-25) 12A sabedoria se acha entre os idosos? A vida longa traz entendimento? 13Deus é que tem sabedoria e poder; a ele pertencem o conselho e o entendimento. 14O que ele derruba não se pode reconstruir; aquele a quem ele aprisiona ninguém pode libertar. 15Se ele retém as águas, predomina a seca; se as solta, devastam a Terra. 16A ele pertencem a força e a sabedoria; tanto o enganado quanto o enganador a ele pertencem (NVI). 17Ele tira das autoridades a sabedoria e faz com que os líderes percam o juízo (NTLH). 18Ele acaba com a autoridade dos reis e eles são presos como escravos (BV). 19Deus afasta os Sacerdotes do seu ofício; ele derruba os que estão no poder (NTLH). 20Cala os lábios dos conselheiros de confiança, e tira o discernimento dos anciãos (NVI). 21Ele faz os príncipes serem desprezados e enfraquece os poderosos (BV). 22Deus revela os segredos escondidos nas trevas e faz a luz brilhar na escuridão mais completa (NTLH). 23Dá grandeza às nações, e as destrói; faz crescer as nações, e as dispersa (NVI). 24Ele faz com que os líderes das nações percam o juízo e os leva por desertos sem caminhos (NTLH). 25Andam às escuras, tentando achar seu caminho como cegos, tropeçando e caindo como bêbados” (BV).

Os Conselhos dos Amigos de Jó Não Acrescentam Nada

(Jó 13.1-5) 1“Eis que os meus olhos viram tudo isso, e os meus ouvidos o ouviram e entenderam (NAA). 2O que vocês sabem, eu também sei; não sou inferior a vocês. 3Mas desejo falar ao Todo-Poderoso Shadday e defender a minha causa diante de Deus El (NVI). 4Vocês disfarçam a sua ignorância com mentiras; são como médicos que não curam ninguém (NTLH). 5Se vocês calassem a boca mostrariam mais sabedoria do que me dando esses conselhos tolos!” (BV)

Jó Faz a sua Defesa Diante de Deus

(Jó 13.6-12) 6Ouça agora a minha defesa, e escutem os argumentos dos meus lábios (ACF). 7Será que para defender a Deus El vocês vão dizer mentiras? Vão falar palavras enganosas a favor dele? (NTLH) 8Será que Deus El ficaria satisfeito em ver que vocês torcem a verdade para provar que Ele está certo? (BV) 9Tudo iria bem, se ele os examinassem? Vocês conseguiriam enganá-lo, como podem enganar os homens? 10Com certeza ele os repreenderia, se no íntimo vocês fossem parciais. 11O esplendor dele não os aterrorizaria? O pavor dele não cairia sobre vocês? (NVI) 12Suas belas palavras valem tanto quanto um punhado de cinza. As bases de sua filosofia são fracas como colunas feitas de barro” (BV).

(Jó 13.13-18) 13Fiquem quietos por algum tempo e deixem-me falar; estou pronto a sofrer as consequências (BV). 14Sim, porei minha vida em risco e direi o que penso de fato. 15Ainda que Deus me mate, ele é minha única esperança; apresentarei a ele minha causa (NVT). 16Aliás, isso será a minha libertação, pois nenhum ímpio ousaria apresentar-se a ele! 17Escutem atentamente as minhas palavras; que os seus ouvidos acolham o que eu digo (NVI). 18Estou pronto para defender a minha causa e sei que estou com a razão” (NTLH).

(Jó 13.19-28) 19Haverá quem me acuse? Se houver, ficarei calado e morrerei. 20Concede-me só estas duas coisas, ó Deus, e não me esconderei de ti (NVI): 21‘Remove tua mão de cima de mim e não me assuste com tua temível presença (NVT). 22Chama-me, e eu responderei, ou deixa-me falar, e o Senhor responderá’. 23Quantos erros e pecados cometi? Mostra-me a minha falta e o meu pecado (NVI). 24Por que o Senhor se esconde de mim e me considera seu inimigo? 25Eu sou frágil, e sem valor como uma folha levada pelo vento, como um pedaço de palha seca; por que, então, se incomoda comigo e me persegue tão duramente? (BV) 26Escreve acusações amargas contra mim e traz à tona os pecados de minha juventude (NVT). 27Acorrenta os meus pés e vigia todos os meus caminhos, pondo limites aos meus passos (NVI). 28O Senhor faz tudo isso, apesar de eu ser apenas como um tronco de árvore, caído e podre; como um trapo velho, comido pelas traças” (BV).

Jó Medita Sobre a Brevidade da Vida

(Jó 14.1-12) 1O homem nascido de mulher vive pouco tempo e passa por muitas dificuldades (NVI). 2Como uma flor, nasce e depois murcha; como uma sombra passageira, some depressa (NVT). 3E é sobre alguém assim que crava os olhos e o leva a julgamento contigo? (BJ) 4Quem pode extrair algo puro da impureza? Ninguém! (NVI) 5O Senhor já marcou quantos meses e dias cada um vai viver; isso está resolvido, e ninguém pode mudar (NTLH). 6Por isso desvia dele o teu olhar, e deixa-o, até que ele cumpra o seu tempo como trabalhador contratado (NVI). 7Até uma árvore cortada tem esperança, pois pode voltar a produzir ramos e folhas (BV). 8Mesmo que as suas raízes envelheçam, e o seu toco morra na terra (NTLH), 9ainda assim, com o cheiro de água ela brotará e dará ramos como se fosse muda plantada (NVI). 10Mas, quando alguém morre, está acabado; depois de entregar a alma, para onde vai? (NTLH) 11Assim como a água desaparece do mar e o leito do rio perde as águas e seca, 12assim o homem se deita e não se levanta; até quando os céus já não existirem, os homens não acordarão e não serão despertados do seu sono” (NVI).

(Jó 14.13-17) 13Quem dera que me escondesse no Sheol Sheol é frequentemente utilizado para se referir à sepultura, ao mundo dos mortos ou à região após a morte. É geralmente concebido como um lugar onde as almas dos mortos residem, independentemente de sua justiça ou pecado durante a vida., e me ocultasse até que a tua ira se fosse; e me pusesse um limite, e se lembrasse de mim! (ACF) 14Podem os mortos voltar a viver? Assim eu teria esperança durante todos os meus anos de luta e aguardaria a libertação que a morte traz. 15O Senhor me chamaria, e eu responderia; o Senhor ansiaria por mim, a obra de tuas mãos. 16Assim, o Senhor protegeria meus passos, em vez de vigiar meus pecados. 17Meus pecados seriam fechados num saco, e o Senhor cobriria minha culpa” (NVT).

(Jó 14.18-22) 18“Em vez disso, assim como os montes desmoronam e as rochas caem de onde estão, 19como a água desgasta as pedras e as enchentes arrastam a Terra, o Senhor destrói a esperança do ser humano (NVT). 20O Senhor o subjuga de uma vez por todas, e ele se vai; altera a sua fisionomia, e o manda embora. 21Se honram os seus filhos, ele não fica sabendo; se os humilham, ele não o vê (NVI). 22Ele sente apenas as dores do seu próprio corpo e a agonia do seu espírito” (NTLH).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.